3 minute read

PÔSTERES DA MÁQUINA

LIMITE DE GIRO

Antes de fazer qualquer manutenção nesta escavadeira para mineração, ela deve estar apoiada numa superfície firme e plana. Um pequeno declive no solo é suficiente para fazer com que a máquina vire livremente se os freios não estiverem acionados ou outra forma de retenção não for usada. Uma vez em movimento, ela continuará se movendo.

A seguir é mostrada a relação entre um desnível ou rampa e a diferença resultante na elevação a mais de 14 pés Mesa de giro:

Declive % Diferença de elevação

0,25º 0,4% 0,75’’

1,0º 1,7% 2,9’’

5,0º 8,7% 14,7’’

Sempre que possível todo trabalho nos freios do giro, motores, redutores e engrenamentos deve acontecer com a caçamba junto à máquina e com todo o mesmo da mesma apoiado

no chão. Se a caçamba não estiver apoiada firmemente no chão, um recurso externo para prevenção contra a rotação da parte superior da máquina é necessário. Trave a parte superior com a inferior usando o método preferencial mencionado abaixo.

Escavadeiras de mina usam diversas unidades de giro. Potência é transferida dos motores elétricos através de redutores individuais, para os pinhões e consequentemente para a engrenagem fixa de giro. O controle elétrico do motor previne contra inadvertidas rotações da máquina durante a operação. Se a energia elétrica cair, os freios acionados por mola nos motores de giro travam o conjunto de engrenagens para evitar a rotação da máquina.

Quando se for trabalhar nos freios, motores, ou conjunto de engrenagens é recomendável posicionar a caçamba no solo. Os pesos da caçamba e do braço vão evitar que a máquina gire. MESMO QUE TODOS OS FREIOS, MOTORES OU CONJUNTOS DE ENGRENAGENS SEJAM REMOVIDOS, a máquina não irá girar.

Em certas circunstâncias, pode não ser possível apoiar todo o peso da caçamba firmemente no solo. Por exemplo, a caçamba, a haste ou a lança giratória podem não estar acopladas à máquina.

Para evitar a rotação da máquina, com a remoção das estruturas principais, dois freios de motor de giro devem ser acionados. Um freio em boas condições operacionais também é aceitável. Entretanto, um mínimo de dois freios é recomendado devido ao desconhecimento da condição operacional do freio individual.

CUIDADO:NAS MÁQUINAS QUE USAM ACIONAMENTOS DE GIRO PLANETÁRIOS COM DUAS SAÍDAS, AMBOS OS PINHÕES DE GIRO DEVEM ESTAR ACOPLADOS Á MESA DE GIRO PARA QUE O FREIO DE GIRO SEJA EFETIVO. Um acionamento diferencial interno no redutor permite a rotação de um pinhão, mesmo quando o freio está acionado, caso o outro pinhão tenha sido removido.

Um meio externo para evitar a rotação da máquina deve ser usado – se a caçamba não estiver apoiada firmemente no solo e se qualquer das condições seguintes for verdadeira:

• Dois freios não estão acionados efetivamente e acoplados aos motores, ou • Os motores e o conjunto de engrenagens não estão acoplados aos pinhões de giro, ou • Os pinhões de giro não estão acoplados á mesa de giro.

O método preferido para evitar a rotação da máquina é usar um cabo de aço de uma polegada de diâmetro para amarrar a parte superior na inferior da maquina. Outras alternativas, tais como tirantes soldados podem ser usadas também.

Para usar cabos de aço, fixe a ponta de cada cabo á superfície inferior da mesa de giro. Fixe o outro final de cada cabo á superfície superior da estrutura do truque. Este arranjo evitará movimentos relativos entre o chassis giratório e a estrutura do truque. A instalação destes cabos de fixação deve fazer parte do procedimento de travamento se as condições o exigirem.

Para os números das peças e dimensões de locação, consultar o desenho Bucyrus E021447.

This article is from: