Hoje Macau 23 JUL 2012 #2657

Page 18

18

opinião

segunda-feira 23.7.2012

www.hojemacau.com.mo

curva apertada

Chico Moore DETECTIVE

Se te queres revelar escolhe uma máscara

A

OS quatro anos, perceber que o pai é a Jane e a mãe o Tarzan pode marcar-nos pela vida fora. Quase tanto como olhar para o espelho e ver que somos uma pequena Chita, a segundos de ser levada para fora de casa pelos pais, (pouco) vestidos com peles de leopardo. Apesar da tenra idade, lembro-me que fomos as estrelas do meu primeiro baile de máscaras, ganhando o prémio de melhor conjunto temático. O júri realçou que a atenção ao detalhe “até contemplava o odor da savana”. Achei irrelevante explicar que a minha fatiota de Chita não tinha fecho éclair. Há qualquer coisa nos bailes de máscaras. Um apelo irresistível para gente de todas as idades. Como explicar que dois homens sejam incapazes de assistir a um bailado, porque acham muito gay, mas fiquem aos pulos de entusiasmo com a ideia de irem juntos a uma festa como as duas partes do mesmo fato de cavalo? E, falando nisso, como é que se decide qual dos dois vai ser a parte traseira do animal, pronto a passar toda a festa curvado, com a cabeça encostada no rabo do compincha? E o que é preciso fazer para pôr o da frente a relinchar? Quando estava na universidade, houve um baile de máscaras e eu, já com muitos no currículo, tive finalmente oportunidade de me estrear sem os meus pais por perto. No fundo, ia ser como andar de bicicleta sem rodinhas. Com os meus pais aprendi a importância de ser original. As suas participações, além de lendárias, eram inspiradoras. Por exemplo, fizeram furor quando foram vestidos de “Ouvido e Cotonete”. Só a insistência do meu pai, a repetir constantemente à minha mãe que lhe queria limpar a cera, impedia a perfeição do conjunto. Com a responsabilidade de fazer crescer o legado familiar de reis da máscara, inventei uma complexa abordagem: fui ao baile vestido de vulcão. Um molde gigante em esferovite, para onde eu entrava só de calções, por causa do calor, ficando com pés e cabeça de fora. A seguir, uns amigos cobriram a esferovite com uma camada fina de argila e pintaram tudo para dar realismo. Ficou espectacular, mas ainda havia melhor: uma armação interior suportava um balde cheio de compota de alperce a ferver. Quando eu queria que o vulcão expelisse lava, baixava a cabeça e soprava por um tubo ligado ao balde. Na festa, claro que o sucesso

Ao longo dos anos, já me deparei com pessoas vestidas das maneiras mais inacreditáveis. Há animais, vegetais e obras de arte, há homens de tanga e mulheres só com plumas. Surgem Transformers, Marilyn Monroes, lutadores de sumo e partes íntimas de corpo inteiro. Até há quem vá vestido de penico ou, pior, de Hugo Chávez foi imediato. Todos adoraram o meu vulcão, dando-me o primeiro lugar por unanimidade. Ao receber a medalhinha, contudo, houve um percalço. A compota tinha começado a solidificar e, por mais que soprasse, só conseguia um leve borbulhar. Às tantas, a suar por todos os poros, atrapalhei-me e virei o balde. Digo-vos apenas que nunca mais me cresceram pêlos nas pernas (entre outras zonas) e o meu peito exala até hoje um leve aroma a alperce que as pessoas apreciam bastante. Ao longo dos anos, já me deparei com pessoas vestidas das maneiras mais inacreditáveis. Há animais, vegetais e obras de arte, há homens de tanga e mulheres só com plumas. Surgem Transformers, Marilyn Monroes, lutadores de sumo e partes íntimas de corpo inteiro. Até há quem vá vestido de penico ou, pior, de Hugo Chávez. Na minha mais recente festa, voltei às obras de engenharia (mas sem nada a ferver) - criei um fato de génio da lâmpada capaz de enganar o próprio Aladino. Graças a um jogo de espelhos no suporte, parecia mesmo que eu flutuava, acabadinho de saltar da lâmpada, ao lado, toda em fibra de vidro pintado. Para me deslocar, usava um telecomando, que punha a estrutura, com rodas fora da vista, a andar suavemente. Ainda assim, quando entrei na sala, a recepção ficou aquém das minhas expectativas. Um dos presentes disse-me que teria tido mais impacto dramático se eu realmente saísse da lâmpada. Sem dúvida. Em minha defesa, porém, devo dizer que também supero características do verdadeiro génio - quando me esfregam a lâmpada, satisfaço bastante mais do que três desejos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.