

Chegamos ao Natal, com uma matéria especial, escrita pelo pároco, padre Diomar Romaniv. Ele, que nas celebrações de 24 e 25 de dezembro costuma pegar um recém-nascido no colo, durante a homilia, diz que este ato o inspirou no artigo e na reflexão de 2022. Bebês têm um cheiro característico, que perfuma a casa, e a roupa de quem lhe oferece um colinho. Da mesma forma, neste Natal, ao acolhermos o menino Jesus em nosso coração, podemos assumir o compromisso de exalar seu perfume através de uma vida de santidade. E você, está disposto a assumir esse desafio de viver a experiência transformadora do cheiro de Deus? Uma das matérias que preparamos com carinho é a da ordenação diaconal dos frateres Renato Vieira Lima e Fernando Teckler. Nascidos, respectivamente, em Paranavaí (PR) e São Bento do Sul (SC), eles aproveitaram o Ano Jubilar da Paróquia São Luís Gonzaga para dedicar suas vocações. O que reforçou esta decisão foram as boas lembranças de Brusque, vivenciadas durante o período formativo, no Convento Sagrado Coração de Jesus e na Casa Padre Dehon.
Mas, entre tantas razões para comemorar, o mês de dezembro também é de despedida. Padre Claudionor Schmitt e padre Tiago Araújo estão deixando a Paróquia. Eles contam como foi este período em que estiveram à frente de comunidades e de ações pastorais e o que levarão entre as boas memórias da nossa comunidade.
Há, ainda, algumas páginas de revista para recordamos juntos os principais acontecimentos do ano. Não faltaram celebrações, festividades, eventos e encontros! Fica aqui o nosso desejo de que possamos nos reencontrar em 2023, cheios de alegria e disposição em servir.
Boa leitura, um feliz Natal e um próspero Ano Novo!
Esta é uma publicação da Paróquia São Luís Gonzaga, sob responsabilidade do Pe. Diomar Romaniv, scj, e da Pascom da Paróquia, situada na rua Padre Gatone, 75 - Centro, Brusque (SC).
Ao celebrarmos o mistério do nascimento de Jesus recebemos imensas graças e reavivamos em nós os dons da encarnação! Esses dias da liturgia da Igreja, o tempo do Natal, são dias de acolher presentes espirituais que do céu chegam até nós!
Quais são os presentes celestiais que recebemos no Natal?
No Natal somos iluminados pela luz que visita o mundo. Encontramo-nos com o Príncipe da paz, o Conselheiro admirável!
Contemplamos no presépio a Sagrada Família, que nos ensina como viver os valores de uma família santa! Fazemos silêncio para contemplar o menino nascido entre nós! Nosso coração se enche de alegria! Somos envolvidos na ternura de Deus! Sentimos o imenso amor que Deus tem por nós!
Luz, paz, conselhos admiráveis, santidade familiar, silêncio fecundo, alegria, ternura, amor! Esses são alguns dos mais valiosos presentes de Natal que todos nós, com certeza, queremos ter conosco durante todo o novo ano!
Como então transformar os 365 dias de 2023 num constante Natal?
Há dois caminhos que nos ajudarão a viver um Natal durante todo o ano de 2023.
Primeiro: estando próximos de Jesus! Ele não só nos dá os presentes; Ele mesmo é o PRESENTE! E estando com Ele, vivendo junto Dele, cultivando a oração e participando das celebrações, estaremos dia a dia acolhendo estes dons!
Segundo: tomando consciência de que Jesus não só vive entre nós, mas sobretudo que Jesus vive em nós! A partir do Natal, levamos Jesus e seus dons aos outros e ao mundo! Em mim e em você irradia a luz, a paz, a alegria, o amor e a ternura que Deus mesmo quer oferecer aos outros através de nós!
E que 2023 seja um constante Natal de bênçãos a você, sua família e à nossa paróquia jubilar!
Fratres Renato Vieira e Fernando Teckler escolheram Brusque por marcar suas caminhadas vocacionais
No mês de fevereiro de 2023, a Paróquia São Luís Gonzaga terá mais uma importante celebração em seu Ano Jubilar: a ordenação diaconal dos fratres Renato Vieira Lima e Fernando Teckler. Eles decidiram viver este sublime momento na cidade por conta do período histórico festivo e, sobretudo, porque Brusque foi um marco importante na caminhada vocacional para os dois.
Nascido em Paranavaí, no Paraná, a caminhada do frater Renato Vieira no seminário, iniciou em 2010, mas ele já sentia o chamado para a vocação quando criança. “Desde muito pequeno tinha certeza de que Deus me pedia algo diferente; ia às missas na minha paróquia, ajudava no que podia, via o padre presidindo a Santa Missa e nutria o desejo de, um dia, também fazê-lo”, conta.
Aos 13 anos, o frater conheceu a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, após uma pesquisa sobre quem eram os sacerdotes dehonianos e decidiu que queria se tornar um também. Com 15 anos ingressou no seminário, na cidade de Lavras (MG) e, logo depois, veio para Brusque, cursar Filosofia, na Faculdade São Luiz.
Na cidade ele morou por quatro anos, três deles no Convento Sagrado Coração de Jesus e um na Casa Padre Dehon. Após esse período, Renato foi transferido para Barretos (SP), onde realizou pela primeira vez os votos de Castidade, Pobreza e Obediência. Já consagrado, iniciou o estudo da Teologia em Santiago, no Chile, e finalizou em Taubaté (SP), onde reside atualmente.
Natural de São Bento do Sul, frater Fernando Teckler desde pequeno esteve envolvido nas atividades da Igreja, onde teve a oportunidade de conhecer melhor sobre o trabalho dos padres que lá serviam. Em 2012 entrou para o seminário São José, em Rio Negrinho, quando terminou o Ensino Médio. Depois, veio para Brusque cursar Filosofia e permaneceu por três anos na cidade.
“Foi um momento de grande aprendizado, me senti acolhido pelas pessoas. Estar em comunidade me ajudou a amadurecer e aprofundar o entendimento eclesial. Fizemos muitos amigos, que animaram e fortaleceram nossa vivência no período que por aí passamos”, conta Fernando.
De Brusque, ele seguiu para Jaraguá do Sul, onde ficou um ano. Em 2017, concluiu o noviciado em Barretos, no interior de São Paulo, onde professou os primeiros votos. Consagrado, Fernando retornou ao
Seminário São José para auxiliar na formação de novos seminaristas. Atualmente mora em Taubaté, onde cursa Teologia.
Ligação com a Paróquia Brusque deixou uma marca profunda na vida religiosa dos fratres. Desde a vida no Convento, até o convívio com as comunidades onde trabalharam, foram importantes para o amadurecimento e formação espiritual.
“O carinho e zelo do povo brusquense para com o Convento era perceptível e contagiante. Muitas pessoas tinham a preocupação de rezar e incentivar as vocações sacerdotais. Aprendemos com a vivência de fé do povo, que é dedicado e responsável pelo que faz”, relembra o frater Fernando.
Para ele, conciliar a ordenação diaconal com as festividades de 150 anos de fundação da Paróquia São Luís Gonzaga é uma graça. “É a sensação de fazer-se parte de uma história. Sempre que nos lembrarmos do Ano Jubilar, nos virá à cabeça a memória de que, nesse tempo, aí fomos ordenados. Certamente será um momento importante para nossas vidas e para a vida da paróquia”, comenta.
O mesmo sentimento é compartilhado pelo frater Renato. “Brusque é uma cidade da qual nenhum religioso se esquece! O contato com o povo da cidade é uma das coisas que mais me marcaram. A comunidade abraça as vocações e faz o que pode para que elas sejam bem formadas”, completa Renato.
A Ordenação Diaconal será realizada dia 4 de fevereiro, às 19h, na igreja Matriz São Luís Gonzaga. Já os Votos Perpétuos serão professados dia 3 de fevereiro, às 19h30, na Capela São Cristóvão, no bairro Aymoré, em Guabiruba.
Padres Claudionor Schmitt e Tiago Araújo se despedem de Brusque
Amissão dos padres Tiago Araújo e Claudionor Schmitt na Paróquia São Luís Gonzaga chegou ao fim. No próximo ano eles seguem para novas cidades, dando continuidade ao serviço eclesial e pastoral. A Revista A Palavra conversou com os sacerdotes sobre o tempo que passaram em Brusque, o que levam daqui em suas novas jornadas e quais serão seus desafios no próximo ano. Confira!
A Palavra: Padre, como foi a sua experiência em Brusque? Quanto tempo passou aqui?
Pe. Claudionor: Estou em Brusque há sete anos e a experiência que tive aqui foi muito boa.
Pe Tiago: Estou aqui há dois anos e, com certeza, a experiência em Brusque foi maravilhosa, tendo em vista que essa foi a minha primeira transferência, após a minha ordenação sacerdotal. No dia-a-dia nós vamos aprendendo com os desafios, com as dúvidas do ministério sacerdotal e tudo isso agregou muito para a minha vida, seja ela pessoal e pastoral. Sou muito grato ao povo de Deus que rezou pela minha vocação, pelas minhas atividades e que sempre se fizeram muito disponíveis às ideias que eu propunha.
A Palavra: Quais lembranças o senhor vai levar da cidade?
Pe. Claudionor: Com certeza levo ricas lembranças. Mas, sobretudo, levo as amizades que aqui fiz.
Pe. Tiago: As lembranças que levo da cidade são de um povo sedento pela fé, pela espiritualidade. São pessoas que buscam trilhar um caminho de santidade e viver aquilo que a Igreja apresenta. Também de um povo muito generoso naquilo que se compreende como obra social, tendo em vista a nossa Ação Social que sempre teve bastante ajuda das pessoas, principalmente quando a gente fazia alguma campanha. Então, são lembranças maravilhosas.
A Palavra: Onde será sua nova missão? Quais expectativas para essa nova jornada?
Pe. Claudionor: Agora irei para Jaraguá do Sul, e as minhas expectativas estão bem altas para esse novo desafio.
Pe. Tiago: Fui transferido para a cidade de Rio Negrinho, vou trabalhar no seminário São José. Lá é um seminário que se dedica para a formação de novos sacerdotes. É sempre um desafio ajudar a dar a formação às pessoas dentro da espiritualidade e do carisma da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Com certeza é uma responsabilidade árdua mas, ao mesmo tempo, vou de coração aberto e tranquilo também pra aprender. Assim como aqui em Brusque precisei aprender a ser padre, lá também vou de coração aberto e quero aprender a ser um bom formador de novos seminaristas.
A Palavra: Qual mensagem que o senhor deixa para os paroquianos?
Pe. Claudionor: Minha mensagem é de agradecimento. Agradeço, de coração, à toda comunidade e desejo que o Jubileu dos 150 anos da Paróquia seja vivido e celebrado com grande alegria e como lugar da presença e manifestação de Deus.
Pe. Tiago: A mensagem para os paroquianos é gratidão. Não tem outra mensagem que não seja agradecer pela acolhida, pelas orações de sempre, pela disponibilidade, generosidade, pelo carinho com que as pessoas tratam os sacerdotes, não somente a mim, mas todos os confrades da nossa Paróquia São Luís Gonzaga. Aos jovens que trilharam um caminho mais próximo comigo, ao grupo do Beato Carlo Curtis que vem se fortalecendo a cada dia mais e que pra mim foi também uma realização muito grande fortalecer, participar e divulgar esta devoção e espiritualidade. Então os nossos colaboradores, as pessoas que costumavam vir à missa diariamente, as pessoas dos atendimentos na secretaria paroquial, realmente só a minha gratidão. Se eu posso ainda pedir uma coisa é para que continuem rezando pela minha vocação, pela vocação de todos os sacerdotes, porque isso é muito necessário para a nossa fidelidade e para que a gente consiga ainda hoje concretizar o reino de Deus aqui nesta terra.
Depois de sete anos em Brusque, onde atuou na Casa Padre Dehon e como vigário na Paróquia São Luís Gonzaga, padre Claudionor Schmitt assume nova missão em Jaraguá do Sul
A Paróquia São Luís Gonzaga foi a primeira experiência sacerdotal de padre Tiago Araújo após a ordenação, agora ele parte em um novo desafio: ser formador no seminário em Rio Negrinho
Natal! Vivemos o encanto das luzes, a harmonia das cores, a beleza das árvores, a sinfonia das canções, a ternura do presépio!
E no presépio encontramos um recém-nascido! Ele tem a força de reunir todos os povos em torno de si, de trazer o céu até nós, de nos aproximar de Deus.
O nascimento de uma criança traz uma modificação imensa na casa e na família: Transformam-se as preocupações, os horários, os sentimentos e também as atitudes. Ao mesmo tempo, um recém-nascido traz consigo uma paz envolvente e é capaz de encher a vida das pessoas de amor, alegria, encanto e fazer com que tudo tenha um novo sentido! O silêncio e a contemplação tornam-se a comunicação com este novo ser que, ainda pequenino, nos fala pelo suspiro, pelo olhar e, pouco a pouco, pelo sorriso!
Que o cheiro de Jesus menino seja exalado em nós através da santidade
E, esta nova presença que chega, envolve o ambiente e quem a visita com o cheiro de bebê que exala pelo ar. Este cheiro torna-se o novo perfume da casa, é uma fragrância única e que impregna, também, em quem o tem no colo. E mesmo depois longe fisicamente, seu cheiro fica em nós...
Estamos celebrando o Natal e ao adentrar na casa do menino Deus e o acolhermos em nossa vida, somos envolvidos com o cheiro do céu que vem até nós! Respiramos o suave odor de Deus, um cheiro de santidade! E não só o respiramos, como também sentimos em nós este cheiro. Lembramos deste tempo especial como uma memória afetiva, pois em nós também fica impregnado um cheiro agradável de céu que exala paz, alegria, ternura e amor!
Este é o mistério do Natal, do céu que se abre a nós aqui na terra, do Deus que nasce para nos salvar, dos dons que nos dá para nos santificar, do seu cheiro que fica em nós para que nunca nos esqueçamos de que Ele é Deus conosco, o Emanuel!
Exalemos o perfume de Deus por meio de uma vida santa! Esse será, então, o mais belo e profundo Natal!
Texto e desenho da menina Victória Mesadri, de 8 anos, da Comunidade Santa Paulinha
O Natal para mim é uma noite muito boa, é uma noite em que sinto muita paz e amor. É o dia que Jesus escolheu para nascer em uma família, por isso nesse dia as pessoas não brigam e ficam em paz.
Nesse dia a gente tem que ir para a missa agradecer tudo o que nós recebemos de Jesus: saúde e família.
Na noite de Natal Jesus nasceu e veio ao mundo para nos salvar, ajudar e nos ensinar a amar todos igual Ele nos amou!
AParóquia São Luís Gonzaga conclui 2022 com a certeza de que vivemos muitos momentos especiais. Na maioria deles estivemos juntos, como uma grande família, unidos em prece, presença e fraternidade. Vamos recordar como foi este ano, mês a mês.
No dia 30 de janeiro, acolhemos com alegria os novos vigários paroquiais: Padre Claudionor José Schmitt e Padre Rodrigo Fernando Tascheck, que assumiram nova missão em Brusque.
Fé e oração pela saúde marcaram a festa de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro São Pedro, abrindo oficialmente o calendário litúrgico e festivo em honra aos padroeiros de nossa paróquia.
Ainda em fevereiro, o pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, padre Diomar Romaniv, esteve em Roma, onde participou da IX Conferência Geral da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. No encontro ele representou o Superior da Província Brasil Meridional (BRM), padre Sildo César da Costa.
Com presença da secretária de Educação de Brusque, professora Eliani Aparecida Busnardo Buemo, e do assessor jurídico do Centro Universitário de Brusque, professor Ronaldo Uller, a Paróquia abriu o mês de março com o lançamento da Campanha da Fraternidade para o ano de 2022, que refletiu sobre a Educação, com o tema "Fraternidade e Educação" e lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31,26).
A Semana Santa 2022 na Paróquia São Luís Gonzaga teve início com o Domingo de Ramos, marcado pela bênção dos ramos e a procissão.
Seguindo o exemplo de Jesus, e recordando do simples que se faz extraordinário por meio de atitudes concretas de amor, a Celebração da Ceia do Senhor voltou a realizar, solenemente, o Rito do Lava-Pés, omitido por dois anos desde a pandemia.
Assim como no Domingo de Ramos, a Sexta-feira Santa também foi marcada por uma procissão pelas ruas da cidade. Enquanto ministros da Sagrada Comunhão carregavam nos ombros a imagem do Senhor Morto, uma multidão acompanhava o cortejo, zelosa e contemplativa.
A Paróquia São Luís Gonzaga celebrou a Quartafeira de Cinzas com missas na igreja Matriz e comunidades. A solenidade marcou o início do tempo litúrgico da Quaresma e, também, o lançamento da Campanha da Fraternidade de 2022.
No dia 17, foi celebrada na Matriz a missa em intenção dos professores, pois, neste ano, a educação foi o tema escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a Campanha da Fraternidade.
A Comunidade São José Operário, localizada no bairro 1º de Maio, realizou no dia 19 de março, a tradicional missa em honra ao padroeiro. A celebração contou com a presença dos festeiros e de toda a comunidade.
No Sábado Santo a igreja Matriz e as Comunidades que formam a Paróquia São Luís Gonzaga concluíram as celebrações do Tríduo Pascal.
A Semana Santa encerrou domingo, 17 de abril, com a celebração da Páscoa, na Paróquia São Luís Gonzaga. O anúncio da ressurreição de Cristo aconteceu às 6h, durante a aurora festiva, que teve início nas escadarias da igreja Matriz.
No final do mês de abril a paróquia deu início ao tempo do Sacramento da Primeira Comunhão. Ao todo, 307 crianças participaram das celebrações, marcadas por dois momentos específicos: a Renovação das Promessas Batismais e o momento da primeira comunhão.
Como forma de celebrar a passagem do dia 13 de maio, a Comunidade Nossa Senhora de Fátima, no bairro Jardim Maluche, promoveu uma programação especial em alusão à tradicional festa da padroeira.
Na liturgia em que a Igreja celebra o Pentecostesquando Jesus dá aos seus discípulos a força e os dons do Espírito Santo, a Paróquia São Luís Gonzaga deu início ao tempo de Crisma. As celebrações foram realizadas de junho a julho, na igreja Matriz.
Milhares de fiéis participaram da solenidade de Corpus Christi, nas escadarias da igreja Matriz São Luís Gonzaga. Após dois anos, a celebração foi retomada com a procissão até o Convento Sagrado Coração de Jesus, sobre os tapetes coloridos, confeccionados por grupos, pastorais e movimentos das 12 comunidades que formam a paróquia.
Maio é o mês, também, da santa padroeira da Comunidade que leva seu nome: Santa Rita de Cássia. Além dos fiéis do bairro e das demais comunidades que integram a paróquia São Luís Gonzaga, as missas foram marcadas pela presença de devotos de outros municípios, como Gaspar, Blumenau e Itajaí.
Neste ano, além de florir a igreja com o jardim de Nossa Senhora aos pés da imagem da mãe Maria, o mês mariano foi concluído com a coroação da mãe de Jesus. A celebração também foi marcada pela bênção de envio aos novos coroinhas que, em breve, assumirão o serviço junto ao altar.
A Missa Sertaneja, celebrada no dia 11 de junho, na Comunidade Santo Antônio, no bairro Volta Grande, marcou as festividades em honra ao padroeiro.
A Paróquia São Luís Gonzaga celebrou na noite de 21 de junho, na igreja matriz, a missa festiva em honra ao seu padroeiro. A cerimônia reuniu fiéis de diversos locais e das 12 comunidades que integram a paróquia, bem como fez parte dos festejos em comemoração a São Luís Gonzaga.
No dia 26 de junho, chegou ao fim a Semana de São Luís Gonzaga, com missa celebrada às 9h, na igreja Matriz. Mais de 200 festeiros acompanharam este momento, que encerrou no Salão Paroquial, com um almoço em comunidade.
A Paróquia São Luís Gonzaga celebrou no dia 24 de junho, na igreja Matriz, a missa solene em honra ao Sagrado Coração de Jesus.
Foi acolhido no dia 4 de julho o Superior Geral da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (SCJ), Pe. Carlos Luis Suárez Codorniú. Acompanhado pelo Conselheiro Geral para países da América Latina, pe. Levi dos Anjos Ferreira, o Superior foi recepcionado pelo pároco, padre Diomar Romaniv.
Em coletiva de imprensa, a Paróquia São Luís Gonzaga a programação das ações que fizeram parte do início das comemorações do Jubileu de 150 anos de sua fundação, datada em 31 de julho de 1873, que será alcançada em julho de 2023.
A comunidade Santa Paulina celebrou na noite de 9 de julho, a missa solene em honra a sua padroeira. O rito contou com a presença dos festeiros, da comunidade local e de moradores de diversos bairros da cidade.
Nove ônibus, com mais de 400 pessoas, partiram no dia 14 de julho, rumo ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (SP). A peregrinação marcou o início das festividades de 150 anos da Paróquia São Luís Gonzaga.
A noite de domingo, 24 de julho, além de dar início a semana de abertura do Jubileu, foi de reencontro para muitas pessoas que participaram da peregrinação ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo com a missa na Matriz.
Ao completar 149 anos de criação no dia 31 de julho, a Paróquia São Luís Gonzaga deu início ao Ano Jubilar. Até julho de 2023 diversas atividades farão parte da programação deste tempo, que marca a história de 150 anos de criação da primeira paróquia de Brusque.
A Comunidade São João Batista, no bairro Bateas, celebrou o dia do padroeiro, com tríduo preparatório, missa solene e festividades.
A Paróquia São Luís Gonzaga participou da abertura do desfile cívico em comemoração aos 162 anos de Brusque.
Em agosto a Paróquia teve a graça de receber a mensagem da bênção apostólica, enviada por Papa Francisco. O presente de Sua Santidade reforça o espírito de unidade neste ano jubilar.
A Semana da Família trouxe a Brusque o ícone da Sagrada Família, que peregrinou o Estado de Santa Catarina em preparação ao XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar e foi acolhida na paróquia.
O Amigos do Brusque Futebol Clube venceu o Amigos da Paróquia São Luís Gonzaga no Jogo do Jubileu, realizado dia 7 de Setembro, feriado da Independência do Brasil, no campo do Paysandu.
Entre os dias 9 a 12 de setembro, como parte da programação das comemorações de seus 150 anos, a Paróquia São Luís Gonzaga celebrou o Jubileu da Juventude.
A Comunidade Sagrado Coração de Jesus, no bairro Guarani, celebrou o padroeiro no dia 17 de setembro com programação litúrgica e festiva em honra.
Na noite de sexta-feira, 30 de setembro, foi celebrada a missa em comemoração aos 12 anos de “Dedicação” da igreja Matriz.
No dia 2 de outubro a Paróquia São Luís Gonzaga celebrou a missa alusiva aos 118 anos da presença dos Padres do Sagrado Coração de Jesus na paróquia.
Os missionários redentoristas estiveram na paróquia em agosto e outubro na preparaçãoao trabalho de evangelização que ocorrerá em todas as comunidades, em 2023.
A Comunidade São Francisco de Assis, no bairro Cerâmica Reis, realizou sua festividade em honra ao padroeiro, concluída no dia 8 de outubro.
No dia 12 de outubro foi realizada na comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro Steffen, a missa solene em honra à Padroeira do Brasil.
A Comunidade Cristo Rei, no bairro São Luiz, celebrou seu padroeiro dia 20 de novembro. O rito, contou com a presença dos festeiros, festeirinhos e de diversos devotos vindos de várias regiões.
A Cantata de Natal 2022 encantou o Centro de Brusque com canções natalinas, entoadas pelas crianças do Colégio São Luiz, nas escadarias da igreja Matriz.
Veja como nossas comunidades se prepararam para bem viver o ciclo do natal, com presépio e a decoração natalina
“Senhor, nosso Deus e Pai, é aqui, do coração de Brusque, que consagramos nossa vida ao Coração de Jesus e Dele recebemos as graças que jorram do seu lado aberto, nos santificam e dão forças para viver e testemunhar nossa vida cristã!
Nós Vos agradecemos e Vos louvamos pela história que celebramos neste ano jubilar. Fortalecei os laços que nos unem a esta comunidade, onde nos sentimos em casa e em família, e dai-nos a Vossa bênção, por intercessão de São Luís Gonzaga. Amém”.
Bem-vindo 2023!
O Ano Jubilar da Paróquia São Luís Gonzaga!