Issuu on Google+

BIBLIOTECA MANOEL FERREIRA DA SILVA APRESENTAÇÃO


EQUIPE DA BIBLIOTECA DO IFSP SÃO ROQUE

Bibliotecários-documentalistas Fernanda Pontes

Héber Bensi Auxiliar de Biblioteca Elenice Luzia Ribeiro


PÁGINA NO FACEBOOK https://www.facebook.com/BibliotecaDoIfspSaoRoque


A BIBLIOTECA A Biblioteca Manoel Ferreira da Silva atende a comunidade escolar e acadêmica, dando suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), Campus São Roque. HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Segunda a sexta-feira, das 8:30 às 22 H.


DISPOSIÇÃO DO ACERVO NAS ESTANTES: CDD e CUTTER 

Classificação Decimal de Dewey (em inglês: Dewey Decimal Classification; DDC ou CDD), também conhecida como Sistema Decimal de Dewey é um sistema de classificação documentária desenvolvido por Melvil Dewey (1851–1931) em 1876, e desde então enormemente modificado e expandido ao longo de vinte e três grandes revisões que ocorreram até 2011.

A CDD organiza todo o conhecimento em dez classes principais que, excluindo a primeira (000 Computadores, informação e referência geral), prosseguem do metafísico (filosofia e religião) ao mundano (história e geografia). A inteligência da CDD está na escolha de números decimais para suas categorias; isto permite que o sistema seja ao mesmo tempo puramente numérico e infinitamente hierárquico.

O sistema é composto de dez classes principais:

000 Generalidades

100 Filosofia

200 Religião

300 Ciências sociais

400 Línguas

500 Ciências puras

600 Ciências aplicadas

700 Artes

800 Literatura

900 História e geografia

Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Classifica%C3%A7%C3%A3o_decimal_de_Dewey


A Tabela de Cutter é uma tabela de códigos que indicam a autoria de uma obra literária elaborada por Charles Ammi Cutter em 1880 e é utilizada para classificar livros em bibliotecas. A tabela utiliza todas as letras para designar as categorias de livros, em contraste com a Classificação Decimal de Dewey que utiliza apenas números.

Codificação[editar | editar código-fonte]

Este código correspondente à autoria do livro, formado por letras e números, aparecendo na segunda linha dos endereços das obras nas bibliotecas.

Um modo prático de simbolizar a autoria é usando as três primeiras letras do sobrenome do autor. Utiliza-se então uma tabela com números correspondentes aos sobrenomes dos autores. O sobrenome é simbolizado pela sua inicial e pelos números a ele correspondentes. A estes números segue-se, em letra minúscula, a primeira inicial do título:

Inicial do sobrenome do autor;

Número atribuído ao sobrenome na Tabela de Cutter;

Inicial da primeira palavra do título.

Exemplo: Autor Machado de Assis: Cutter = A848d (para título Dom Casmurro)


ACESSO ONLINE AO CATÁLOGO DA REDE DE BIBLIOTECAS IFSP

http://pergamum.biblioteca.ifsp.edu.br/


ACESSO E EMPRÉSTIMO

Podem fazer uso dos serviços da Biblioteca, alunos (as), professores (as) e servidores (as) do IFSP São Roque, mediante apresentação obrigatória da carteira de identificação institucional, com número de prontuário.

Os usuários que possuem pendência com a Biblioteca não poderão fazer novos empréstimos, renovações e reservas até regularizarem sua situação junto à Biblioteca.

As devoluções deverão ser feitas dentro dos prazos estabelecidos neste regulamento sendo que o usuário que não cumpri-los estará em falta com a Biblioteca.

Para a renovação de mídia em atraso, é indispensável a apresentação da mesma. A renovação poderá ser realizada desde que a obra não esteja reservada para outro usuário.


PRAZOS

DISCENTES

Retirada de até 4 mídias (por 07 dias corridos) e

DOCENTES E TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS

Retirada de até 06 mídias (por 28 dias corridos)


PENALIDADES

O não cumprimento dos prazos por parte dos usuários inscritos na Biblioteca implicará o impedimento de emprestar e renovar obras pelo prazo de 2(dois) dias corridos de penalidade para cada dia e para cada obra em atraso.

Em caso de extravio ou dano do material de acervo, o usuário deverá repor a obra extraviada ou danificada à Biblioteca do IFSP. Em caso de impossibilidade, deverá indenizar o IFSP no valor da obra extraviada ou danificada por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).


SÃO DEVERES DOS USUÁRIOS: I. Preservar o silêncio na Biblioteca. II. Não comer ou beber nas dependências da Biblioteca. III. Não utilizar aparelhos sonoros ou celulares. Não entrar na área do acervo portando mochila ou bolsa. IV. Preservar o patrimônio e acervo.


BIBLIOTECA MANOEL FERREIRA DA SILVA Rodovia Quintino de Lima, 2100. Paisagem Colonial – São Roque – SP CEP: 18136-540 Fone: (11) 4784-9470

https://www.facebook.com/BibliotecaDoIfspSaoRoque


BIBLIOTECA IFSP SÃO ROQUE