Informe IELA - 2013, 2014, 2015 e 2016

Page 55

de ensino do yoga no Brasil”. Em início, a investigação sobre “A atuação dos ex-bolsistas de yoga do Projeto Práticas Corporais e sua inserção no mercado de trabalho”. Pesquisas esporádicas sobre diversificados temas, conforme demandas para produção de coreografias a serem apresentadas em festivais e espetáculos do grupo. O Projeto Práticas Corporais (CDS/UFSC) é um projeto de extensão, existente desde o ano de 2005, atualmente, coordenado por uma gestão compartilhada pelas profas. Cristiane Ker de Melo, Luciana Fiamoncini e Rosane Carla Rosendo. Apesar de sua ênfase ser a extensão, associa-se também à esfera do ensino em conexões esporádicas com as disciplinas DEF 5869 - Jogos e brinquedos da cultura popular; DEF 5886 - Fundamentos teórico-metodológicos do lazer; EFC 5804 – Yoga. Igualmente, se vincula à pesquisa na linha de investigação “As práticas corporais e as dimensões da vida” Quanto aos objetivos do projeto, visa, principalmente, construir e compartilhar com a comunidade vivências/ experiências e estudos teórico-práticos relacionados a diferentes modalidades de artes/práticas corporais advindas de variadas origens e contextos sócio-histórico-culturais. Ou seja, propõe-se a conhecer, explorar e divulgar as diversificadas práticas da cultura corporal/movimento, tanto daquelas advindas do oriente, quanto do ocidente e estabelecendo possíveis diálogos entre elas. Essas práticas são propostas na perspectiva da vivência do lazer, permeadas pela arte, pelos elementos lúdicos da cultura, pela busca do re-conhecimento e do auto-conhecimento, do “cuidar de si”, enfim, propõe a experimentação de possibilidades direcionadas à construção de formas de “se-movimentar” “autopoiéticas”, críticas, significativas e sensíveis para com os valores da vida, do lúdico e da totalidade do ser. Em outras palavras, busca a construção de uma prática constante de auto-aperfeiçoamento da condição de Ser-Humano, firmada em uma forma de educação (em movimento) pela paz, capaz de despertar e desenvolver a pessoa em todas as suas dimensões: corpo-mente-emoçãoespiritualidade, tanto individual quanto coletivamente. Para tanto, destaca como missão, constituir-se num espaço/tempo de vivência dos conteúdos culturais do lazer, através da tematização das artes/práticas da cultura corporal/ movimento, capaz de fomentar novas formas de sociabilidades lúdicas entre os grupos de participantes, principalmente, pela configuração da proposição de ações qualificadas nesse campo, as quais podem ser vividas em diferentes níveis, seja da prática (vivência), da assistência (eventos e espetáculos) e/ou do conhecimento (estudo). Traduz-se, portanto, como uma proposta de ação no campo do lazer que contempla

Tupac Amaru II 1742 - 1781 Peru Nomeado em homenagem ao último rei Inca, do qual tinha descendência, conduziu a maior rebelião anticolonial indígena da América, no século XVIII, com mais de 10 mil combatentes. Com isso tornou-se símbolo das lutas de independência.

55


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.