Page 1

RELATÓRIO DE PLANTIO Propriedade: Parque Ecológico Rio Formoso

Código: 02/2011

Número de mudas plantadas: 300 (Trezentas) Data dos plantios: dez/ 2010 Patrocinadores: Agência Ar - XVIII Congresso Brasileiro de Automática 2010 - Hotel Pousada Águas de Bonito - Hotel Wetiga - 2ª Expobonito 2010 - Participantes do XVIII Congresso Brasileiro de Automática 2010 REPAMS

Relator: Marilizi Duarte de Oliveira

Data: 11/01/2011

Durante o mês de dezembro foram plantadas 300 mudas de espécies nativas do cerrado e mata ciliar em áreas do Parque Ecológico Rio Formoso. As espécies escolhidas para recuperação da área possuem bom desenvolvimento em áreas ribeirinhas, como Caroba, Tarumã, Jaracatiá, Piúva, Cedro, Ipê amarelo, entre outras, além de espécies como Embaúba, Aroeira, Maria-preta, Ingá e Pororoca que apresentarem bom desenvolvimento quando exposta diretamente ao sol. Foram escolhidos dois pontos de plantio, respectivamente áreas A e B, conforme a coordenada do parque, 21º10’44.84”S 56º27’08,62”O.

B A

Foto 01. A. Ponto A, área de proteção permanente (APP). Ponto B, trilha desativada.


RELATÓRIO DE PLANTIO Na área A, foram plantadas 200 mudas e na área B, foram plantadas 100 mudas, totalizando 300 mudas no interior do Parque Ecológico Rio Formoso, respeitando os micro ecossistemas e as espécies adequadas para as áreas. As mudas foram distribuídas de forma heterogenia que consiste no plantio conjunto de diferentes espécies em uma mesma área de forma aleatória. Tal metodologia ajuda a recriar condições mais próximas das florestas naturais e ter maior sucesso no desenvolvimento das mudas. As mudas foram produzidas no viveiro Recanto Ecológico Rio da Prata, em tubetes próprios para o crescimento das mesmas, estes são retirados quando ocorre o plantio. A área A é caracterizada por ser uma área de proteção permanente (APP). O local está na borda do Rio Formoso, logo deve possuir mata ciliar, conforme legislação federal nº 4771/97, onde corpos d’água com menos de 10 metros de largura devem possuir 30 metros de mata ciliar. No entorno da área possuem pequenos fragmentos de floresta estacional semidecidual e na área a ser reflorestada pode-se observar algumas espécies pioneiras como o bacuri, grande presença de arbustos e braquiária cobrindo o local (Foto 01). Na área B buscou-se reflorestar uma trilha desativada, a mesma estava em área de APP. O local possuí vegetação mais densa, logo com maior facilidade de regeneração, favorecendo as mudas com bom desenvolvimento na sombra (Foto 02). Alguns trechos da trilha apresentavam declives suaves com grande quantidade de rochas, dificultando a abertura das covas e crescimento das mudas, pois as rochas danificam a raiz, logo foi necessário retirar terra de outro local para cobrir as covas com as mudas (Foto 03).


RELATÓRIO DE PLANTIO

A

B

C

D

Foto 01. A. Área A antes do plantio das mudas, pode-se observar os fragmentos de floresta estacional semidecidual. B. Presença de braquiária e arbustos. C. Rio Formoso. D. Área destinada ao reflorestamento.

A Foto 02. Área B antes do plantio das mudas, trilha desativada.

B


RELATÓRIO DE PLANTIO

A

B

Foto 03. Área B com declives, antes do plantio.

Previamente ao plantio, ocorreu o coroamento de aproximadamente 1 metro de diâmetro e abertura de covas com 20cm de profundidade deixando a terra exposta. As mudas foram retiradas dos tubetes com cuidado para não danificar as raízes e inseridas nas covas (Foto 04).

A Foto 04. A. Muda no tubete sendo plantada. B. Muda em desenvolvimento.

B


RELATÓRIO DE PLANTIO

Para tal atividade contamos com o auxilio dos brigadistas do ICMBio da Serra da Bodoquena (Foto 05).

Foto 05. Brigadistas do ICMBio auxiliando no plantio.

O período escolhido para a plantação foi propicio, pois no verão ocorrem chuvas sazonais, que auxiliam no crescimento e na fixação das raízes das plantas. Posteriormente, em nova data, as mudas serão medidas para obter a média da altura e avaliar quais espécies se adaptaram melhor ao local.

2010_Dez_Parque Ecologico Rio Formoso  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you