SEMANAL
ICESP 15 de maio | ano 9 , edição 383
www.icesp.org.br | icesp.comunicacao@hc.fm.usp.br
DIA A DIA
Editorial O mês de maio é marcado pelo dia de uma das categorias de destaque não somente no ICESP, como no País: a enfermagem. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2015 apontam que dos cerca de 3,5 milhões de trabalhadores de saúde, quase 50% atuam na enfermagem. Dento do Instituto, são mais de 1.500 profissio-
nais na área. Hoje, aproveitamos a ocasião para transmitir os nossos mais sinceros agradecimentos a vocês, técnicos e enfermeiros, por todo empenho e dedicação dispensados aos nossos pacientes.
Direção ICESP
A experiência do paciente. Com o olhar voltado para esse tema, na última sexta-feira (12), o ICESP realizou um colóquio de Humanização. O encontro contou com palestras do Dr. Marcelo Alvarenga, Gerente Médico de Experiência do Paciente no Hospital Sírio Libanês, e da Dra. Kelly Cristina Rodrigues, Professora da FGV e Presidente da Empresa Pacient Centricity Consulting e da Sra. Vanessa Danzini, Gerontóloga pela USP e pós-graduada em Administração. A Experiência do Paciente representa uma somatória de todas as interações que influenciam a percepção do paciente, ou seja, a forma como ele assimila o que sente, vê e ouve quando recebe esses cuidados. Se na indústria ou no comércio fala-se muito sobre a “satisfação do cliente”, que identifica fatores com o intuito de vender mais, o mesmo não se aplica às organizações de saúde, já que ninguém busca um serviço de saúde por prazer, mas, sim, por necessidade.
Assim, nas instituições que oferecem esse serviço, o que costuma contar é a forma como esses clientes/pacientes são acolhidos, considerados e atendidos ao longo da jornada de cuidados dos quais precisam. Ou seja, a interação do paciente com os elementos de uma organização de saúde configura na vida dos pacientes uma experiência de cuidado positiva, neutra ou negativa. Para Maria Helena Sponton, coordenadora de Humanização do ICESP, é fundamental criar oportunidades para discussões sobre a Experiência do Paciente em relação aos cuidados de saúde. “Sabemos que um ambiente atencioso e seguro, assim como um cuidado reconfortante, no qual se preze por um tratamento digno e respeitoso e que garanta a transmissão de informações claras que auxiliem na tomada de decisão sobre os cuidados são elementos que refletem em uma experiência positiva do paciente”, explica a coordenadora.
Divulgação ICESP
Divulgação ICESP
Colóquio de Humanização aborda experiência do paciente
Semanal ICESP | 1 |