Semanal Icesp (3 de fevereiro)

Page 1

Divulgação Icesp

COTIDIANO

Serviço de atendimento personalizado do Instituto começará a funcionar para todos os pacientes a partir de março O Instituto do Câncer de São Paulo como uma instituição de referência de atendimentos de pacientes em tratamento de câncer possui fluxo intenso de pessoas que circulam por todo o prédio diariamente. Nos 28 pavimentos, transitam mais de 10 mil pessoas todos os dias. Destes, aproximadamente cinco mil, são pacientes, que correspondem a 2,8 mil senhas geradas por dia, sem contar os acompanhantes. Devido à intensa movimentação, foi preciso pensar em novas maneiras mais estratégicas de atendimento aos pacientes. Para dinamizar este fluxo, a equipe da Diretoria de Operações e Tecnologia da Informação do Instituto do Câncer (DOTI), desenvolveu um aplicativo de atendimento ao paciente que agiliza e proporciona mais segurança e controle de acesso ao Instituto. Quem circula pelo térreo já deve ter notado a presença do “Atendimento Personalizado do ICESP”, que desde novembro de 2019, funciona em caráter de testes apenas para atendimentos da Quimioterapia, mas a partir de março, ela funcionará para valer. De acordo com o diretor da equipe de Operações e Tecnologia da Informação, Kaio Bin, a recepção de um hospital, independente de qual seja, tem duas funcionalidades: atender e direcionar o paciente e, controle de acesso de pessoas. Além disso, conforme Kaio Bin, o Atendimento Personalizado do ICESP, conta com a tecnologia AIRA, que significa Assistente Realístico de Inteligência Artificial, em inglês. Esse assistente é um projeto HCFMUSP que ganhou o primeiro Health Hackathon MIT Medicine do Brasil, evento realizado no último final de semana. De acordo com a gerente de Gestão de Ambulatórios e Terapias do Instituto do Câncer, Erika Cruz, hoje o fluxo de atendimento ao paciente na recepção do Instituto funciona da seguinte

forma: se o paciente tem algum procedimento agendado, ele deve pegar uma senha e se dirigir à recepção onde a abertura do atendimento no sistema será feito pelo recepcionista, este processo demora em média quatro a seis minutos. Com o Atendimento Personalizado, esse processo acontecerá em segundos. COMO VAI FUNCIONAR? O Instituto do Câncer disponibilizará 10 celulares para a equipe de atendimento e, com estes aparelhos, o paciente será localizado no aplicativo por meio de seu CPF. Com isso, o app abrirá automaticamente o atendimento informando que o paciente já está na instituição, mudará o status do agendamento, gerando assim, uma senha para ser atendido onde a consulta está marcada. Por fim, imprime um código de barras que libera o acesso do paciente à catraca. Conforme a gerente de Sistemas de Tecnologia da Informação, Fabiana Machado, esse fluxo irá suprimir alguns passos no atendimento feito pela recepção e agilizando o processo para que o paciente fique menos tempo no térreo. “Estamos migrando para um serviço que é novo, então não podemos fazer isso de uma hora para outra. Começamos testando com a Quimioterapia e iniciaremos a expansão para as demais áreas a partir de fevereiro. A expectativa é que em março, 100% dos atendimentos já possam ser realizados por meio do Atendimento Personalizado, com exceção de visitas”, completa Erika Cruz. Em casos de primeira consulta, atrasos ou dúvidas, o atendimento ocorrerá nos guichês físicos. “Se 20%, 10% dos pacientes utilizarem, o serviço fará uma grande diferença para todos”, conclui Kaio Bin.

SEMANAL ICESP

1


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.