Semanal Icesp (10 de fevereiro)

Page 1

Divulgação Icesp

COTIDIANO

Diretor de Operações e Tecnologia da Informação conquista primeiro lugar na competição Health Hackathon Nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, aconteceu o Hackmed Conference – evento voltado para saúde, empreendedorismo e inovação, que traz debates, painéis e competições relacionados a projetos e soluções para a medicina brasileira. O Hackmed aplica a metodologia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, dos Estados Unidos (MIT), conhecido por ser um avançado centro mundial de pesquisa. No dia 31, o evento contou com as presenças do Diretor da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Prof. Dr. Tarcísio Eloy Pessoa de Barros Filho, do Superintendente do HCFMUSP, Eng. Antônio José Rodrigues Pereira, do Diretor de Inovação do HC e Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri. A programação também contou com as presenças do convidado especial Jorge Paulo Lemann, empresário que atua em investimentos em grandes empresas, e do Diretor Geral do Instituto do Câncer de São Paulo, Prof. Dr. Paulo Hoff, no fórum: “Como a Inteligência Artificial Pode Mudar o Futuro da Medicina?”. O segundo dia do evento, foi dedicado ao Health Hackathon, que é uma competição entre equipes voltadas para o desenvolvimento de startups de saúde, que identificam problemas e propõem soluções. O grande vencedor na categoria “Atenção Primária e Telemedicina” foi a equipe AIRA, que em português significa Assistente Realística de Inteligência Artificial, sob a liderança do Diretor de Operações e Tecnologia da Informação

do Instituto do Câncer de São Paulo, Dr. Kaio Bin. A vitória resultou em um prêmio de R$ 8 mil. Na composição da equipe, além de Dr. Kaio Bin, fazem parte o médico, Dr. Adler Melo e o acadêmico de engenharia e desenvolvedor do software, José Guilherme Rocha. A AIRA, segundo Kaio Bin, foi inspirada no personagem fictício “Jarvis”, o assistente do personagem dos quadrinhos e dos filmes, “Homem de Ferro”. Ou seja, foi criada para resolver tudo que é necessário para o médico e agilizar o atendimento para o paciente. A equipe identificou que o médico gasta muito tempo para conseguir ter acesso aos dados dos pacientes, pensando nisso, o software foi desenvolvido para reduzir esse aspecto no cotidiano médico, facilitando o acesso a dados dos pacientes, inserção de dados e apoio à decisão clínica. Comparado com um PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente) convencional, que precisa, por exemplo, de até 17 cliques para solicitar exames e procedimentos, o software criado pela equipe vencedora, exige apenas um único clique. A AIRA está em fase de testes no Atendimento Personalizado do ICESP, que fica localizado no térreo, onde ela se utiliza apenas do CPF do paciente para realizar a emissão de senha, abertura de atendimento, emissão de código de barra para catraca, utilizando o conceito de Automação de Processos Robóticos.

SEMANAL ICESP

1


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Semanal Icesp (10 de fevereiro) by Instituto do Câncer - Issuu