Revista Portal do Morumbi ed.99

Page 12

maioria das vezes, evitam a judicialização das questões, preservando a paz social para os condôminos, moradores, lojistas e usuários do shopping. O que, talvez, alguns moradores não saibam, é que a empresa atua em uma gama considerável de temas em auxílio à administração, incluindo o comparecimento de um(a) sócio(a) do escritório para evitar desentendimentos entre os moradores, o esclarecimento de dúvidas em assembleias, ou o adentrar em um apartamento para sanar uma infiltração ou questão elétrica. A empresa ainda elabora, revisa, renegocia e atualiza contratos de prestadores de serviço do condomínio e lojistas do shopping. Também é dever da empresa cuidar da inadimplência condominial e de lojistas ao realizar as cobranças com muito respeito e cordialidade. Foi desenvolvida uma forma que tem se mostrado bastante eficiente: inicialmente, o morador é notificado extrajudicialmente e, se for necessário, o proprietário dá a oportunidade de negociação/ regularização da inadimplência de forma extrajudicial. É válido destacar que, a partir do momento em que se recebe a ordem de cobrança de alguma unidade, é liberada uma notificação extrajudicial via e-mail e/ou correios em

12

até 48 horas, concedendo o prazo de 24 ou 48 horas para regularização do débito. “Ao longo dos anos, notamos que, de maneira geral, as notificações extrajudiciais têm excelentes resultados, pois, normalmente, o responsável pela unidade entra em contato com o escritório dentro do prazo ofertado e iniciamos as tratativas para viabilizar, quando possível, o pagamento do débito. Isso gera a possibilidade de sanar a dívida com flexibilidade e sem oneração com custas judiciais”, explica Rodrigo. Somente não havendo acordo ou retorno por parte do responsável pela unidade condominial é que se inicia o processo de execução extrajudicial. “Atuamos sempre no sentido de estimular, mesmo após a distribuição da demanda e o recebimento da citação, a realização de acordos, para evitar que a dívida condominial vire uma verdadeira ‘bola de neve’ que, muitas vezes, acaba por inviabilizar o pagamento, levando o imóvel à leilão judicial”, afirma Rodrigo. Atualmente, em média, são resolvidos 90% das dívidas condominiais de forma extrajudicial ou logo nos primeiros meses de ação judicial, sempre com o apoio ágil e eficiente dos membros da Administração do condomínio. Além disso, o papel do sindico é fundamental, pois ele não mede esforços para cuidar do Portal e amparar seus condôminos e moradores.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.