A Casa Simples

Page 1

A CASA SIMPLES




O ateliê “A Casa Simples” é o lugar onde Joelson Gomes mora e trabalha. A arte está presente em cada ambiente de sua casa-ateliê, transformando o cotidiano em uma experiência estética contínua. Todos os espaços e objetos trazem uma poética que busca a simplicidade, muitas vezes esquecida, resgate de elementos que remetem a uma singeleza de tempos antigos, através das cerâmicas, mobiliários, esculturas e pinturas espalhadas pelos lugares e jardins do ateliê. Para compartilhar esse encontro entre arte e vida cotidiana, Joelson convidou Mana Bernardes, Maurício Castro e Hélio Pellegrino para vivenciarem um processo de criação coletiva, envolvendo uma residência artística e mais duas exposições resultantes do processo dessa convivência. Nasceu então o projeto “A Casa Simples”.





Olaria Zé Limão, Bezerros

Joelson, Mana, Maurício e Hélio conviveram por duas semanas e fizeram uma imersão voltada para a criação de obras em cerâmica e ferro, durante a residência artística. Eles visitaram Bezerros, Tracunhaém, Chã Grande, Paudalho e Brejo da Guabiraba para conhecerem os processos de produção, os mestres artesãos e seus contextos.







ChĂŁ Grande



TracunhaĂŠm






Vilaverde Turmalina, Paudalho





Brejo da Guabiraba


O espaço agora é seu 1. ocupe 2. simplifique














O barro é a matéria prima que aflora nos lugares visitados pelos artistas. Em Bezerros, na olaria de Zé Limão, Joelson, Mana, Maurício e Hélio experimentaram desenhar, escrever e sentir o barro nas lajotas ainda cruas.

Em Chã Grande, no Sítio MahaBhumi, foi a vez do barro na construção de casas com o processo do superadobe. Em Tracunhaém, junto com o mestre artesão Valdick, os quatro artistas provaram a modelagem do barro.












PĂĄginas para transformar (se vocĂŞ quiser)














O ferro e os fios plásticos foram a segunda matéria-prima usada por Joelson, Mana, Maurício e Hélio. Os quatro artistas criaram cadeiras e esculturas e contaram com o auxílio de Alex, mestre serralheiro convidado pelo projeto “A Casa Simples”.

Do Poço da Panela, as tramas coloridas chegaram até Paudalho e Brejo da Guabiraba. Em Paudalho, na comunidade Vilaverde Turmalina, maquetes ganharam maior escala. No Brejo da Guabiraba, Alex finalizou os protótipos em sua oficina.












Intervalo para invenção 1. lace 2. entrelace 3. remende














Os resultados da residência artística foram apresentados em duas exposições. “A Casa Simples – Processos Artísticos” foi a primeira e mostrou os processos de criação dos artistas através de desenhos, maquetes, protótipos e registros fotográficos.

A segunda exposição intitulada “A Casa Simples – Arte Cotidiana” revelou ao público tanto os processos como os objetos criados. Através dessas ações, o projeto “A Casa Simples” experenciou trocas e procurou diluir as fronteiras entre arte,design e artesania.






















Mana Bernardes (RJ) Mana Bernardes é uma artista multifacetada. Seus trabalhos se desdobram nos mais variados campos da arte. A artista passeia pelo literário, pela poesia, passando pelo design e pelas atuações performáticas. O trabalho de Mana busca um caminho justo e sustentável através do tripé educação, arte e design. Na sua coleção de jóias cotidianas ela utiliza restos de garrafa PET, palitos de madeira, grampos, bolas de Joelson Gomes (PE) Joelson Gomes começou a trabalhar nos anos 80 com desenho e pintura, frequentou diversos ateliês e cursos e realizou várias exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior. Nos anos 90, começou a trabalhar mais intensamente com cerâmica, produzindo uma obra singular. Atualmente, o artista também incluiu em suas poéticas as tramas de fios plásticos coloridos sobre estruturas de ferro. O seu ateliê “A Casa Simples” é um espaço que acolhe diversas ações no circuito das artes visuais na cidade do Recife.

gude, entre outros. A sua expressão passa ainda por manuscritos que dão vazão à vasta imensidão de pensamentos a que se entrega. Possui prêmios e participações em exposições no Brasil e no exterior.


Maurício Castro (PE) Mauricio

Castro

vem

trabalhando

com

esculturas de ferro, cenografia e direção de arte para teatro e cinema, nos últimos dez anos.

Atualmente, se dedica também ao

desenho, à gravura e à pintura. É idealizador de coletivos e espaços artísticos que marcaram presença nas artes visuais do Recife, como o Ateliê Submarino, a Oficina do ferro, o Ateliê Pelligro e mais recentemente a Gráfica Lenta, grupo de gravadores associados que atuam na Galeria MAUMAU. Desde a década de 80 realiza exposições individuais e coletivas, no Brasil e em outros países.

Hélio Pellegrino (RJ) Hélio Pellegrino é arquiteto, artista plástico, artesão e designer. Seus trabalhos combinam arquitetura com artesanato e pintura, criando ambientes harmônicos onde tetos, pisos e paredes se transformam em objetos de arte. Adepto da sofisticada elegância de materiais reciclados e reutilizados faz uso de madeiras de demolição, garrafas, pedaços de vidro, ladrilho hidráulico e muito barro, pedra e cimento, para desenvolver mosaicos nos chãos e paredes de suas obras. O arquiteto prefere o reuso de materiais e considera esta sua contribuição para o futuro e valorização do planeta. Possui projetos realizados em vários estados brasileiros.


Coordenação do Projeto

Expografia

Joelson Gomes

Lúcia Padilha

Coordenação do Programa Curatorial

Montagem das Exposições

Lúcia Padilha

Rômulo Nascimento

Artistas residentes

Mediação Cultural

Joelson Gomes Hélio Pellegrino Mana Bernardes Maurício Castro

Hayla Torres Cavalcanti Monique Lupe

Oleiros

Projeto Gráfico

Hassan Santos Lúcia Padilha

Valdick Graciano Dedé Limão

Textos do Catálogo

Serralheiro

Impressão

Alex Marinho

FacForm

Produção

Assessoria de Imprensa

Boa Hora Produções Ana Fonseca Monique Lupe

Edgard Homem

Fotografia

Hassan Santos

Lúcia Padilha

Agradecimentos

Clarice Hoffmann, Ernandes Noberto, Túlio Cesar, Ione Costa, Neide Cruz, Susana Boxwell Renato Assis, Olaria Zé Limão, Dedé Limão Sítio MahaBhumi, Vilaverde Turmalina Ateliê A Casa Simples | 81 3441 9776 Rua dos Arcos, 260, Poço da Panela www.facebook.com/A-Casa-Simples www.instagram.com/joelsonbiu www.flickr.com/photos/hazulejo/albums/acasasimples apoio

#acasasimples


“Há flores de cores concentradas”



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.