Page 1

RELATÓRIO INSTITUCIONAL

2017

Educação que inspira


RELATÓRIO INSTITUCIONAL 2017

Mensagem da Direção Novas aprendizagens e desafios marcaram o ano de 2017 na IENH. Desenvolvemos excelentes projetos que confirmaram a capacidade de nos reinventarmos e contribuíram com a credibilidade da Ins tuição perante a comunidade regional. O esforço con nuo resultou em uma educação diferenciada, preparando crianças, jovens e adultos para construir um mundo mais humano e solidário.

Educação Infan l, possibilitando novos olhares, apropriação de novas teorias, revisitando autores e pesquisas e desta forma oferecer às crianças as oportunidades de vivências de aprendizagens mais modernas e mais adequadas. No Ensino Superior, após uma construção cole va, com professores, acadêmicos e lideranças ins tucionais, durante o segundo semestre de 2017, foi desenvolvida uma proposta que promove experiências significa vas com foco no desempenho cogni vo, emocional, social e sico através de “Trilhas de Aprendizagem” (Vínculos, Mentoria de Carreira, Socioemocional, Cultura, Arte e Diversidade, Experiências Internacionais, Colabora vidade e Futurismo). Essas dimensões auxiliam no desempenho pessoal e profissional, tornando o acadêmico mais completo. O “fazer com” é a grande bandeira trabalhada e difundida no Ensino Superior.

O ano de 2017 serviu também para consolidar o Currículo Bilíngue da IENH como referência do setor no cenário nacional. A con nuidade na implantação dos eixos diferenciais - Plurilinguismo, Pesquisa, Saúde e Qualidade de Vida, Colabora vidade e Tecnologia, Sociedade e Cultura, Liderança e Empreendedorismo colocou a IENH em um patamar superior nessa oferta de currículo. A Colabora vidade e a Tecnologia mereceram uma atenção especial, com grandes inovações em equipamentos e na aprendizagem da programação. Colocar a “a mão na massa” (movimento Maker na Educação) permeou todos os níveis de ensino da Ins tuição, com a criação de ambientes internos e a busca de espaços externos, que serviram de laboratório para um número elevado de a vidades, colocando o aluno frente ao “aprender fazendo”. São experiências que ficarão marcadas para toda a vida e irão alavancar competências de liderança e empreendedorismo.

Nesse contexto, a estabilidade financeira conquistada nos anos anteriores foi crucial para a tranquilidade deste ano. Com os controles ajustados e as contas em dia, muitos inves mentos tornaram-se possíveis, dando, assim, melhores condições para a execução dos projetos pedagógicos. Nesse cenário de evolução permanente, a IENH con nuou o seu crescimento com segurança, numa tendência posi va em todos os campos ins tucionais. As melhorias e os ó mos resultados também foram consequência de clima ins tucional altamente posi vo, tanto entre professores e funcionários, como com alunos, famílias e comunidade regional.

Além disso, as questões socioambientais mereceram um esforço especial, com a vidades sendo desenvolvidas em todas as Unidades, desafiando alunos, professores e famílias a executarem projetos e ações que tornaram a vida de crianças, jovens e idosos um pouco melhor. A sustentabilidade foi tema presente em vários momentos com a reciclagem, o cuidado com a natureza e a implantação de projetos de energias alterna vas. A culminância aconteceu com a instalação de um parque de energia fotovoltaica, na cobertura do Ginásio da Unidade Fundação Evangélica, capaz de suprir 60% da energia consumida nessa Unidade.

As conquistas corroboraram o esforço e a dedicação de cada um nessa construção cole va de pleno êxito. Mais um ano para comemorar e reforçar os conceitos, valores e princípios que garan ram esse sucesso. Portanto, vai o agradecimento a cada esforço, a cada contribuição e a cada decisão na busca para oferecer uma educação de qualidade e, assim, ajudar a construir um mundo melhor.

Também os inves mentos em infraestrutura foram significa vos. Além de melhorar ambientes e equipamentos, novos espaços foram incorporados, dando mais opções para alunos e professores nos seus projetos pedagógicos e acadêmicos.

Seno Leonhardt Diretor Geral

Foi iniciada a revisão do projeto pedagógico da

02

Jacson Drews Presidente da Mantenedora


RELATÓRIO INSTITUCIONAL 2017

Dados Institucionais Vogais P. Carlos Heinz Eberle | Afonso Fröhlich Conselho Fiscal Jairo Eleonor Reinheimer | Márcio Josias Becker | Otair Leite da Silva | Silvia Bonenberger | Mar n Werno Wagner | Vera Leane Roth

Visão Ser uma Ins tuição Educacional de referência no Rio Grande do Sul pela qualidade, sustentabilidade e inovação.

Missão Promover educação de qualidade por meio da construção, produção e socialização do saber, com base nos princípios cristãos, para atuar numa sociedade em transformação.

EQUIPE DIRETIVA Direção Geral Seno Leonhardt Vice-Direção de Educação Básica Déborah Kuntze Cassel Vice-Direção de Ensino Superior e Educação Profissional Leandro Sieben Coordenação de Gestão Antônio Guimarães Coordenação da Unidade Pindorama Karina da Silva Spessato Coordenação da Unidade Oswaldo Cruz Célia Maria dos Reis Corrêa Coordenação da Unidade Fundação Evangélica Déborah Kuntze Cassel

Valores e Princípios É ca, Solidariedade, Comprome mento, Qualidade, Referencial Luterano, Responsabilidade Socioambiental e Respeito às diferenças.

Diretoria e Equipe Dire va Presidente Jacson Drews Administração e Finanças Marcelo Clark Alves e Luis Artur Roennau Patrimônio Valdir Ivan Laux e Carlos Alberto Thiesen Ensino e Relações Comunitárias Eduardo Edmundo Kley e Ricardo Augusto Cassel Assuntos Estratégicos Marcos Sebas ão Baum e Marcus Vinicius Klein

03


RELATÓRIO INSTITUCIONAL 2017

Conheça a IENH EDUCAÇÃO BÁSICA A Educação Básica da IENH oferece turmas de Educação Infan l (a par r de dois anos de idade), Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e Ensino Médio. O grande diferencial é o Currículo Bilíngue (Português/ Inglês), que destaca a IENH como primeira ins tuição do Vale do Sinos a ofertar essa opção curricular. Também se destaca a Educação Mul conectada, que é composta por Eixos Pedagógicos Transversais que visam o desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos da Educação Infan l e do Ensino Fundamental.

CURSOS TÉCNICOS Os Cursos Técnicos da IENH são referência na formação técnica no Vale do Sinos desde 1998. Com altos índices de empregabilidade, os cursos oferecidos são reconhecidos pela qualidade da formação dos profissionais egressos. São ofertados os Cursos Técnicos em Administração, Comércio Exterior, Informá ca e Logís ca, além dos Cursos de Especialização Técnica.

ENSINOS SUPERIOR Com excelentes índices nas avaliações do MEC, a Faculdade IENH vem se destacando pela atuação diferenciada na formação de seus acadêmicos. Caracteriza-se como uma Ins tuição comprome da e engajada no desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes. Atualmente, conta com quatro cursos de g ra d u a ç ã o : A d m i n i s t ra ç ã o, A n á l i s e e Desenvolvimento de Sistemas, Psicologia e Redes de Computadores, além de diversas ofertas de pós-graduação e de extensão.

04


PLURILINGUISMO

No Eixo Plurilinguismo são apresentadas aos alunos as diversas possibilidades de agir e interagir linguís ca e culturalmente no mundo. As a vidades relacionadas passam por inves gações, ques onamentos, compreensão do idioma, produções textuais e argumentação. A reflexão sobre o funcionamento das línguas e os efeitos de sen do das diferentes formas de uso é a base da educação mul língue.


RELATÓRIO INSTITUCIONAL 2017

Intercâmbio para Europa Entre os dias 19 de janeiro e 09 de fevereiro, os estudantes Cássio Ritzel e Romeu Longo Malinski viveram uma experiência mul cultural. Eles realizaram Intercâmbio na Europa, conhecendo a Inglaterra, França e Escócia.

Intercâmbio para o Canadá Um grupo de 34 alunos dos 9ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue, junto com as Professoras Ana Paula Mou nho Ferraz e Tanani Boll Diehl, par cipou do Intercâmbio para o Canadá, entre os dias 29 de junho e 28 de julho.

Provas Cambridge Durante o ano, alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das Unidades Pindorama, Oswaldo Cruz e Fundação Evangélica testaram os seus conhecimentos de Língua Inglesa nos exames de Cambridge. Todas as turmas conquistaram excelentes resultados!

Solidariedade na comemoração dos 100 dias de aula Na imersão em Língua Inglesa para comemoração dos 100 dias de aula, os alunos dos 1ºs anos do Ensino Fundamental das Unidades Pindorama e Oswaldo Cruz arrecadaram man mentos para en dades sociais.

06


RELATÓRIO INSTITUCIONAL 2017

Imersões na Língua Inglesa e Espanhola Experiências significa vas foram vivenciadas pelos estudantes do Ensino Fundamental nas imersões em Língua Inglesa. American Camp, Night Track, Challenge around the city e English Camp foram alguns dos momentos que contaram com a par cipação das turmas dos 3ºs, 4ºs e 6ºs anos. No English Camp, em São Paulo, alunos dos Estudos Avançados em Língua Inglesa, do Ensino Médio, par ciparam como monitores. Na a vidade Night Track os alunos também vivenciaram a imersão em Língua Espanhola.

IENH Idiomas Em 2017, a IENH Idiomas ofertou Cursos de Alemão, Espanhol e Inglês para toda a comunidade escolar.

Professora é única brasileira selecionada para curso internacional Entre 11 de setembro e 06 de outubro, a Professora Tanani Boll Diehl realizou uma especialização internacional para professores de Língua Inglesa, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Desenvolvida pelo SIT Graduate Ins tute, a especialização habilita o professor a ministrar aulas no exterior, aprendendo o padrão internacional para aulas de Inglês. Para par cipar do curso, a Professora da IENH passou por um processo sele vo e foi a única brasileira escolhida.

07


RELATÓRIO INSTITUCIONAL 2017

Obra de Shakespeare inspira cordéis e peça teatral Língua Portuguesa, Inglês Aplicado, Música e Artes. Esses foram os componentes curriculares envolvidos no projeto interdisciplinar do 5º ano A do Ensino Fundamental Bilíngue da Unidade Pindorama. Com a obra “Sonho de uma noite de verão”, William Shakespeare foi quem inspirou os alunos no planejamento e produção do trabalho que resultou em uma peça teatral em inglês.

Produções textuais dos estudantes viram livros As produções textuais dos alunos de diversas turmas do Ensino Fundamental da Unidade Oswaldo Cruz viraram livro. Emoções e conteúdos das aulas foram os assuntos abordados nos textos trabalhados em Português, Inglês e Espanhol.

Faculdade IENH integra RedCidir Em outubro, a Faculdade IENH tornou-se integrante da RedCidir – Rede de Cooperação Interuniversitária para o Desenvolvimento e a Integração Regional. Com essa parceria, a Ins tuição par cipará da cooperação internacional entre 22 ins tuições da Argen na, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, México e Espanha.

Faculdade IENH realiza acordo de cooperação com Universidad de Talca No mês de julho, es veram reunidos em San ago, no Chile, o Vicediretor de Ensino Superior e Educação Profissional da IENH, Leandro Sieben, e o diretor da Universidad de Talca – UTALCA, Carlos Catalán Barahona. O encontro possibilitou a discussão de um acordo de cooperação acadêmica com intercâmbio de estudantes e professores.

08


RELATÓRIO INSTITUCIONAL 2017

Alunos participam do 27º Encontro Genexus em Montevidéu Entre os dias 01 e 04 de outubro, os alunos dos Cursos Técnicos e da Faculdade IENH par ciparam do maior evento de Tecnologia, Negócios e Desenvolvimento de So ware da América La na, o 27º Encontro Genexus, em Montevidéu – GX27. O evento internacional reuniu profissionais de 25 países das áreas de tecnologia, de negócios e tomadores de decisão, para aprender como aproveitar as oportunidades na era da Transformação Digital. Na viagem ao Uruguai, o grupo também conheceu a Delegação Permanente do Brasil junto à ALADI e ao MERCOSUL, além da Residência Oficial do Embaixador.

Intercambista francesa na Faculdade IENH A Faculdade IENH recebeu, entre os meses de março e junho, uma intercambista francesa. A estudante Valen ne Margot Léa Le Mee veio da França para Novo Hamburgo e frequentou as aulas do Curso de Administração.

Primeiro Intercâmbio da Faculdade IENH O segundo semestre de 2017 foi de novidades para a Faculdade IENH. Chile foi o des no do primeiro Intercâmbio do Ensino Superior da Ins tuição. As acadêmicas do Curso de Administração, Ledi Fá ma Iung de Lima e Raquel Jaqueline Marchi da Silva, foram selecionadas para par cipar da experiência internacional entre 20 de julho e 27 de dezembro desse ano. O Intercâmbio foi realizado através da parceria da IENH com o Ins tuto Profissional Duoc UC, em San ago.

Estudante do Curso Técnico realiza Intercâmbio para o Chile De fevereiro a agosto, o aluno do Curso Técnico em Comércio Exterior, Matheus Bernardes, par cipou de Intercâmbio para o Chile. O estudante frequentou as aulas no Ins tuto Profissional Duoc UC, onde desenvolveu conhecimentos do seu curso na Língua Espanhola.

09


SOCIEDADE E CULTURA

No Eixo Sociedade e Cultura, as a vidades permeiam conceitos que vão desde a autonomia até o exercício da cidadania nos âmbitos polí co, econômico e social. O respeito e a valorização das diferentes manifestações culturais e o cul vo das sensibilidades possibilitam a construção de iden dades plurais e solidárias. O obje vo é possibilitar que os alunos sejam capazes de se posicionar como agentes transformadores na sociedade.


RELATÓRIO INSTITUCIONAL 2017

NEGEDJ promove palestras O Núcleo de Estudos de Gênero, Relações Étnico-Raciais, Direitos Humanos e Juventudes – NEGEDJ - da Faculdade IENH, promoveu diversas formações e palestras para professores e alunos das escolas públicas.

IENH homenageia colaboradores Em 2017, a IENH homenageou 25 colaboradores que comemoraram 10, 15, 20, 25, 30 ou 40 anos de atuação na Ins tuição. As homenagens ocorreram durante o Jantar de Confraternização, promovido em parceria com a Associação de Professores e Funcionários – APF.

IENH é reconhecida pela contribuição ao esporte de Novo Hamburgo Em setembro, a IENH foi homenageada pela contribuição ao esporte de Novo Hamburgo. Representantes da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Novo Hamburgo – SMEL realizaram a entrega de uma medalha de reconhecimento ao Diretor Geral da IENH – Seno Leonhardt.

11


RELATÓRIO INSTITUCIONAL 2017

IENH é homenageada na ACI pelos 185 anos de atuação Os 185 anos de existência da IENH foram homenageados em uma cerimônia organizada pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha – ACI, no dia 28 de setembro. No evento, representaram a Ins tuição o Diretor Geral da IENH – Seno Leonhardt, integrantes da Mantenedora – Carlos Alberto Thiesen, Valdir Ivan Laux, Sílvio Klein, Afonso Fröhlich e Marcus Klein - além de integrantes da Equipe Pedagógica Leandro Sieben, Patrícia Ana Neumann, Karina da Silva Spessato, Caroline Steigleder e Aline Saile.

Estudantes doam brinquedos e livros Durante o ano, os alunos das Unidades Pindorama e Oswaldo Cruz arrecadaram brinquedos e livros para doação. Os mesmos foram entregues para crianças de en dades sociais da região.

IENH sedia o Dia do Canto da Rede Sinodal de Educação Muita música e melodia invadiram as Unidades Pindorama e Oswaldo Cruz em agosto. A Ins tuição sediou o 26º Dia do Canto da Rede Sinodal de Educação, evento que contou com a par cipação de cerca de 500 alunos de 13 escolas.

12


RELATÓRIO INSTITUCIONAL 2017

Teatro completa 15 anos Em 2017, as a vidades de teatro na IENH completaram 15 anos. “Não Temos Nome Ainda”, atualmente com um grupo formado por alunos e outro, por ex-alunos da Ins tuição, iniciou suas a vidades em 2002, na Unidade Fundação Evangélica.

Feiras do Livro nas Unidades Pindorama e Oswaldo Cruz Nos meses de maio e junho, as Unidades Oswaldo Cruz e Pindorama, respec vamente, promoveram feiras do livro. Além de exposições, as programações reuniram diversas atrações, como hora do conto e a vidades intera vas.

Aluna do Ensino Médio vence Concurso de Redação da Rede Sinodal de Educação Juli Arnold, estudante da 3ª série do Ensino Médio da Unidade Fundação Evangélica, conquistou o 1º lugar do Concurso de Redação da Rede Sinodal de Educação. “Qual é a importância de uma educação de valores?” foi o tema do Concurso, que contou com a inscrição de mais de 70 textos.

Celebração dos 500 anos da Reforma Luterana Os 500 anos da Reforma Luterana foram comemorados em 2017. A comemoração foi tema de diversas a vidades realizadas pelas turmas durante o ano. A IENH também par cipou da grande celebração promovida em Novo Hamburgo, no dia 31 de outubro.

13


RELATÓRIO INSTITUCIONAL 2017

Atividades esportivas e culturais nos Centros de Interesse A IENH promoveu, através dos Centros de Interesse, diversas a vidades espor vas e culturais para a comunidade escolar. As a vidades aquá cas ocorreram na Unidade Pindorama.

Celebração de Ação de Graças No dia 30 de novembro, a Unidade Pindorama promoveu uma Celebração de Ação de Graças. O evento reuniu a comunidade escolar para um momento de agradecimento e comemoração pelo ano.

Pedalada por um Trânsito Seguro No dia 23 de setembro, a IENH foi ponto de encontro da Pedalada por um Trânsito Seguro. O evento organizado pelo CFC Valderez, parceiro do projeto Agentes Mirins do Trânsito da escola, integrou a programação da Semana Nacional do Trânsito.

Projeto Humanizarte As obras de arte inspiraram os pequenos ar stas através do Projeto Humanizarte, que aconteceu na Unidade Oswaldo Cruz. Todas as turmas veram a oportunidade de estudar um ar sta plás co e fazer a releitura das suas obras para a exposição realizada entre os dias 25 e 29 de setembro como culminância do projeto.

14


RELATÓRIO INSTITUCIONAL 2017

Capacitação de Colaboradores Em 2017, os colaboradores da IENH veram diversas oportunidades de capacitações e desenvolvimento conforme abaixo: - 4755 horas de capacitação interna para 501 professores da Educação Básica - 326 horas de capacitação externa para 26 professores da Educação Básica - 178 horas de capacitação externa para 17 funcionários da Educação Básica - 906 horas de capacitação interna para 112 funcionários da Educação Básica - 1405 horas de capacitação para 173 funcionários do Ensino Superior - 600 horas de capacitação externa para 41 funcionários do Ensino Superior

Dez anos do Programa Arte em Movimento Os 10 anos do Programa Cultural Arte em Movimento, em 2017, culminaram com um recital, realizado na Fundação Scheffel, com a presença de familiares das par cipantes e da comunidade escolar. Também foi organizado um passeio para Gramado, envolvendo as 30 meninas de 10 a 16 anos par cipantes do projeto, vindas do Lar da Menina, do Centro Cristão Feminino e Querubim, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Affonso Penna, Escola Municipal Martha Wartenberg e EMEI Bem-Te-Vi, além de professores e convidados.

Corrida pela Cidadania O Projeto Corrida pela Cidadania envolveu 255 crianças e jovens de 07 a 14 anos, de escolas municipais, com prá cas de atle smo. O projeto foi distribuído em quatro núcleos, atendendo os alunos na Fundação Evangélica, na EMEF Martha Wartenberg, EMEF Getúlio Vargas e também na EMEF Eugênio Ritzel. Em 2017, as equipes par ciparam de 27 compe ções, envolvendo 756 atletas, conquistando 638 medalhas.

15


RELATÓRIO INSTITUCIONAL 2017

Grupo de Mulheres Voluntárias ELLOS O Grupo de Mulheres Voluntárias ELLOS realizou em maio, a entrega de mais de 400 peças para os alunos da Escola Municipal de Educação Infan l Vila das Flores, beneficiando familiares e pessoas da comunidade local. Foram doados 103 cobertores, 133 agasalhos em tricô e crochê, 180 uniformes customizados, 65 fraldas e 03 travesseiros. A escola, que atende 147 crianças de 0 a 5 anos, dos bairros Canudos e Rondônia, é administrada pela ABEFI – Associação Beneficente Evangélica da Floresta Imperial.

Programa Um Olhar para o Outro O Programa Um Olhar para o Outro capacita, há 12 anos, jovens do Ensino Médio da IENH para prá cas socioambientais. Em 2017, 48 jovens, orientados por 10 professores, beneficiaram, com seus projetos, 174 crianças e adolescentes, adultos e idosos de 5 en dades de Novo Hamburgo. Os alunos também auxiliaram na produção de 500 presentes de material reciclado na Oficina do Brinquedo e visitaram o Centro de Reciclagem CATAVIDA.

Oficina do Brinquedo A Oficina do Brinquedo é um espaço voltado para a reciclagem de materiais como tecidos, papéis, fitas, lãs e madeira para confecção de brinquedos, cartões de Natal e presentes. Em 2017, a meta do grupo foi a confecção de 500 presentes para o Natal Solidário, os quais foram entregues para crianças e idosos de en dades sociais parceiras.

Bolsas de Estudo A IENH disponibiliza Bolsas de Estudo para a Educação Básica, Cursos Técnicos e Ensino Superior. Os recursos oferecidos pela Ins tuição são regulamentados e obedecem às exigências legais das en dades filantrópicas. Em 2017, a des nação de recursos para a concessão de Bolsas de Estudo beneficiou 430 alunos dos diversos níveis de ensino. No Ensino Superior, foram des nados recursos que atenderam 61 alunos através do PROUNI.

16


RELATÓRIO INSTITUCIONAL 2017

Natal Solidário No dia 1º de dezembro, a IENH promoveu o Natal Solidário, com a presença de 500 pessoas, entre crianças, jovens e idosos, de 15 en dades sociais. O evento contou com apresentações musicais, reflexão natalina, teatro, momento de descontração nos brinquedos infláveis, jogos, lanche com suco e cachorro-quente e a chegada do Papai Noel e Mamãe Noel. A programação ainda contou com a distribuição dos 500 brinquedos confeccionados na Oficina do Brinquedo.

Fórum Social do Ensino Médio O Fórum Social é a culminância do Programa Um Olhar para o Outro. No evento, os alunos do Ensino Médio recebem cer ficados das prá cas socioambientais, com projetos aplicados em en dades sociais, visita ao CATAVIDA e par cipação na Oficina do Brinquedo. Em 2017, 48 alunos compar lharam suas vivências nos projetos sociais, u lizando uma linha de tempo, que simbolizou os 500 anos da Reforma Luterana.

Fórum Social dos Cursos Técnicos No Curso Técnico da IENH, 02 alunos realizaram suas horas complementares, na Microtelecom Indústria e Comércio de Artefatos Plás cos para Telecomunicações, com melhorias nos EPI's e na segurança no ambiente de trabalho, favorecendo 10 pessoas. Outros 02 alunos arrecadaram e separaram tampinhas de garrafas PET por cores, que favoreceram 43 pessoas, para a AMO Criança.

Fórum Social da Faculdade Na Faculdade IENH, 18 acadêmicos do curso de Administração e de Tecnólogo em Redes de Computadores, realizaram as a vidades de estágio curricular na Casa de Acolhimento Lar do Menino, Lar São Vicente de Paula, Casa de Acolhimento Bom Pastor e Casa de Acolhimento Anjo da Guarda, beneficiando 133 pessoas, entre elas crianças, jovens e idosos, com dedicação de 30 horas em cada uma das organizações sociais.

17


LIDERANÇA E EMPREENDEDORISMO

A elaboração de projetos que desenvolvam a postura empreendedora e es mulem a liderança estão presentes no Eixo Liderança e Empreendedorismo. A autonomia, a caminhada social e o olhar que transcende a própria realidade possibilitam a formação de indivíduos responsáveis pelo próprio futuro e pelo futuro das comunidades em que vivem, comprome dos com uma sociedade mais justa.


RELATÓRIO INSTITUCIONAL 2017

Feira das Profissões No dia 24 de maio, os estudantes do Ensino Médio da IENH veram a oportunidade de obter informações sobre diversas profissões e cursos de ensino superior, na Feira de Profissões. Profissionais de áreas como tecnologia, saúde, engenharia e comunicação es veram disponíveis para conversar com os estudantes e responder a ques onamentos.

Fórum de Lideranças Os representantes de turmas da Unidade Fundação Evangélica par ciparam de um momento de capacitação no dia 06 de abril. Organizado pelo Núcleo Pedagógico, o Fórum de Lideranças contou com a presença da Professora Aline Jaeger, do Curso de Gestão para Inovação e Liderança - GIL da Unisinos, e também da ex-aluna da Unidade – Karline Lauxen. As duas convidadas promoveram dinâmicas que abordaram as atribuições de um representante de turma e as formas de agir de um líder.

Grêmios Estudantis e Diretório Acadêmico A IENH busca incen var o espírito de liderança em seus alunos de todos os níveis de ensino, tanto em a vidades em sala de aula quanto em projetos e programas extracurriculares. Os Grêmios Estudan s estão presentes em todas as Unidades de Ensino da IENH. O GEPI – Grêmio Estudan l Pindorama, o GEOC – Grêmio Estudan l Oswaldo Cruz e o GECA – Grêmio Estudan l Castro Alves promovem inúmeras a vidades de integração durante o ano para os alunos da Educação Básica. Já os estudantes do turno da noite, dos Cursos Técnicos e do Ensino Superior, contam com o Diretório Acadêmico – DA.

Alunas são selecionadas para programa de Líderes do Columbia International College Três alunas do Ensino Médio da IENH foram selecionadas para par cipar do Programa LIT – Líder em Treinamento, no Canadá. Através de um convênio da Ins tuição com o Columbia Interna onal College, as estudantes atuaram como monitoras do Programa de Intercâmbio Summer Camp Learn English & Discover Canada, auxiliando estudantes e professores.

19


RELATÓRIO INSTITUCIONAL 2017

Faculdade IENH completa 10 anos e comemora conquistas Em 2017, a Faculdade IENH completou 10 anos de existência. Um concerto musical comemora vo foi realizado e contou com a presença de alunos e colaboradores. O ano de celebração também foi comemorado com as conquistas alcançadas: - Pelo quinto ano consecu vo, a Faculdade IENH obteve o conceito 4, considerando a escala de 1 a 5, na avaliação do Ministério da Educação – MEC. - A Faculdade IENH teve o melhor curso de graduação em Administração da Região do Vale do Rio dos Sinos. A conquista é resultado do desempenho do curso na avaliação do MEC. - O Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas – ADS - obteve conceito 4 no Reconhecimento do MEC. A nota comprova que o curso está funcionando segundo os critérios de qualidade exigidos pelo Ministério. - Lançamento dos Cursos de Pós-graduação para a Nova Economia: MBA em Gestão de Negócios na Nova Economia, Pós-graduação em Liderança Colabora va e Pós-MBA em Gestão de Equipes Cocria vas.

Projeto Cultura de Paz Com o obje vo de fortalecer a vidades que auxiliem todos a conviver melhor, promovendo o protagonismo e liderança jovem, as Unidades Pindorama e Oswaldo Cruz promoveram o projeto Cultura de Paz. Alunos dos 5ºs e 6ºs anos par ciparam de diversas ações, como a palestra sobre jus ça restaura va e a entrega de plantas medicinais (usadas para fazer chá) para as turmas.

20


SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

Ao tratar sobre o Eixo Saúde e Qualidade de Vida, as a vidades promovem o conhecimento de si e do mundo por meio dos domínios sico e psicológico, do nível de independência, das relações sociais, do meio ambiente e da espiritualidade. O aluno também será desafiado a proteger o ambiente, preservar a qualidade de vida no meio social e ser um agente de transformações no mundo em que vive.


RELATÓRIO INSTITUCIONAL 2017

Projetos desenvolvem as habilidades socioemocionais Ao longo do ano le vo, as habilidades socioemocionais foram tema de diversas a vidades na IENH. Em setembro, por exemplo, os alunos dos 3ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue da Unidade Oswaldo Cruz par ciparam de uma palestra em Inglês com a psicóloga Gabriela Keil. A profissional falou sobre as emoções, como reconhecê-las, as a tudes relacionadas a elas, que se diferem de cada indivíduo, e como lidar com elas para o crescimento pessoal.

Educação ambiental: alunos constroem cisterna Após várias propostas realizadas pela professora e encontro com colaboradores da COMUSA, os alunos dos 4ºs anos do Ensino Fundamental da Unidade Pindorama construíram uma cisterna com a orientação e auxílio do engenheiro Carlos Eckhard e do auxiliar de manutenção Geanpaulo Vaz Brito. A água da chuva é captada e armazenada para ser u lizada na irrigação da horta escolar.

Turmas constroem hortas escolares Terra, mudas de plantas, instrumentos de jardinagem e dedicação: esses foram os materiais das aulas dos estudantes do Ensino Fundamental das Unidades Pindorama, Oswaldo Cruz e Fundação Evangélica. Trabalhando conceitos de Educação Ambiental e alimentação saudável, as turmas construíram hortas escolares.

Certificado ouro no Projeto “Empresa Amiga do Meio Ambiente” Em novembro, a IENH recebeu o Cer ficado Ouro na premiação da 10ª Edição do Projeto “Empresa Amiga do Meio Ambiente”, promovido pela Associação Industrial e Comercial – ACI NH/CB/EV, através da Fundação Desenvolvimento Ambiental – FUNDAMENTAL.

22


RELATÓRIO INSTITUCIONAL 2017

Monitores Ecológicos doam mais de 90 mil tampinhas para AMO Criança Durante o ano, os Monitores Ecológicos das Unidades Pindorama e Oswaldo Cruz realizaram diversos estudos que refle ram em ações de preservação do meio ambiente e envolveram a sustentabilidade e os cuidados com o Planeta. Campanhas para recolhimento de lacres, tampinhas, jornal e óleo de cozinha foram promovidas pelos grupos. Ao todo, as escolas arrecadaram mais de 90 mil tampinhas, que foram doadas à Associação de Assistência em Oncopediatria – AMO Criança.

Mindfulness na sala de aula Da Educação Infan l ao Ensino Fundamental, técnicas de Mindfulness foram aplicadas nas aulas da Unidade Pindorama. Para isso, todos os Professores do Nível 5 ao 6º ano do Ensino Fundamental par ciparam de capacitações com os psicólogos Guilherme Ebert e André Kolb. A proposta da escola é que as técnicas sejam u lizadas sistema camente com os alunos, com o intuito de auxiliar na regulação emocional, para que possam iden ficar as emoções e lidar de forma mais tranquila com os comportamentos a par r delas.

Clínica Escola de Psicologia duplica número de atendimentos Em 2017, o Serviço de Clínica Escola do Curso de Psicologia da Faculdade IENH duplicou o número de atendimentos realizados em relação ao mesmo dado em 2016. O local é uma unidade suplementar que sustenta a formação profissional dos acadêmicos e dá suporte às a vidades de ensino, pesquisa e extensão, através da prestação de serviços psicológicos à população.

23


RELATÓRIO INSTITUCIONAL 2017

Distribuição de 550 mudas de árvores “Conectados por um mundo melhor” foi o tema da campanha ins tucional da IENH em 2017. Com o obje vo de promover o cuidado com o meio ambiente, uma das ações promovidas foi a entrega de mudas de árvores para os alunos e comunidade externa.

Inauguração do Museu Ambiental A valorização do meio ambiente e a preservação da memória foram destaques na IENH em 2017. Em junho, a Ins tuição inaugurou o Museu Ambiental Henrique Luiz Roessler, localizado na Unidade Fundação Evangélica. Com peças diversas, o Museu conta com livros, mapas, documentos históricos, recortes de jornais e instrumentos que representam os acervos par culares do ex-diretor e professor da IENH - Kurt Schmeling, do Movimento Roessler para Defesa Ambiental e da IENH.

Incentivo ao consumo consciente de copos descartáveis O consumo consciente de copos descartáveis foi o tema do projeto dos alunos da 2ª série B e 3ª série B do Ensino Médio, da Unidade Fundação Evangélica. A a vidade visou alertar os alunos sobre o impacto ambiental, geração de lixo e danos à saúde causados pelo uso indiscriminado dos copos descartáveis. As turmas desenvolveram consciência crí ca e proa va, diminuindo o consumo de copos descartáveis.

24


RELATÓRIO INSTITUCIONAL 2017

Ano de muitas conquistas para o Esporte As equipes espor vas da IENH vivenciaram um ano de muitas conquistas em diversas modalidades. Aproximadamente 300 atletas e 11 professores es veram envolvidos nos treinamentos e a vidades. Confira as conquistas: 1º lugar Torneio Meridional sub-15 Masculino 1º lugar Liga de Basquete Estudan l sub-15 Masculino

Atle smo 4 tulos de Campeão Estadual: sub-12 masculino e feminino, sub-14 feminino, sub-16 feminino 3 Vice-campeonatos Estaduais: sub-18 feminino, sub-20 masculino e feminino 3ª colocação Estadual adulto masculino e feminino Campeonatos Regionais: 181 medalhas, sendo 90 ouros, 47 pratas e 44 bronzes Campeonatos Estaduais: 107 medalhas, sendo 43 ouros, 38 pratas e 26 bronzes Campeonatos Nacionais: 2 medalhas, sendo 1 prata e 1 bronze Campeonatos Internacionais: Sul americano, sendo 2 ouros, 2 pratas e 2 bronzes Total de 296 medalhas conquistadas em diferentes campeonatos.

Bi-Campeã Geral da Olimpíada Municipal 3º lugar Natação Geral 2º lugar Punhobol sub-13 Masculino 1º lugar Punhobol sub-15 Masculino 1º lugar Atle smo sub-13 e sub-17 Geral 1º lugar Atle smo sub-11 e sub-15 Geral 1º lugar Handebol sub-13 Masculino 1º lugar Handebol sub-15 Masculino 3º lugar Rugby sub-15 Masculino 2º lugar Vôlei Sub-13 Feminino 1º lugar Vôlei Sub-15 Feminino 1º lugar Vôlei Sub-17 Feminino 1º lugar Vôlei Sub-13 Masculino 1º lugar Vôlei Sub-15 Masculino 1º lugar Vôlei Sub-17 Masculino 1º lugar Tênis Geral 1º lugar Basquete sub-13 Feminino 1º lugar Basquete sub-15 Feminino 1º lugar Basquete sub-17 Feminino 1º lugar Basquete sub-13 Masculino 1º lugar Basquete sub-15 Masculino 2º lugar Basquete sub-17 Masculino

Basquete 3º lugar ONASE sub-15 Masculino 2º lugar Liga de Basquete Estudan l sub-17 Masculino 1º lugar Jogos Internacionais Luteranos sub-17 Masculino 3º lugar Copa Anchieta sub-15 Feminino 3º lugar Copa Campo Bom sub-16 Feminino 3º lugar Copa Campo Bom sub-17 Masculino

25


RELATÓRIO INSTITUCIONAL 2017

Semana do meio ambiente Preservação e valorização ambiental es veram em pauta durante as semanas do meio ambiente das Unidades Pindorama e Oswaldo Cruz. Trabalhando questões como a reciclagem, as programações envolveram alunos e colaboradores. Na Unidade Oswaldo Cruz, uma gincana resultou na arrecadação de 2.200 unidades de materiais recicláveis como alumínio e garrafa PET, que foram entregues ao Catavida - Programa de Gestão Social de Resíduos Sólidos. Na Unidade Pindorama, os Monitores Ecológicos lançaram desafios para as turmas, que desenvolveram diversas ações.

Equipe de Atletismo é destaque no Troféu FAERGS Doze atletas da Equipe de Atle smo da IENH foram premiados no Troféu FAERGS, promovido pela Federação de Atle smo do Estado do Rio Grande do Sul. Também recebeu menção honrosa o Coordenador Espor vo da IENH e membro do Conselho Técnico da Federação Gaúcha de Atle smo, Mário Kickhofel.

Brechós de uniformes Promovendo a sustentabilidade, os Grêmios Estudan s das Unidades Pindorama e Oswaldo Cruz e também a Associação de Pais e Professores – APP do Pindorama - realizaram brechó de uniformes. As famílias puderam doar uniformes em bom estado, que já não serviam nos estudantes, adquirindo outros por valores simbólicos. Na Unidade Pindorama, o dinheiro arrecadado com as vendas foi doado para a AMO Criança.

26


RELATÓRIO INSTITUCIONAL 2017

Seminário Qualidade de Vida Os alunos do 3º ano A do Ensino Fundamental da Unidade Pindorama foram recepcionados com uma programação especial na volta às aulas do segundo semestre. As professoras Carolina Luísa Flesch e Janaína Menezes organizaram o Seminário Qualidade de Vida e Saúde – Corpo e Crescimento. Com palestras sobre assuntos como nutrição, higiene bucal, sono, movimentos e sen mentos, o evento visou promover novos conhecimentos, reflexão e ação sobre elementos que interferem no crescimento e desenvolvimento escolar do estudante.

Programa Gota D'água O Programa Gota D'água promove a reflexão com a comunidade escolar sobre questões de sustentabilidade e solidariedade. O programa é responsável pelo estudo e ações com foco nas energias renováveis, captação e uso racional da água, separação dos resíduos e pesquisa sobre a biodiversidade, que consolidam as prá cas ambientais transformadoras por meio da educação. Em 2017, as ações de capacitação dos alunos, professores e funcionários, conservação das áreas como as hortas e trilha, assim como a doação de alimentos cul vados pelos alunos, foram o foco da inicia va.

Parcerias com CATAVIDA A IENH assinou, em 2011, o Termo de Comprome mento com o CATAVIDA, ins tuindo o recolhimento de resíduos recicláveis das unidades de ensino. O projeto faz parte do Programa Gota D'água, que visa ao envolvimento dos alunos, professores e funcionários nas ações de planejamento, execução e avaliação de proteção ao meio ambiente. Em 2017, 48 alunos do Ensino Médio visitaram o Centro de Reciclagem e par ciparam da seleção de materiais com os catadores, além de acessarem as informações sobre a coleta de lixo e os encaminhamentos dos resíduos.

27


Colaboratividade e Tecnologia

No Eixo Colabora vidade e Tecnologia, o trabalho colabora vo empodera a relação dos atores educacionais, por meio do ouvir, ser ouvido, criar, cocriar, negociar, interagir e refle r através de experiências compar lhadas, potencializando a aprendizagem cria va, através de metodologias inovadoras em um ensino híbrido e mul modal.


RELATÓRIO INSTITUCIONAL 2017

Projetos "Cozinha que Inspira" e “Cozinha Experimental” Os Projetos “Cozinha que Inspira” (Unidade Pindorama) e “Cozinha Experimental” (Unidade Oswaldo Cruz) contaram com a par cipação dos alunos dos 4ºs anos do Ensino Fundamental Bilíngue e proporcionaram o aprendizado lúdico e interdisciplinar, por meio de aulas de culinária, realizadas em Português, Inglês e Espanhol.

Google for Education As ferramentas Google for Educa on es veram presentes nas aulas da IENH. Desde 2015, a Ins tuição mantém parceria com a Google, voltada à inovação, proporcionando o uso de um pacote de ferramentas tecnológicas direcionadas ao trabalho na escola.

Qualificação tecnológica Periodicamente, os Professores da Ins tuição par ciparam de capacitações com a com a Professora Maidi Dalri, que é cer ficada pela Google Teacher Academy. Google For Educa on, a vidades de Programação, Maker e Arduino foram os temas abordados. Os familiares dos alunos e funcionários administra vos também par ciparam de capacitações sobre o Google Classroom, Google Drive e Google

Programação Incluída como Componente Curricular do Currículo Bilíngue em 2016, a Programação foi desenvolvida em Inglês, nas aulas do Ensino Fundamental.

29


RELATÓRIO INSTITUCIONAL 2017

Método Super Cérebro Em 2017, a IENH passou a promover o Método Super Cérebro como Centro de Interesse nas Unidades Pindorama, Oswaldo Cruz e Fundação Evangélica. As aulas são focadas nos alunos do Ensino Fundamental e visam desenvolver de forma lúdica, através de jogos e soroban (ábaco japonês), o raciocínio lógico, a concentração, atenção, agilidade e o cálculo mental. Além disso, o Método Super Cérebro trabalha o senso estratégico, a liderança, a cooperação e a socialização.

Café Solidário O Grêmio Estudan l Castro Alves – GECA e o Diretório Acadêmico – DA da Faculdade IENH uniram-se para lançar o projeto “Café Solidário”. Através da parceria com o Restaurante e Lancheria Dellicious, a inicia va buscou incen var a gen leza dentro e fora da escola, promovendo ações de solidariedade e cooperação entre os alunos da Educação Básica, Cursos Técnicos e Faculdade IENH.

APPs promovem ações Encontros de integração, palestras, festas juninas e programações especiais pelo Dia da Criança e Dia do Estudante foram promovidas pelas Associações de Pais e Professores – APPs das Unidades Pindorama, Oswaldo Cruz e Fundação Evangélica.

Faculdade IENH lança cursos sobre Nova Economia Inovando mais uma vez, a Faculdade IENH lançou três cursos inéditos sobre a nova economia: MBA em Gestão de Negócios na Economia Compar lhada, MBA em Gestão de Pessoas e Liderança Colabora va e Pós-MBA em Gestão de Equipe Cocria vas. Tendência na área de gestão, a nova economia reflete a transformação pelo qual o mundo da Gestão de Negócios e do Branding está passando.

30


Pesquisa

A curiosidade inves ga va e os ques onamentos aparecem no Eixo Pesquisa. Em todos os níveis, a busca pelas respostas parte da problema zação das vivências co dianas e das intervenções pedagógicas lançadas pelo professor. As estratégias de pesquisa favorecem o ques onamento sobre a realidade, a coleta e a seleção de informações, incen vando o aluno ao exercício do raciocínio amplo.


RELATÓRIO INSTITUCIONAL 2017

Semana CIARTEC Em agosto, a Unidade Fundação Evangélica promoveu a XII Semana das Ciências, Artes e Tecnologias – CIARTEC. A vidades como a Feira de Ciências, contando com a apresentação de trabalhos dos alunos do Pindorama, Oswaldo Cruz, Fundação Evangélica e escolas parceiras, integraram a programação. O Fes val Maker e as oficinas de rugby também foram destaques do evento.

Premiações na MOSTRATEC A IENH par cipou e conquistou premiações na 32ª Mostratec - Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia/Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia. Sete trabalhos de alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das Unidades Pindorama, Oswaldo Cruz e Fundação Evangélica foram apresentados no evento, durante os dias 24 a 27 de outubro, nos Pavilhões da Fenac.

Participação na FEBRACE Com o trabalho “Reciclagem de Ondas Sonoras para Obtenção de Energia Elétrica”, as alunas da 3ª série do Ensino Médio da Unidade Fundação Evangélica – Juli Karin Arnold e Nathália Hoffmeister, representaram a IENH na 17ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE. O evento ocorreu entre 21 e 23 de março, na Universidade de São Paulo – USP.

Conquista na MOPIC Fernanda Kirsch Bergonsi e Sophia Blauth da Silva, alunas do 9º ano do Ensino Fundamental da Unidade Fundação Evangélica, conquistaram o 1º lugar geral na categoria Ensino Fundamental da 10ª MOPIC – Mostra de Projetos e Iniciação Cien fica. As estudantes apresentaram o projeto “Male cios do uso prolongado do celular”.

32


RELATÓRIO INSTITUCIONAL 2017

Cursos de Extensão e Palestras Por meio dos Cursos Técnicos e do Ensino Superior, a IENH promove, anualmente, inúmeros eventos nas áreas de gestão, comércio exterior, logís ca, informá ca e psicologia. No ano de 2017, foram promovidos 68 eventos, que contaram com mais de 1.300 par cipantes, entre alunos e comunidade externa.

Simpósio Brasileiro de Educação Infantil Com o tema “Crianças e adultos: encontros potentes – Tempo de Ser, Brincar e Criar”, a IENH, em conjunto com a Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar – OMEP – BR/ RS/ Novo Hamburgo promoveu o 5º Simpósio Brasileiro de Educação Infan l e 30º Simpósio de Educação Infan l do Vale do Sinos e Caí. Realizado nos dias 18 e 19 de setembro, na Unidade Fundação Evangélica, o evento reuniu 560 par cipantes de diversas localidades do país.

Feiras de Projetos Através de exposições com os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes durante o 1º semestre, aconteceram as Feiras de Projetos das Unidades Pindorama e Oswaldo Cruz, no mês de julho. Os familiares veram a oportunidade de pres giar e interagir nos espaços.

Novas aquisições nas Bibliotecas Fundação Evangélica - 139 exemplares adquiridos Pindorama - 101 exemplares adquiridos Oswaldo Cruz - 111 exemplares adquiridos Total - 351 exemplares adquiridos A IENH também recebeu a doação de 358 exemplares.

33


RELATÓRIO INSTITUCIONAL 2017

Melhorias na Infraestrutura Unidade Pindorama Aquisição de um novo brinquedo para o pátio da Educação Infantil Aquisição de 12 chromebooks |Aquisição de 10 óculos 3D | Aquisição de 02 robôs para aulas de programação |Cobertura no acesso do Ginásio |Troca de mobiliário Educação Infantil | Continuidade da restauração do Prédio da Sala Multiuso e Sala de Artes | Instalação do elevador no prédio da Educação Infantil | Troca de mobiliário da cozinha dos alunos|Pinturas diversas | Instalação de gás encanado para a piscina.

Unidade Oswaldo Cruz 02 novas salas de Educação Infantil Aquisição de 12 chromebooks |Aquisição de 10 óculos 3D | Aquisição de 02 robôs para aulas de programação | Colocação de projetor multimídia nas salas dos 3ºs e 4ºs anos | Pinturas de salas de aula, corredores e biblioteca | Reforma de 02 salas da Educação Infantil | Novos móveis para Educação Infantil | Novas cortinas no Auditório | Cobertura na área frontal da Educação Infantil.

Unidade Fundação Evangélica Parque de energia solar Troca do telhado do Ginásio | Retirada e colocação do forro do Ginásio | Lixamento e aplicação de resina nas salas de aula do prédio B | Calçamento do estacionamento |Melhorias na Biblioteca | Novas estantes para a biblioteca |Novos computadores | Novas classes para turmas do 7º ano |Reformas no prédio da Cozinha | Nova rótula interna |Melhorias na Pista de Atletismo |Aquisição de 10 óculos 3D | Adequação do prédio administrativo/Ensino Médio para acessibilidade de pessoas com deficiência visual |Instalação de projetores nas salas dos 7ºs e 9ºs anos | Aquisição de 10 notebooks para o Laboratório de Informática 6 | Aquisição de um novo veículo para a IENH.

34


TRILHAS

Que caminhos podem levar você a se sentir mais fortalecido para as mudanças que estão acontecendo no mundo?

DE APRENDIZAGEM

Cultura, Arte e Diversidade

Mentoria de Carreira

Experiências Internacionais

Vínculos

Pensando nessa questão, a Faculdade IENH oferece uma reconhecida formação acadêmica e promove experiências signicativas com foco no desempenho cognitivo, emocional, social e físico.

Colaboratividade e Futurismo

Socioemocional

Acreditamos que essas dimensões auxiliam no seu aperfeiçoamento pessoal e prossional e, para tanto, propomos as trilhas de aprendizagens, que podem ser seguidas concomitantemente ao curso de graduação. Cada trilha tem como objetivo fortalecê-lo para lidar com as pressões e emoções cotidianas, tornando-o ainda mais resiliente diante das adversidades. Escolha a trilha mais adequada ao seu momento e comece a desenhar seus destinos.

Aqui nosso foco é você!

Olá, eu sou a Laura! Conheça a minha história e por que as Trilhas de Aprendizagem são muito importantes para mim.

Acesse

faculdade.ienh.com.br/trilhas


Unidade Pindorama Rua Frederico Mentz, 71 Bairro Hamburgo Velho – Novo Hamburgo/ RS 51 3594 8040 – pindorama@ienh.com.br

Unidade Oswaldo Cruz Rua Bento Gonçalves, 2391 Bairro Centro – Novo Hamburgo/ RS 51 3594 8050 – oswaldocruz@ienh.com.br

Unidade Fundação Evangélica Rua Frederico Mentz, 526 Bairro Hamburgo Velho – Novo Hamburgo/ RS 51 3594 3022 – ienh@ienh.com.br

www.ienh.com.br

/IENHoficial

Relatório Institucional IENH 2017  
Relatório Institucional IENH 2017  
Advertisement