Hoje Macau 29 MAR 2012 #2582

Page 16

16

cultura

quinta-feira 29.3.2012

www.hojemacau.com.mo

Wu Bai e Chen Sheng actuam em Macau

Canções de amor no Dia do Trabalhador O

Ute Lemper em Junho para concerto no CCM

O cabaret íntimo

O

Centro Cultural de Macau (CCM) apresenta a cantora Ute Lemper a 7 de Junho no Grande Auditório, num concerto íntimo com recreações de preciosas canções francesas retiradas dos repertórios de imortais como Jacques Brel e Édith Piaf, obras-primas alemãs de Bertolt Brecht e Kurt Weill, bem como uma passagem pelo tango com a música de Ástor Piazzolla. De acordo com a assessoria do CCM, “parecem não existir adjectivos suficientes para descrever esta aclamada actriz

A

e cantora alemã cujo percurso artístico e prémios falam por si”. Ute, que já venceu o prémio Cross Over de Artista do Ano atribuído pela revista Billboard e o prémio Laurence Olivier pelo seu desempenho no musical Chicago, traz a Macau a sua capacidade artística, que vai muito para além da interpretação de clássicos, uma vez que a “camaleónica” cantora, para além de cantar em cinco línguas, também compõe os seus próprios temas, como os que incluiu no álbum “But One Day”, lançado em 2003, para o qual também escreveu as letras.

candidatura do Cante Alentejano a Património Imaterial da Humanidade manifestou ontem publicamente, em Lisboa, a sua “indignação” pela não entrega do processo à UNESCO, em Paris, que deveria acontecer na próxima sexta-feira. O actor Nicolau Breyner, natural de Serpa, foi o rosto da candidatura, que na casa do Alentejo leu um comunicado em que se afirma que “adiar a entrega de um excelente e bem fundamentado documento é exigir aos portugueses que continuem a desbaratar dinheiros públicos durante não se sabe quanto tempo”. A comissão executiva da candidatura afirmou ontem claramente que não concorda “nem com a opinião do embaixador António Almeida Ribeiro [presidente da Comissão Nacional da UNESCO] nem com as razões por ele invocadas”.

2012 marca, assim, a sua muito aguardada estreia em Macau. Para além do concerto, o CCM organiza um tertúlia pós-espectáculo conduzida em cantonense pelo músico Humphrey Cheong tendo como tópicos o estilo vocal e o programa do concerto. Esta sessão de entrada livre tem lugar na Sala de Conferências do CCM, uma hora antes do início do espectáculo. Os bilhetes, a vários preços e descontos estarão disponíveis nas bilheteiras do CCM e balcões da rede Kong Seng a partir do dia 1 de Abril de 2012.

Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais (IACM) organiza, para comemorar o dia 1 de Maio, um concerto dedicado ao amor. Para isso convidou o famoso cantor de rock na Ásia, Wu Bai, e o cantor e autor tradicional, Chen Sheng, que, com estilos diferentes, se reúnem num espectáculo intenso e sensível. O concerto dará a conhecer criações originais sendo que a maior parte das melodias e letras das canções de Wu Bai e Chen Sheng são da sua autoria. “São também uma boa demonstração do espírito criativo pelo que são um bom incentivo à criação de música pop em Macau”, referiu o IACM em comunicado.

Wu Bai é cantor e, ao mesmo tempo, autor de música rock muito célebre por terras por onde se fala chinês, tendo as suas obras obtido inúmeros prémios. Editou 22 discos a solo e vendeu, na Ásia, cerca de dez milhões de discos. O concerto mundial itinerante que organizou em 2007, percorreu 11 cidades da Ásia e América, o que fez com que a sua alcunha – King of Live - ficasse conhecida mundialmente. Rara será a comunidade chinesa que não conhece as canções tradicionais de amor, cantadas por Chen Sheng. Ganhou os prémios Chinese Music Media Awards, Best Song Written for a Movie - Golden Horse Awards, Best Composer - Golden Me-

Candidatura do Cante Alentejano não foi entregue à UNESCO

Indignados também na cultura Fonte da Comissão Executiva da candidatura tinha dito anteriormente à Lusa que a Comissão Nacional da UNESCO, a quem cabe apresentar a candidatura na sede da organização, em Paris, optou por não avançar com a apresentação da candidatura sexta-feira, seguindo os pareceres de dois dos nove elementos da Comissão Científica. De acordo com uma mensagem que o presidente da Comissão Nacional da UNESCO, António Almeida Ribeiro, enviou por correio electrónico ao presidente da Comissão Executiva da candidatura, os pareceres dos dois membros da Comissão Científica

referem “claramente” e “sem quaisquer margens para dúvidas” que “não estão reunidas as condições mínimas para apresentação da candidatura” na sexta-feira e recomendam “o seu definitivo adiamento para 2013”.

ALENTEJANOS UNIDOS

Da Casa do Alentejo, os representantes da candidatura e 500 elementos de diferentes ranchos e grupos corais do Alentejo e da Área Metropolitana de Lisboa deslocam-se para o Ministério dos Negócios Estrangeiros, onde deverão ser recebidos pelo chefe de gabinete do ministro Paulo Portas

lody Awards, etc. Além disso, foi ainda escolhido para figurar entre os “Dez Homens mais atraentes do Ano” por Lianhe Wanbao e TVBS e foi eleito o “Representante da Música POP - Figura Cultural do Ano”, pela publicação The journalist. O concerto terá lugar, no dia 1 de Maio, às 15:00 horas, no Pavilhão I do Fórum de Macau. Não há marcação de lugares e os bilhetes serão vendidos por ordem de chegada. O primeiro dia de venda dos bilhetes ocorrerá no dia 1 deAbril, pelas 10:00 horas, nos locais de venda e na página electrónica da rede Kong Seng; o preço do bilhete é de MOP250. Quem possuir o BIR permanente pode adquirir o bilhete ao preço de MOP50.

e pelo presidente da Comissão Nacional da UNESCO. Esta reunião entre os representantes da candidatura e os responsáveis políticos foi decidida durante a manhã de ontem. O antropólogo Paulo Lima, membro da comissão científica da candidatura, disse à Lusa: “Não entendo as razões apresentadas para a não entrega do dossier, quer do ponto de vista científico, quer até da mobilização dos diferentes grupos de Cante Alentejano”. Questionado pela Lusa sobre se existiam algumas diferenças entre esta candidatura e a do fado, que saiu vitoriosa no ano passado, o antropólogo disse que a do Cante demonstrou até maior eficácia na medida em que havia “um século de investigações a menos”. Paulo Lima acrescentou: “este `Não` tem claramente outros interesses por detrás”.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.