Monitor IBP - Setembro 2014

Page 1

ISSN 2176-5464

Setembro 2014 Ano VI – Número 9

................. editorial Prezada leitora, prezado leitor, mais uma vez temos o prazer de apresentar este Monitor IBP após a realização de uma Rio Oil & Gas. Se a edição de 2014 não foi a maior da história – em face da atual conjuntura econômica e de alguns anos de incerteza para a indústria – certamente foi uma das mais animadoras no que diz respeito às perspectivas futuras. Se não, vejamos. Em sua palestra, Mark Shuster, vice-presidente executivo da Shell, destacou que com o pré-sal o Brasil pode se tornar o maior produtor da América Latina, a despeito da competição do México, que recentemente abriu a sua indústria aos investimentos públicos e privados estrangeiros. Para tal, no entanto, o executivo destaca que o país precisa repensar algumas regras da sua indústria de E&P de petróleo e gás natural, como a de conteúdo local, assim como o ritmo de realização das rodadas de licitação. Foi durante a seção de abertura da Rio Oil & Gas, no dia 15/9, que Marco Antonio Martins de Almeida, secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia (MME), anunciou a realização da aguardada 13ª rodada de licitações em 2015. Segundo ele, as áreas que serão ofertadas ainda estão em estudo, e a definição dos blocos está sendo feita pela ANP, pelo Ministério e também pelo Ibama. A realização de mais uma rodada certamente funciona como um norte para os fornecedores de bens e serviços. Se essa indústria já se encontra aquecida com a demanda do pré-sal, uma maior previsibilidade no que concerne a realização de novas rodadas resulta em que os negócios se concretizem e que as expectativas futuras sejam otimistas. Um exemplo disso foi que a Rodada de Negócios promovida pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), em parceria com o Sebrae, gerou uma expectativa de negócios de R$ 164 milhōes para os próximos 12 meses, ante R$ 152 milhões na edição anterior. Dela participaram 176 fornecedores inscritos e 37 empresas âncora. A edição de setembro de agosto do Monitor IBP, além da tradicional análise do mercado internacional do petróleo, assinada por Eraldo Porto e Luiz Guerra, traz as mais importantes estatísticas de petróleo, gás e biocombustíveis no Brasil. Nesta edição também apresentamos uma análise assinada por Wagner Freire sobre a evolução das reservas provadas no Brasil. Desejamos uma boa leitura!

......................

sumário

O mercado nacional, por Wagner Freire.........................02 O mercado internacional, por Luiz Guerra e Eraldo Porto.........04 Estatísticas de Petróleo, Gás e Biocombustíveis no Brasil.....11 Expediente..........................................................25

Leia mais! IBP Notícias, informativo trimestral com as últimas novidades do Instituto. Clique aqui para ler a última edição.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.