Revista ORIENTE OCIDENTE N. 36 2019 - INSTITUTO INTERNACIONAL DE MACAU

Page 98

COLABORAÇÃO DO IIM COM ENTIDADES CULTURAIS EM PORTUGAL

dos este ano Diogo Kong Farinha Simões, Marco Zeferino Sousa Aguiar, Leonor Ferreira Martins da Silva Lopes, Luísa Filipa Cravo Dias Vilão e Mariana dos Santos Silva Pereira Menezes.

O IIM manteve relações de cooperação em 2018 com entidades sediadas em Portugal, como a CPLP Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, onde tem o estatuto de observador consultivo, a AULP - Associação das Universidades de Língua Portuguesa, a UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, o Observatório de Língua Portuguesa, a Comissão Temática da Língua Portuguesa da CPLP, a Sociedade Histórica da Independência de Portugal, a Sociedade de Geografia de Lisboa, a Fundação Jorge Álvares, a Fundação Casa de Macau, a Casa de Macau em Portugal e o Centro Científico e Cultural de Macau.

DELEGAÇÃO DO IIM EM LISBOA APOIO A INVESTIGADORA E BOLSEIRA EM MACAU

O IIM continuou a manter em funcionamento em Lisboa, no Palácio da Independência, por acordo com a Sociedade Histórica da Independência de Portugal, uma delegação, a qual é chefiada pelo vice-presidente do IIM, José Lobo do Amaral. Esta delegação permite uma ligação mais próxima e eficaz do IIM a instituições com sede nos países de língua portuguesa e na Europa, com as quais são desenvolvidas acções de cooperação, intercâmbio e permuta.

ASSEMBLEIA GERAL DO IIM (ABRIL 2018) O Instituto Internacional de Macau realizou em Abril a sua Assembleia Geral anual para discussão e aprovação do Relatório e Contas da actividade referente ao ano de 2017, assim como para apreciar a proposta das linhas de acção para 2019, tendo os documentos apresentados sido aprovados por unanimidade. Entre os meses de Julho e Setembro, o IIM prestou apoio logístico a Caterina Paiva, estudante no mestrado internacional de Antropologia, no Instituto de Antropologia da “East China Normal University” em Xangai. Para além do apoio logístico prestado, foi-lhe igualmente prestada assistência para a realização de entrevistas e recolha de informações necessárias para a sua investigação: “Identidade Macaense, Perspectivas do Eu e da Memória”. A investigadora recolheu informações necessárias junto de pessoas desta comunidade, ligadas a associações de matriz portuguesa em Macau, como a Associação dos Macaenses, a Associação Promotora de Instrução dos Macaenses, a Associação dos Jovens Macaenses e a Casa de Portugal em Macau.

96

ORIENTEOCIDENTE

Mais uma vez, como é já hábito, a assembleia realizou-se na sede do IIM em Macau, com a presença de muitos associados, tendo-se muitos outros que residem fora da RAEM feito representar através de procurações.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.