1º Anuário BIM/SC

Page 38

EDIFÍCIO MODULAR LEVEL

LEVEL Projeto Arquitetônico: ATO 9 Arquitetura | Ronaldo Martins Projetos Complementares: Civile, Inovar, Beck & Falk, Clara Eng. Instagram: @ato9.arquitetura

Projeto contratado pela Brasil ao Cubo para desenvolvimento de edifício modular vertical off-site com implantação em um terreno localizado em Tubarão. Elaborado através da tecnologia de engenharia simultânea e contrato integrado, onde todas as disciplinas utilizaram ferramentas BIM para o seu desenvolvimento. Desde o início dos trabalhos, a equipe de arquitetos e engenheiros trabalhou em paralelo com o grupo Brasil ao Cubo que, com seu processo de fabricação e know how, auxiliou na criação e desenvolvimento dos módulos que seriam fabricados e, posteriormente, transportados e içados.

esquema arquitetura e proj. complementares

Além de ser um produto altamente tecnológico, que faz uso de sistemas como o de placas fotovoltaicas e de aproveitamento de água da chuva, o partido arquitetônico utilizou estratégias bioclimáticas através de desenhos que aumentam a performance do edifício. Neste caso, através dos brises para sombrear as fachadas e do atrium central que possibilita o efeito chaminé de ventilação. A integração das placas fotovoltaicas foi feita até mesmo na fachada, onde estas ajudam a bloquear a incidência da luz solar direta.

içamento dos módulos de cobertura

O edifício como um todo, que conta com oito pavimentos estruturados um sobre o outro e 3.121,69m², é composto por 73 módulos de tamanhos variados, indo desde aqueles menores planificados de 3,75x7,50m, até maiores tridimensionais de 3,75x15,0x4,20m. Produzidos no galpão da empresa para a então transporte até o terreno, a previsão de sua montagem foi de 45 dias.

38

ANUÁRIO

BIM

esquema detalhe brises da fachada


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.