contextulização
A
Contexto Histórico correlatos e estudos de caso + A pesca de baleias trouxe os Açorianos a costa brasileira a pedido de Dom João VI.
B
+ A permanência deste povo resultou que seu saber-fazer e suas práticas fossem passadas adiante por gerações.
A casa dos pescadores situavam-se ao redor do porto de pesca. A colônia de pescadores torna-se então o primeiro núcleo de povoamento urbano
A realidade nos portos de pesca artesanais brasileiros que foram requalificados é de tentativas que não trazem qualidade arquitetônica e por fim, pouco valorizam as práticas e tradições.
armação itapocorói/sc
Contexto Atual Fonte: Acervo Pessoal, 2018
X
copacabana/rj
+ O esvaziamento gradativo é uma realidade. Em decorrëncia a falta de valorização do seu trabalho, da sua história e tradições e a pouca infraestrtutura oferecida, os filhos dos pescadores não desejam mais assumir a prática.
O porto se encontra em irregularidade quanto as normas de vigilância sanitária, essa falta de adequação as normativas vigentes, poderá causar a supressão das tradições de venda e manipulação dos pescados.
Fonte: Acervo Pessoal, 2018
C
Patrinônio Cultural Imaterial Assim, o Porto representa mais que um “saber-fazer” da arte pesqueira, mas um acúmulo de história, tradição, representação e identidade da população barravelhense.
Prática que é passada de geração em geração;
Prática geradora de sentimento de identidade à população
besiktas/turquia
Prática composta por conhecimentos ou técnicas reconhecidas pelos integrantes. Fonte: Acervo Pessoal, 2018
D
Uma Requalificação vodice/croácia
av. Santa Catarina Arquitetura trabalhe como agente ao dar subsídios onde prevaleçam condições de trabalho.
Fortalecimento e divulgação do patrimônio imaterial de forma que a população tenha conhecimento e se torne engajada na preservação dessa identidade.
Respeito das suas tradições, ao mantimento da essência do porto de pesca, da informalidade das relações e das práticas a eles vinculadas.
Ao propor uma requalificação para o porto de Pesca, se estará reafirmando o patrimônio, com isso, a tentativa de perpetua-lo. Fonte: Acervo Pessoal, 2018
01