Page 1

FLORESTA PARQUE ECOLOGICO RIO FORMOSO Relatório de Caracterização da Área e Plantio 1. Apresentação: O Plante Bonito é um programa participativo de recuperação de áreas degradadas, que tem o objetivo de contribuir para a conservação dos recursos naturais e ajudar a minimizar os custos de recuperação das áreas por parte dos proprietários rurais. No programa as mudas são adquiridas através do patrocínio de empresas e/ou por pessoas que tenham a responsabilidade ambiental de seus atos e serviços, colaborando com projetos que visam à proteção dos solos, rios, matas e biodiversidade de Bonito e região. Através do Programa Plante Bonito, o IASB realizou um evento em comemoração ao Dia da Árvore, denominado “Empresários em Ação”. Este evento reuniu os empresários de Bonito/MS e região para auxiliar na

recuperação de uma área degradada através do plantio de árvores nativas demonstrando sua preocupação com a conservação do meio ambiente, bem como destacar a responsabilidade sócio-ambiental da empresa. Dessa forma 33 empresas e 03 associações do trade turístico de Bonito se uniram para recuperar as matas ciliares do rio Formoso, sendo que cada uma delas colaborou com o patrocínio de 10 mudas de espécies nativas que foram plantadas no Parque Ecológico do Rio Formoso. 2. Caracterização da área: O plantio foi realizado no Parque Ecológico Rio Formoso, localizado a 7 km da cidade de Bonito. A propriedade com aproximadamente 80 hectares possui sua atividade geradora de renda a exploração de atividades turísticas com passeios de trilha na mata ciliar do rio Formoso, flutuação e cavalgada.


A área destinada a recuperação encontra-se as margens do rio Formoso, o principal rio do município de Bonito principalmente pela exploração das atividades turísticas. Alem de auxiliar na recuperação das matas ciliares do rio, a área favorecia a recuperação de uma área ao redor de uma lagoa artificial. Devido a construção da lagoa, o local possui uma área com poucas árvore, apresentando um processo inicial de recuperação, e tomada por uma braquearia com varia touceiras antigas formadas por sucessivas rebrotas do capim. Com o reflorestamento dessa área irá proteger tanto as margens do rio Formoso quanto as margens da lagoa de processos erosivos que podem ser acentuados pelo aterro realizado na construção da BR Bonito – Guia Lopes, que passa ao lado da propriedade.

Aspecto inicial da área (vista da BR Bonito – Guia – Lopes)

Braquearia encontrada na área a ser recuperada.

3. Plantio Para a realização do plantio foi necessário atividades de preparação da área, tais como a roçada da braquearia, coroamento e abertura das covas. Essas atividades foram realizadas no dia 17 e 18 de setembro onde o IASB contou com a Brigada de Incêndio do Parque Nacional da Serra da Bodoquena – ICMBio. Como o plantio foi realizado após 2 dias da preparação da área, as covas foram recobertas por palha da braquearia e demarcadas com estacas de pequenos galhos secos de plantas que existiam no local. Essa cobertura das


covas foi importante para evitar a perda excessiva de umidade pelo solo, ocasionando melhores condições para o desenvolvimento das mudas.

Cova aberta e demarcada pela estaca.

Brigada de Incêndio trabalhando na preparação da área.

Área pronta para o plantio.

O plantio de 406 mudas de espécies nativas foi realizado no dia 21 de setembro em comemoração ao Dia da Árvore e contou com a participação de empresários locais, integrantes da guarda ambiental mirim, brigada de incêndio, turista que ficaram sabendo do evento, funcionários do evento e técnicos do IASB. As mudas foram demarcadas com estacas cedidas pela proprietária que foram confeccionadas com madeira reaproveitadas de postes de cerca velhos. Entre as mudas plantadas 120 receberam estacas com a ponta

pintada

de

branco

para

a

realização

do

monitoramento

do

desenvolvimento de 30% das espécies utilizadas para o reflorestamento. Após o plantio a proprietária ofereceu um lanche a todos aos participantes do evento.


No período da tarde a brigada realizou a irrigação das mudas com a utilização da moto bomba cedida pelo Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Essa irrigação foi importante para a fixação da muda no local, aumentando consideravelmente as chances de sobrevivência.

Técnica repassando instruções sobre o plantio para os integrantes da guarda mirim.

Participação de turistas de Santos/ SP no reflorestamento.

Lanche oferecido pela proprietária.

Realização do plantio.

Monitoramento das mudas.

Irrigação das mudas após o plantio pelos brigadistas.


Alem do plantio foi realizada, paralelamente, uma doação de mudas de oiti cedidas pelo viveiro municipal através da Secretaria de Meio Ambiente. A doação de mudas ocorreu na praça municipal e favoreceu a população bonitense e turistas que estavam de passagem.

Doação de mudas de oiti na praça municipal

As mudas utilizadas para o reflorestamento das margens do rio Formoso forma cedidas pelo viveiro do Rio da Prata e entre elas encontram-se a maioria de espécies pioneiras, além de secundarias e clímax. A relação de mudas do plantio está descrito na tabela abaixo: Quantidade

Nome Popular da Espécie

40

Pororoca

40

Aguaí

40

Embaúba

30

Jato-mirim

30

Figueira

20

Maria Preta

10

Cedro

10

Tarumã

10

Pitomba

10

Laranjinha

10

Ingá

10

Mangaba

15

Ipê roxo


20

Amendoim bravO

20

Manduvi

20

Jaracarandá

20

Angico

15

Cabrito

10

Seputá

10

Para – tudo

10

Cumbaru

TOTAL

400

2009_Set_Parque Ecologico Rio Formoso_Empresarios em Acao  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you