05-12-11 Indústria&Comércio

Page 11

t

urismo

Ida&Volta Depois de unir British e Ibéria, grupo IAG está de olho na TAP

O International Airlines Group (IAG), holding que comanda a British Airways (BA) e a espanhola Iberia, pretende ampliar seu portfólio de aéreas. E já está de olho na portuguesa TAP, que deverá iniciar em 2012 um processo de privatização. Foi o que informou o diretor comercial da BA no Brasil, José Antônio Coimbra, em evento realizado na quinta-feira 1/12, em Curitiba, no hotel Blue Tree Towers, que reuniu agentes de viagens que foram conhecer os detalhes de fusão entre as duas empresas. Coimbra ressaltou que esse é o pensamento do CEO do IAG, Willie Walsh, manifestado em recente visita ao Brasil.

Marcas são mantidas

José Antonio Coimbra, entre Daniela Bertollini e Carmen Lage O diretor da British Airways conduziu a apresentação dos novos produtos BA-Iberia, ao lado da gerente de vendas da Iberia no Brasil, Carmem Lage, e de Daniela Bertollini, da área de marketing, entre outros executivos das empresas, afirmando que as duas marcas serão mantidas e as tarifas estão sendo unificadas. A fusão, finalizada em janeiro e implementada no Brasil a partir de julho, ainda depende de alguns ajustes operacionais. Com isso, Iberia e British se qualificam como o terceiro maior grupo aéreo da Europa e o sexto do mundo, com frota de 419 aeronaves. Carmem Lage destacou que as culturas diferentes na origem das duas empresas não serão obstáculo e que a ideia é que uma aprenda com o melhor da outra. Semanalmente, as duas empresas têm 36 voos para o Brasil.

Embrião de hotel-escola

O Seha (Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação), novo nome do Sindotel Curitiba, já conta com terreno, ao lado de sua sede, na rua Júlia da Costa, para a construção de um hotel-escola. Enquanto a obra não se concretiza, o presidente Marco Antonio Fatuch decidiu implantar, nas próprias dependências da entidade, um quarto de hotel completo, com cama, TV, frigobar, ar condicionado, banheira com hidromassagem, além de copa para treinamento prático de profissionais da hotelaria. Ao lado, uma sala de aula para a parte teórica.

As luzes do Radisson

Pelo quarto ano consecutivo, o Radisson Hotel Curitiba (av. Sete de Setembro/praça do Japão) monta sua Árvore Encantada, uma das marcas luminosas do Natal curitibano. Haverá ainda shows e queima de fogos nas noites de 9, 16 e 21 de dezembro, sempre às 21h. Foram montadas duas arquibancadas cobertas para 800 pessoas, afora 300 cadeiras para o público curtir as apresentações com comodidade e segurança. A ocupação é pela ordem de chegada. O gerente geral Nilson Bernal, destaca que, este ano, os shows misturam teatro e música apresentados por crianças do Espaço Vida e Música, do Instituto Cargolift, que trabalha com projetos culturais em comunidades carentes de Curitiba.

Boa música em Cartagena

Cartagena, na Colômbia, será palco, entre 6 e 14 de janeiro de 2012, de mais um Festival Internacional da Música, desta vez com o tema “El sonido de las Américas”. Terá “três noites mágicas”, uma delas dedicada à Colômbia e á Venezuela, outra ao Canadá e aos Estados Unidos e a terceira ao Brasil, com show de maracatu e na qual a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky, apresentará um repertório clássico. O festival também volta a receber o quarteto de cordas Saint Lawrence e terá a estreia da obra “La Pasión Según San Marcos”, do compositor argentino Osvaldo Golijov. Informações: cartagenamusicfestival.com.

O sétimo Hotel 10

Com unidades em Joinville e Itajaí (SC;), Curitiba e União da Vitória (PR) e São Leopoldo (RS), a rede Hotel 10 finaliza sua sexta unidade, em Dourados (MS), e anuncia mais uma franquia, desta vez em Palmas (TO). Os hotéis estão entre os “bons e baratos” listados pelo Guia 4 Rodas.

Fim de ano nos hostels

A rede HI Hostel Brasil, presente em todas as regiões turísticas do país, informa que há programação de Natal e de Réveillon em suas unidades, ao mesmo tempo em que destaca que os hostels (antigos albergues da juventude) têm tudo a ver com as datas, pois exercitam o espírito de amizade e o sentimento de solidariedade. E recomenda aos interessados que façam ou atualizem sua carteira de alberguista, nas associações estaduais ou no próprio hostel, ao custo de R$ 20, com validade de um ano. Existe ainda a opção da Carteira Família, por R$ 30, que contempla o casal e filhos menores de 18 anos. Os valores das diárias são atraentes e os hostels têm diferenciais, como cozinha coletiva, ampla área de lazer, piscina, bar, sala de jogos e acesso à internet.

Expressas

A Rede Mabu Hotéis & Resorts anuncia seu ingresso na Associação Brasileira de Resorts. Conta com dois deles: o Mabu Thermas & Resort, de Foz do Iguaçu, e o Mabu Capivari Eco Resort, de Campina Grande do Sul, vizinha de Curitiba.*** Nova data para o 18º Salão Paranaense de Turismo de 2012: 2 e 3 de março. O local é o mesmo, no Expo Unimed Curitiba, no campus da Universidade Positivo.***A ABIH-PR, regional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, realiza neste terça-feira 6/12 seu de confraternização de fim de ano. Será no restaurante Tartini.***Também a Confraria da revista Panorama do Turismo, dirigida pelo jornalista Júlio César Rodrigues, reúne-se em torno da boa mesa; será nesta 6, na Fecomércio.*** Já a festa de fim de ano do Sindetur, sindicato que reúne agências de viagens, será na quinta 8, na churrascaria Dom Gabriel.***Com mais de 70 voos semanais entre Portugal e Brasil, a TAP foi escolhida a melhor companhia aérea internacional entre todas as que operam no País. A eleição ocorreu no âmbito da 34ª Aviestur, feira de turismo promovida pela Aviesp (Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo).

cmyk

Júlio Zaruch | juliozaruch@gmail.com

Indústria&Comércio | Curitiba, segunda-feira, 05 de dezembro de 2011 | B4

Cidades paranaenses despertam para o turismo P

ara efeitos de planejamento estratégico, desenvolvimento e promoção do turismo, o Paraná é, hoje, dividido em 10 regiões: Cataratas do Iguaçu e Caminhos do Lago de Itaipu, Cenários do Tempo (Campos Gerais), Corredores da Águas (região Noroeste), Estradas e Caminhos (centro do estado), Litoral do Paraná, Norte do Paraná, Riquezas do Oeste, Rotas do Pinhão (Curitiba e Região Metropolitana), Terra dos Pinheirais (centro-sul) e Vales do Iguaçu (sudoeste). Algumas estão já com bom desenvolvimento e outras, iniciando o trabalho, como é o caso da região Terra dos Pinheirais, composta de 19 municípios. Desses, dois – União da Vitória e Bituruna – largaram na frente e um terceiro – Prudentópolis – está no aquecimento, como destaca a gestora do Sebrae para a região, Nadia Terumi Joboji. Como União da Vitória (PR) e Porto União (SC) são consideradas cidades-irmãs, apesar de habitarem estados diferentes, a catarinense se incorpora ao grupo, pois, no entender do coordenador de Turismo do Sebrae/ PR, Aldo César Carvalho, “o turismo não tem fronteiras”. O lançamento desses destinos turísticos da Terra do Pinheirais foi na quarta-feira 30/11, na sede do Sebrae/PR, onde foram montados estandes dos municípios e das empresas de pequeno porte que formam a cadeia produtiva do turismo e que se integraram ao programa, como hotéis, restaurantes, vinícolas, agências de viagens, parques, transportadora e promotoras de eventos. Durante toda a tarde, o espaço foi visitado por agentes de viagens, que tiveram a oportunidade de conhecer o potencial turístico da região. O evento também contou com várias atrações e manifestações culturais, como o grupo Tozetti (italianos) e Kalena (ucranianos). O Sebrae cumpre papel importante na conscientização e qualificação dos empresários para o desenvolvimento do turismo nas regiões e, como

Cachoeira em União da Vitória, no roteiro das visitas programadas

A feira montada no Sebrae reuniu estandes com produtos e serviços das três cidades

destacaram o secretário de Turismo do Paraná, Faisal Saleh, o prefeito de União da Vitória, Carlos Alberto Jung, o coorde-

nador Aldo Carvalho e o gerente da Regional Centro- Sul do Sebrae/PR, José Ricardo Castelo Campos, os resultados positivos

são alcançados graças à soma de esforços, pois, isoladamente, a caminhada seria muito mais difícil.

Roteiros incluem visitas a vinícolas e alambiques São três as sugestões de roteiros montados pela região turística Terra dos Pinheirais contemplando União da Vitória, Porto União e Bituruna, dois de três dias e um de dois. O primeiro começa em Bituruna (distante 298 km de Curitiba), com almoço seguido de visita guiada a vinícolas e alambiques de cachaça; o pernoite é em União da Vitória, com jantar. No segundo dia, saída de barco

para Porto Vitória, com visita à cachoeira da Espingarda; após o almoço, ida ao Parque Histórico do Iguassu, com passeio de barco; no retorno à União da Vitória, parada na cachoeira Cintura de Noiva e jantar típico ucraniano. No terceiro, tem passeio de Maria Fumaça, costelada no CTG e citytour, que inclui o Morro do Cristo. O segundo roteiro começa em União da Vitória (237 km de

Curitiba), à noite, com jantar; no dia seguinte, visita aos atrativos da cidade e de Porto União, passeio de Maria Fumaça, almoço em Porto União, visita ao Parque Histórico do Iguassu, hospedagem e jantar em Bituruna. No terceiro, café colonial, passeio a vinícolas e alambiques e almoço, com passeio ecológico. O terceiro roteiro, de dois dias, também começa em União da Vitória, com café da manhã,

visitas a pontos de interesse, almoço no Parques Histórico do Iguassu, seguido de passeio de barco e saída para Porto Vitória, com lanche; a tarde se completa com citytour, seguido de hospedagem e jantar teatral. O segundo dia compreende café no hotel, saída para Bituruna, degustação em Santa Bárbara, almoço, visita a vinícolas e jantar com apresentação cultural; regresso na manhã seguinte.

ViaGastronômica Segredos da cachaça Com o timbre da Matrix Editora, chega às livrarias o livro “De Marvada a Bendita – A história, Gastronomia e as Curiosidades da Cachaça, a Mais Brasileira das Bebidas”, de autoria de Renato Fugueiredo, bacharel e mestrando em Comunicação Social pela USP. A obra aborda

temas como a diferença entre a cachaça artesanal e a aguardente que se compra no supermercado; o envelhecimento nos mais diversos tipos de madeira e o que eles agregam à bebida; novas e suaves formas de apreciar a cachaça e, ainda, dicas para combinar a cachaça com pratos, petiscos, frutas e especiarias; 105 páginas; R$ 24.

Nos jantares dos sábados no Bar do Victor (bairro São Lourenço) e dos sábados e domingos no Bistrô do Victor (ParkShopping Barigui) volta a lagosta a thermidor, que foi sucesso durante a recente Curitiba Restaurante Week. O prato é preparado com molho bechamel, champignons laminados, camarões e parmesão, acompanhado de arroz de amêndoas com passas. Custa R$49 para uma pessoa.

capelette de carne ao molho de Morrillis, penne com frutos do mar, risotos de bacalhau e de truta e salmão em crosta de pistache. Mas os pratos tradicionais continuam a ser servidos, como o bacalhau a Lagareiro e as sobremesas pastel de nata, toucinho do céu e bolo de amêndoa.

A Casa da Azeitona abre no bairro Seminário, no final da avenida Sete de Setembro, o Armazém Seu Luiz, mercearia de secos e molhados com foco em um nicho diferente de seu mercado tradicional. O cardápio do restaurante Cais da Ribeira, do Pestana Curitiba Hotel está com uma série de novidades. Entre elas,

Para os dias quentes, há oito opções de saladas, que combinam folhas, legumes e frutas, entre outros ingredientes, no cardápio das unidades da Baggio Pizzeria & Focacceria de Curitiba, São José dos Pinhais, Blumenau e Joinville. Uma delas é a Tropical. A Casa do Zé, restaurante especializado em espetinhos, inaugura nesta quarta 7, às 19h, seu novo endereço: rua Chile, 2067.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.