Semanal ICESP (18 de julho)

Page 1

SEMANAL 18 de julho | ano 8, edição 340

ICESP

www.icesp.org.br | icesp.comunicacao@hc.fm.usp.br

DIA A DIA

Divulgação ICESP

“Masterchef” Raul Lemos dá aula de culinária saudável no Julho Verde

Diretamente da concorrida bancada do MasterChef, da TV Bandeirantes, o ICESP recebeu, na última terça-feira (12), o cozinheiro Raul Lemos, finalista da última edição do programa, em 2015, para uma aula de culinária especial, aberta ao público interno e externo. O chef ensinou duas receitas simples e de baixo custo, utilizando ingredientes e temperos frescos e “in natura” (de origem vegetal e animal), que são ricos em nutrientes benéficos a saúde. Unindo sabor e nutrição em “refeições

Alimentação e saúde

As estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) são de mais de 596 mil novos casos de câncer, apenas nesse ano. O consumo de alimentos com variedade, qualidade e quantidade adequadas é um dos principais fatores na prevenção da doença. “Mais do que buscar uma ‘dieta milagrosa’, que não existe, buscamos ressaltar sempre que uma alimentação equilibrada, com exceções esporádicas, e rica em alimentos naturais, é o que faz a diferença ao longo do tempo”, destaca o nutricionista Vitor Rosa, gerente de Nutrição e Dietética do Instituto. Na contramão deste consumo saudável, há os alimentos que são prejudiciais ao bom funcionamento do organismo

caseiras”, a ação realizada ao longo do “Julho Verde” reforça a importância da alimentação balanceada na prevenção do câncer e de outras doenças. Enquanto contava um pouco sobre os bastidores do programa, em um clima totalmente descontraído, Raul preparou uma saborosa lasanha de abobrinha com cogumelos e um delicioso creme de vegetais com mandioquinha e zattar, que pode ser incluído no cardápio de pacientes que fazem tratamento do câncer na região da cabeça e do pescoço.

e podem, inclusive, contribuir com o desenvolvimento de diversos problemas de saúde: os ultraprocessados, que têm em sua composição uma pequena parcela de alimentos naturais, sendo a maior parte destinada a aditivos e substâncias químicas. Esses devem ser consumidos com moderação ou evitados sempre que for possível. “Não podemos reduzir os alimentos a duas grandes listas: ‘heróis’ e ‘vilões’ da alimentação. Os principais erros em nossos hábitos alimentares não estão relacionados, exclusivamente, a ‘o quê’ comemos, mas também ao ‘quanto’ e ‘com que frequência’ nós consumimos alguns desses alimentos”, esclarece o nutricionista.

Semanal ICESP | 1 |


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.