
1 minute read
Nordeste Como Um Ponto Ancestral
from AZUL É MINHA ÁUREA
by hannalcosta
É fundamental se lembrar que Nordeste foi a primeira região Brasileira a ser colonizada por portugueses (não com orgulho), ainda no século XVI, encontrando-se populações nativas, acompanhados pelos povos africanos trazidos como escravos pelos portugueses.
O Brasil, teria recebido cerca de 4 milhões de povos escravizados entre 1600 a 1870, o que compreende 40% do total de povos africanos que foram introduzidos para América, neste período. Esses povos vinham de diversas regiões da África, predominando Angola, Congo e Moçambique.
Advertisement
Segundo o IBGE (2000), as regiões do Norte e Nordeste possuem o maior grupo de populações afrodescendentes, Norte com 68,97% e Nordeste com 65,8%, com relação à população da Bahia, demonstram que 77,5% dessa população (10 milhões), é composta por afrodescendentes sendo que em Salvador 79,8% se autodenominam como negros e pardos.
Com isso, a riqueza cultural nordestina foi altamente influenciada por povos indígenas, africanos e europeus, criandose características próprias, e variando de estado para estado. Então, muito do que somos hoje, e a forma que vivemos , são heranças dos nossos ancestrais, num sentido bem amplo, mas claro que em primeiro momento essa ancestralidade brasileira é indígena.
Nordeste é uma região em que a cultura possui um grande caráter afetivo, a resistência cultural fica marcada para além das manifestações populares, a história de luta e sobrevivência é contada e recontada sob o olhar de seus habitantes, isso é visível dentro de suas festividades. Mas, a ideia aqui não é citar todos os tipos de manifestações culturais nordestinas, e sim trazer o conhecimento e consciência sobre tradições e hábitos ancestrais.