A cidade como um canteiro de negócios.

Page 109

ocorrer a incorporação total da construtora RJZ Engenharia. Em 2006 a Cyrela faz sua segunda oferta pública de ações da Cyrela (follow-on 90) na Bovespa. Em 2007 uma nova série de acordos com outras empresas do ramo permite que a Cyrela amplie ainda mais o seu domínio sobre o mercado imobiliário nacional. É quando o grupo constitui uma “joint venture” com seis empresas: Concima, Cury, Cytec, SKR, Lider, IRSA. Nesse ano ocorre também a criação de uma filial exclusiva para a incorporação do imobiliário de escritórios, com a Cyrela Commercial Properties (CCP), e a expansão para outros estados brasileiros, totalizando 14 estados. Sua atuação em escala nacional se consolida em 2008, quando o grupo passa a atuar em todas as regiões do país, num total de 17 estados. No mesmo ano, a Cyrela entra em parceria com a Lucio Empreendimentos e Participações Ltda., e afasta-se do setor imobiliário corporativo, dos centros de logísticas e shopping centers. Em 2009, a Cyrela Brazil Realty S.A. é eleita por uma pesquisa da Economática91 como a maior empresa de construção civil da América Latina e Estados Unidos. É também em 2009 que a Living torna-se uma empresa com sede própria, atuando principalmente como construtora. Impulsionada pelo lançamento do programa federal Minha Casa, Minha Vida, a Cyrela realiza, em outubro de 2009, seu segundo follow-on (terceira oferta, portanto) na Bolsa de São Paulo com o objetivo de captar recursos para expandir seus empreendimentos. Com essa nova operação, a companhia previa captar 950 milhões de reais, dos quais investiria 70% para aquisição de novos terrenos e 30% para capital de giro. Na época, a imprensa publicava notas92 sobre a opinião de especuladores financeiros, que esperavam que a Cyrela lançasse a agora construtora Living na Bovespa, o que não foi efetivado.

90 Chama-se de follow-on as novas ofertas de ações realizadas por empresas já listadas, e que já fizeram, portanto, suas ofertas públicas iniciais de ações, OPA ou IPO, na sigla em inglês. Sucessivos follow-on podem ser realizados ao longo do tempo, o que permite à companhia de continuar se capitalizando. 91 Instituto de pesquisas em finanças criado em 1986, atuante em países diversos do continente americano, entre eles Brasil, Chile, Argentina, Peru, México e Estados Unidos. 92 S. Fontes, Construtoras devem voltar à Bolsa, mas com ânimo contido, In: O Estado de São Paulo, 28 de junho de 2009.

118


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.