Revista secom terra mae 2017 web

Page 98

TERRA-MÃE ÁGUA

Obras reforçam oferta de água na pior seca dos últimos 100 anos Governo investe na construção de barragens e adutoras, visando garantir segurança hídrica de regiões que vêm enfrentando racionamento há mais de um ano, a exemplo de Vitória da Conquista

O município de Vitória da Conquista e região receberam uma importante obra, executada pela Embasa e já concluída, que é a adutora do Gaviãzinho. A intervenção promove uma vazão equivalente a 30% da oferta atual do sistema integrado de abastecimento de água de Vitória da Conquista, e dará reforço ao abastecimento de

310 mil habitantes. A adutora, dimensionada para aduzir uma vazão de 200 litros por segundo, também vai, indiretamente, possibilitar a recuperação gradativa e a manutenção dos níveis de segurança do sistema de barragens de Água Fria I e II. Ainda, a construção da barragem do Catolé, em Barra do Choça, é outra importante intervenção da Embasa para garantir a segurança hídrica de Vitória da Conquista, que vem sofrendo há vários anos com a diminuição do volume das barragens que atendem ao município, por conta da situação atípica das chuvas. O processo de licitação já foi concluído. “A nova barragem vai regularizar o rio Catolé e o abastecimento de água naquela região”, assegura a superintendente de Operação Sul da Embasa, Polyanna Duarte.

Foto: Carol Garcia

O desafio é grande. Foram cinco anos seguidos com volume de chuvas abaixo da média histórica, impondo ao Semiárido baiano a maior seca do século. No enfrentamento à crise hídrica, o Governo da Bahia, através da Secretaria de Infraestrutura Hídrica – SIHS, vem realizando obras para ampliar a oferta de água e melhorar a qualidade de vida dos moradores das regiões afetadas.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.