2 minute read

UM BAIRRO QUE RESPIRA CULTURA

Next Article
CARTA DOS EDITORES

CARTA DOS EDITORES

A revista Imercult desse mês irá discorrer a respeito de um dos bairros mais marcantes do Rio de Janeiro: Madureira. Marcante por ser uma região popular como terra do samba, do charme e do jongo, é uma verdadeira mistura de culturas e vivências. O bairro cresceu significativamente e se tornou um importante centro comercial e cultural.

Madureira é um bairro diferenciado, com uma rica herança musical, uma população diversificada e uma história cativante.

É um local que vive a cultura brasileira, principalmente o samba, sendo o local ideal para aqueles que desejam explorar o cenário musical do Rio de Janeiro.

Fruto de migração, inclusive de estrangeiros, Madureira se estabeleceu como um importante centro comercial. Ele liga diversos bairros da Zona Oeste, Zona Norte e da Baixada Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, tendo um local cativo no coração dos suburbanos que continuam se deslocando pela mesma via férrea. É um outro lado do Rio de Janeiro, nem sempre contado e visto.

O Rio se tornou uma “cidade bipartida” entre a Zona Sul e a Zona Norte, como escreveu Chico Buarque em sua ode ao malandro:

HOMENAGEM ao Malandro. Intérprete: Chico Buarque. Compositor: Chico Buarque. In: ÓPERA do Malandro. Intérprete: Chico Buarque.[S.l.]: CBD Phonogram, PolyGram Discos, PhilipsDiscos, 1978.

“Eu fui fazer um samba em homenagem, À nata da malandragem Que eu conheço de outros carnavais

Eu fui à Lapa, mas perdi a viagem Pois aquela tal malandragem Não existe mais.(...), mas o malandro para valer -Não espalha, Abandonou a navalha, Tem mulher e filho e coisa e tal, Dizem as más línguas que ele até trabalha, Mora lá longe e chacoalha Num trem da Central”.

Trem do Ramal Japeri ao chegar na estação de Madureira. 17 de Novembro de 2023.

This article is from: