Semanal ICESP (5 de novembro)

Page 1

invade o

COTIDIANO

Divulgaçnao Icesp

Na passarela, pacientes chamam atenção para a prevenção do câncer de mama

Empolgação, ansiedade, brilho nos olhos. Esse era o clima dos bastidores do desfile “Passarela em Tons de Rosa”, na última terça-feira (30), que chama atenção para a prevenção e conscientização da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em sua oitava edição – a quinta em parceria com a Faculdade de Moda Santa Marcelina (FASM) – o desfile do ICESP contou com o engajamento de mais de 90 alunos, além de diversos profissionais da Faculdade e do Instituto envolvidos, todos empenhados em fazer da passarela um verdadeiro palco de sonhos para os 44 pacientes “modelos”. Na abertura, subiram ao palco Joyce Chacon, diretora executiva do ICESP; Maria Helena Sponton, coordenadora de Humanização do hospital e organizadora do evento; Lucimara Duarte Chaves, Diretora Acadêmica da Faculdade; Walquiria Caversan, Coordenadora de Moda e Mariane Abakerli, Coordenadora do Bacharelado de Artes Visuais, ambas da FASM. “Hoje é um dia no qual nós fazemos do ICESP não só um ambiente de tratamento, mas um ambiente que nos brinda com esse momento de carinho e de amor, e com a humanização de que tanto falamos”, ressaltou Joyce. Na sequência, chegou a hora dos pacientes brilharem. Um a um, eles entraram vestidos com seu melhor sorriso, emocionando a todos e arrancando aplausos do público, que se encantava a cada entrada. Depois da primeira parte concluída, o Prof. José Roberto Filassi, Chefe do Setor de Mastologia HC – ICESP, falou da importância do momento e agradeceu a oportunidade. “O câncer de mama assusta todo mundo, mas é importante lembrar que, em 90% dos casos, o paciente fica bem e volta ao convívio com seus familiares, como pudemos ver aqui hoje”.

Por fim, os alunos acompanharam seus respectivos modelos, apresentando com orgulho e alegria o trabalho desenvolvido durante os últimos meses. “As meninas não fizeram só uma roupa, elas me fizeram um abraço. Elas me ouviram, entenderam as minhas necessidades e dificuldades, elas queriam saber qual era o meu gosto. Então, eu não estava vestindo uma roupa, eu estava ficando bonita”, contou, emocionada, Andrea Sobrinho de Oliveira, paciente e mais nova modelo do Instituto. Sobre os preparativos Ao longo dos últimos meses, os alunos de moda envolvidos no projeto assumiram a missão de confeccionar os looks para o desfile. Para isso, estiveram dentro do hospital conhecendo de perto seus modelos, entendendo seus gostos e estilo, tirando medidas e definindo detalhes necessários para a produção das peças personalizadas. Neste ano, o grande diferencial da apresentação ficou por conta da utilização de tecidos tingidos naturalmente em tons de rosa e carmim. Os figurinos foram inspirados no conceito upcycling, que remete ao uso de roupas prontas e modificadas. Dessa vez, o conhecido painel de balões, deu lugar a uma cenografia produzida pelos alunos do curso de Artes Visuais, que criaram uma paisagem onírica com elementos visuais que se uniram nos sete painéis. O verde da base foi escolhido por ser no círculo cromático a cor complementar do rosa, e as mandalas na cor cobre, que é considerado o rosa das cores metalizadas. A produção de maquiagem foi feita por uma equipe de estilo da empresa Payot e a trilha sonora, moderna e animada, pela DJ Debby Gram. Semanal ICESP | 1 |


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.