Semanal ICESP (31 de julho)

Page 1

SEMANAL

ICESP 31 de julho | ano 9 , edição 394

www.icesp.org.br | icesp.comunicacao@hc.fm.usp.br

DIA A DIA

Divulgação ICESP

ICESP promove semana de conscientização sobre câncer de cabeça e pescoço

Na semana do Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço, celebrado em 27 de julho, o ICESP promoveu ações de conscientização e combate à doença. As atividades envolveram desde mini-palestras ministradas por uma equipe multidisciplinar a pacientes e acompanhantes do hospital nas salas de espera da Instituição até a apresentação do coral “Amigos da Voz”, composto por 30 pacientes do Instituto submetidos à cirurgia de retirada da laringe, por conta de câncer na região das cordas vocais, no último dia 26 de julho. O grupo de pacientes, que passa por um processo de reabilitação com acompanhamento da equipe de Fonoaudiologia do Instituto,

cantou sucessos como “Trem das Onze” e “É preciso saber viver”, e surpreendeu com uma paródia especial da música “Pare!”, da dupla Zezé di Camargo e Luciano, fazendo menção à importância de largar o cigarro. A apresentação foi realizada em conjunto com a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e contou com o apoio de participantes do projeto “Amor na Prática”, que abriu as apresentações e os acompanhou com a base do violão. Para falar com a população e tirar dúvidas sobre o tema, o hospital realizou ainda uma transmissão ao vivo em sua página do Facebook, com a presença do Dr. Marco Aurélio Kulcsar, chefe do grupo de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Instituto. O bate-papo pode ser conferido na íntegra no link https://goo.gl/oqPbKi.

Câncer de cabeça e pescoço: sintomas e prevenção Medidas simples como não fumar e nem consumir bebidas alcoólicas em excesso, além de dar preferência a alimentos pobres em gordura e ricos em fibras, ajudam a evitar o desenvolvimento dos tumores. Especialistas orientam também que as pessoas se habituem a examinar sua boca regularmente, já que, se detectadas na fase inicial, a doença apresenta até 80% de chances de cura.

Divulgação ICESP

O câncer de cabeça e pescoço representa a classe de tumores malignos das vias aerodigestivas superiores como a boca, a faringe e a laringe e tem como principais fatores de risco o tabagismo e o abuso do álcool, além da infecção pelo papilomavírus humano, o HPV, contraído principalmente por relações sexuais desprotegidas. Estima-se mais de 40 mil novos casos da doença a cada ano. Embora os tumores sejam passíveis de detecção precoce, por estarem em regiões visíveis, muitas vezes os sintomas, como manchas brancas na boca, lesão ulcerada ou com sangramento e cicatrização demorada, nódulos no pescoço presentes por mais de duas semanas, mudanças na voz ou rouquidão persistente, ainda passam despercebidos. “Trata-se de uma doença grave, mas com potencial de prevenção alto e que, caso diagnosticada precocemente, tem altas taxas de cura”, ressalta Kulcsar.

Semanal ICESP | 1 |


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Semanal ICESP (31 de julho) by Instituto do Câncer - Issuu