Itapiúna - Precioso Chão

Page 21

romeiros, além do fato de que as autoridades locais, a esse tempo, não cuidaram de construir uma rodovia até o Canindé. Com a desativação da estrada de ferro que viria logo a seguir, nosso município conheceu a verdadeira face de seu declínio.

Uma riqueza escondida embaixo da terra Quanto às atividades econômicas desenvolvidas atualmente em Itapiúna, além da agricultura (sobretudo milho, feijão e hortaliças), do comércio e da pecuária, a ativividade mineradora é alvo de atenção. Ela começou a ser conhecida na cidade graças a um projeto para inclusão social de pessoas com necessidades especiais na década de 1990, implementado pela Prefeitura Municipal em parceria com o Governo do Estado e mantido por mais de quinze anos. Com a formação dessa mão de obra especializada, que posteriormente passou a englobar outros jovens da cidade, criou-se uma associação de lapidadores existente até hoje, a qual reúne cerca de quinze pessoas oriundas das escolas de aprendizado inicial. À frente desse grupo, Marcelo Freitas de Aquino, 47 anos, foi um dos primeiros itapiunenses a se dedicarem ao ofício do artesanato feito em pedra. Ele começou a atuar nesse mister junto com dois irmãos surdo-mudos na escolinha da prefeitura, voltando-se tanto ao setor de decoração (produzia objetos como cinzeiros e bibelôs) quanto de confecção de joias semipreciosas usando o quartzo-rosa (a mais tradicional na cidade, encontrada em maior abundância), o cristal e a turmalina preta. Marcelo, que abriu recentemente uma loja no centro de Itapiúna para dar maior visibilidade ao trabalho dos artesãos, explica:

21


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.