Pra Viagem, Por Favor: Continente Americano

Page 1

BRA

APPROVED

SIL

USA

I CH LE AMERICA

A

1

1405

RICA É M

3

1209





PRA VIAGEM, POR FAVOR


Amanda Herrmann Gonçalves Lins, Gabriel Gaertner Pintarelli, Henrique Gamborgi Menezes, João Pedro Ribas Knoth Pra viagem, por favor: continente americano. 64 p.; 23,3 cm.

Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis, Santa Catarina Projeto Editorial EGR7136-04454 (20192) Professores: Mary Vonni Meürer de Lima, Luciano Patrício Souza de Castro, Israel de Alcântara Braglia Impresso no Brasil Dezembro de 2019


« Pior que não terminar uma viagem é nunca partir » Amyr Klink



Sumário

Continente Americano

Introdução

9

América do Sul

América Central Jamaica Jerk Chicken

38 40 42 44

Bahia, Brasil Acarajé

10 12

Cuba Tamales

São Paulo, Brasil Arroz e Feijão

14 16

América do Norte

Argentina Bife de Chorizo

18 20

México Burritos

46 48

Chile Caldillo de Congrio

22 24

Estados Unidos Hambúrguer

50 52

Bolívia Salchipapas

26 28

Canadá Poutine

54 56

Peru Ceviche

30 32

Conclusão

59

Colômbia Patacones

34 36

Índice

60


Autor da ilustração ®

10


Caro leitor, se você procura por um aglomerado de receitas típicas de outros países a fim de reproduzi-las para impressionar sabe lá quem ou ainda para servir de item decorativo, peço que feche esse livro e vá para aquele famoso guia de pesquisas — não que aqui você não vá encontrar isso, afinal de contas esse é um livro de receitas e de viagens, fato. Mas não somente isso. Entretanto, se você é um aficionado por culturas, eu te convido a seguir viagem, acredito que podemos iniciar nosso percurso. Nosso ponto de partida serão as Américas, aqui você vai experimentar sabores e aromas de um continente diverso. Vai conhecer as cores, ritmos e sorrisos desses vários povos que constituem a nossa história, vai ter liberdade para alterar o que bem entender e recriar a partir do que tem na mala ou a disposição. Pode seguir a rota ou ignorá-la, tanto faz, sinta-se livre para criar a sua própria experiência. Construir vivências a partir dos seus olhos e conhecer lugares através do olhar de um viajante nato — muito prazer. Tenho um pedido pessoal para você, desejo que estas páginas fiquem gastas pelas visitas constantes. Rabisque, anote, manche e suje com os ingredientes, cafés, vinhos e molhos durante a leitura: não deixe este livro imaculado. Se está de acordo com isso, então estamos prontos para seguir viagem.

9

Introdução


Bahia, Brasil Eu acredito que o que faz esse mundo plural e diversificado chamado Bahia ser absolutamente singular e diferenciado é a sua gente. Não há acarajé sem baiana, não há som sem atabaque, berimbau ou trio elétrico sem seus músicos, não há beleza que encante mais do que o sorriso de um baiano.

A Bahia é a terra-mãe do Brasil. Onde o país começou, onde o brasileiro se reconhece e se reencontra com sua essência. Onde raças, culturas, religiões e histórias se fundem com os tons da natureza exuberante do litoral e do interior. É difícil para qualquer Estado brasileiro superar a Bahia quando se fala em turismo: mar, sol, coqueiros, cidades históricas, ecoturismo e pratos de dar água na boca podem ser curtidos pelo visitante em ambientes alegres e hospitaleiros, com uma infraestrutura que até turistas vindos do Primeiro Mundo aprovam. Além disso, tem Bahia para cada um, não importa seus interesses e preferências. Sejam grandes resorts que oferecem conforto e contato com a natureza, ou ainda praias rústicas e inexploradas à espera de aventureiros. A influência da cultura africana está presente na culinária, nos cultos religiosos, no vocabulário, nas artes e também nas famosas festas de Carnaval. Predominam as cores vibrantes na pintura e a batida dos instrumentos de percussão na música. A capital, Salvador, com seus becos e ladeiras, é memória viva de muitos aspectos da cultura brasileira, da colonização aos dias atuais.

Brasil

10

América do Sul


Nome do PaĂ­s

13

Continente


Acarajé O acarajé é uma especialidade gastronômica das culinárias africana e afro-brasileira. Trata-se de um bolinho feito de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, e frito em azeite de dendê. O acarajé é um bolinho característico do candomblé, sua origem é explicada por um mito sobre a relação de Xangô com suas esposas. O bolinho se tornou, assim, uma oferenda a esses orixás.

Ingredientes • • • • • • • • • • • •

Preparo 1. Deixe o feijão de molho em uma tigela com água com um dia de antecedência para que inche bem. Retire a pele e bata o feijão no liquidificador junto com a cebola e sal até ficar cremoso. 2. Modele pequenas bolinhas de massa com as mãos e frite, aos poucos, no azeite de dendê bem quente, em imersão, até dourar. 3. Para o recheio, doure o alho no azeite de dendê e junte todos os demais ingredientes. 4. Deixe cozinhar, em fogo baixo, até obter um molho bem consistente. 5. Corte os bolinhos ao meio e recheie. 6. Seu acarajé está pronto

1kg de feijão fradinho 3 cebolas grandes picadas Sal a gosto 2 colheres (sopa) de azeite de dendê 2 dentes de alho amassados 500g de camarão seco picado 1 cebola grande picada 2 tomates sem pele e sem sementes picados Sal a gosto Cheiro-verde picado a gosto Coentro a gosto Pimenta malagueta amassada a gosto

Brasil

12

América do Sul


Nome do PaĂ­s

15

Continente


São Paulo, Brasil O que já foi a próspera terra do café para depois se tornar, no século XX, o maior polo industrial, comercial e de serviços do país, sem perder sua tradição agrícola, é uma das mais incríveis regiões do Brasil O quadro natural privilegiado e variado compreende desde as espetaculares paisagens montanhosas e cidades de ar europeu da serra da Mantiqueira até as lindas praias de um litoral onde está boa parte do que resta da nossa Mata Atlântica.

Tecnologia de ponta, indústria diversificada, agropecuária modelo, comércio de alto padrão. O dinheiro circula bastante no estado mais rico da nação. É verdade que os 41 milhões de paulistas respiram trabalho. Mas, a começar pelos paulistanos da gema, não faltam razões para crer que em São Paulo pode-se fazer de tudo. A capital paulista é o principal centro financeiro e a maior cidade do Brasil, de segunda-feira a segunda-feira há peças de teatro e exposições em cartaz, bares e restaurantes abertos a qualquer hora, além de eventos e shoppings lotados. Contando com a maior rede hoteleira do país, oferece vários pontos de entretenimento, centros culturais, museus e parques. No interior, busca-se um pouco de tudo: de tranquilidade em antigas fazendas de café transformadas em hotéis e estâncias hidrominerais, a destinos para ecoturismo — rafting, espeleologia, trilhas, trekking, paraquedismo e balonismo.

Brasil

14

América do Sul


Nome do PaĂ­s

17

Continente


Arroz com Feijão Um prato típico na mesa do brasileiro. Essa receita não tem uma origem certa, mas a hipótese mais aceita é a de que seria fruto de uma combinação do arroz ”milho d’água” (abati-uaupé) que os tupis, ainda muito antes de conhecerem os portugueses, já colhiam nos alagados próximos ao litoral. Outra versão afirma que esse prato foi a união do arroz com a feijoada, que tem origem africana ou portuguesa. O que se sabe é que ao longo dos séculos esse prato foi se popularizando por todo o país, passando a ser uma parte quase que indispensável da refeição dos brasileiros.

Ingredientes • • • •

Preparo

3 xícaras de arroz cru 2 concha de feijão cozido com o caldo Alho, cebola, sal e óleo (a gosto) 2 copos de água (250ml)

Brasil

1. Coloque o óleo, a cebola e o alho para fritar. 2. Em seguida, coloque o arroz para refogar. 3. Depois do arroz refogado, acrescente o feijão (cozido) e continue mexendo. 4. Logo em seguida, coloque o sal (a gosto) e a água, pode ser quente. 5. Tampe a panela e deixe os no fogo por aproximadamente 18 minutos, desligue o fogo e deixe a pressão sair normalmente.

16

América do Sul


Nome do PaĂ­s

19

Continente


Argentina A Argentina é um país que possibilita todos os tipos de viagens, tem regiões turísticas muito variadas. A mais procurada e tradicional é a da província de Buenos Aires, a capital federal. Centro urbano do país, é uma cidade cosmopolita com muitos atrativos culturais, museus, parques, teatros e bairros tradicionais como Palermo, La Boca e Recoleta que encantam os visitantes. Nessa zona ainda é possível fazer turismo rural, em fazendas situadas a poucos quilômetros da capital. Ainda fazem parte da região bonaerense a cidade de La Plata, Bahía Blanca, Mar del Plata, Pinamar e no delta do Paraná está a cidade turística de Tigre. Para quem prefere turismo menos comercial, com roteiros mais ligados à natureza, tem a opção de subir o país e conhecer o norte, onde ficam as provincias de Tucumán, Jujuy, Salta, Catamarca e Santiago del Estero. Nessa região há opção de turismo de aventura. São províncias de povoados indígenas que parecem ter parado no tempo, onde encontram-se lindas paisagens e é possível fazer rapel e escaladas. A região conta ainda com imensas salinas e águas termais. Para quem gosta de lugares menos áridos, há a área dos grandes rios onde estão as províncias de Chaco, Corrientes, Formosa, Misiones e Santa Fé. Três grandes rios estão sobre essa região: o Paraná, o Uruguai e o Iguaçu. Há também muitos parques nacionais nessa parte do país. Na capital, a noite é uma das mais agitadas do país e nas cidades do interior da província há vários festivais folclóricos em diferentes épocas do ano.

Argentina

Um dos lugares mais conhecidos do mundo, a Patagônia argentina tem uma beleza única. A Cordilheira dos Andes, os bosques, animais marinhos, e o Ushuaia, a cidade mais austral do mundo, porta de entrada para a Antártica, são algumas das atrações da parte sul do país.

A Argentina costuma ser o primeiro destino internacional para muitos, e não é à toa. O país tem um ar de europeu mas as suas ruas tem toda a energia latino-americana — não é difícil esbarrar em um casal dançando tango pelo centro histórico de Buenos Aires. Um prato cheio para quem deseja reunir cultura, história, arte e culinária.

18

América do Sul


Nome do PaĂ­s

21

Continente


Bife de Chorizo O bife de chorizo é um corte de carne argentino em que se retira o miolo do contrafilé. De sabor acentuado e carne macia, ele é servido em fatias grossas e, geralmente, mal passadas. A maioria das receitas de bife de chorizo são feitas na churrasqueira, mas nada impede que você prepare-o na frigideira ou na chapa. Para acompanhá-lo, a dica é apostar em saladas, farofas, cremes e molhos em geral.

Ingredientes • 2 bifes de chorizo de cerca de 200g cada, algo como 2 dedos de altura • Sal grosso • Acompanhamentos a parte

Preparo 1. Comece polvilhando os bifes de chorizo com o sal grosso triturado 2. Deixe descansar em frente à churrasqueira por 5 minutos 3. Passado esse tempo, coloque a carne na grelha a cerca de 15 cm da brasa bem quente, mas sem labaredas para não queimá-la - Esse é outro ponto fundamental para um bife de chorizo perfeito: a brasa deve estar bem quente, mas sem chamas. Para ter certeza que ela está na temperatura ideal, coloque a palma da sua mão na churrasqueira na altura da grelha e conte de 1 a 5. Você não deve suportar mais que 4 ou 5 segundos 4. Para servir mal-passado, o bife de chorizo fica-

Argentina

rá cerca de 15 minutos na grelha - quando seus sucos começarem a aparecer na superfície da carne, o que deve levar entre 7 e 8 minutos, vire usando um pegador ou outro utensílio que não fure a carne 5. Após virar, deixe na brasa pelo mesmo tempo que assou o primeiro lado. Então retire da grelha, deixe descansar por alguns minutos para que os sucos se assentem no interior da carne 6. E sirva!

20

América do Sul


Nome do PaĂ­s

23

Continente


Chile O Chile é o destino perfeito para quem é fascinado por história. Com diversos museus espalhados pelo país, é possível imergir na civilização latina pré-hispaniana, conhecer a rica fauna e flora de todas as suas regiões desde a criação do mundo. É um país pitoresco pela sua cultura e pelas múltiplas paisagens em toda sua extensão. Certamente não poderia ficar de fora da rota americana!

O Chile é um destino apaixonante. Sua geografia de extremos, localizada entre o Pacífico e a Cordilheiras dos Andes, garante a seus visitantes uma das viagens mais cenográficas do continente americano inteiro. Sua bela capital, Santiago, consegue encantar com um visual único, cercado por montanhas que muitas vezes podem ser vistas logo ali, da janela do hotel. Na cidade grande, há uma certa influência europeia mesclada com suas divertidas raízes latinas, que marcam qualquer turista. As opções são tão extensas que valem, inclusive, um esforço maior até terras longínquas. É o caso da distante e misteriosa Ilha de Páscoa, um dos cenários mais impactantes em terras chilenas. Por ali, é possível encontrar mais de 900 exemplares de moais, as famosas estátuas de pedras que, segundo estudos, eram a representação de célebres antepassados de origem rapa nui. Ao norte, as terras áridas do Atacama, comparadas ao solo encontrado em Marte, contrastam com o sul gelado, como as belas cidades de colonização alemã da Região dos Lagos.

Chile

22

América do Sul


Nome do PaĂ­s

25

Continente


Caldillo de Congrio É um prato de peixe chileno, feito de congrio Dorado ou Colorado, uma espécie de enguia comum no Mar Chileno. O poeta chileno Pablo Neruda imortalizou o caldinho de congrio em sua literatura — Oda al caldillo de congrio.

Ingredientes • • • • • • • • • • • • • • • •

Preparo

1 quilo de cabeça e ossos de congro 250ml de vinho branco 2l de água 1 cebola cortada 2 talos de aipo picados 1 cenoura cortada Louro, tomilho e sal a gosto 4 colheres de sopa de azeite 2 cebolas sem casca cortadas em lascas 3 dentes de alho picados 4 tomates sem casca e sem sementes cortados em pequenos cubos 10 camarões calibre 20-26 10 postas de congro vermelho 100ml de creme de leite Uma gema de ovo Salsinha picada a gosto

Chile

1. Lavar bem os ossos e a cabeça sem deixar vestígios de sangue 2. Colocar todos os ingredientes em uma panela 3. Deixar ferver e, depois, cozinhar em fogo baixo por mais 25 minutos, mais ou menos. 4. Fritar as cebolas e o alho no azeite até obter uma cor dourada e reservar. 5. Em outra panela, fritar o tomate em azeite e cobrir com o caldo de pescado 6. Dourar as postas de congro no azeite para selar o peixe, evitando que ele perca água 7. Colocar uma parte das cebolas fritas, o tomate cozido e os peixes em uma panela de barro 8. Adicionar o caldo de peixe 9. Cozinhar em fogo baixo até que os peixes fiquem no ponto 10. Adicionar o creme de leite diluído em um pouco de caldo 11. Acrescentar a salsinha a gosto

24

América do Sul


Nome do PaĂ­s

27

Continente


Bolívia O espanhol é a língua mais falada da Bolívia, mas o quíchua e aimará também são bastante usados pela população. O nome do país é uma homenagem ao militar Simón Bolívar. A cultura do país é rica e variada — se vê cores por todos os lados, é encantador!

Fazer turismo na Bolívia exige certo preparo (físico e mental). Essa nação de fortes tradições indígenas costuma assustar os que estão acostumados ao turismo fácil de outros países sul-americanos. Estradas e vias públicas em péssimo estado de conservação, cidades com trânsito caótico e uma rede hoteleira que muitas vezes se resume a um pequeno estabelecimento sob administração familiar são alguns dos obstáculos a se superar para conhecer um país belíssimo e único. Aos poucos, o susto vai dando lugar ao encantamento (aliada a uma boa dose de paciência) e os olhos começam a testemunhar a beleza de cidades coloniais como Potosí, cujo centro histórico foi declarado pela Unesco um Patrimônio Histórico da Humanidade, ou a experiência única de cruzar áreas desérticas do sul do país, como os que viajam por terra entre o salar do Uyuni e o deserto do Atacama, no vizinho Chile. La Paz é uma das principais portas de entrada para o país via aérea. Sua proximidade com sítios fantásticos, como o lago Titicaca e Tihuanaco, além de picos andinos fabulosos, fazem dela um centro logístico ideal. O cenário formado por imensas placas de sal, vulcões, gêiseres e lagoas é capaz de apagar todos os efeitos colaterais que uma viagem a Bolívia possa causar. Seu rico passado nativo, aliado às heranças hispânicas, concedem ao visitante lições preciosas de história.

Bolívia

26

América do Sul


Nome do PaĂ­s

29

Continente


Salchipapas Salchipapas é um prato típico da culinária da América Latina. Consiste num prato de salsichas fritas inteiras ou cortadas em rodelas, acompanhadas por batatas fritas e diversos molhos. São muito frequentemente vendido por vendedores de rua ou em restaurantes simples por um preço baixo, são comidas até altas horas da madrugada.

Ingredientes

Preparo

• Batata a gosto • Salsichas a gosto • Molhos a parte

Bolívia

1. Cortar as batatas, similares ao corte de batatas fritas 2. Cortar as salsichas em rodelinhas finas e fritar rapidamente, nao se deve dourar 3. Misturar com as batatas fritas 4. Servir 5. Combina bastante com ketchup, mostarda e maionese

28

América do Sul


Nome do PaĂ­s

31

Continente


Peru Mesmo escondido atrás da fama de Machu Picchu, costuma deixar um gosto de “preciso voltar” para a maioria dos viajantes que passam por ali e se surpreendem quando descobrem que há muito mais pedindo para ser explorado. É um país cheio de oportunidades para experiências de viagem memoráveis e aventuras

Faça turismo no Peru e deixe que o cenário de sonhos de Machu Picchu o seduza a conhecer as mais espetaculares ruínas da América Latina. E, uma vez lá, permita-se explorar outros lugares para notar que o Peru vai além. Colorida, indígena, saborosa e feliz, a terra dos incas já havia entrado para a história muito antes de Cusco se tornar uma capital poderosa no século 15 — e uma charmosíssima cidade colonial espanhola depois disso. No entorno de Lima, a estilosa capital atual, as relíquias mais antigas das Américas hibernam no circuito de Caral, Trujillo e Chiclayo. Milenares e igualmente misteriosas, as Linhas de Nazca seguem intrigando quem as sobrevoa. Um roteiro no Peru também permite que se aprecie das alturas as paisagens e a cultura da região do Titicaca, um dos maiores lagos de altitude do planeta.

Peru

30

América do Sul


Nome do PaĂ­s

33

Continente


Ceviche Ceviche é talvez o prato mais famoso da cozinha peruana. É uma salada de peixe cru com uma marinada chamada leite de tigre. Segundo chefes, todo o segredo está na marinada, no leite de tigre.

Ingredientes

Preparo

• 200 gramas de peixe branco fresco cortado em cubos de 1 cm • 1/2 unidade de Cebola roxa cortada em tiras finas • 2 unidades de limão (só o suco) • 1 pitada de coentro em grãos • 1 unidade de pimenta dedo-de-moça cortada em tiras finas • Sal a gosto

Peru

1. Coloque o peixe em um recipiente junto com o suco de limão. Deixe o limão cozinhar o peixe durante 5 a 10 minutos. Depois acrescente os outros ingredientes e misture bem 2. Coe o líquido e está pronto 3. Para aproveitar o líquido que sobra, chamado de leite de tigre, ferva-o e deixe esfriar

32

América do Sul


Nome do PaĂ­s

35

Continente


Colômbia A Colômbia é um país maravilhoso e com atrativos turísticos para todos os gostos de viajantes, desde aqueles que curtem praias do Caribe Colombiano à aqueles que gostam de lugares históricos

Muitos viajantes em busca de praias do Caribe por um preço mais acessível estão programando uma viagem para Colômbia. Isto porque parte do país é banhado por este mar maravilhoso. Além disso, existem várias ilhas da Colômbia no Caribe! Cartagena das Índias é a principal cidade turística do Caribe colombiano, e também ponto de partida para outras ilhas. Mas, é claro, que os pontos turísticos não se resumem apenas as praias da Colômbia. Se quer conhecer mais da cultura colombiana, a capital Bogotá e seus arredores tem muitos lugares turísticos incríveis. No país existem até mesmo vulcões nevados! Medellín é outro destino que pode ser bem interessante, pois é uma das maiores cidades e bem animada.

Colômbia

34

América do Sul


Nome do PaĂ­s

37

Continente


Patacones O plátano tem uma forma muito semelhante à da banana, mas essa fruta é diferente porque, ao contrário da banana, contém inúmeras sementes duras. Além disso, enquanto a banana é consumida crua, in natura, o plátano deve ser cozido pois tem uma consistência mais dura e que “amarra” na boca.

Ingredientes • • • •

Preparo

2 plátanos grandes 50 g de manteiga 1 colher de chá de canela em pó 3 colheres de sopa de açúcar mascavo

Colômbia

1. Descasque os plátanos e corte-os em rodelas de cerca de 1cm de espessura 2. Em uma panela coloque a manteiga para derreter e assim que o derretimento começar, arrume todas as rodelas e deixe-as rolar por cerca de 2/3 minutos 3. Espalhe por cima o açúcar com a canela, vire as rodelas com um garfo para cozinhar bem dos dois lados 4. Levante a chama para deixar o líquido secar (se este se formar) 5. Sirva assim que o caramelo amornar

36

América do Sul


Nome do PaĂ­s

39

Continente


Jamaica Se existe um país onde estereótipos dão bem o tom da realidade, este lugar é a Jamaica. Reggae, rasta, hemp e o famoso jargão “no problem” estão presentes no dia-a-dia dos jamaicanos (e de muitos turistas também). A língua oficial é o inglês (apesar de ser quase incompreensível, mesmo para quem é fluente no idioma), e sua moeda, o dólar jamaicano, é muito desvalorizado se comparado ao dólar americano, portanto, para o turista que pretende fazer compras, a Jamaica é um ótimo lugar. Kingston não é nem bela, muito menos segura, então boa parte dos turistas só a conhece pela janela do avião. Para aqueles que se aventurarem por ela, as opções vão desde praças e monumentos históricos a algumas praias, como a ilhota de Lime Cay, a 15 minutos de barco da capital. O Coronation Market, em Kingston, a mãe de todos os mercados confusos do planeta, é o lugar perfeito para adquirir alguns suvenires da cultura local. Não deixe de visitar o museu do cantor de reggae Bob Marley, que foi feito dentro do estúdio do artista, maior ídolo do país. Em Montego Bay, ao norte da ilha, reserve um tempo para conhecer a Cockpit Country. O lugar é tão incrível que abriga cachoeiras, cavernas e um grande bosque de pedras enriquecido pela fauna e flora nativas. Aqui ficam alguns dos maiores e melhores resorts all-inclusive do país, além de um movimentado porto que recebe cruzeiros que passam por outras ilhas do Caribe.

Jamaica

Em Negril, a música contagia os turistas, que começam a entrar no ritmo sem ao menos perceber. O país é alegre e suas praias, encantadoras. De Bloody Bay, de areais brancas e águas transparentes, a Cousin´s Cove, o visitante terá uma experiência muito agradável e divertida.

Os bares são muito animados e lhe oferecerão aspectos bem distintos do país. As casas mais informais atacam com muita música local, cerveja e bebidas a base de rum, o destilado local feito a partir de cana-de-açúcar. Também pode contar com clássicos como daiquiri, mojito, mai thai, cuba libre e piña colada.

38

América Central


Nome do PaĂ­s

41

Continente


Jerk Chicken Se conseguir escapar da comida dos resorts (que pode ser ou muito boa ou bem insossa) irá se surpreender com a interessante comida creole jamaicana. Os onipresentes churrascos de carne, porco e frango conhecidos como jerk beef e jerk chicken, marinados em um molho agridoce um tanto apimentado e assados a baixa em temperatura com uma madeira especial, são deliciosos. Normalmente vem acompanhados com pratos de arroz soltinho e feijão.

Ingredientes • • • • • • • • • • • • • • • •

Preparo

1 cebolinha picada 4 colheres (sopa) de suco de laranja 1 colher (sopa) de gengibre fresco picado 1 colher (sopa) de pimenta verde picado 1 colher (sopa) de suco de limão 1 colher (sopa) de molho de soja 4 colheres (sopa) de suco de laranja 1 colher (sopa) de gengibre fresco picado 1 colher (sopa) de pimenta verde picado 1 colher (sopa) de suco de limão 1 colher (sopa) de molho de soja 1 dente de alho, picado ou amassado 1 colher (chá) de pimenta da Jamaica 1 / 4 colher (chá) de canela em pó 1 / 2 colher (chá) de cravo em pó 1 frango inteiro, cortado em pedaços

Jamaica

1. Misture a cebolinha, o suco de laranja, o gengibre, a pimenta, o suco de limão, o molho de soja, o alho, a pimenta da Jamaica, a canela e o cravo. Adicione a galinha, e deixe marinar por 8 horas 2. Asse o frango na churrasqueira preaquecida em temperatura média 3. Ferva a marinada que sobrou por 2 a 3 minutos e jogue-a sobre o frango pronto

40

América Central


Nome do PaĂ­s

43

Continente


Cuba Por um lado é impressionante a sensação de se estar de volta aos anos 50, com os carros antigos e os prédios exatamente como eram nos tempos da Revolução, que aconteceu em 1959. Muitos prédios, especialmente os hotéis e museus foram restaurados pelo governo e têm melhores condições, valorizando a arquitetura do lugar. Por outro, é uma cidade suja, com muitos prédios abandonados e outros que parecem que vão ruir a qualquer momento.

Cuba é um país que atrai muitos turistas por dois motivos: primeiro porque é uma ilha situada no mar do Caribe, portanto possui praias paradisíacas. Segundo, pela sensação de estar em um país que parou no tempo. Cuba é uma país de contrastes: ao mesmo tempo vê-se muita cultura, muita história, muita beleza e um povo muito amistoso e caloroso; mas lida-se também com as dificuldades de um país que não acompanhou as evoluções do mundo moderno. Os destinos mais procurados pelos turistas são a capital cubana, Havana, e também o balneário de Varadero, com resorts em praias paradisíacas de águas cristalinas e areias finíssimas. Quem quiser se aventurar, dá para conhecer melhor a ilha, que guarda muita história e muito lugares belíssimos para visitar. E o clima ajuda muito: Cuba faz calor o ano todo. No inverno, as temperaturas mínimas são de 18 ºC. Só é preciso ficar alerta, de agosto a outubro podem ocorrer tufões. Além dessas, há ainda muitos outros cantinhos que merecem ser explorados para quem quer conhecer a verdadeira essência da ilha. Como Santa Clara, conhecida como a “Cidade do Che”, ou Valle de Vinales, uma calma vila montanhosa de belas paisagens e muitos outros. Uma viagem de uma semana pode ser estendida por um mês (ou mais) para se encantar com a cultura, a arquitetura, e é claro, com o povo cubano — que merece todos os destaques pela sua simpatia.

Cuba

42

América Central


Nome do PaĂ­s

45

Continente


Tamales O tamal ou tamale é um prato tradicional da culinária mesoamericana, feito de masa, uma massa normalmente feita à base de milho, que pode ser cozida a vapor, ou então fervida num invólucro, que pode ser feito de folhas de milho, de mandioca, de bananeira, de abacate e até de papel alumínio ou plástico, e que é retirado antes de ser consumido.

Ingredientes • • • • • • • • • • • • •

Preparo

1/2 kg de carne moída 2 pimentões, um verde e um amarelo 1 pires de azeitonas verde picadinha 1 lata de milho verde 1 cebola picada 3 tomates sem pele 1 xícara de leite frio 1 xícara de farinha de milho 1 ovo 2 colheres de óleo 2 dentes de alho Sal a gosto 300 g de mussarela

Cuba

1. Refogue a carne, com alho, cebola e o sal. 2. Coloque o restante dos ingredientes, como pimentão, milho, azeitona picadinhas 3. Deixe refogar 4. Depois de refogado abaixe o fogo 5. Reserve em um recipiente bata o ovo e misture o leite e a farinha 6. Coloque no refogado ainda no fogo baixo, dê uma misturada 7. Coloque no refratário cubra com a mussarela e leve ao forno para derreter o queijo.

44

América Central


Nome do PaĂ­s

47

Continente


México Esqueça o Chaves e os mariachis, a pimenta e os sombreiros. Poucos países podem se gabar de oferecer opções tão distintas e abrangentes ao turista quanto o México. Ruínas de antigas civilizações estão por todas as partes, das pirâmides de Teotihuacán, nos arredores da capital, à cidade murada (e de frente para o oceano) de Tulum, na Riviera Maia. A Cidade do México, com seu trânsito insano e que parece estar sempre acordada, oferece de grifes internacionais — para quem está interessado apenas em compras —, aos casarões que remetem ao tempo da colonização espanhola. Isso sem se esquecer de uma das catedrais mais imponentes das Américas, a casa de Frida Kahlo e as arenas de touradas. A contínua diminuição de exigências da imigração vem atraindo cada vez mais brasileiros, que em sua maioria tendem a se concentrar nos resorts caribenhos: a badalada Cancún, as “perfeitas-para-mergulho” Isla Mujeres e Cozumel ou a relaxante Playa Del Carmen. Para quem tiver mais tempo, é imprescindível uma passagem por Acapulco, “a Miami mexicana”, ou a bela Los Cabos, com seus arcos de pedras surgindo do mar, bem na ponta da península da Califórnia. Se tudo isso não bastasse, a cozinha vai muito além dos pratos tex-mex que se popularizaram mundo afora, oferecendo uma vasta gama de ingredientes, formas de preparos e histórias que fizeram a UNESCO considerá-la como patrimônio cultural intangível. Boa parte das matérias-primas são de um frescor e intensidade que provocam suspiros, como aromáticas favas de baunilha, chocolate, pimentas (mais pujantes que ardidas), tenros grãos de

México

milho e feijão. De origem maia ou asteca, moderna ou colonial, combinada ou não a um copo de oleosa tequila, esse é um motivo e tanto para conhecer essa bela e animada nação.

O país consegue reunir em seu território uma gama de atrações, como belas praias, deslumbrantes paisagens de montanhas, cidades coloniais e grande quantidade de ruínas arqueológicas.

46

América do Norte


Nome do PaĂ­s

49

Continente


Burritos Burrito é um prato tradicional da culinária do México e da culinária Tex-Mex consistindo de uma tortilla de farinha geralmente recheada de diversos ingredientes, a maior parte das variantes utiliza feijão e carnes (bovina, suína ou frango) com acompanhamentos.

Ingredientes

Preparo

• • • • • • •

1/3 de xícara de de chá de óleo 1/4 de xícara de chá de cebola picada 1 dente de alho amassado Pimenta a gosto 250 g de molho de tomate 4 xícaras de chá de feijão cozido 2 xícaras de chá de carne de galinha cozida e desfiada • 1 1/2 xícara de chá de queijo ralado

México

1. Junte 1 colher de sopa de óleo a uma frigideira. 2. Acrescente a cebola e o alho 3. Frite até que a cebola doure e acrescente a pimenta. 4. Junte o molho de tomate e aqueça. 5. Acrescente 1 xícara de feijão e amasse bem com um garfo. 6. Junte mais um pouco de óleo e mais um pouco do feijão, aquecendo e amassando novamente e continue até terminar o óleo e o feijão. 7. Divida o frango em 12 porções. 8. Coloque 1 porção no meio de cada tortilla. 9. Cubra com umas 3 colheres de sopa da mistura de feijão. 10. Salpique com 1 colher de sopa de queijo ralado. 11. Dobre um lado da tortilla sobre o recheio. 12. Dobre o outro lado por cima. 13. Dobre as duas outras extremidades para formar um embrulho.

48

América do Norte


Nome do PaĂ­s

51

Continente


Estados Unidos Não há destino no mundo onde a vida do turista é mais fácil e as opções de lazer e atividades tão amplos como nos Estados Unidos. Você pode passar anos por aqui sem realmente conhecê-los por completo, tal é a variedade de paisagens e culturas. Não surpreende, portanto, que uma parcela mínima de norte-americanos possua um passaporte. Eles simplesmente passam sua vida viajando dentro de casa. A costa da Califórnia é o ponto de partida perfeito para conhecer alguns dos mais espetaculares parques nacionais (outra boa invenção americana) do mundo: há um com árvores gigantescas (Sequoia); o outro é pai de todos os abismos (Grand Canyon); e parque que alimenta os sonhos de todo montanhista (Yosemite). Um pouco mais a oeste, no estado do Colorado, estão algumas das pistas de esqui favoritas dos brasileiros: Vail e Aspen. A marca registrada de ambas são a infraestrutura perfeita e a comodidade, algo que também se encontra com fartura em Las Vegas, cidade dos excessos, dos jogos e de shows de produção impecável. Rumo ao leste, até o menos consumista dos seres se rende aos preços e ofertas dos malls e outlets de Miami, antes de dar um alô para o Mickey ou se esgoelar nos delirantes parques de Orlando. Um pouco mais ao norte, Nova York é a capital do mundo, com cada esquina lembrando alguma cena de filme e com cada peça de museu trazendo reminiscências das aulas de história. Do alto do Empire State Building ou dos ferries do rio Hudson, esse é o skyline urbano definitivo.

EUA

Ainda visite o centro do poder global em Washington, onde encontram-se alguns dos melhores museus do planeta. Entre eles: o Smithsonian e o da National Geographic Society. E para quem acha que é só isso, veja como as ondas do mar e o fogo das entranhas da terra formaram o arquipélago do Havaí, enquanto que, em algum lugar esquecido do Alasca, testemunhe dos dos mais belos espetáculos da natureza: a aurora boreal e o sol da meia noite.

Do espírito do aloha aos cowboys do oeste, de bares chiquetérrimos em Manhattan a um home-run da liga de beisebol, esse é o mundo que você acostumou-se a ver em revistas, websites e TVs, tudo isso ao vivo

50

América do Norte


Nome do PaĂ­s

53

Continente


Hambúrguer A verdadeira receita de hambúrguer americano não é tão simples de ser encontrada, apesar de muito difundida obviamente nos EUA, isto porque cada país agrega ingredientes à receita, alterando consideravelmente o estilo de preparo original.

Ingredientes

Preparo

• 1 kg de carne moída (vale lembrar que você pode escolher os seus cortes favoritos, mas não se esqueça de assegurar a qualidade!); • 100 g de bacon; • 3 cebolas brancas grandes; • 100 g de mussarela; • 100 g de presunto; • Um pote de champignon • Condimentos a parte

EUA

1. Pique o bacon o mais fino possível 2. Pique o champignon em pedaços pequenos, reserve a água da conserva 3. As cebolas do autêntico hambúrguer americano precisam ser passadas num processador, tornando-se quase um creme 4. Divida a cebola em duas partes diferentes 5. Frite uma das metades da cebola com o bacon e o champignon. Reservando a outra metade 6. Pegue o óleo em que esse bacon foi fritado e misture com a outra parte das cebolas, a água da conserva do champignon e a própria carne 7. Depois da massa pronta (não termine o processo de cozimento), aguarde esfriar um pouco, amasse bem e faça bolinhas com aproximadamente 5 cm de diâmetro 8. Abra cada bolinha num pires e recheie com o queijo e o presunto 9. Então, basta fechar o hambúrguer e levar para fritar na frigideira. Vale lembrar também que essa receita pode ser feita grelhada!

52

América do Norte


Nome do PaĂ­s

55

Continente


Canadá O Canadá é um país vasto, formado por dezenas de etnias, nativas e imigrantes, que surpreendem por sua diversidade. Sérvios, ucranianos, poloneses, portugueses, franceses e chineses são só alguns grupos que dão uma cor toda especial ao país junto às primeiras nações. Parte dessa multiplicidade é vista em festivais culturais ao longo do ano.

Como é variado este nosso irmão do norte: montanhas nevadas, florestas centenárias, vastos campos abertos e lagos com águas azul-esmeralda. Por isso, se for ao Canadá, visite as suas cidades, mas não se esqueça de se aventurar além do concreto para sentir a alma do país: a natureza. Não se conhece o Canadá sem compartilhar da paz de deslizar por um lago ou rio a bordo de uma canoa ou sem caminhar por uma das milhares de trilhas que cortam florestas quem mais parecem uma aquarela de cores – do amarelo ao vermelho mais intenso. Um país multicultural por excelência, fundado por três povos distintos, o indígena, o britânico e o francês, o Canadá do século 21 abriga um mosaico de culturas trazidas por imigrantes de todos os cantos do mundo. Sentir um gostinho do país é experimentar maple syrup (doce xarope extraído da seiva da árvore cuja folha decora a bandeira canadense) numa fazenda em Ontário e comer num bistrô francês em Montreal. Festas incluem o gelado mas divertido carnaval de inverno de Quebec, as animadíssimas celebrações do Ano-Novo chinês em Toronto e Vancouver e paradas que celebram a cultura irlandesa no dia de Saint Patrick (São Patrício) em todas as principais cidades.

Canadá

54

América do Norte


Nome do PaĂ­s

57

Continente


Poutine Esse prato típico do Canadá é comumente servido como petisco, e se você achava que não tinha como a batata frita ficar ainda mais sensacional, vai descobrir como levar esse prato originário de Quebec, cidade canadense, para a sua mesa.

Ingredientes • • • • • • • • •

Preparo

1 kg de batatas 600 g de queijo coalho 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal 2 xícaras (chá) de caldo de carne 3 dentes de alho amassados 2 colheres (sopa) de molho inglês Cheiro-verde a gosto (opcional) Sal e pimenta-do-reino a gosto

Canadá

1. Lave as batatas, descasque-as e corte em tiras finas — no formato de batata frita que a gente já conhece. Em seguida, deixe as tiras de molho em um recipiente com água fria 2. Para fazer o molho gravy, você vai seguir basicamente uma técnica simples para engrossar molhos: em uma panela, coloque a manteiga e, assim que estiver derretida, acrescente a farinha de trigo e vá misturando até ficar com uma coloração dourada (5 minutos) 3. Após esse tempo, adicione à panela os seguinte ingredientes: o caldo de carne, o alho, o molho inglês, o sal e a pimenta-do-reino, e vá mexendo sem parar até a mistura ferver e adquirir consistência mais grossa 4. Quanto ao queijo coalho, basta cortá-lo em cubos e reservar 5. Agora, basta fritar as batatas em óleo quente e colocá-las sobre o papel-toalha para absorver o excesso de gordura 6. Coloque as batatas fritas no recipiente onde irá servir, adicione pedaços de queijo coalho e finalize com uma quantidade generosa de molho por cima! Lembre-se de que o molho deve estar quente.

56

América do Norte


Nome do PaĂ­s

59

Continente


Nome do PaĂ­s

60


Caro amigo, agora mais próximos, chegamos ao fim da nossa primeira viagem. A América é um continente cheio de riquezas históricas e culturais — suas cores e sons são o que representa esse povo que tanto luta para construir sua identidade. De várias faces, cores e línguas. De batidas, danças e sorrisos. Estabelecida de todos os lados, esse continente foi formado a partir de uma soma de culturas que nos resulta em uma doce diversidade, espero que possa ter sentido o gosto dela em alguma dessas receitas. Confesso que tenho uma paixão pessoal pela rota que lhe mostrei, é incrível conhecer a própria história e viver a nossa origem. O que achou de conhecer o Novo Mundo? Espero que tenha viajado em seus temperos e energias. As Américas preparam para o que está por vir. Conhecer o nosso quintal nos dá a coragem necessária para ir ainda mais longe, desbravar o mundo. Ainda tem muito a se experimentar, fôlego! Estarei aqui quando estiver pronto para embarcar na próxima viagem.

59

Conclusão


Índice Alho

12, 14, 24, 32, 44, 48, 56

Arroz

16 18, 30, 38, 42, 54

Aventura

52

Bacon

Batata 28, 56

10, 12, 14, 16, 46, 50

Brasileiro Café

9, 14

Camarão

12, 24

Canela

36, 40

Capital

10, 14, 18, 22, 30, 34, 38, 42,

46, 50

Carne vermelha

12, 14, 24, 32, 44, 48, 52

Cebola Cenoura

24

Churrasqueira Coentro Cores

Índice

60

20, 40, 44, 48, 52, 56

20, 40

12, 32

9, 10, 26, 54, 59


12, 24, 32, 36

Cozinhas Cultura

46, 54, 59

10, 18, 22, 26, 30, 34, 38, 42,

Entradas

28, 32, 56

Espanhol

26, 30, 32

Frutas

36

Grelha

20, 52

História

42, 46, 58

Ilha

Rua

Limão

18, 28, 32, 36

Pimenta

12, 32, 40, 46, 48, 56

Salsicha

28

Turismo Vegano

18, 26, 30, 54

14, 18, 50

24, 32

Tomate

9, 10, 18, 22, 26, 30, 34, 38,

10, 18, 50, 54

24, 44

Peixes

22, 34, 38, 42

Indígenas

10, 38

Parques

20, 48, 52

Frigideira

Música

Ovos

40, 48

Frango

20, 28, 40, 48, 56

Natureza

12, 16, 40, 46, 48

Feijão

Molhos

12, 44, 48 10, 14, 18, 26, 30 16

Vegetariano

16

32, 40

Litoral

10, 14, 16

Massa

12, 44, 48

61

Índice




Impresso em papel offset 120g/m² 200x233mm Fontes usadas: Adelle PE Light; Mencken STD Narrow; Caveat Regular.



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.