INFORMATIVO FEVEREIRO DE 2021

Page 1

Informativo Fevereiro 2021

Pastoral do mês

O mundo não é mais o mesmo


Pastoral Fevereiro 2021 - Hugo Evandro Silveira (pastor titular)

O MUNDO NÃO É MAIS O MESMO O mundo que conhecíamos há décadas não é mais o mesmo. Sem ser catastrofista, mas até parece que realmente está sendo criada uma nova ordem mundial, a implantação de um único poder global. Talvez essa impressão seja apenas aquela nossa alucinação conspiratória, a tal da teoria da conspiração, entretanto há os que possuem certeza, em especial quando observam a convergência de instituições como a ONU e suas subdivisões, o Banco Mundial, a União Europeia, o FMI e outros poderes, unidos em implantar uma nova maneira de comportamento ético e moral nas várias esferas sociais, diga-se, a economia, religião, família, saúde, governo, meio-ambiente, artes e mídia.

Banco de imagens utilizado: Freepik.com e Pixabay.com

Quando paramos para observar atentamente, ficamos com aquele pressentimento que o ser humano, como conhecíamos há décadas, está sendo ‘desprogramado’, como que diluída aquela civilização estruturada nos valores judaico-cristãos e sendo implantado um novo código de padrões. Com o surgimento da inteligência artificial, que favorece a construção de um novo comportamento, não são poucos os que apostam no “grande reset” – um mundo startado a uma nova realidade, sob controle de uma agenda global. O novo mundo, para o qual caminha a humanidade, é resultado do que muitos sociólogos chamam de uma nova engenharia social, perfeitamente elaborada, estabelecida passo a passo, iniciada pela desestabilização da cultura e valores até então prevalecentes, seguida pela desmoralização total dos antigos conceitos, gerando uma convulsão coletiva, até atingir a demolição completa daquilo que se acreditava ser o correto, como: o entendimento singular da estrutura biológica humana, a ordem familiar formada por homem e mulher, o respeito às instituições, e outras demais bases sociais que vão sendo sutilmente canceladas através dos anos, introduzindo assim o surgimento crescente de uma nova ideologia social, econômica, religiosa, tecnológica, política, sanitária, educacional, científica, reorganizando o novo mundo, sob a elaboração e aprovação de novas leis. Programas de uma nova engenharia social são encontrados claramente nas redes sociais, por exemplo, na Agenda 2030 do Foro Econômico Mundial, que traz um plano de ações de desenvolvimento em âmbito global visando como principal ação a erradicação da pobreza no mundo até o ano 2030. Mas na divulgação massiva de seu marketing, fundamentado em dados supostamente científicos, também são propagados conceitos ideológicos de igualdade de gênero, legalização do aborto, ecologia,


igualdade social, educação sexual para crianças - tudo isso apresentado como um bem necessário na manutenção da nova ordem mundial, que a priori, tem como “carro chefe” a erradicação da pobreza... quem não concordaria? Mas nesse novo cenário não há lugar para a família tradicional, nem espaço para a independência do indivíduo frente ao estado totalitário, e muito menos um ambiente favorável ao exercício da fé cristã. A bem da verdade, o cristão é confrontado todos os dias com o espetáculo de um mundo que é inclinado ao inferno. A rebelião generalizada é robusta e contínua, a insanidade econômica é avançada e a arrogância pós-moderna prende os poderosos numa bolha inquebrável da autocongratulação. Assistimos todas essas ações de tendência de domínio mundial sendo desenroladas em um ritmo muito mais rápido do que podíamos imaginar. E sabemos que tudo isso aponta para o fim, como o nosso próprio Senhor afirmou, “quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o reino de Deus está perto” (Lc 21.31). Contudo, enquanto o nosso Senhor não vem buscar a sua igreja, enfrentando as tribulações desse mundo decaído no pecado e todo tipo de malignidade, somos lembrados que a libertação proveniente dos céus é um dos temas bíblicos principais. As letras sagradas revelam que Deus é nosso Salvador, o nosso Libertador. Ficamos assim com a evidente convicção de que Deus ama, de maneira toda particular, livrar o seu povo das maiores aflições dessa vida humana, ainda que seja no último instante.

Portanto, se há um povo que não pode temer as ameaças desse mundo, e que precisa aprender a não confiar em si mesmo, mas no Deus que ressuscita os mortos, esse povo é a Igreja de Cristo.

Há centenas de textos bíblicos que nos trazem essa convicção: “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.” (Sl 34.7,8) – O crente vive em realidades que nossos adversários não podem compreender. “Somente na terra de Gósen, onde estavam os filhos de Israel, não houve granizo.” (Êx 9.26) – Sem dúvidas, não poderia ter havido um meteorologista egípcio sequer, capaz de explicar o fenômeno que poupou o povo de Deus dos granizos. “Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre. Como os montes cercam Jerusalém, assim o Senhor protege o seu povo, desde agora e para sempre.” (Sl 125.1,2) – No Salmo 34 anjos acampam ao redor dos crentes e, aqui no Salmo 125 estamos cercados pela proteção do próprio Deus. “Então vi outro anjo subindo do Oriente, tendo o selo do Deus vivo. Ele bradou em alta voz aos quatro anjos a quem havia sido dado poder para danificar a


terra e o mar: ‘Não danifiquem nem a terra, nem o mar nem as árvores, até que selemos as testas dos servos do nosso Deus’.” (Ap 7.2,3) – O julgamento de Deus sobre esse mundo está próximo, porém, magnificamente, Deus cuida para que seus anjos marquem seus servos primeiro. A devastação chegará sobre essa ordem global maligna, mas os santos do Senhor são selados antecipadamente. “Porque o Senhor é nosso juiz, o Senhor é nosso legislador; o Senhor é nosso rei que nos salvará.” (Is 33.22) – Ao avaliarmos a loucura deste mundo, a Palavra clara do nosso Deus designa-nos esperança: “o Senhor é nosso rei que nos salvará”. Mas invariavelmente, Deus também tem permitido o seu povo chegar ao limite do perigo. Abraão foi instruído a levar seu filho Isaque para a região de Moriá a fim de sacrificá-lo (lugar onde o Senhor Jesus Cristo foi sacrificado séculos após). Abraão chegou a amarrar Isaque para o sacrifício e já com o cutelo no ar, Deus interveio (Gn 22.11). Então nesse momento Deus foi chamado de Jeová Jireh – Deus Proverá. Em outro evento, quando Moisés disse aos israelitas que vissem a salvação do Senhor, qual era a situação real? As águas do mar batiam na ponta dos pés dos hebreus; no comando um velho liderando com uma vara, a frente um mar profundo e atrás as carruagens do Faraó que se aproximavam rapidamente. A morte era iminente. Terríveis dúvidas devem ter invadido o coração do povo naquele cenário sem saída (Êx 14.13,14). Mas quem poderia ter imaginado que cada uma daquelas carruagens que se aproximavam,

logo seriam submersas nas águas à frente? Em outro caso, Davi estava fugindo de Saul, e quase sendo pego, naquele exato momento um ataque dos filisteus fez com que Saul interrompesse a sua perseguição (1Sm 23.26). Então, por que Deus permite seu povo chegar ao limite? A sua Palavra nos ajuda a compreender: “Irmãos, não queremos que vocês desconheçam as tribulações que sofremos na província da Ásia, as quais foram muito além da nossa capacidade de suportar, a ponto de perdermos a esperança da própria vida. De fato, já tínhamos sobre nós a sentença de morte, para que não confiássemos em nós mesmos, mas em Deus, que ressuscita os mortos. Ele nos livrou e continuará nos livrando de tal perigo de morte. Nele temos colocado a nossa esperança de que continuará a livrar-nos” (2Co 1.8-10). Sem dúvida: Deus é quem livra o seu povo, mesmo que seja no instante final. Ele irá nos livrar, nos libertará de todo poder opressor que tem se levantado nesse mundo atual, mas fará de tal forma que Ele receba toda glória de que é digno. Portanto, se há um povo que não pode temer as ameaças desse mundo, e que precisa aprender a não confiar em si mesmo, mas no Deus que ressuscita os mortos, esse povo é a Igreja de Cristo. Logo, mesmo que o mundo não seja mais o mesmo, todavia, Deus continua o mesmo hoje, assim como foi ontem e será eternamente (cf. Hb 13.8) – Por isso, não temas, mas descanse em Cristo, e receba o consolo do Espírito Santo, confiando nas promessas da Palavra do Senhor, teu Deus e Pai, que são eternas.


Vem aí a segunda temporada do Summit em Bauru. Será nos dias 10, 11 e 12 de Junho aqui na nossa igreja. Já teremos degustações (on-line) dias 13/02 e 27/02. BAURU/SP

Não fique de fora!

Aponte sua câmera para o QRCode e saiba mais

Instagram: summitbauru Facebook: summitbauru

#summitbauru2021


Principais Eventos de Janeiro

No Domingo dia (17), tivemos o início da nossa escola Bíblica. Durante esse ano teremos uma classe única para toda a igreja tratando sobre os principais dogmas da Bíblia, no intuito dos irmãos aprofundarem-se no conhecimento da Palavra de Deus. Vivemos tempos perigosos onde as heresias tem adentrado nas igrejas através das mídias sociais. Princípios essenciais da Palavra de Deus perigosamente têm sido esquecidos. Devemos aproveitar essa oportunidade para que a nossa fé seja firmada no Senhor.

APRESENTAÇÃO DE BEBÊ No dia 17/01 (domingo) foi apresentada ao Senhor a linda Alana Santos Sanches netinha dos nossos diáconos Elias e Léa. A Igreja Batista não batiza crianças pois cremos que o batismo cabe apenas àqueles que têm consciência de sua condição pecadora ao arrependimento e professando publicamente a sua fé em Jesus Cristo (Atos 2.38 e 8.37). Aos pais foi dada a orientação de se comprometerem em criar a filha nos caminhos do Senhor. “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele” (Provérbios 22:6).

MISSÕES Já no dia 31, tivemos a presença do Missionário Efsthatios Tsotsos, direto da Grécia em Tessalônica. Efsathatios é especialista em literatura clássica, patrística, história da religião antiga e filosofia. Um servo de Cristo que nos abençoou com a Palavra de Deus. Se você ainda não assistiu o culto entre em nosso canal do youtube.


PLANO DE LEITURA BÍBLICA DIA

LIVRO

CAPÍTULO

DIA

LIVRO

CAPÍTULO

1

LEVÍTICO

4-6

19

NÚMEROS

31-33

2

LEVÍTICO

7-9

20

NÚMEROS

34-36

3

LEVÍTICO

10-12

4

LEVÍTICO

13-16

21

DEUTERONÔMIO

1-3

5

LEVÍTICO

17-19

22

DEUTERONÔMIO

4-6

6

LEVÍTICO

20-22

23

DEUTERONÔMIO

7-9

7

LEVÍTICO

23-25

24

DEUTERONÔMIO

10-12

8

LEVÍTICO

26-27

25

DEUTERONÔMIO

13-15

DEUTERONÔMIO

16-18

9

NÚMEROS

1-3

26

10

NÚMEROS

4-6

27

DEUTERONÔMIO

19-21

11

NÚMEROS

7-9

28

DEUTERONÔMIO

22-23

12

NÚMEROS

10-12

13

NÚMEROS

13-15

14

NÚMEROS

16-18

15

NÚMEROS

19-21

16

NÚMEROS

22-24

17

NÚMEROS

18

NÚMEROS

INÍCIO DE MARÇO 1

DEUTERONÔMIO

24-26

2

DEUTERONÔMIO

27-29

3

DEUTERONÔMIO

30-32

25-27

4

DEUTERONÔMIO

33-34

28-30

5

JOSUÉ

1-3

ANIVERSARIANTES 01/02 - Maria de Lurdes Faccin Basso 01/02 - Paulo Fernando R. de Almeida 02/02 - Naiara Cristina Cremonez Bigotto 02/02 - Nair Granna Pereira da Silva 04/02 - Perla Berbel Senis 04/02 - Pedro Santos Balmant 05/02 - Matheus Pinheiro Pereira 06/02 - Josias Pereira da Silva 06/02 - Rita de Cassia Mecca Guerini 08/02 - Nivia M. S. L. Rodrigues da Silva 09/02 - Julia Fichio Myahara Figueiredo 09/02 - Silmara Aparecida O. Placidino 13/02 - Cleisi Eliz Carneiro 14/02 - João Pedro Pavan Bastos 15/02 - Larissa Granna da Silva Leite 18/02 - Erica Alice Maia 19/02 - Andreia Cristina Zucari Mariano 19/02 - Silvia Garcia da Silva 21/02 - Maria Izabel de Carvalho 21/02 - Sonia Maria Correa da Silva 21/02 - Eduardo de Oliveira Saiani Franco 21/02 - Flavia Daniela Pinheiro Pereira 22/02 - Felipe Menino Mencia 23/02 - Luis Antonio Alves Andreghetto 23/02 - Claudecir Antunes da Rocha

23/02 - Amanda Gonçalves M. da Costa 24/02 - Richider Maick Teixeira 24/02 - Meire de Fátima Vaccari 25/02 - Cesar Augusto de Carvalho Vannini 26/02 - Ramona da Silva Domingos 26/02 - Milton Pedroso Junior 27/02 - Neusa Hatsumi Moraes 28/02 - Claudemir Florindo 28/02 - Cleber Patricio Tonus INFANTIL 04/02 - Ayla de Paula Morais 07/02 - Laura Brosco Garcia 16/02 - Isabelle Caetano Oliveira 23/02 - Sara Prieto Tech 26/02 - Gabriela Lima 27/02 - Olivia Bergamo Baio MARÇO 01/03 - Mirelly Silva dos Santos 01/03 - Laerte Soares de Souza 03/03 - Humberto Mauro de Faria Bertoluci 04/03 - Vânia Gonçalves da Silva Curiel 05/03 - Ana Carolina A. Reis Destefan


Contas:

Banco do Brasil

Ag. 1594-6 C/C: 40.281-8

Santander

Ag. 0680 C/C: 13001500-8

CNPJ: 46.156.329/0001-47

PIX

46.156.329/0001-47

Programação de Fevereiro DEGUSTAÇÕES* DO SUMMIT BAURU 2021 13/02 - 10h - 1a Degustação - ONLINE 27/02 - 10h - 2a Degustação - ONLINE BAURU/SP

*Degustações são prévias do evento principal do Summit que ocorrerá em 10, 11 e 12 de junho na IBE. (vide página 5). A participação na degustação é gratuita. Inscreva-se na entrada principal da Igreja.

ATENDIMENTO PASTORAL TERÇAS e QUINTAS (com horário marcado) CULTOS: Domingos às 19h | Quartas às 20h

ibebauru

batistaestoril

ibebauru

Rua Virgílio Malta, 21-59 - Jardim Estoril - Bauru - SP - (14) 3226-1343 www.igrejabatistaestoril.com.br Facebook: fb.com/ibebauru - Instagram: igreja_batista_estoril

Não jogue este impresso em via pública

Todas as quartas-feiras às 20h - presencial e on-line


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.