Revista Hippo Ed. 17

Page 1

Mini chefs gourmet

Receitas Nutrição Saúde e bem-estar


SAKE AGORA TEM NOME.

CAIPISAKE DE JUN DAITI™ E KIWI

APRECIE COM MODERAÇÃO.

INGREDIENTES: • 1 1/2 Kiwi em cubos; • 1 colher de sobremesa de açúcar; • 5 cubos de gelo; • 60ml de JUN DAITI™ sake.

MODO DE PREPARO: no copo, macere levemente a fruta como açúcar. Coloque o gelo em cubos, acrescente JUN DAITI™ e misture. DICA: se a fruta estiver doce, diminua o açúcar.


Editorial

Editorial Nesta edição da Revista Hippo, selecionamos receitas de Alessandro Segato, Claude Troisgros e Alex Atala, renomados chefs que nos brindam com a arte da gastronomia. Preparamos também receitas divertidas que podem ser feitas com as crianças e, assim, despertarem nelas o interesse pela culinária e pela alimentação saudável. Nas páginas de nutrição, os leitores terão acesso a informações sobre alimentos e quais os cuidados que devemos ter com eles. Para aqueles que gostam de viajar, trouxemos um tema bem sugestivo: Punta del Este, cidade do Uruguai que está entre os dez maiores balneários de luxo do mundo. Por fim, apresentamos informações sobre alguns dos mais variados produtos que estão disponíveis no Hippo. Desejamos a todos uma ótima leitura!

Destaques

05

Novidades Hippo

11

Chef convidado

Sumário

20

Matéria de capa

25 Nutrição

44

Entretenimento

49 Tendência

05 - Novidades HIPPO. 06 - Clientes HIPPO. 09 - Chef HIPPO. 11 - Chef convidado. 18 - Receita cliente HIPPO. 20 - Matéria de capa. 25 - Nutrição HIPPO. 33 - Momentos HIPPO. 35 - Meio ambiente. 37 - HIPPO em Movimento. 39 - Saúde e bem-estar. 44 - Entretenimento. 46 - Comportamento. 49 - Tendência. 50 - Informações em destaque.

Expediente A revista Hippo é uma publicação da Editora Sul Publicações Ltda.

Projeto Gráfico: Larissa Harsteln

Planejamento e Concepção do Projeto Maria Helena José

Comercialização:

Revisão de Texto: Cleusa Iracema Pereira

Impressão: Coan

Editora Sul Publicações Ltda. E-mail: revistanutriresaber@hotmail.com Maria Helena José: (48) 9998 6737

Editora Responsável: Maria Helena José

Hippo. www.hippo.com.br Loja 01: Rua Almirante Alvin, 555 - Centro. Loja 02: Rua Almirante Lamego, 761 - Centro. Fones: (48) 3212 6600 / (48) 3225 5121

3


4


Novidades HIPPO

Novidades Amaciante Downy

Chocolate Italiano ICAM Blue Rose Classic Gift

P&G traz para o Brasil mais uma marca campeã Downy de vendas nos EUA e Canadá como amaciante e sinônimo de inovação.

Deliciosos bombons cobertos com o melhor chocolate italiano e recheados com creme de avelãs, em uma linda caixa. Ideal para presentear alguém.

Azeitonas Gregas OLYMP

ketchup Hunt’s

Azeitonas verdes recheadas com alho. Possui origem grega, ideal para serem consumidas como aperitivos, ou ainda para incrementar pratos e saladas

Ketchup de origem americana, produzido com ingredientes 100% naturais, possui um frasco anatomicamente feito para encaixar perfeitamente na mão.

5


Clientes HIPPO

Clientes

Helio Ferreira, Ney, Giovanna Meyer e Edio Silva.

Simone Maciel de Bem

6

Marilia Teixeira


Margareth, Georgino, Maestro Arthur Moreira Lima, Alvim e Vinicius Coral.

Alem達o Bayer Simone Moreira

7


8


Chef

Chef HIPPO

Vilmar Turnes

Quem vai cozinhar hoje? A alternância de cozinhas e de receitas nunca esteve tão em alta; hoje, lá em casa, amanhã... Nos últimos anos, a gastronomia tem ganhado cada vez mais adeptos, aumentando, assim, a demanda por produtos e acessórios culinários. As prateleiras do Hippo têm evidenciado isso. Nunca se viu nada diferente. E tudo é fruto de pesquisas, de ir à luta por bons e diferentes produtos que atendam às necessidades dos novos chefs. Os cursos e faculdades recebem os mais diversos perfis de estudantes de gastronomia, que vão desde os que querem ir a fundo até os que buscam entender mais, conhecer e aprender a arte de cozinhar, para aplicarem esse conhecimento, seja em momentos de lazer, seja com seus convidados. Para atender a essas necessidades, precisamos nos informar bem acerca de cada item, e o que precisamos fazer para garantir que o produto de boa qualidade receba a técnica mais apropriada. Além dos cuidados que se deve ter com a preparação do prato, a apresentação é outro ponto fundamental, nesse momento, deve-se dar atenção especial à louça em que ele é servido, à montagem do prato e às cores, tudo preparado com o intuito de atrair os nossos convidados. Hoje, trabalha-se mais com a qualidade do que com a quantidade, aplicando a técnica correta em itens diferentes. Esse é o segredo para o “prato perfeito”. Todo esse conhecimento reflete-se na hora de servir um prato aos nossos convidados. Claro que inovações são bem-vindas, mas o fato de experimentar um prato bem feito cercado de amigos não tem preço. Maiores informações: www.vilmarturnes.com.br

9


10


Chef convidado

Gastronomia em alto estilo Alessandro Segato: boa comida e simpatia O chef Alessandro Segato representou a gastronomia italiana na 4ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda, na Secretaria de Turismo de Porto Belo. Bem-humorado durante toda a aula, ele instigou os participantes a questionamentos e fez muitas brincadeiras. “Culinária é uma arte. E mesmo que seja profissão, é preciso tentar se divertir”, defendeu. O chef adapta receitas italianas ao paladar brasileiro. Dono de um gosto clássico, está sempre em busca de novas criações para surpreender seus clientes. Em Porto Belo, defendeu que os ingredientes devem aparecer. “Eles não devem ser cortados em pedaços muito pequenos, precisamos usar a beleza deles”, disse. Segato apontou novas possibilidades de uso de produtos a cada questionamento. “O que você gosta? Como você faria?”. Ele preparou pratos e sugeriu várias modificações. “O que vale em uma aula é a troca de experiências”, finalizou.

Claude Troisgros e sua cozinha marravilhosa Claude abriu sua aula show da 4ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda contando um pouco de sua história. “Quando cheguei, não havia uma cozinha muito sofisticada no país”. As dificuldades para conseguir produtos o levaram a criar sua marca na gastronomia. Os participantes lotaram a sala do Plaza Itapema destinada ao evento. Entre uma brincadeira e outra e com o forte sotaque francês, ele preparou pratos especiais: lagostinas crisp com batata-doce agridoce; petit gateau de doce de leite com arroz pipoca. Outra marca do chef também apareceu na aula realizada em Itapema: a expressão “Que marravilha!”.

Alex Atala fecha a 4ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda Alex Atala, um dos chefs mais premiados do país e dono do restaurante o D.O.M., que ficou em 7º lugar na lista dos melhores restaurantes do mundo neste ano, fechou em grande estilo a 4ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda. Ele preparou receitas: creme de graviola com maracujá doce e cuscuz/chibé/tabule paraense. Embora com vasta experiência na Europa, o chef sempre mostrou uma forte preocupação em utilizar ingredientes brasileiros. Na aula, conversou bastante com os participantes e chamou a atenção para o poder que a comida tem de nos fazer conhecer lugares, de criar imagens através dos sabores. Para o chef, a beleza está na diversidade. “O moderno não elimina o clássico”, defendeu. Alex Atala também disse que um grande cozinheiro pode ser comparado a um atleta de alto desempenho – é preciso muito treino, suporte e bons equipamentos. “Exercício e compreensão são muito importantes”, destacou. Brincando, afirmou ainda: “Eu não durmo e recebo mensagens do além com novas receitas. Isso necessita de muito trabalho”.

11


12


Chef convidado

Scacchiera di polente (Xadrez de polentas com sautée de cogumelos do bosque e fondue) Chef Alessandro Segato Tempo de preparo: 45 minutos Rendimento: 4 porções

Ingredientes • 120 g de farinha branca para polenta • 120 g de farinha amarela para polenta • 380 ml de água (para a polenta branca) • 380 g de água (para a polenta amarela) • 100 g de funghi shitake frescos • 100 g de funghi pleurotus frescos • 100 g de funghi shimeji frescos • 100 g de funghi champignon frescos • 2 dentes de alho fresco picado • 2 colheres (sopa) de alecrim fresco desfolhado • 2 colheres (sopa) de salsinha fresca em folhas • 6 colheres de azeite extravirgem de oliva • 300 g de queijo Fontina • 350 ml de leite fresco • Sal marinho refinado • Pimenta-do-reino branca

Modo de Preparo Coloque as duas águas para ferver e salgue. Ao chegarem ao ponto de ebulição, adicione aos poucos as farinhas para polenta (separadas) e misture com o auxílio do batedor. Feito isto, troque os batedores de mão pelas colheres de pau, abaixe o fogo e mexa de vez em quando até a polenta soltar da panela (cerca de 35 a 40 minutos). Depois de prontas, disponha-as em assadeiras untadas com um pouco de azeite extravirgem de oliva. Reserveas para pegar a forma. Enquanto isso, coloque o queijo Fontina cortado em cubinhos bem pequenos juntamente com o leite para derreter a fogo bem baixo, mexendo de vez em quando. À parte, aqueça a frigideira, adicione o azeite extravirgem de oliva, o alho picado, o alecrim e os funghi, refogue-os a fogo alto por cerca de 7 minutos, tempere com o sal marinho refinado e a pimenta branca do reino, desligue e adicione a salsinha fresca picada. Montagem do prato Corte as polentas em quadrados de 2 cm cada e monte um tabuleiro (um quadrado branco e um quadrado amarelo). Doure os quadrados no forno ou na frigideira a gosto. Em um canto, coloque o fondue de queijo Fontina quente e, em cima, o funghi refogados. Decore com um galho de alecrim e dê um brilho com um fio de azeite extravirgem de oliva. Sirva bem quente! Dica do Chef Um ponto importante desta receita é na hora de adicionar as farinhas para fazer as polentas, de modo a evitar a formação de pelotes. Mais importante ainda é a temperatura que os queijos serão derretidos (caso não tenha muita experiência nisto, aconselho a derretê-los em banho-maria).

13


Chef convidado

Petit gateau de doce de leite com arroz pipoca Chef Claude Troisgros Rendimento: 4 porções

Ingredientes • 200 g de doce de leite • 100 g de manteiga • 60 g de açúcar • 2 ovos • 40 g de farinha peneirada • Sal

Preparo Derreter no fogo o doce de leite e a manteiga. Bater na batedeira com açúcar até ficar cremoso. Colocar os ovos e o sal. Misturar a farinha devagar com uma espátula. Encher as formas amanteigadas e com farinha. Guardar no freezer. Levar ao forno a 220 °C por 8 minutos. Descansar por 5 minutos antes de servir. Para servir • Desenformar o petit gateau. • Cobrir com arroz pipoca e glacúcar.

Lagostinas crisp com batata-doce agridoce Chef Claude Troisgros Rendimento: 4 porções

Caldo Ingredientes • 350 ml de água • 80 g de açúcar • 2 barras de canela • 3 cravos • 2 anis estrelados • 100 g de gengibre fatiado Preparo Ferver todos os ingredientes por 5 minutos. Batata-doce • 2 batatas-doces grandes

Preparo Cortar 1 batata com pele em lâminas longas, de 1 mm de espessura. Ferver as lâminas neste caldo por 30 segundos, retirá-las em seguida e reservá-las. Cortar a segunda batata em lâminas longas, de 1 mm de espessura. Colocar essas lâminas na água com gelo durante 5 min. Retirar as lâminas do gelo e secá-las com um pano. Lagostinas Ingredientes • 12 lagostinas bem frescas descascadas • Sal e pimenta a gosto Preparo Temperar as lagostinas. Enrolar cada uma numa lâmina da segunda batata-doce, a qual foi colocada em água com gelo e seca em um pano, deixando uma aba. Segurar com palito e fritar em 1/2 óleo e 1/2 azeite. Secar. Para servir • 60 ml azeite extravirgem • Suco de 1 limão siciliano • 16 minialcaparras • 4 filés de aliche em cubos • Minifolhas • Coentro em grão

14

Preparo Espalhar no prato a batata-doce cozida no caldo. Temperar com azeite, limão e um pouco de caldo doce. Colocar as minialcaparras, a aliche e o coentro em grão. Dispor as lagostinas crisp em cima. Decorar com miniervas.


15


Chef convidado

Cuscuz/ Chibé/ Tabule Paraense Chef Alex Atala Rendimento: 4 porções

Lulas em salmoura Ingredientes • 500 g de lulas de tamanho pequeno • 90 g de sal grosso • 900 g de gelo • 4 l de água • 1 balde de um litro com tampa Preparo Coloque dentro do balde 30 g de sal, 300 g de gelo, 1 l de água e as lulas. Bata vigorosamente, com o balde tampado, por aproximadamente 5 min ou até criar uma espuma densa. Repita a operação mais três vezes. Por último, bata novamente as lulas, somente com água e gelo, por 10 min. Conservar em água e gelo até o momento de ser servido.

Cuscuz/chibé/tabule paraense Ingredientes • 100 g de farinha de mandioca amazônica • ½ cebola roxa cortada à julienne • 30 g de coentro • 30 ml de suco de limão • 500 ml de água gelada • 20 g de pimenta-de-cheiro aromática picada • 300 g de camarão • Sal • Brotos de coentro e flores para decorar Preparo Limpe o camarão e branqueie em uma panela com água e sal por 1 minuto. Retire e resfrie em um recipiente com água e gelo. Escorra e reserve. Em um bowl, coloque a água, a cebola, o suco de limão, o coentro, a pimentade-cheiro e o sal. Misture bem. Adicione a farinha e mexa novamente. Disponha o chibé no centro de um prato e, por cima, o camarão branqueado. Coloque as lulas e finalize com o broto de coentro e as flores.

Creme de graviola com maracujá doce Chef Alex Atala Telha cítrica Ingredientes • 75 g de glucose • Zest de lima da pérsia Preparo Em uma panela coloque a glucose e a zest de lima. Leve ao fogo baixo até 60 °C. Coloque esta mistura em um silpat e espalhe de forma homogênea. Leve ao forno por 45 a 50 minutos a 160 °C. Deixe esfriar e quebre em pedaços pequenos. Reserve.

Creme de graviola e maracujá doce Ingredientes • 200 g de polpa de graviola • 30 g de suco de maracujá doce • 1 polpa de maracujá doce • Zest de limão • Zest de maracujá doce • 80 g de gelo moído • 330 ml de água com gás • Flores comestíveis para decoração • Broto de hortelã e manjericão para decorar • Pitaia para decorar Preparo Em um bowl coloque a polpa de graviola e o suco de maracujá doce. Misture bem até obter um creme de consistência homogênea. Leve ao freezer por 20 minutos. Reserve. Montagem Disponha o creme de graviola no centro de um prato fundo. Sobre o creme coloque um pouco do maracujá, as zests de limão e de maracujá, os brotos, as flores e a telha cítrica. Finalize com gelo moído e água com gás.

16


Não contém glúten.

www.facebook.com/cafe3coracoes

www.twitter.com/3coracoes

17 www.cafe3coracoes.com.br


Receita cliente HIPPO

Receita Cliente Perfil dos chefs Os clientes Hippo, Paulo Trejes e sua Filha, Flora, alegram-nos com esta apresentação de receitas deliciosas que fizeram no Emporium Jazz.

Paulo Trejes

Paulo é um profissional com larga experiência e reconhecimento em cinema e televisão, área em que atua há mais de 22 anos. Possui uma empresa ligada a conteúdos cinematográficos e culturais, chamada Orbital, e conta com vários filmes já realizados. Paulo é casado com Clica Voigt, adora música, tanto que tem uma banda de rock, e confessa-se, também, apaixonado pela arte de cozinhar.

Flora Trejes

Flora morou em Londres durante três anos e voltou de lá com a ideia de criar um espaço no qual pudesse reunir, com bom gosto e personalidade, soluções para casa. Foi quando abriu a Maloca Chic, uma charmosa loja de móveis e decoração, que ela e sua equipe gostam de chamar de laboratório de cores e sentidos, pois reúne arte, mobiliário conceitual e soluções para o dia a dia com muita autenticidade.

18


Couscous Marroquino Ingredientes Couscous • 50 g de nozes • 50 g de ameixa seca • 50 g de damasco • 50 g de amendoim • 50 g de manga seca • 50 g de salsinha • 50 g de hortelã Colocar o couscous em um recipiente, adicionar a mesma medida de caldo knorr diluído em água e deixar o couscous inchar por 5 min. Triturar os demais ingredientes e fritá-los na manteiga em uma panela separada, adicionar o couscous e fritar mais um pouco. Por último, acrescente as ervas.

Medalhões de pernil de cordeiro um por pessoa Marinar os medalhões por 24 horas no vinho branco, pimenta-do-reino, azeite, sal e ervas finas. Semiassar o cordeiro em fogo baixo e depois grelhar em chapa quente.

Fotos: Alberto Goulart

19


Matéria de capa

Ensinando a criança a comprar alimentos e a elaborar receitas Fotos Flávio Santos

A alimentação desempenha um papel primordial durante todo o ciclo de vida dos indivíduos: através dela, adquirimos nutrientes suficientes para nutrir o nosso organismo e manter-nos fortes e sadios. Cada fase da vida requer alimentação especial voltada a atender as necessidades que lhe são peculiares. Pode-se destacar, como exemplo, a idade escolar, que se caracteriza por ser um período em que a criança apresenta um metabolismo muito mais intenso se comparado ao do adulto. Nesse sentido, durante o período escolar, a criança deve receber instruções, tanto de um profissional de saúde quanto de seus pais e educadores, quanto à necessidade de se fazer uma alimentação prazerosa e saudável. Para incentivar as crianças a terem o prazer pela alimentação, é sugestivo também leválas ao supermercado, assim elas adquirirão conhecimentos relacionados à escolha, à conservação e à rotulagem de alimentos. Outro fator que deve ser considerado é a compra de alimentos em locais seguros, pois todo alimento deve ter rigoroso controle de qualidade. Algumas orientações que podem ser dadas às crianças no supermercado são: • orientá-las, no setor de hortifrúti, a identificarem se o produto está fresco e a escolherem frutas, legumes, verduras, etc.; • informá-las sobre nutrientes e características de cada produto; • instruí-las a observarem se os produtos do açougue apresentam boas características e também se estão devidamente refrigerados e dentro do prazo de validade; • ensiná-las a escolherem pães, bolos e demais produtos da padaria.

20

Alguns produtos são recorrentes na dispensa de nossas casas, e as crianças acabam se acostumando com a presença deles. Quanto mais incentivo e contato a criança tiver com os produtos utilizados na sua alimentação e no seu dia a dia, mais interessada ficará em participar das compras.


21


Matéria de capa

Cozinhar também é uma ótima maneira de as crianças aprenderem e, ao mesmo tempo, se divertirem. Essa atividade envolve aprendizado sobre planejamento, cálculos, medidas, tempo de preparo e seleção de ingredientes para preparo de uma receita. Para despertar nas crianças o gosto pela culinária, sugerimos que você: • Crie receitas nutritivas e divertidas. • Chame a criança para elaborar a lista de compras com você. • Aborde o valor nutritivo dos alimentos. • Trabalhe os alimentos por meio de jogos e brincadeiras. • Monte um caderno de receitas de doces e salgados, com instruções sobre o reaproveitamento de sobras de alimentos. É importante também ensinar à criança as seguintes informações: • Como os produtos são organizados no supermercado? • Quais os produtos que devem ficar refrigerados? • Quais os produtos que não podem ficar perto dos alimentos? • O que é alimento perecível? • Quais as grandezas de pesos e medidas utilizadas? • Como se deve classificar e selecionar as diferentes embalagens recicláveis? • Como utilizar as placas indicativas das seções para encontrar os produtos?

22

O ambiente escolar, assim como o ambiente familiar, é um importante local para a formação de bons hábitos alimentares. Foi pensando nisso que a escola Vivendo e Aprendendo proporcionou aos seus alunos uma tarde de aprendizado diferenciada. As crianças, devidamente acompanhadas pela professora da turma e caracterizadas de minichefs, estiveram numa tarde do mês de setembro deste ano no Hippo. O objetivo delas era adquirir os ingredientes necessários para a preparação de uma receita pra lá de diferente: um sanduíche em formato de palhaço. O lanche foi preparado à base de pão de fôrma, cenoura, tomate-cereja, brócolis, maionese, ketchup, milho verde, presunto e queijo. Após as compras, fizeram uma pausa para se hidratarem com um refrescante suco oferecido pelo Hippo e depois voltaram para a escola, onde, na cozinha, prepararam o mais criativo sanduíche. Essa atividade proporcionou às crianças aprenderem, na prática, a escolher os produtos de que precisavam e a preparar um alimento nutritivo e saboroso.


23


24


Nutrição HIPPO

Sanduíches divertidos

Ingredientes 2 fatias de pão integral 1 fatia de pão branco Queijo mussarela Cenoura Pepino 1 biscoito palito comprido

Ingredientes 3 fatias de pão integral Pepino Queijo mussarela

Ingredientes 2 fatias de pão integral 1 fatia de casca de pão Pepino Chuchu Tomate

Ingredientes 2 fatias de pão integral 1 fatia de pão branco Pepino Chuchu Peito de peru

Ingredientes 2 fatias de pão integral 1 fatia de queijo mussarela Pepino Tomate

25


26


Nutrição HIPPO

Ingredientes 2 fatias de pão de integral 1 fatia de queijo mussarela 2 fatias de peito de peru Pepino

Ingredientes 2 fatias de pão integral 1 fatia de queijo mussarela Pepino Tomate

Ingredientes 3 fatias de pão integral 1 ovo cozido Pepino

Ingredientes 3 fatias de pão branco 2 fatias de casca de pão Pepino Azeitona preta

Ingredientes 2 fatias de pão integral 2 fatias de queijo mussarela 1 fatia de peito de peru Pepino Azeitona Cenoura Chuchu Torradas fininhas

27


28


Nutrição HIPPO

Antioxidantes Por que eles são tão indicados? Nutricionista Ana Lúcia Corrêa

São substâncias que combatem os radicais livres neutralizando-os.

Benefícios: 0 Protegem as células contra o CÂNCER, doenças do CORAÇÃO, CATARATA e outras doenças degenerativas. 0 Podem retardar o processo de ENVELHECIMENTO. 0 Evitam os danos causados pelos óleos, alimentos industrializados, medicamentos, poluição e estresse.

Os antioxidantes mais importantes são: • Vitamina C: laranja, acerola, limão, abacaxi, caju, tomate. • Vitamina A e betacaroteno: fígado, cenoura, mamão, manga. • Vitamina E: oleaginosas (castanha, amêndoas, nozes, avelã) abacate, óleos, azeite, gérmen de trigo. • Zinco: ostras, oleaginosas, iogurte. • Selênio: Castanha-do-Pará, grãos integrais. • Manganês: avelã, nozes, leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, soja). • Licopeno: tomate, goiaba vermelha, melancia. • Ômega 3: azeite de oliva, linhaça, nozes, sardinha, salmão.

Os campeões em antioxidantes: Frutas Romã Açaí Damasco Ameixa seca Laranja

Nozes, Legumes e Produtos Chia Cevada Castanha Amendoim Semente de girassol Pistache Nozes Avelã Farinha de linhaça dourada Brócolis Couve-flor Couve-de-bruxelas Couve Repolho

Bebidas Suco de cranberry Suco de uva Suco de romã Chá verde Vinho tinto Café Temperos e ervas Pimenta-da-jamaica Manjericão Canela em pau Cravo-da-índia Estragão Gengibre Hortelã Noz-moscada Orégano Alecrim Açafrão Tomilho

29


30


Nutrição HIPPO

Alimentação saudável Para crianças menores de dois anos Até os seis meses de idade, deve-se dar à criança somente leite materno. A partir dessa idade, deve-se introduzir outros alimentos, de forma lenta e gradual, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais. Essa alimentação complementar deve ser dada à criança três vezes ao dia, se ela estiver amamentando, e cinco vezes ao dia, se ela estiver desmamada. Deve começar pastosa (papas/purês) e ter sua consistência aumentada aos poucos até chegar à consistência da alimentação da família. Deve, ainda, ser oferecida sem rigidez de horários, respeitando-se sempre a vontade da criança. É aconselhável também: b Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. b Estimular o consumo diário de frutas, verduras e hortaliças. b Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerante, balas, salgadinhos e outras guloseimas. b Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos. Por fim, quando a criança estiver doente e sem fome, estimule-a a se alimentar, oferecendo sua alimentação habitual, porém, respeitando a sua aceitação. QUANDO PREPARAR A PAPINHA PARA SUA FILHO, ESCOLHA: • 1 tipo de carne (peixe, frango, bovina) ou ovo. • 1 tipo de cereal (arroz, aveia, cevada ) ou batata (que pode ser substituída por inhame, mandioquinha ou aipim). • 1 a 2 tipos de verduras ou legumes (couve, espinafre, repolho, cenoura, abóbora, chuchu, abobrinha). • Tempero: alho, cebola, salsinha. Evite o uso de temperos industrializados.

Receita Papa de frango com abobrinha Ingredientes • 1 colher de chá de óleo • 1 colher de chá de cebola picada • 1 batata grande picada • ½ abobrinha picada • ½ filé de frango picado Modo de preparo Lave, descasque e pique a cebola, a batata, e a abobrinha. Refogue a cebola, a batata, a abobrinha e o frango picado em óleo quente. Cubra tudo com água. Deixe cozinhar até que os alimentos fiquem bem macios. Elaborado por Caroline Guanabara Estagiária de Nutrição – Unisul

UMA BOA NUTRIÇÃO COMEÇA NA INFÂNCIA Tenha paciência com seu filho, ele está vivendo uma situação nova: está aprendendo a comer. Ofereça variedade de texturas, cores e formas interessantes, e arrume os alimentos no prato de maneira atrativa. Não desista de oferecer alimentos diferentes diariamente ao seu filho, assim ele terá todas as fontes de vitaminas e minerais para crescer. Após os dentinhos começarem a aparecer, a criança já poderá comer alimentos amassados com garfo e, aos poucos, em pedaços. A alimentação deve ser feita num lugar calmo para que a criança não se distraia Sente-se à mesa com a criança e coma junto com ela, pois os pais são os melhores modelos de comportamento. Tente misturar, sem exageros, os alimentos bem aceitos com aqueles que a criança recusa.

31


32


Momentos HIPPO

HIPPO - campanha informativa para seus clientes No dia da Nutricionista, o Hippo promoveu junto aos seus clientes uma campanha informativa, apresentando a importância e cuidados com o manuseio dos alimentos. É uma parceria abrangente, que reúne instituições como SENAI, SENAC, SEBRAE, SESC e SESI. Há outros órgãos como o SENAR, SENAT/SEST, Embrapa, Anvisa e Ministério do Turismo que também vêm contribuindo ou desenvolvendo ações conjuntas junto ao programa. PAS é uma sigla que significa Programa Alimentos Seguro. Este programa foi lançado em 1998 para apoiar empresas de toda a cadeia de produção de alimentos, ou seja, do produtor ao consumidor final. Desenvolve metodologias e conteúdos, além de preparar técnicos que divulgam e implantam nas empresas de alimentos as BOAS PRÁTICAS, que envolve higiene, manipulação, transporte, fabricação etc.. Com isso, o PAS contribui para: Aumentar a segurança e a qualidade dos alimentos produzidos pelas empresas brasileiras, ampliando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Reduzir as doenças causadas aos consumidores, pela contaminação na ingestão e manipulação dos alimentos.

Prestar atenção quanto: • Armazenamento em refrigeração inadequada • Armazenamento em temperatura ambiente • Abuso de tempo e temperatura • Manipulação contaminada • Utilização de sobras • Técnica culinária inadequada • Contaminação cruzada • Matéria-prima de má procedência

33


34


Meio ambiente

Educação ambiental em ação No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore, momento para refletir sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas. Momento para plantar mais uma árvore que um dia irá nos dar sombra e alimento, limpará nosso ar e preservará o solo do planeta. Em comemoração ao dia da árvore, a SHAPES English School levou ao pé da letra seu slogan: “Inspirando crianças para um mundo melhor”, e, em parceria com a ACIF, organizou um evento com seus alunos, que apresentaram aos clientes HIPPO o boneco do ReÓleo (projeto de reciclagem do óleo de cozinha) e distribuíram mudas de plantas fornecidas pela FLORAN. Estas ações foram vivenciadas em inglês antes da atividade comunitária. O Programa ReÓleo, da ACIF, iniciou em 1998, na Regional Lagoa da Conceição, visando atender a necessidade apresentada por alguns restaurantes associados que não sabiam como descartar o óleo de cozinha usado. O programa é feito em parceria com a empresa Ambiental Santos, que, além de recolher o óleo, transforma-o em produtos de limpeza, tais como: detergente, sabão em barra, sabão em pasta e água sanitária. Os participantes ainda recebem esses produtos em troca do óleo recolhido. Hoje, o Programa ReÓleo atende mais de 700 estabelecimentos e recolhe cerca de 30 mil litros de óleo todos os meses. Atende, ainda, escolas do ensino fundamental da Grande Florianópolis, onde faz apresentações lúdicas de conscientização ambiental.

35


36


HIPPO em Movimento O programa de Qualidade de Vida Hippo em Movimento participou com 33 atletas da corrida Track&Field, realizada no dia 11 de setembro de 2011. A largada foi dada em frente ao Shopping Iguatemi, e o trajeto percorreu parte da Avenida Beira-Mar Norte. Dos 33 atletas, nove correram 10 km e 24 correram 5 km. Esta prova bateu o recorde de participação do grupo Hippo em Movimento. Os participantes do programa demonstram entusiasmo e determinação e servem de exemplo aos demais colaboradores, pois incentivam o hábito do exercício físico e alimentação saudável. É notável que a superação se faz a cada dia, e é desta forma que o Hippo em Movimento vem conquistando mais adeptos para uma vida com mais saúde. Parabéns a todos! Participe você também das caminhadas semanais. As saídas acontecem sempre 2ª, 4ª e 6ª feiras, às 18h30min, em frente ao estacionamento do Hippo, na Almirante Alvim. Contato: hippocorridas@googlegroups.com

37


38


Saúde e bem-estar

Comportamento alimentar: quem ensina nossos pequenos aprendizes? Falar em alimentação saudável virou mania nacional. Somos abordados cotidianamente por um conjunto de imperativos categóricos que teoricamente proporcionam maior qualidade de vida e bem-estar. Mais fibras, menor consumo de alimentos com alta densidade energética, mais atividade física, mais água, menos estresse. Coloque em prática, promova mudanças, transforme a sua vida! Como num passe de mágica, somos direcionados a abandonar tudo o que não é saudável da noite para o dia, como se o comportamento alimentar não passasse por um processo de aprendizagem, observação e interiorização, desde a mais tenra infância. Sabemos que a obesidade infantil é preditiva de obesidade na vida adulta; dessa forma, é de extrema importância preveni-la. Maus hábitos alimentares, especificamente aqueles que acarretam a obesidade infantil, produzem problemas de saúde imediatos: 60% das crianças obesas sofrem de hipertensão, hiperlipidemias e/ou hiperinsulinemia. O sobrepeso causa, ainda, comprometimento físico, como cansaço, falta de ar e pouca motivação para atividades ao ar livre. Crianças obesas têm maior risco de desenvolver transtorno do comportamento alimentar na adolescência e na vida adulta. A autoestima da criança fica comprometida, afetando o psicológico. Em meio a tantas informações descontextualizadas e praticamente incompreensíveis para o público infantil, o que fazer? Como ensinar às nossas crianças que a alimentação, além de proporcionar prazer, deve fornecer energia e outros nutrientes necessários a fim de garantir um desenvolvimento sadio?

Desde o período de gestação e amamentação, a mãe já deve estar atenta ao consumo de alimentos variados e nutritivos, pois os alimentos interferem no odor do líquido amniótico e no sabor do leite materno. Promovendo experiências variadas de sabores ao seu bebê, facilitará a aceitação desses alimentos mais tarde. Muitos dos alimentos que as crianças rejeitam inicialmente terminarão sendo aceitos, se, em condições favoráveis, a criança tiver oportunidade de experimentá-los. Está cientificamente provado que existe uma relação direta entre a preferência pelo alimento e a frequência das exposições a ele. Dedique tempo à educação nutricional do seu filho. Leve-o às compras, permita que ele conheça a imensa variedade de frutas e verduras frescas. Saboreie, coloque no seu prato, faça com que ele experimente inúmeras vezes, já que são necessárias de 5 a 10 exposições a um novo alimento para observarmos o aumento da sua ingestão. Abasteça a sua casa com alimentos de qualidade, saborosos e nutritivos. Faça das refeições um momento prazeroso de interação familiar. Coma com calma, ensine o seu filho a degustar o alimento. Questione e respeite o sinal de saciedade do seu filho. Se ele não comeu a quantidade desejada, provavelmente compensará na próxima refeição, desde que outros alimentos não sejam oferecidos nesse intervalo como forma de compensação. Se ele deseja uma porção bem maior que a habitual, apresentando ansiedade, pergunte se a barriguinha já não está cheia ou se ele está incomodado com alguma outra coisa. Opine, converse, mostre, dê o exemplo. Como psicóloga que atua na área de reeducação alimentar e emagrecimento, muitas vezes questiono a atitude dos pais que permitem que seus filhos, tão pequenos, optem constantemente por escolhas pouco saudáveis. Tal comportamento, em alguma fase da vida, trará prejuízos físicos e psicológicos a esse indivíduo, comprometendo o seu bem-estar. Reverter este quadro na adolescência ou na fase adulta é uma tarefa difícil, talvez você já tenha percebido. Não trate o seu filho com excesso de permissividade, tentativa frustrada de demonstrar amor. Não se esqueça, nossas crianças sentem-se amadas e cuidadas quando são bem orientadas. Ensine o seu filho a fazer boas escolhas. MONIKE DOLL Psicóloga Clínica e Coordenadora do grupo de reeducação alimentar Leveza do Peso. CRP 12/04045 (48) 9924.3742 monikedoll@hotmail.com

39


40


Saúde e bem-estar

Dente de leite Uma das razões de existirem os dentes de leite (dentes decíduos) é devido ao seu diminuto tamanho: a boca dos bebês é pequena e não comportaria o tamanho dos dentes permanentes. Eles são importantes por várias razões, entre elas: 0 ajudam na alimentação da criança; 0 colaboram no desenvolvimento da fala e ossos da face; 0 auxiliam na estética e na socialização da criança; 0 mantêm espaço para os dentes permanentes nascerem; 0 guiam o nascimento dos dentes permanentes.

Como limpar os dentes do bebê?

Por essas razões, aquela história de que os dentes de leite irão cair e por isso não precisam de cuidados é uma grande mentira.

• Quando os dentinhos da frente surgirem, use, para limpeza, uma dedeira de silicone, que é flexível e macia.

Quem perde os dentes de leite precocemente pode ter problemas de crescimento e desenvolvimento, problemas no aprendizado da fala, problemas na socialização, dor, dificuldade de dormir e de concentração, falta de espaço para os dentes permanentes, entre outros. Por isso, é muito importante o cuidado com os dentes de leite.

• Ao nascerem os primeiros dentinhos de trás, use uma escova de dentes pequena e extramacia com pasta de dente sem flúor.

Vejamos alguns procedimentos que devemos seguir para que as crianças tenham dentes de leite saudáveis.

• Antes de os dentinhos nascerem, limpe a gengiva com um pano ou uma gaze umedecida.

• A partir dos 3 anos ou quando a criança aprender a cuspir, inicie o uso de pasta convencional, com flúor. Vanessa Mortari Thiesen Cirurgiã-Dentista, Especialista em Ortodontia

Cárie de mamadeira - como evitá-la? Elas são causadas pela exposição frequente a líquidos que contêm açúcar, como o leite, as fórmulas comerciais preparadas para bebês e os sucos de fruta. Os líquidos se acumulam ao redor dos dentes enquanto o bebê está dormindo, podendo provocar cárie. Por essa razão, nunca deixe sua criança adormecer com a mamadeira de leite ou de suco na boca. Ao invés disso, na hora de dormir, dê a ela uma mamadeira com água ou uma chupeta que tenha sido recomendada pelo seu dentista. Caso dê leite ou outro alimento, é necessário escovar os dentinhos.

41


42


Saúde e bem-estar

Perigo

Silencioso

Nilson Octávio Campos Lobo e Silva (Médico Dermatologista) Consultório: Av. Rio Branco , 448, sala 405 Centro Empresarial Barão do Rio Branco. Fone: (48)3222-3978

Muito se fala, nesta época do ano, sobre os perigos do sol para a nossa pele, e, dentre todo o seu espectro eletromagnético, a radiação ultravioleta, representada pela UVA e UVB, é a que mais nos interessa, biologicamente falando. Sabe-se que a radiação UVB se faz presente em maior quantidade nos meses de verão e incide com maior intensidade no horário entre 10 e 15 horas. Carinhosamente a chamo de “perigo barulhento”, pois é causadora daquela vermelhidão com ardência que nos lembra dos perigos do sol. Essa radiação é a que está mais intimamente relacionada com o câncer de pele, e os filtros solares, associados a outras atitudes que podemos tomar, ajudam-nos na proteção contra ela. Já a radiação UVA, assim como a UVB, está presente durante todos os meses do ano, porém, sua intensidade é mais ou menos igual durante todo o dia. Essa radiação também é causadora do câncer da pele, só que, diferente da UVB, não arde, não queima, não nos deixa vermelhos; ao contrário, nos bronzeia, trazendo a ilusão de que tudo está bem e que dano algum aconteceu. Carinhosamente a apelidei de “perigo silencioso”. Em “cabines de lâmpadas UVA”, utilizadas para o chamado bronzeamento artificial, essa radiação apresenta quantidade dez vezes maior do que quando estamos naturalmente ao sol, e tal dado, por si só, já explica os perigos desse tipo bronzeamento, tão em voga na nossa sociedade dita “moderna”. Finalizando, quero aqui deixar bem claro uma coisa: nós, dermatologistas, não somos contra exposição solar, mas somos sim muito mais a favor da disciplina que devemos ter durante essa exposição no sentido de serem escolhidos o melhor horário e filtros solares que mais se adaptem ao nosso tipo de pele, assim como uso de chapéus, viseiras, guarda-sóis, etc. para nos protegermos das radiações solares, pois, assim como o prazer do cigarro não justifica seus malefícios a longo prazo, passar alguns dias bronzeado não justifica o envelhecimento precoce e um eventual câncer da pele.

43


Entretenimento

Punta del Este é Areia e Gloss O título procede, afinal, em pleno Uruguay, quase no extremo sul das Américas, temos um dos dez maiores balneários de luxo do mundo: seria a Côte D’azur das américas? A cidade impressiona com suas mansões enormes, sem muros e com jardins bem cuidados. Há momentos em que se esquece que se está numa cidade do litoral e se pensa estar em uma cidade dos Estados Unidos, naqueles bairros chiques, organizados e bem arborizados. Há quem possa querer compará-lo com Jurerê Internacional, de Florianópolis. Talvez tenha algo parecido, pois as casas não são muradas e são muito procuradas por quem quer badalação e status. De resto, não é parecido não. Jurerê é infinitamente menor e com 1% das opções que se pode encontrar em Punta. Agora, se compararmos Punta com Florianópolis em sua totalidade, tudo muda de figura... Além de Punta, agora é moda José Ignácio. Praia super pacata, distante uns 25 km do centro, com direito a estradas de chão, farol próprio e muita simplicidade. Dizem que é pra lá que os mais ricos e famosos vão agora... Sim, dizem que os famosos invadem a cidade, famosos bilionários, diga-se de passagem.

Como chegar: A forma mais fácil é ir de avião até Montevidéu, e a empresa TAM opera este voo. De Montevidéu até Punta del Este há um pouco mais de 100 Km de distância, e a estrada é muito bem sinalizada e bem cuidada. Também há a opção de se fazer um translado entre as cidades, mas é mais recomendável alugar um carro. Onde ficar: Há inúmeros hotéis, para todos gostos e bolsos. Algumas dicas: • Hotel Cassino Conrad (www.conrad.com.uy) • Hotel Fasano (www.laspiedrasfasano.com) • Filial do Setai de Miami (www.setaijoseignacio.com) • Awa Hotel: boutique + design Hotel (www.awahotel.com/br) Quantos dias: Para conhecer a cidade, três dias são suficientes. Se for verão e o objetivo for praia e festas, é necessário mais tempo. Quando: A alta temporada estende-se de dezembro a março. Nessa época, a cidade passa de 20 mil habitantes para quase 200 mil, com direito a congestionamentos e tudo mais. Após esses meses, a cidade fica deserta.

44


Compras: O centro é super pequeno, dá para fazer tudo a pé tranquilamente. Há diversas lojas luxuosas, as quais dão a impressão de se estar na Europa, naquelas grandes avenidas da moda com um monte de lojas de grifes internacionais. Essa região de comércio resume-se a duas ruas: Gorlero e Calle 20, que são paralelas. Comer: O comentário geral quando se pesquisa sobre Punta é que é uma cidade rica em sua gastronomia. Algumas dicas: • Lo de tere: em especial o carpaccio de polvo. • Mirante La Vista: restaurante giratório, boa comida e música ao vivo. • Virazon: em frente ao mar. • Churros do Manolo: durante a temporada, dizem ter fila por lá. Fica na esquina da Gorlero com a Las Gaviotas. • La Huella: parador na praia José Ignácio, que parece ser super disputado durante a temporada. Passamos pela frente dele e é uma gracinha. Fica próximo do farol que tem lá (www.paradorlahuella.com). • Las Cumbres: hotel que fica um pouco antes de Punta, para quem vem de Montevidéu. É famoso pelo seu chá da tarde e belíssimo pôr do sol. O hotel tem o selo Condé Nast Johansens, guia de luxo que faz indicações em vários países e listas dos mais luxuosos hotéis que há. No Brasil, apenas 4 hotéis tem o selo, sendo um deles o Ponta dos Ganchos, em Governador Celso Ramos, SC (www.cumbres.com.uy). • L’Incanto: comida variada, ambiente bonito (www.incantopunta.com). • Sipan: comida peruana, especialista em ceviche. É uma filial do famoso Sipan de Buenos Aires (www.sipanpunta.com). Aonde ir: • Península e suas diversas praias • Punta Balena e Casa Pueblo • José Ignácio • Cassino Conrad • Ilha dos lobos e Gorriti (Ilha de Caras) • Ponte Leonel Vieira - ponte ondulada • La mano (dedos saindo da areia) • Porto / Marina • Avenida Gorlero e Cale 20 • Museu do Mar • Bosque / bairro Beverly Hills • Mirante e restaurante giratório La Vista • Las Cumbres Hotel Vanessa Thiesen, 31 anos, é dentista e adora viajar Mais dicas? vanessathiesen@gmail.com Para acessar o artigo completo: www.travelforever.com.br

45


Comportamento

O Limite é o Sintoma Você está esgotado(a)? Sente que agora é o momento de mudar algo em sua vida para proteger sua saúde?

46

Dr. Cesar Vasconcellos de Souza

Se você tem vivido com fatores estressantes por um tempo longo e vão se esgotando suas energias e recursos internos, físicos e emocionais, chegará um momento em que o corpo/mente dirá: “Não aguento mais!” É quando surge a doença. E ela existirá até o momento em que a pessoa começar a mudar seu estilo de vida para melhor. Um tratamento (medicamento ou cirúrgico) até poderá interromper o sintoma, mas se a causa não for tratada, o sintoma voltará, talvez em outro órgão, talvez de uma forma diferente. Acho absurdo dizer que um paciente está curado de câncer, por exemplo, só porque tirou cirurgicamente o tumor. Câncer é uma doença com fatores múltiplos, inclusive o emocional. Retirar cirurgicamente um tumor é uma parte do tratamento do câncer. Radioterapia e quimioterapia são outros procedimentos. Mas são suficientes para evitar a recidiva (retorno do câncer)? Nem sempre. Veja o que está sendo estressante demais em sua vida e tome uma atitude para mudar, mesmo que você perca dinheiro, mesmo que alguém fique aborrecido com isto (geralmente quem depende de você de maneira doentia), mesmo que você se sinta só. Há muitas pessoas vivendo em famílias de uma maneira muito injusta para elas. Mas elas acostumaram assim. Assumem responsabilidades que não são delas. Por que fazem isso


com elas mesmas? Medo de colocar limites e perder o afeto? Sentem culpa de dizer “não”? Querem controlar o ambiente? Aprenderam com seus pais a forma errada de ajudar e se envolver? Escreva numa folha de papel uma lista de coisas que você está fazendo em sua vida, no relacionamento com os outros (familiares, colegas de trabalho, amigos) e com você mesmo. Exemplo de lista: eu sempre faço as compras do supermercado para casa; só eu levo meus parentes ao médico; quando alguém tem algum problema, eu que sou procurado para resolver o assunto; não me permito descansar, pois sempre estou envolvido com alguém que me solicita; etc. Depois de preparar a lista, faça outra lista com os tópicos que para você são demais, ou seja, aquilo que você não aguenta mais assumir pelos outros. Esta é a “lista negra”. Faça outra lista com coisas que você tem assumido que deveriam ser compartilhadas por outros, mas que ainda dá para levar por um tempo.

Comece, então, a trabalhar com a “lista negra” para evitar praticar o que está ali, o que significa que você não mais assumirá aquilo que é para outra pessoa assumir. Faça isso, custe o que custar. Não discuta com a pessoa. Faça uma cara de “bobo(a)” como se tivesse esquecido, quando cobrarem o que você não fez, e não discuta. Também não volte atrás para fazer a coisa que você já sabe que é para outro fazer. Não precisa dizer para o outro que ele(a) é que tem que fazer. Fique na sua e deixe que cada um assuma – se assumir – o que é de cada um. Talvez você possa dizer que tem tanta coisa para fazer que não dá para fazer aquilo, sem ter que explicar que está mudando a estratégia. Explicar isso depende da pessoa com quem você estará se relacionando. Há pessoas que terão muita dificuldade para aceitar que você irá mudar, mas lembre-se, saúde é sua responsabilidade e o limite é o sintoma. Se você está com sintoma, o limite chegou. Agora é hora de mudar, com ou sem apoio de qualquer pessoa. Vá com calma, mas vá.

47


48


Tendência

A elegância das semijoias Não são somente as roupas e os sapatos que mudam a cada estação, as joias estão entrando cada vez mais no mundo fashion e deixando de lado seu antigo estilo clássico e atemporal. Para os que não acham interessante investir muito em peças que podem sair de moda rápido, uma excelente alternativa são as semijoias, acessório caracterizado por ser banhado em ouro ou prata. No verão 2012, a tendência são as peças cravejadas de pedras semipreciosas, como cristais, ágatas, águas-marinhas. As zircônias também estão muito presentes nesta estação do ano, e as cores que estão em alta, além do tradicional branco, são o preto, o vermelho e o azul. Quanto ao estilo, o verão é a época do ano em que se tem mais liberdade para ousar. Assim, a coleção 2012 apresenta colares de todos os tamanhos; brincos com mistura de várias pedras; e anéis com pingentes, pedras e detalhes em couro colorido, tudo muito alegre como o verão. Por Daniela Abreu Rua: Dorval Melchíades de Souza 756 sala 14 esquina com Brigadeiro Silva Paes - Chacará da Espanha Centro – Florianópolis Tel.: (48) 9948-3124

O Hamsa é um talismã em formato de mão (através da qual uma pessoa abençoa outra) que representa os cinco níveis da alma, simbolizando, portanto, bênçãos e proteção.

49


Informações em destaque

Conheça um pouco do Coral Grito, grupo vencedor do Concurso de Corais promovido pelo programa TV XUXA. Fundado em janeiro de 2011, o Coral Grito surgiu com a proposta de criação de um coral interno dentro da CIA Grito, e seu objetivo é trazer aos palcos catarinenses uma versão cover do seriado GLEE da FOX. Quando foram abertas as inscrições para compor o elenco para esse musical, o coral teve a grata satisfação de conhecer e receber o maestro William Farias, que logo estava à frente do mais novo coro. Passados apenas quatro meses de sua criação, em uma tarde de maio deste ano, o diretor e fundador do coral, Rodrigo Marques, ao assistir ao programa da Xuxa, ouviu a chamada para o concurso e achou que o coral poderia tentar; afinal, o concurso pedia, além do canto, dança e interpretação, tudo que a CIA Grito vem desenvolvendo desde a sua criação no ano de 2005. “A princípio, não estávamos muito focado nessa disputa, até mesmo porque o foco principal era o musical, então, quando recebemos a notícia de que o nosso coral tinha sido selecionado entre os seis melhores corais que enviaram o vídeo ao programa, ficamos animadíssimos e começamos a nos dedicar e a ensaiar para representar bem nosso Estado. Com a conquista, o coral pôde mostrar ao restante do país que a capital de Santa Catarina também valoriza a cultura e que aqui há tão bons profissionais quanto há nos grandes centros culturais, como Rio de janeiro e São Paulo. Esperamos, com isso, que Florianópolis comece a prestigiar os seus jovens talentos. Agradecemos ao público catarinense e até mesmo de outras capitais que também estavam torcendo pela vitória do Coral Grito no concurso”. Diz Rodrigo Marques. Cia Grito de Teatro de Santa Catarina

www.ciagrito.com.br

50

Participantes do Concurso: Amanda Amâncio Felippe Sorriso Gabriella Ferrari Giseli Balestreri Júlia Darela Luã Bregeron Julia Dias Lucas Duarte Maria Luiza Bolzan Rodrigo Marques Rodrigo Lima Tiffany Lastrucci Willian Farias


51


52


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.