1 minute read

Borges

Next Article
REISADO

REISADO

O que a colagem significa para você e sua arte?

Comecei a criar colagens no período da pandemia e no começo era apenas uma distração, com o tempo fui tornando essa prática como uma terapia. Hoje sinto que posso ir mais além, acredito que essa arte é um meio de comunicação muito potente e acessível.

Advertisement

Você pode criar colagens com materiais que estão ao seu alcance e não tem muita regra. A colagem permite com que eu ressignifique e tenha um novo olhar sobre aquilo que já era dado como descartável.

Como entende esse individual descobrimento sobre seu eu e sua origem?

Para ser sincera ainda estou tentando entender essas questões. A cada dia que passa sinto que alguma coisa em mim se transforma,carrego histórias que ainda não conheço e é uma busca diária. Mas o fato é que durante essa busca eu comecei a me entender como um ser humano. Ser humano de verdade, sabe?! Sem ser coisa,máquina ou monstro. Apenas humana.

De que maneira você se relaciona com sua origem e seu ancestral?

Revisito fotos, músicas,alguns poucos vídeos que temos e também gosto de escutar as histórias de família. A religião também está interligada nesse processo porque tenho aprendido a cuidar de minha base,me aterrar e criar algumas raízes.

Um fato interessante e triste ao mesmo tempo é que apenas em 2021 consegui ter acesso aos nomes dos meus bisavós por parte de pai… foi um momento muito emocionante e dolorido eu diria. Senti algo preenchendo o meu peito, no início foi o quentinho e a alegria de saber de onde vim.

Depois o vazio e questionamentos de como eles eram, do que gostavam e como pararam aqui. Até hoje ainda estou tentando criar uma colagem sobre tudo isso.

De onde você acha que nasce sua arte?

Talvez seja uma resposta muito simples,mas tiro tudo literalmente da vida! O cotidiano, as músicas que escuto, as conversas que escuto durante o vai e vem do transporte público… Sou uma pessoa muito observadora e que cria em silêncio,vou pegando as informações e transformando em outras coisas, assim como as minhas colagens.

Quais e quem são suas referências?

Artistas visuais, filmes, livros...

As minhas maiores referências são as pessoas que me rodeiam, na maior parte são mulheres como a minha mãe,amigas e irmãs que levo em meu peito!

Amo as gêmeas Tasha e Tracie, Beyoncé, GABZ e Conceição Evaristo.

This article is from: