livro jornalismo 2.0

Page 118

Capítulo 10: Edição básica de vídeo

Fazendo a captura de telas Você pode capturar facilmente uma cena ou uma fotografia para fins promocionais do seu vídeo. Localize uma imagem no vídeo que possa ser usada como um ícone, movendo a Playhead (cabeça de gravação) para aquele lugar. Depois embaixo do menu Tools (Ferramentas), no topo da tela, selecione Take picture from preview (Escolher imagem da pré-visualização). Em seguida, você escolherá um arquivo do seu navegador onde a foto ou cena selecionada será guardada. (O Desktop – área de trabalho – é uma locação conveniente para arquivos temporários como este). Depois clique Save (Salvar).

Exportando vídeo para a Web Por natureza, os arquivos de vídeo são muito grandes para serem executados na Web, sem compactação. Portanto, o último passo na produção do seu vídeo será exportá-lo para a publicação online. Salve seu projeto mais de uma vez para ter certeza de que gravou todas as mudanças. O processo de exportação produzirá uma cópia compactada do seu arquivo, mas ele não vai alterar o original. Como você está usando o Windows Movie Maker, o formato de exportação será o Windows Media. Embaixo do menu Finish Movie (Concluir Filme), à esquerda da tela, escolha Save to My Computer (Salvar para meu computador). Surgirá uma janela com um tutorial, que vai conduzi-lo passo a passo até o final do processo. Aqui estão as seleções a ser feitas: 1. Digite um nome para o filme. 2. Escolha uma pasta de documentos em seu computador onde você quer salvar o arquivo. 3. Clique Show More Choices (Mostrar mais escolhas) na tela seguinte (intitulada Movie Setting – Parâmetros do Filme). 116 Jornalismo 2.0: Como sobreviver e prosperar


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.