HANDS ON 15

Page 1

WASHINGTON OLIVETTO DIRETO DE LONDRES, O MIDAS DA PUBLICIDADE FALA COM EXCLUSIVIDADE À HANDS ON. “O GRANDE EVENTO TEM QUE SER ABSOLUTAMENTE IRMÃO, CÚMPLICE E COMPANHEIRO DA PUBLICIDADE” ON TRAVEL Destinos exclusivos com sofisticação e glamour EDIÇAO ESPECIALO ANO DA RETOMADA Em texto e imagens, o melhor de 2022 em nossas páginas
Para os melhores, o melhor! 18 de abril de 2023 8h às 19h (Exposição, painéis e almoço de networking) Centro de Convenções Rebouças www.onnatv.com.br Presencial | Digital | Plataforma B2B Platina Ouro Prata Bronze EMPRESÁRIOS BRASIL
Realização e Promoção Media partner Apoio Institucional Apoio Sustentabilidade eccaplan Consultoria em Sustentabilidade Apoio NETHOSPITALITY BRASI L Produção Executiva
12 EDITORIAL O melhor ainda está por vir 14 SPEAKERS ON Luiz Marins 16 ON HEALTH Revolução a laser 28 WHATS ON 86 SPEAKERS ON Willy Herrmann 36 STAY ON Revolução nos ares 38 ON GOURMET Os prazeres da carne 42 ON THE TABLE Comida & entretenimento 46 ON THE GLASS Licores japoneses surpreendem pela delicadeza 60 ON TRAVEL A dois passos do paraíso 66 ON DESIGN O poder da comunicação visual 48 ON TRAVEL Pérola Suíça 52 ON TRAVEL Tailândia para sempre 34 STAY ON Rei dos ares 68 GALERIA DOS NOTÁVEIS WASHINGTON OLIVETTO MIRO

Otavio Neto otavio@onnatv.com.br

EDITOR E JORNALISTA RESPONSÁVEL

Carlos Eduardo Oliveira MTB: 2401/DF

O MELHOR AINDA ESTÁ POR VIR

Caros amigos, é hora de nosso pais deixar as amarras de lado e unir-se, para o bem de todos. E para conseguirmos fazer acontecer a resolução de nossas principais pautas na educação, na saúde, na segurança. Para que sejam aprovadas as medidas e reformas necessárias para retomarmos o crescimento de nosso PIB a partir de 2023.

A “pauta verde”, aliás, será retomada em nossas páginas, no 2023 que já se avizinha.

ÓTIMA LEITURA, BOAS FESTAS E UM 2023 DE MUITA SAÚDE, PAZ, CONQUISTAS E REALIZAÇÕES

Vivemos a cada ano em um mundo mais competitivo, e somos protagonistas de necessidades que esbarram nas necessidades do planeta. Precisamos, pois, tratá-lo com mais cuidado, para que não soframos mais consequências ambientais do que as que já estamos enfrentando.

REPÓRTER

Vanda Fulaneto

CONSELHO EDITORIAL

Adelson Coelho

Carlos Eduardo Oliveira

Otavio Neto

Rogério Macadura

DEPARTAMENTO

COMERCIAL

Otavio Neto otavio@onnatv.com.br

UMA PUBLICAÇÃO DO GRUPO ON Media

Nesta Edição Especial de final de ano trazemos uma ampla matéria de capa com um dos maiores ícones da propaganda mundial, atualmente vivendo em Londres: em entrevista exclusiva, Washington Olivetto nos brinda com sua clareza sobre aspectos não menos que fundamentais em nosso setor de eventos.

Ainda na pauta desta 15ª edição (sim, a 15ª!), um review das melhores matérias publicadas em nossas páginas ao longo do ano que, como sempre, surpreendem com o DNA Hands On: para líderes, não menos que o melhor conteúdo, lifestyle e business.

Ótima leitura, Boas Festas e um 2023 de muita saúde, paz, conquistas e realizações.

ASSINATURA E DISTRIBUIÇÃO +55 (11) 11 98803-0299

COLABORADORES

Adelson Coelho

Luiz Marins

Helena de Mendonça Godoy Luciana Albuquerque

Rodrigo Januário Suely de Souza

Toni Sando Willy Herrmann

Redação e administração: Radar Comunicação e TV LTDA. (CNPJ 36.398.837/0001-88)

Av. Fernando Nobre n. 11 - Vila de São Fernando Golfe - Cotia /São Paulo Tel.: +55 (11) 11 98803-0299

A HANDS ON não se responsabiliza por conceitos emitidos nos artigos assinados. Não é permitida a reprodução total ou parcial sem a prévia autorização.

Data de publicação: 20/12/2022

12 HANDSON 15 EDITORIAL
CEO e PUBLISHER
E
Purim
PROJETO GRÁFICO
DESIGN
Comunicação Visual
CEOGrupoOnMedia e Publisher HANDS ON OTAVIO NETO
PROJETOS ESPECIAIS Luiz Octavio
luizoctaviopn@icloud.com
FOTOS E ILUSTRAÇÕES Miro (Capa), Adobe Stock, Divulgação e Freepik Premium
DESENVOLVIMENTO
Pinto Neto (JAKA)
+55 (11) 98400-9130

LUIZ

Antropólogo,escritor, consultor,palestrante www.marins.com.br

COMEÇOU UM NOVO ANO: PREPARE-SE PARA CORRER!

Há uma história que diz que a “cada manhã, na África, uma lebre se levanta e sabe que deverá correr mais rápido do que o leão ou será morta. E a história continua dizendo que também a cada manhã, um leãoselevantaesabequeprecisará correr mais do que uma lebre ou morrerá de fome.” E a moral dessa história é que quando surge o sol, não importa se você é um leão ou uma lebre: é melhor começar a correr.

É HORA DE SER PROATIVO E NÃO APENAS REATIVO. É HORA DE ACREDITAR EM SUA CAPACIDADE DE VENCER OBSTÁCULOS

em que vivemos, temos que correr, pois, para que sobrevivamos num mundo em que não é o maior que vencerá o menor, mas sim o mais ágil que vencerá o mais lento, temos que ter a velocidade necessária para correr mais que nossos concorrentes deixando-os, e não a nós, como presas do mercado. Para isso temos que decidir com rapidez, empreender com inovação e criatividade, enfim, agir.

Há ainda uma velha história que conta que um americano e um chinês estavam caçando na África e ficaram sem munição. De repente viram um enorme leão que se aproximava. O chinês tirou os sapatos e começou a calçar o seu tênis de corrida. Ao ver o chinês colocando seu tênis, o americano lhe disse espantado: “- Vocêachaquedetêniscorrerá mais que o leão?” Ao que o chinês lhe respondeu: “- Não preciso correr maisqueoleão.Precisoapenascorrermaisdoquevocê!”

Eis aqui duas boas lições para o ano que se inicia. No mundo de hoje, extremamente competitivo, na “selva”

Seja você patrão, empregado, profissional liberal ou autônomo, o momento não é o de ficar esperando para ver as coisas acontecerem. É hora de ser proativo e não apenas reativo. É hora de acreditar em sua capacidade de vencer obstáculos, de correr mais que o leão e de atingir o sucesso e não só sobreviver.

E para correr mais que o leão você tem que estar preparado e com o equipamento certo. Por isso, antes de sair correndo, lembre-se de planejar, se preparar bem, investir em você, estudar, ler e participar de todas as oportunidades que possam fazer de você um vencedor.

Pense nisso. Sucesso!

14 HANDSON 15
+CONTEÚDO @hands_on_magazine ON na TV onnatv.com.br SPEAKERS ON

REVOLUÇÃO A LASER

Em São Paulo, Instituto Brugnera Zanin inova ao unir alta tecnologia a odontologia de abordagem holística

Para a grata surpresa de clientes e visitantes, o cartão de visitas, feito de material reciclado, é na verdade um papel-semente. Traduzindo: após contato com a água, o cartão de visitas pode ser plantado – isso mesmo – em qualquer vaso.

E dele brotarão mudas de árvores. Fascinante e original, para dizer o mínimo.

A ação é parte da filosofia que alicerça as quase três décadas de pioneirismo do Instituto Brugnera Zanin. “Para qualquer tratamento,

16 HANDSON 15
HEALTH ON
Dr. Aldo Brugnera Júnior e Dra. Fátima Zanin

mesmo que seja uma simples cárie, respeitamos e levamos em consideração o histórico do paciente. Sua genética, seu emocional, seus hábitos. Tentamos entender o que se passa com ele. A isso chamo de odontologia antroposófica”, explica Dra. Ana Paula Brugnera, sobre o approach holístico que norteia o atendimento integrativo humanizado da clínica.

“É uma questão de comprometimento pessoal e também de obedecer às regras da natureza”, completa a diretora clínica do Instituto, Dra. Fátima Zanin. “Temos um compromisso de família de deixar um pouco de coisas boas em cada pessoa que passa por nós. Às vezes, um minuto de atenção com a pessoa faz uma grande diferença”, assinala, referindo-se ao conceito do instituto, e ao fato de ela, Dr. Aldo Brugnera Júnior, e a filha, Dra. Ana Paula, congregarem a mesma filosofia de trabalho literalmente em família.

recorda Dr. Aldo. “Aprofundei-me no assunto e descobri que o uso de laser tinha tudo a ver com um pós-operatório mais confortável para o paciente, por conta de várias vantagens, como melhor ação analgésica e anti-inflamatória, além de permitir um melhor diagnóstico”, diz. Decidido a especializar-se em um conceito ainda engatinhando no país, vai à Europa (Itália), cursar instituições especializadas no tema.

Sua busca por know-how inaugurou uma nova fase da odontologia no país. “Hoje, no que tange à utilização do laser, não há separação entre a medicina e a odontologia. Mas muito antes de sua aplicação na medicina, o laser

“PARA QUALQUER TRATAMENTO, MESMO QUE SEJA UMA SIMPLES CÁRIE, RESPEITAMOS E LEVAMOS EM CONSIDERAÇÃO O HISTÓRICO DO PACIENTE”

A quebra de paradigmas, aliás, já começa à entrada, no diferencial estético – melhor dizendo, no “astral” – do moderno centro de atendimento na zona sul de São Paulo. Nele, a arquitetura moderna e ao mesmo tempo casual é instrumento-chave para deixar pacientes mais relaxados, ao fugir do padrão estético de “consultório de dentista”.

Pioneirismo

Paralelamente à abordagem humanitária, há, claro, ciência. Inovações pioneiras no país, que permitem sentar na cadeira do dentista sem preocupações como a do famoso “aparelhinho”, cujo som é prenuncio de incômodo bucal. “Não o usamos, somos minimamente invasivos”, assegura Dr. Aldo.

Tudo começou no início dos anos 80. “Ao fazer residência no Hospital das Clínicas, notei que todos os colegas queriam cuidar de cirurgia, e não do pós-operatório, uma área que me atraia”, Dra.

17 HANDSON 15
Ana Paula Brugnera

entrou no Brasil através da odontologia”, explica. Em 1991, Dr. Aldo lança “Laser na Odontologia”, primeiro de uma prolífica carreira de escritor (oito obras) dedicada à odontologia, e que inclui mais de 150 trabalhos científicos publicados, além da participação em congressos em mais de vinte países, e ainda aulas magnas, como convidado, em prestigiosas universidades europeias. Ao tornar-se uma das referências mundiais no setor, Dr. Aldo pontua o que, em sua visão, é o mais importante: a partilha do conhecimento. “Sempre quis ajudar as pessoas. Partilhar e disseminar, esse é o objetivo. Difundir o conhecimento do laser da odontologia”.

Biossegurança e total assepsia

Endodontia, periodontia, odonto-pediatria, implantes e próteses, odontologia estética – no Instituto Brugnera Zanin, além da inovação, a tecnologia aplicada à odontologia assegura aos clientes melhores práticas, biossegurança, total assepsia e tratamentos mais rápidos e efetivos do que outras formas de abordagem. E, consequentemente, um maior conforto ao paciente. “Hoje praticamos o que chamo de Odontologia Integral, de alta tecnologia, onde todos os tratamentos são minimamente invasivos. Para dar um exemplo, uma cárie é eliminada a laser em 90% dos casos, e as cirurgias bucais não necessitam de sutura”, explica Dra. Fátima.

Além de todo aparato hightech para realizar quaisquer tipos de tratamentos, todos os profissionais da clínica têm pós-graduação nas respectivas áreas, com títulos de especialistas, mestrados e/ou doutorados. “Mas se eu fosse resumir, diria que o nosso ponto mais forte é o atendimento humanizado e a atenção especial a cada paciente”, sintetiza Dra. Fátima. A abordagem preventiva é outro grande diferencial. “Damos grande importância também à alimentação, temos um área dedicada a orientar os clientes, fazendo a ponte entre a saúde bucal e a saúde integral, porque muitas doenças, inclusive cardíacas, podem ter a boca como porta de entrada”.

Instituto Brugnera Zanin R. Groenlândia,183 - Jardim Paulista, São Paulo - SP Tel.: (11) 98854-2732

Instagram: draanapaulabrugnera / institutobrugneraezanin

+CONTEÚDO

@hands_on_magazine ON na

18 HANDSON 15
onnatv.com.br
TV
HEALTH ON
“HOJE PRATICAMOS O QUE CHAMO DE ODONTOLOGIA INTEGRAL, DE ALTA TECNOLOGIA, ONDE TODOS OS TRATAMENTOS SÃO MINIMAMENTE INVASIVOS”

“NADA SUPERA UMA BOA IDEIA”

SPOT ON

Em entrevista exclusiva de Londres, o publicitário Washington Olivetto comenta o atual momento do live marketing no póspandemia e ensina: o sucesso no segmento M.I.C.E. passa por não dissociar-se da publicidade

Cena pré-pandemia, finais de 2019: no imperdível bar do Dukes Hotel de Londres, o histórico bartender Alessandro Pallazi providencia dois memoráveis Bullshots, que trazem a reboque a sensação de estar-se apreciando o “coquetel da vida”.

“Adoro vir aqui. Um dos meus bares preferidos na cidade. Uma vez, presenciei dois cardeais de Roma devidamente paramentados, tomando calmamente seus Dry Martinis”, comenta Washington Olivetto.

Não é todo dia que se tem a oportunidade de brindar com o craque. Na verdade, o mago que concebeu campanhas publicitárias históricas que lhe valeram avassaladora fama, e que tem na estante um sem-número de prêmios e troféus internacionais da publicidade é, no dia-a-dia, um boa-praça com quem se divide drinks em Londres como se tomaria um chopp com coxinha na Vila Madalena. Ou no Baixo Leblon.

Publicidade, futebol, política, cotidiano, Brasil, Inglaterra, música, artes, gastronomia, vinhos, e mais futebol: cabe tudo no bate-bola. Principalmente futebol, (muito) corintiano que é.

Na verdade, nos conhecemos de antanho, a partir de artigo para uma conhecida publicação de

gastronomia, realizado em um templo paulistano de sua veneração: o Carlinhos Restaurante, no Pari. Sim, no Pari, uma glória da culinária paulistana. Boa comida não vê status nem fronteiras.    Morando em Londres há tempos – cidade que bem-humoradamente apelida como “a melhor Nova York que existe” –, mas não raro visitando o Brasil (em especial, o Rio de Janeiro), o paulistano que etmologicamente impulsionou o termo “publicidade” ao português corrente, ainda executa o que o faz como poucos: a atividade criativa. “Não sou tão atuante como antes, hoje trabalho apenas criando projetos especiais para clientes especiais que queiram projetos especiais”, brinca.

Cotidiano em agências? Nem pensar. Para quem criou ícones como W/Brasil e outros totens da propaganda, o (perdão pelo termo) “tesão”, não está mais lá. “Não me interessa mais, as agências mudaram a ponto de não mais despertar o meu interesse e o de muitos outros profissionais que trabalharam nelas em seu melhor período”.

Em tempos obscuros, é também reconfortante identificar um grande formador de opinião que, através de seus essenciais textos no jornal O Globo,

21 HANDSON 15
A
“HOJE
A PUBLICIDADE SOFRE DE DECADÊNCIA CRIATIVA, E O ALGORITMO PASSOU
LIDERAR. O QUE É BOBAGEM: SÓ SE OBTÉM RESULTADOS SE HOUVER UMA GRANDE IDEIA”

destila clareza e brasilidade ímpares. A porção comunicador também está presente no W-Cast, podcast criado em 2021 no qual recebe convidados de diferentes campos, “gente com quem tenho pontos de identificação e de trabalho conjunto”, define. De quebra, ainda há tempo para um programa de rádio na CBN.

Na entrevista para a Hands On a partir da capital inglesa, o Midas da propaganda evidencia visão cristalina, trezentos e sessenta graus, não apenas da publicidade feita hoje, mas também do setor de eventos, congressos e afins. E ensina: a partir de uma grande ideia – “sem elas, nada acontece”, sentencia –, há que se ter uma roda em movimento. Marketing, propaganda, mídias (sociais ou não), internet, analógico, digital, TV, anunciantes, outdoors, etc. Tudo “se abraçando”. “O grande evento pelo grande evento não vai a lugar nenhum. Ele tem que se somar a tudo isso. Tudo caminhando junto, para dar certo”.

HANDS ON – Com a renúncia de Boris Johnson, recentemente um novo nome, Rishi Sunak, assumiu o posto de primeiro-ministro britânico. Morando em Londres já há bastante tempo, você o avalia como tendo o perfil ideal?

Washington Olivetto – Diziam que ele não tinha o perfil ideal por dois fatores: por não ser totalmente branco, já que é indiano, e por ser muito, mas muito rico. A esposa dele, particularmente, é trilionária. Então, em um primeiro momento, ele foi perseguido e não foi eleito por esses dois fatores. Mas já era tido como o melhor candidato, e sempre foi tido como um ótimo nome.

HANDS ON – Em uma análise da publicidade pós-pandemia, o que mudou e o que mudará, a partir de agora?

WO – Nos últimos anos, a publicidade – e não apenas ela – sofreu um fenômeno de decadência criativa, onde a cultura do algoritmo, da mensuração de resultados, passa a liderar tudo. O que é bobagem, já que só se obtém resultados se houver uma grande ideia. E só a criatividade gera uma grande ideia. Então, não adianta querer mudar aquilo que não existe. O algoritmo tem que ser um ajudante na publicidade, não um protagonista. O

Na formatura escolar, em São Paulo: sólida base familiar na esteira do sucesso

que mudou é que ingenuamente está se valorizando menos as grandes ideias. Só que, sem elas, nada acontece. No fundo, ainda vai demorar um tempinho, mas a paixão pela grande ideia vai voltar.

HANDS ON – O insight, a “grande sacada”, ainda é o diferencial?

WO – Não vamos chamar de uma simples “grande sacada”. É uma grande ideia que tenha principalmente a capacidade de ser uma ideia central, que seja possível ganhar a característica das mídias onde ela for divulgada. Ou seja, uma ideia única, no comercial de TV com a cara da TV, na internet com a cara da internet, em um folheto de pedágio de estradas, com a cara de folheto de pedágio. E assim por diante.

HANDS ON – No passado, eventos históricos – o Salão da Criança, a UD – Feira de Utilidades Domésticas, e outros –, inauguraram no país a era de grandes feiras e eventos. Na visão da publicidade, como eram esses primórdios?

WO – Foram primórdios que, coincidentemente, os devidos méritos têm que ser dados a um homem chamado Caio de Alcântara Machado, criador do Salão do Automóvel, da UD, da Fenit e de

22 HANDSON 15 SPOT ON
DIVULGAÇÃO

um monte de outros sucessos. Esse homem sem dúvidas foi o grande pioneiro de eventos no Brasil. Sem ele, a materialização e comercialização dos produtos anunciados no Brasil não teria tido a mesma importância que tiveram. A partir dali, tudo o que foi feito depois no Brasil em termos de eventos, é fruto do trabalho do Caio de Alcântara Machado.

HANDS ON – E qual a visão da publicidade do segmento M.I.C.E. hoje?

WO – É um setor muito importante. Mas, como digo, trata-se de um processo no qual você tem uma somatória de muitas coisas. A primeira delas é ter uma grande ideia muito bem comunicada. E a partir disso, a geração de eventos

LIVE MARKETING É MUITO IMPORTANTE MAS NÃO É ÚNICO, TEM QUE INTEGRAR UMA CADEIA QUE REÚNA, POR EXEMPLO, A SEDUÇÃO DO COMERCIAL DE TV. ELE TEM QUE SE SOMAR”

que materializem a existência dessa grande ideia, bem como a possibilidade de consumo daquele produto que está sendo proposto. O que não pode acontecer é a competição ingênua que acontece nos últimos tempos, achando que uma coisa substitui a outra. Não, a internet não substitui a TV, como a TV não substitui o rádio. Tudo tem que se somar. É assim com o evento: ele quem se somar ao todo.

HANDS ON – Você nota essa divisão?

WO – Sim. Particularmente nos últimos anos, existiu uma ingênua luta de classes entre o online e o off-line. Entre analógico e digital. Entre publicidade e eventos. Tudo isso não tem que brigar. Tem que andar junto, para dar certo.

23 HANDSON 15
“Alô Alô W/Brasil”: com o amigo Jorge Benjor, sucesso estrondoso com título da agência-ícone da publicidade
“O
DIVULGAÇÃO

Reunião de criação, no auge das grandes agências: hoje, apenas projetos especiais para clientes idem

HANDS ON – Recentemente criou-se o neologismo “repioneirar”, sobre o desafio da retomada de feiras, congresso, eventos e afins, um dos setores mais afetados ao longo da pandemia. Como avalia que um grande evento deva posicionar-se junto ao público e à publicidade, daqui por diante?

WO – O grande evento tem que ser absolutamente irmão, cúmplice e companheiro da publicidade. Do anunciante. Dos veículos de mídia. Porque só assim ele se transforma em um grande evento. Se quiser ser o grande evento pelo grande evento, não vai a lugar nenhum. Ele tem que se somar a tudo isso. Por exemplo, há pouco tempo aconteceu aqui em Londres um grande evento do mundo das artes, a Frieze (N.E. Frieze Art Fair,

Feira Internacional de Arte Contemporânea), uma reunião de galerias de arte do mundo inteiro expondo seus trabalhos, possivelmente o maior evento de artes do planeta. Só que a Frieze não é um fenômeno individual, isolado. Ela só acontece com esse impacto porque está ao lado da publicidade, das relações públicas, da mídia. E assim se materializa como a grande Frieze, com galerias do mundo inteiro.

HANDS ON – Ao longo do lockdown, houve no Brasil programas de apoio ao setor de eventos. Dentro de sua experiência na Europa, o mesmo se deu com as empresas de comunicação europeias?

WO – Sem dúvida nenhuma, todos os setores da comunicação, e particularmente os que envolviam

24 HANDSON 15 SPOT ON
GRANDE EVENTO TEM QUE SER ABSOLUTAMENTE IRMÃO, CÚMPLICE E COMPANHEIRO DA PUBLICIDADE. DO ANUNCIANTE. DOS VEÍCULOS DE MÍDIA”
“O
DIVULGAÇÃO

atendimento ao público, sofreram bastante com a pandemia. Eu diria que na Europa, e particularmente na Inglaterra, o governo se preocupou muito em dar um certo apoio.

HANDS ON – Ainda por influência do lockdown, o live marketing acentuou-se consideravelmente como tendência. Qual o ponto de convergência entre ele, feiras, eventos e congressos?

COTIDIANO DE AGÊNCIA NÃO ME INTERESSA

HANDS ON – No Brasil só mais recentemente o setor M.I.C.E. foi avaliado não apenas como gerador de empregos, mas também como gerador de grandes receitas devido, por exemplo, ao turismo de negócios. E que dessa constatação deriva a necessidade de uma relação mais próxima do setor com o poder público. Como vê essa equação?

MAIS. INFELIZMENTE AS

WO – O live marketing é muito importante, mas não é único. Ele necessita da materialização das ruas. Ele ainda precisa, por exemplo, dos outdoors; da imaginação de veículos como só o rádio fornece; da interatividade da internet. Da capacidade de materialização física das cores e fotos das revistas. Da capacidade de sedução e persuasão do comercial de TV. O live marketing não pode abrir mão dessa cadeia. Ele tem que se somar.

AGÊNCIAS MUDARAM A PONTO DE NÃO

MAIS DESPERTAR O MEU INTERESSE”

WO – Vejo a necessidade de uma reconstrução, de uma reaproximação, de uma relação verdadeira do poder público com a cultura e com os elementos paralelos a ela, como são os eventos.

HANDS ON – Por que?

WO – Porque o governo anterior foi um governo que desprestigiou não só a cultura, mas a saúde, a humanidade e um monte de outras coisas das quais a indústria dos eventos depende. Não existe um evento de sucesso sem um povo saudável, culto, feliz, interessado, próspero. E uma “cultura do ódio” não leva a nada disso.

HANDS ON – No Olimpo da grande publicidade, dos grandes players, o setor de shows, eventos e congressos é visto com grande potencial mercadológico?

WO – Sem dúvida. Tanto é que os grandes conglomerados de publicidade, que se iniciaram apenas como empresas de publicidade, imbuídos em captar todos os outros negócios necessários transformaram-se também em empresas de eventos, em empresas de RP, em veículos de mídia, uma série de coisas. Hoje, todos eles têm agências de publicidade, mas também empresas de eventos e de mídia.

HANDS ON – O que grandes feiras e eventos em geral devem fazer para serem avaliados pelo branding de uma grande marca?

WO – Vou dar um exemplo de um grande trabalho que não fiz, mas que gostaria de ter feito, que brinco ao dizer que “morro de inveja saudável”. É o trabalho que meu amigo Fábio Fernandes fez

25 HANDSON 15
“O
Vida em Londres: “a melhor Nova York que existe” DIVULGAÇÃO

durante anos tirando a cerveja Skol do lugar de um produto praticamente desimportante, para produto líder de mercado, através da famosa campanha “a cerveja que desce redondo”. E qual era o mérito dessa campanha? Era muito boa nos comercias de TV, mas esse “desce redondo” funcionava muito bem nas rádios; também gerou grandes eventos e festas, como o Skol Beats; permeou todas as possibilidades de comunicação. E é assim que uma boa comunicação de um produto ou evento tem que ser. É assim que era, é assim que é, e é assim que sempre será.

HANDS ON – À sua maneira, a Heineken está repetindo com sucesso essa fórmula, não?

WO – Sim, porque a única forma de sucesso é você ter participação em todos esses formatos de comunicação. Mas, repito, desde que haja uma grande ideia central. Não basta apenas utilizar todas as mídias. Há que se ter uma grande ideia que seja possível e exequível de ser utilizada corretamente em todas as mídias.

HANDS ON – Muita gente ainda o identifica como o esteriótipo do publicitário workaholic, trabalhando after hours em agências. Como é o seu cotidiano hoje, no Brasil e na Inglaterra?

WO – Eu, que curiosamente sou fundador de grandes ícones da publicidade brasileira, como a W/Brasil e a W/McCann, hoje não tenho cotidiano em agência nenhuma. O cotidiano de agência não me interessa mais, até porque, infelizmente, e no mundo inteiro, as agências mudaram a ponto de não mais despertar o meu interesse e o de muitos outros profissionais que tiveram o privilégio de trabalhar nelas em seu melhor período. Hoje sou o cara que continua trabalhando muito todos os dias naquilo que sei fazer, que é a atividade criativa. Mas não mais em agências. +CONTEÚDO

26 HANDSON 15 SPOT ON
@hands_on_magazine ON na TV onnatv.com.br
MIRO W-Cast, artigos para O Globo, programa na CBN: criatividade a serviço da comunicação

RÉVEILLON INÉDITO NO ROSEWOOD SÃO PAULO

As festividades de fim de ano ganham uma nova dimensão com a classe e o luxo do Rosewood São Paulo. Isso porque, pela primeira vez desde a inauguração, o hotel que surpreendeu a cidade com sua ousadia arquitetônica e marca de elegância promoverá promoverá seu primeiro

Réveillon, movido a música ao vivo, diversas experiências gastronômicas, afterparty e acomodações elegantes aguardam para uma inesquecível virada 2022-2023, com pacotes que podem contemplar (ou não) hospedagem. Todas as alternativas estão disponíveis no site do hotel.

TONI SANDO

NO COMITÊ DE GESTÃO DO NOVO GOVERNO

Atual presidente executivo do Visite São Paulo e diretor da UNEDESTINOS, Toni Sando passa a integrar o Comitê de Transição na pasta de Turismo, em substituição à empresária Chieko Aoki, em resposta a convite do vicegovernador eleito, Geraldo Alckmin. “O conselho é composto por parlamentares e profissionais do setor”, adianta, com exclusividade, Toni Sando. “A proposta é diagnosticar o quadro atual, identificando problemas de trabalho e orçamento, para facilitar ao novo ministro o que pode ser feito na pasta. Todo o material será entregue ao vice-presidente, que é o coordenador dos trabalhos”, avalia.

28 HANDSON 15 WHATS ON
FREDY UEHARA

ACORDO APEX BRASIL E CÂMARA ÁRABE

R$ 15,4 milhões para promover exportações brasileiras para o mercado global islâmico. Com o objetivo de fortalecer a cultura exportadora brasileira para todas as comunidades islâmicas do mundo, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) assinaram em Brasília convênio que cria o Projeto Halal do Brasil. Voltado a empresas do setor

brasileiro de alimentos e bebidas, o projeto abrange ações de sensibilização, qualific ação, certificação e promoção comercial, com duração prevista de três anos para atender até 500 empresas.

OPERAÇÃO HISTÓRICA: EMPRESA BRASILEIRA TRANSPORTA

FOQUETE COREANO

A AGS, operador logístico global, foi a companhia responsável pelo transporte de uma carga muito especial vinda da Coreia do Sul para o Brasil: um foguete da empresa sulcoreana INNOSPACE, que será lançado neste mês de dezembro no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no estado do Maranhão. O foguete saiu do Aeroporto Internacional de Incheon, maior terminal aéreo da Coreia do Sul, situado na Região Metropolitana de Seul, e chegou no Aeroporto Internacional de

São Luís no último sábado, dia 3 de dezembro. Ele foi trazido a bordo de um voo fretado realizado por uma aeronave cargueira Boeing 747-400F, com capacidade para cerca de 130 toneladas. A operação inédita realizada pela AGS representa um marco histórico nas atividades com cargas no aeroporto maranhense, administrado pela CCR Aeroportos. Chamado HANBIT-TLV, o foguete da INNOSPACE tem 16,3 metros de altura, 1 metro de diâmetro e pesa 8,5 toneladas.

29 HANDSON 15

AMPRO GLOBES AWARDS 2022 PREMIA AGÊNCIAS

Em sua mais recente edição, o AMPRO Globes Awards  a maior premiação do Live Marketing reconheceu 93 cases de agências de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e da Bahia. A cerimônia, que contou com a condução do ator e apresentador Joaquim Lopes, entregou o prêmio de Melhor Agência de Live Marketing do Ano para a Atenas Comunicação; já o Grand Prix da noite foi para o case #MeninaAjudaMenina, da Integer\Outpromo

para a Always/P&G. A Heineken venceu como Melhor Cliente do Ano. No total, 24 agências receberam troféus de Ouro e Prata para 93 cases premiados. “A conquista de Agência do Ano para a Atenas é um reconhecimento de q ue estamos no caminho certo, entregando resultados para nossos clientes e criando relações autênticas entre as marcas e os consumidores”, comemorou Denise Garrido, CEO da agência.

APEX: APOIO TOTAL A EXPORTAÇÕES

O Brasil é um dos países que mais empreendem no mundo. Com essa constatação, desde sua criação, há 25 anos, APEX Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos identifica e apoia esse potencial. Através do PEIEX , a agência, de forma gratuita, auxilia empresas em um preparo planejado e seguro para o mercado internacional. Esse apoio agora ganha reforço através

do recente lançamento do projeto Vitrine PEIEX. Organizada pelas Gerências de Competitividade, de Infraestrutura, Eventos e Comunicação da Apex Brasil, a iniciativa reúne 70 empresas de diferentes portes e segmentos, com plano de exportação definido. Os produtos se destacam pela qualidade e pela brasilidade.

30 HANDSON 15 WHATS ON
SOLUÇÕES AUDIOVISUAIS PARA SEUS PROJETOS Rua Joaquim de Almeida, 230 São Paulo/SP CEP: 04050-010 Tel: 55 11 5593-5120 programasom@programasom.com.br www.programasom.com.br Atendemos em todo o Brasil Unimos talento e tecnologia para proporcionar experiências inesquecíveis. Trabalhamos com projetos corporativos, esportivos, culturais e de entretenimento. Programasom Programasom Programasom Programasom ILUMINAÇÃO E SONORIZAÇÃO CAPTAÇÃO DE IMAGENS, TRANSMISSÃO SIMULTÂNEA, STREAMING E SATÉLITE PRODUÇÃO DE CONTEÙDO, GRAVAÇÃO E EDIÇÃO DE VIDEOS PROJEÇÕES PANORÂMICAS E MAPEADAS. PAINÉIS DE LED

APEX BRASIL COMEMORA 25 ANOS

Não faltam motivos para celebrar: a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil, acaba de comemorar 25 anos de pioneirismos desde sua criação. A missão da ApexBrasil é promover a competitividade das empresas brasileiras no exterior e atrair investimentos para o Brasil. Os resultados conquistados ao longo dos últimos anos são frutos de uma série de ações inovadoras, sendo que atualmente a instituição apoia empresas em 57 setores, que por sua vez e xportam para mais de 200 mercados.

Um selo internacional de qualidade e o lançamento de um livro relembrando os momentos mais marcantes da história da entidade também integram as comemorações.

EXPOCENTRO BALNEÁRIO CAMBORIÚ: SINERGIA EM EVENTOS

Inaugurado recentemente em uma das mais turísticas cidades catarinenses, o Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco sinaliza a vocação do município também para o turismo de negócios. Considerado o maior e mais moderno complexo multiuso do sul do país, o Expocentro foi planejado para receber eventos de todos os p ortes: shows, convenções, feiras, exposições, congressos, seminários, entre outros. Dotado de

infraestrutura e tecnologias modernas a fim de consolidar o estado como roteiro de grandes eventos corporativos e sociais. “Trata-se do melhor equipamento para feiras, congressos e shows que temos no Brasil. A arquitetura é arrojada, futurista e vai revolucionar o mercado de eventos de Santa Catarina e do país,” afirma Djalma Berger, CEO do consórcio BC Eventos, vencedor da licitação para administrar o complexo.

32 HANDSON 15 WHATS ON
49 ESFE Magazine 2020 Jornal ● Portal ● Eventos ● Revista ● Emarketing ● Redes Sociais ● Educação /mee_turismo /mercadoeeventos /mercadoeeventos /MercadoeEventos Edição Especial 47ª Abav Expo Internacional de Turismo -Setembro 2019 QUAIS OS RUMOS Agências e Operadoras, Assistência ao Viajante, Aviação, Hotelaria, Cruzeiros, Parques e Locadoras RETROSPECTIVA Relembre os fatos que marcaram o setor em 2018 SUPLEMENTOS ESPECIAIS empresários e executivos do turismo DO TURISMO? NA AVIAÇÃO COMERCIAL E LUGAR NA AGENDA POLÍTICA ABREM BOAS PERSPECTIVAS PARA O SETOR de autoridades, WWW.MERCADOEEVENTOS.COM.BR

REI DOS ARES

Modelo ACH145 da Airbus/Helibras

é sucesso na aviação executiva brasileira

Durante a edição 2022 da Heli XP, maior evento do segmento de asas rotativas da América Latina, dentre as inúmeras estrelas dos céus em voos de demonstração para convidados, o grande destaque coube a um modelo estrategicamente plantado no estande, sem direito a voos “de degustação”, mas com charme suficiente para “roubar” as atenções: o Airbus ACH145.

Sucesso no mundo e ganhando fôlego no mercado brasileiro, o ACH145 Line pentapá ganhou amplo destaque na área interna do evento. Ali, ao vivo, era possível conferir todo o luxo e alta performance do modelo, desenvolvido sob medida para operações executivas de alto padrão. O projeto, que recentemente adicionou a quinta pá ao helicóptero, acrescentou 150kg de carga útil e mais conforto e suavidade ao voo.

34 HANDSON 15
FOTOS: DIVULGAÇÃO
STAY ON

O ACH145 se destaca pela grande autonomia de voo (650 km sem escalas) e capacidade de carga, sendo o único da categoria que pode decolar com carga máxima e os tanques cheios. Além disso, o modelo oferece uma cabine altamente versátil, com design interior personalizado, galey, assentos revestidos em couro perfurado, harmonia de tonalidades com pintura especial. Cada unidade custa cerca de R$ 50 milhões, e pode transportar até 10 pessoas em seu interior, incluindo os dois pilotos. Porém, como a tripulação pode ser composta por somente uma pessoa, isso amplia a capacidade de passageiros para nove.

Pioneirismo

cerca de 850 helicópteros no país. É líder do mercado brasileiro e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Atibaia (SP) e Brasília. Em 2021, a empresa Helibras registrou faturamento total de R$ 970,2 milhões.

SE DESTACA PELA GRANDE AUTONOMIA DE VOO (650 KM SEM ESCALAS) E CAPACIDADE DE CARGA, SENDO O ÚNICO DA CATEGORIA QUE PODE DECOLAR COM CARGA MÁXIMA E OS TANQUES CHEIOS

O ACH145

Única fabricante brasileira de helicópteros, subsidiária da Airbus, líder mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa, em seus 43 anos de atividades, a Helibras já entregou +CONTEÚDO @hands_on_magazine ON na TV onnatv.com.br

35 HANDSON 15

REVOLUÇÃO

NOS ARES

Nova aposta da Airbus, o moderníssimo ACJ TwoTwenty é o suprassumo da aviação executiva

Sob o lema “reimagine seu lugar nos céus”, a gigante da aviação Airbus Corporate Jets decolou seu mais recente protótipo de jato executivo, o ACJ TwoTwenty (ACJ 220).

Trata-se de uma aeronave ultramoderna para até 18 passageiros com um alcance de aproximadamente 5600 milhas, ou mais, para uma autono-

mia de até 12 horas de voo, e a uma elevação que pode chegar a 41 mil pés.

Além disso, entre outros mimos para um público A+, o ACJ TwoTwenty é a único jato executivo a apresentar seis – isso mesmo, seis – largas áreas VIP de convivência, de cerca de 12 metros quadrados cada.

36 HANDSON 15
STAY ON

Dentro desse conceito, a Airbus estabeleceu, segundo seus comunicados oficiais, um novo conceito na aviação executiva autodenominado The Xtra Large Bizjet (em tradução direta, “o jato executivo extra-largo”), conceito que apresenta, pela primei-

ra vez, um padrão de cabines mais flexíveis, atendendo aos requisitos das categorias de jatos executivos pesados e de longo alcance.

Nas palavras de Benoit Defforge, presidente da fabricante, “estamos orgulhosos de estender a família de produtos ACJ com o lançamento do ACJ TwoTwenty. A aeronave combina alcance intercontinental, espaço pessoal incomparável e conforto para todos os passageiros. Esta plataforma de tecnologia mais recente oferece economia imbatível e confiabilidade incomparável”. Defforge ainda acrescentou que, com base no atraente apelo da aeronave, a Airbus acredita em uma demanda promissora por ela e por outros modelos, “no crescente mercado de jatos executivos”, disse.

Preço final do ACJ TwoTwenty: US$ 100 milhões.

37 HANDSON 15
FOTOS: DIVULGAÇÃO
+CONTEÚDO @hands_on_magazine ON na TV onnatv.com.br
A AERONAVE COMBINA ALCANCE INTERCONTINENTAL, ESPAÇO
E
PARA
PASSAGEIROS
Cockpit
PESSOAL INCOMPARÁVEL
CONFORTO
TODOS OS
38 HANDSON 15 GOURMET ON

OS PRAZERES DA CARNE

World Steak, líder no conceito clube de assinatura de cortes premium

No universo dos cortes nobres, é sabido que as raças bovinas angus, black angus (ambas escocesas) e a japonesa wagiu (famosa por seu boizinho “anão”) formam uma espécie de santíssima trindade do que há de melhor quando o assunto é carne bovina. E são justamente essas três etnias, sinônimos de carnes tenras e com o devido marmoreio (item fundamental para agregar sabor), a bater mensalmente à porta dos assinantes da World Steak.

Sim, assinantes. Criada em 2017, a World Steak é o maior clube de assinaturas de carnes nobres do país, conceito que ganhou impulso no mercado ao longo da pandemia. Como em outras iniciativas similares (ex: vinhos, cervejas especiais, etc), na prática o cliente seleciona o pacote que mais lhe convier, passando a pagar mensalmente por isso – e sem saber

39 HANDSON 15
Por Carlos Eduardo Oliveira

CRIADA EM 2017, A WORLD STEAK É O MAIOR CLUBE DE ASSINATURAS DE CARNES NOBRES DO PAÍS

São três as opções de pacotes. A assinatura “Família”, de R$ 199 mensais, garantes dois quilos de carne; já a “Friends”, de quatro quilos, sai por R$ 359 mensais; por fim a assinatura “Big Box”, que dá direito a seis quilos de carne, e custa R$ 499. As entregas abrangem todo o Brasil.

Além do cliente final, a empresa atua em eventos particulares (festas, confraternizações), corporativos (seminários, workshops, etc) e esportivos, no caso, de automobilismo, aviação e no circuito de beach tennis. E, como parte das ações de marketing para impulsionar o conceito, a World Steak monta lounges em ocasiões pontuais, para que mais pessoas conheçam – e desfrutem – da experiência de um autêntico churrasco na parrilla (grill) comandado por uma assador profissional. Quem resiste?

exatamente o que passará a receber. É aí que entra em campo a expertise da empresa: uma curadoria especializada seleciona os cortes premium que o cliente receberá – essa seleção muda mês a mês –, que regularmente é enviado na companhia de um “mimo”, também surpresa, que varia de queijos nobres a cervejas artesanais.

World Steak https://www.worldsteak.com.br/ Email: atendimento@worldsteak.com.br Tel.: (19) 99561-9292 / (11) 4523-0081

+CONTEÚDO

@hands_on_magazine ON na TV onnatv.com.br

40 HANDSON 15
GOURMET ON
www.onnatv.com.br | bit.ly/onnatv | www.cnt.com.br O PROGRAMA QUE GERA NEGÓCIOS E CRIA RELACIONAMENTOS Otavio Neto ON na TV otaviopneto Terça-feira | às 23:10 pm | Rede CNT Business | Events | Lifestyle | M.I.C.E.
42 HANDSON 15 THE TABLE
ON
Bife acebolado

ENIMENTO ENTRET COMIDA

&No Allianz Parque, restaurante Braza oferece um passeio por diferentes percursos gastronômicos

Após percorrer corredores labirínticos para marinheiros de primeira visita, chega-se ao Braza: um enorme salão retangular “de fundo infinito”, com vidros enormes que descortinam uma visão frontal e privilegiada de toda a arena ao redor. Sim, estamos no estádio Allianz Parque, em São Paulo, onde o recém inaugurado restaurante, qual o lúdico balanço à sua entrada, equilibra-se entre dois diferentes universos gastronômicos, o dos eventos e o do dia a dia. O que é ótimo.

Na verdade, não é todo dia que se conhecem propostas desse status. Aberta a la carte de terça a domingo para almoço ou jantar, em dias de jogos

43 HANDSON 15
MARIO RODRIGUES
RAFAEL CUSATO
Salão

MISSÃO: CONFORTO NAS ARENAS

O Braza é a mais nova empreitada da Gourmet Sport Hospitality (GSH), grife especializada em operação de A&B para arenas multiuso e grandes espaços de eventos. O objetivo é levar para dentro de um estádio de futebol uma experiência da alta gastronomia. A GSH foi responsável pelo catering de eventos como Copa das Confederações, Copa do Mundo do Brasil, Olimpíadas Rio 2016 e Copa do Mundo na Rússia. “Nossa proposta é um novo conceito em dentro de arenas multiuso”, afirma o empresário Mark Zammit, fundador da GSH. “Algo inédito no Brasil, unindo boa cozinha, coquetelaria e serviço de qualidade”.

ou shows a casa se transforma em espaço à camarote, oferecendo o combo do espetáculo aliado à experiência no restaurante - nesses casos, o serviço, atencioso, no timing exato, é volante. Sequências de pequenos bocados de prazer alternam-se à mesa, em versão “editada”, digamos, da carta principal.

Apesar de o nome sugerir devoção exclusiva a carnes no grill, um dos acertos do cardápio é a multiplicidade de técnicas e sabores, que não descarta ingredientes bem brasileiros. No comando da cozinha, combinando descontraído figurino dolmã & boné, está Giovanni

Do camarote, uma visão panorâmica de toda a arena

Renê. Pertencente à nova safra de chefs paulistanos, Renê já foi indicado a importantes premiações, tendo inclusive vencido a mais recente edição do reality Top Chef Brasil, da TV Record.

Autoral, seu cardápio trafega, claro, pelo grill, com cortes nobres grelhados à perfeição. E destaca principais como Lulas inteiras na parilla, leite de castanha quase queimado e crocante de barriga; e ainda a Costela de ripa na brasa, guarnecida de canjiquinha e molho reduzido da própria costela.

Cabe ressaltar: olho também na carta do bartender José Pimenta, com seus competentes Negronis e Old Fashioneds, entre clássicos e coquetéis autorais assinados pelo moço.

Destaque também para a simpática e aconchegante decoração, muito verde, vime, bambus, cipós e avencas naturais retrabalhadas, a serviço da reproduçao de um cantinho amazônico.

Em breve, o Braza ganha, anexo a ele, um co-irmão: o italiano La Coppa, com quem diividirá a cozinha, aberta e compartilhada.

Braza

End: R. Palestra Itália, 200 - entrada pelo portão A do Allianz Parque, 3º piso. Tel.: (11) 91465-2717

Reservas: https://widget.getinapp.com.br/36qe5A6N

44 HANDSON 15 ON THE TABLE
RAFAEL CUSATO
Bao MARIO RODRIGUES
AUTORAL, O MENU TRAFEGA PELO GRILL E PELA CRIATIVIDADE DO CHEF GIOVANNI RENÊ

ANO DE 2022

Um hub de união de Líderes e compartilhamento de melhores práticas e ideias inovadoras que impactam a vida empresarial e a sociedade como um todo. A proposta é buscar soluções que possam ajudar as organizações a inovar

SempreJuntosBR semprejuntosbr www.sjbr.com.br
INOVAR E SE RECUPERAR NO

LICORES JAPONESES SURPREENDEM PELA DELICADEZA

THE CHOYA SINGLE YEAR

Destilado de ameixas japonesas e sem aditivos artificiais, o licor The Choya passa por processo de maturação de 12 meses que extrai o melhor da fruta. Suave, harmoniza com pratos orientais e ocidentais delicadamente temperados (R$ 253).

YUZU SHU

Também fabricado pela Choya, o licor Yuzu Shu é exemplo acabado do compromisso da marca em equilibrar qualidade e autenticidade utilizando apenas ingredientes naturais – no caso, o famoso limão yuzu – espere sabor e aroma cítricos, com o frescor da fruta (R$ 278).

46 HANDSON 15
+CONTEÚDO @hands_on_magazine ON na TV onnatv.com.br
THE GLASS ON
PERSONALIDADE & SABOR
48 HANDSON 15
ON TRAVEL
PÉROLASUÍÇA
Exclusividade, wellness, gastronomia de ponta, paisagens hipnóticas: conheça o Lenkerhof Gourmet Spa Resort
49 HANDSON 15
LUCY YOUNG

Distando cerca de três horas de Zurique, o Lenkerhof Gourmet Spa Resort é um verdadeiro tesouro encravado nos belíssimos alpes da região de Lenk im Simmental, no cantão de Berna, na Suíça. Destino certo para quem busca bem-estar, Lenkerhof é muito famoso por seu 7 Sources Beauty SPA , cuja variedade de tratamentos incluem diferentes tipos de saunas e suas famosas águas termais. Aliás, esse é um dos grandes diferenciais e atrativos do hotel, construído propositalmente no local de uma fonte de águas ricas em propriedades sulfúricas, benéficas à saúde.

QUASE INTOCADA

ro para esquiadores buscando evitar as estações de esqui mais turísticas, normalmente sempre mais lotadas.

Localizado em um vale privilegiado com montanhas de picos nevados, cachoeiras e uma natureza vibrante quase intocada, Lenkerhof oferece vistas que podem ser desfrutadas das varandas de todos os quartos da propriedade.

Ideal para casais e famílias tanto no verão quanto no inverno, o local é também destino certei-

Para os amantes da boa gastronomia, o hotel reserva experiências únicas – inclusive para não hóspedes. Com duas opções de restaurantes – de influência mediterrânea, o Oh de Vie usa ingredientes frescos e sazonais que proporcionam pratos saborosos e delicados servidos em um ambiente agradável e acolhedor. Já o Spettacolo é experiência imperdível: comandado pelo chef Stefan Lünse e com 14 pontos no guia de restaurantes Gault&Millaiu, o restaurante oferece quinze diferentes opções no cardápio, que é mudado diariamente pelo chef, além de seis pratos à base de queijos exclusivos do hotel. Para a harmonização, o restaurante oferece uma carta de vinhos considerada uma das melhores da Suíça.

Ainda no quesito gastronomia, outra para obrigatória na região é dar um pulo – literalmente – às

50 HANDSON 15
ON TRAVEL
LOCALIZADO EM UM VALE PRIVILEGIADO COM MONTANHAS DE PICOS NEVADOS, CACHOEIRAS E UMA NATUREZA VIBRANTE

mesas do Bühlberg. Localizado no topo de uma bela montanha a meros 15 minutos do hotel, o restaurante, além da gastronomia esmerada tipicamente Suíça, oferece um incrível visual dos arredores, ideal para um jantar ao por do sol ao ar livre, durante o verão.

Pouco conhecido no Brasil, o Lenkerhof é o destino ideal para quem quer uma autêntica experiência suíça fora do circuito convencional, em meio a paisagens hipnóticas e com serviço cinco estrelas extremamente cordato e eficiente, fazendo jus à elite Relais & Châteaux.

Informações: http://www.lenkerhof.ch lenkerhof@relaischateaux.com

Suíça sem fronteiras Atrações igualmente imperdíveis da região de Berna, a antiga cidade de Interlaken e o Passo Jungfraujoch são “assinaturas” suíças que valem cada minuto da visita. Para essa e outras atrações, uma ótima opção é adquirir o Swiss Pass, pacote de transporte que dá acesso a trens, ônibus e barcos, além de proporcionar descontos em diversas atrações especiais (e permitir acesso sem custo em mais de 500 museus em toda a Suíça).

Informações (em português): https://www.swiss-pass.ch/pt-br/

51 HANDSON 15
@hands_on_magazine ON na TV onnatv.com.br
+CONTEÚDO

PARA SEMPRE TAILÂNDIA

52 HANDSON 15 TRAVEL ON

Com calor o ano inteiro, não faltam (excelentes) motivos para visitar a Terra dos Sorrisos, reabrindo-se agora ao turismo

Por Carlos Eduardo Oliveira

53 HANDSON 15

De todos os países do sudeste asiático, a Tailândia, a Terra dos Sorrisos (assim chamada pela simpatia de seu povo), foi o que exibiu, até o advento da variante Ômicron, os melhores números em relação à pandemia do Covid-19.  Agora, com a nova variante sob controle (especialmente  em relação ao ocidente), a nação reabre suas fronteiras ao turismo, porém sem descuidar das medidas sanitárias, que incluem testagem na chegada.

Desde primeiro de fevereiro de 2022, viajantes de qualquer país com o esquema vacinal em dia podem requerer o  Test & Go Thailand Pass, em até 60 dias antes da data pretendida para o embarque.

Trata-se de um salvo-conduto governamental obrigatório, solicitável e preenchível através do link tp.consular.go.th/en/plan. A aprovação se dá através do recebimento de um QR code, sendo que a operação pode levar até sete dias úteis a partir da data de solicitação.

Na chegada ao aeroporto da capital Bangkok, o viajante apresenta à Imigração sua documentação pessoal e a cópia impressa com o QR code de seu Thailand Pass

O passo seguinte é embarcar no transfer para a acomodação – ambos necessitam estar pré-agendados. O primeiro teste RTPCR é feito entre os dias 0 e 1 a partir da chegada, e deve-se aguardar no quarto pelo resultado.

Após o recebimento de um resultado negativo, abrem-se os portais do paraíso. A seguir, alguns dos numerosos motivos para visitá-lo.

BANGKOK

Com cerca de dez milhões de habitantes, é uma esfinge a ser desvendada, frenética, cosmopolita, sedutora. Reserve ao menos três dias para conhecê-la, e não deixe de embarcar em um tuc-tuc. Ah, sim: tenha paciência com o trânsito.

GRANDE PALÁCIO IMPERIAL

Outrora centro do governo e residência da família real em Bangkok (sim, a Tailândia é um reino e tem um rei por governante), começou a ser construído em 1782. Deslumbre arquitetônico com muito ouro em suas estruturas, o complexo tem área de 218 mil metros quadrados e contém maravilhas como o templo Wat Pho e a monumental estátua do Buda Reclinado.

54 HANDSON 15 TRAVEL ON

MERCADOS E COMPRAS

Por inúmeros motivos - compras a bons preços são apenas um deles –, mercados são uma verdadeira instituição thai. Alguns deles merecem destaque:

Mercados flutuantes

Uma das mais populares e visitadas atrações do país, caso do Amphawa Floating Market. Em canoas a motor, navega-se por canais até atingir o cerne do mercado, uma babel de embarcações de locais (e de turistas) vendendo de tudo, especialmente comida. Ao redor, uma imensa estrutura de madeira, na qual se pode atracar e desembarcar, abriga inúmeras lojas de presentes e souvenires.

Chatuchak Weekend Market

Aberto apenas aos finais de semana, é o maior e mais conhecido de Bangkok. Se possível, reserve um dia, ou ao menos um período, para uma verdadeira imersão cultural à tailandesa.

Meaklong, o “mercado do trem”

Distante uma hora de Bangkok, perde de seus congêneres no quesito compras e comidas. Mas acredite: a cena do trem passando literalmente no meio dele a cada 30 minutos é memória para toda uma vida.

Night markets

Os bazares noturnos estão entre as coisas mais cool que a Tailândia oferece. Se o tempo obrigar o visitante a eleger apenas um deles para visitar, em Bangkok fique com o Asiatique, às margens do rio Chao Phraya; já em Chiang Mai, confira o mercado das tardes/noites de domingo, que ocupa quarteirões e mais quarteirões nas ruas do centro da cidade.

RIO CHAO PHRAYA

Pronuncia-se xáo fraiá. Cartão postal de Bangkok. Agendar um passeio de barco pelas águas do “majestoso”, como é chamado, é parte indissociável de qualquer visita à Tailândia – de preferência, ao anoitecer de um dia de sol. E com jantar a bordo.

TEMPLOS, MONUMENTOS E MONASTÉRIOS

A profunda espiritualidade budista thai traduz-se em aproximadamente 30 mil templos e monastérios, históricos e ancestrais, espalhados pelo país. Alguns, como o WatPhraKaew,em Bangkok, e o WatPhraDoiSuthep, em Chiang Mai, são experiências obrigatórias.

CHINATOWN

Se a comida é parte indissociável da identidade do país, a comida de rua, herança da influência chinesa, está em toda parte, a cada esquina. Em Bangkok, a visita a Chinatown, o bairro chinês, é fundamental. Em qualquer noite da semana, legiões das mais diferentes nacionalidades vão lá à procura do mesmo Graal: mesas na calçada e comida farta, barata e ultra-saborosa.

55 HANDSON 15

CHIANG MAI

Com alma praiana sem ter praia, a simpática e acolhedora cidade de cerca de 200 mil habitantes fica ao norte. Quarta maior do país, é o contraponto ideal à agitação cosmopolita da capital. Por conta disso (e de diversos outros predicados), é a preferida de legiões de visitantes de perfil mais, digamos, “descolado”, que evitam o dito “turismo de massa”.

Um dos maiores ativos turísticos da nação, tratado com a devida atenção por governo e autoridades. Dos 39 milhões de turistas que o país recebeu em 2019, antes da pandemia, boa parte foi atraída pela mundialmente famosa gastronomia thai. Picante, sim (não raro, muuuiito picante), mas uma inigualável sinfonia de aromas e sabores. Glórias como som tam, khao soi, green curry, massaman curry e principalmente pad thai, prato-orgulho nacional, não podem faltar na lista do visitante. Restaurantes costumam oferecer cardápios com opção do grau de picância desejado na comida. O que já não acontece na igualmente imperdível comida de rua thai.

O TAILANDÊS

Thainess é um conceito abstrato referente à alma, ao, digamos, bom astral do país e seu povo. Com um mínimo de sensibilidade, pequenas demonstrações cotidianas de thainess cativam o visitante.

PREÇOS

Apesar da óbvia desvantagem na conversão a partir do dólar, um baht, a moeda local, corresponde a aproximadamente a R$ 0,16. Ou seja, conversão ainda bem atrativa. No panorama geral, a Tailândia ainda é um destino acessível e vantajoso a bolsos verde-amarelos.

SEGURANÇA

Antes da pandemia, uma cena recorrente na Tailândia eram pequenos grupos de garotas ocidentais viajando sozinhas, sem família ou amigos homens. Isso diz muito sobre a sensação de segurança mesmo em urbes como Bangkok.

ROOFTOP BARS

“Febre” que parece ter sobrevivido à pandemia, os bares no topo dos arranha-céus de Bangkok com visão 360 graus do skylineda metrópole estão há anos na ordem do dia. Há inúmeras opções. Entre os mais badalados, o Red Sky, o Sirocco e o Zoom Sky Bar.

KHAO SAN ROAD

Famosa, a rua é “o lugar” de agito nas bangkokian nights, atraindo visitantes (jovens, em sua maioria) de todo o planeta. Programa noturno ideal para uma descontraída cerveja, relaxar, ver e ser visto.

56 HANDSON 15
TRAVEL ON

CONFIRA AS EDIÇÕES DA VIDI nas principais bancas digitais

ESCOLAS DE CULINÁRIA

Programando com antecedência, é possível agendar aulas práticas onde você literalmente prepara a própria comida thai, independentemente do grau de intimidade com a cozinha. Há inúmeras opções – inclusive em alguns hotéis –, e os preços variam bastante em função da carga horária.

MASSAGENS THAI

Outra séria instituição thai. Com habilidade de ourives e leveza de luthiers, os(as) profissionais do ramo recompõem qualquer corpo “baleado”. Momentos ideais: logo na chegada, após a maratona aérea, ou próximo ao final da viagem, após incansáveis dias non stop. Preços e tratamentos os mais variados possíveis.

GRANDES HOTÉIS E RESORTS

Presentes em toda a Tailândia, algumas das maiores grifes hoteleiras, caso da rede Minor Group/ Anantara Hotels, oferecem preços em categorias superiores que surpreendem (no bom sentido) o turista, especialmente quando comparados à mesma categoria na Europa ou EUA.

PONTE BRASIL-TAILÂNDIA

Responsável pela promoção de tudo o que se refere ao turismo tailandês, o TAT – Autoridade de Turismo da Tailândia, em sua representação para a América Latina, tem sede em Los Angeles, Califórnia. No Brasil, a estatal é representada pela Capital Marketing Network, empresa de marketing de destinos – www.capitalmarketing.com.br.

PRAIAS

Alguns dos mais hipnóticos litorais de todo o sudeste asiático ficam na Tailândia. Por conta do visual paradisíaco e águas mornas o ano inteiro, destinos como Krabi, Pucket, Pattaya e Hua Hin estão entre os mais procurados. Entre os dois primeiros situa-se o inacreditavelmente belo arquipélago Phi Phi (PhiPhiIslands), famoso a partir do longa “A Praia”, com Leonardo Di Caprio.

58 HANDSON 15 TRAVEL ON +CONTEÚDO @hands_on_magazine ON na TV onnatv.com.br
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL INTEGRADA | Plataforma de relacionamento | Networking | Geração de Negócios | Conteúdo e Conhecimento ON na TV Otavio Neto otaviopneto www.onnatv.com.br Business | Events | Lifestyle

A DOIS PASSOS DO PARAÍSO

60 HANDSON 15
TRAVEL ON

Situado dentro do Parque Nacional do Iguaçu, o Belmond Hotel das Cataratas é a porta de entrada para uma das maravilhas da natureza

61 HANDSON 15
Por Carlos Eduardo Oliveira FOTOS: DIVULGAÇÃO

Em percurso muitíssimo bem conservado e cercado de bosques e florestas, não mais que 20 minutos separam o Aeroporto Internacional Foz do Iguaçu das internacionalmente cultuadas Cataratas – o trajeto percorre a BR-469, a mais curta estrada federal do país (apenas 19 quilômetros de extensão). Paralela a ela, nas laterais, uma antiga trilha de cascalho, a estrada original de acesso à região, agora remodelada, virou uma aprazível ciclovia. Ao longo do percurso, a flora pra lá de generosa já dá uma ideia do banquete visual que está por vir. Estamos no Parque Nacional do Iguaçu, no oeste do Paraná, Patrimônio Natural da Humanidade (Unesco).

ESTAR ALI É SENTIR-SE

FIGURANTE NOS CAMPOS DO SENHOR

Estar ali é sentir-se figurante nos campos do Senhor. E embora um sem número de boas opções de hospedagem (resorts, pousadas, hotéis) se espalhe desde a entrada do parque até o centro de Foz do Iguaçu, o suprassumo da experiência atende por Belmond Hotel das Cataratas – simplesmente porque é o único hotel dentro do parque.

E não vai aí nenhum exagero – logo na chegada, antes do check-in, há o primeiro contato

visual com as monumentais quedas, já que não mais que alguns poucos metros separam o hotel e um incrível mirante, início da trilha que conduz literalmente ao coração de uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza (eleitas em 2011). Com o mesmo padrão de glamour do Copacabana Palace, seu “primo” carioca, parte do mesmo grupo hoteleiro, o Belmond Cataratas comunga na mesma proporção lazer, conforto sem afetação e atmosfera descontraída, com o aditivo de monumental contato íntimo com a natureza. E uma gastronomia esmerada.

À luz do dia, o hóspede contempla non stop o espetáculo das cataratas, seja das cercanias do hotel, da sacada dos apartamentos e suítes com frente para o Parque Nacional, ou da torre de observação, estrategicamente posicionada para esse fim. Hospedar-se dentro do parque traz outra vantagem adicional, já que é possível iniciar a visitação logo pela manhã, antes da abertura para os demais turistas (a partir das 9 horas). Ao final da tarde, com o fim do horário de visitas (17 horas), contemplar o inesquecível banquete visual do por do sol sobre as

62 HANDSON 15 TRAVEL ON
Belmond Cataratas

cataratas também é privilégio de quem optou pela estadia no Belmond.

Andar pelos corredores do hotel equivale a visitar uma galeria de arte – ao longo de salões e corredores, a decoração de extremo bom gosto alia esculturas, pinturas, louças e móveis em madeiras nobres. Lojas de grifes (H. Stern), sala de leitura com piano e lareira, e a descontração ao melhor estilo pub britânico do Tarobá Bar, ideal para um drink pré-jantar, fazem da parte interna do hotel um espaço a ser explorado pelo visitante. Em diferentes níveis tarifários, as acomodações têm, em comum, o equilíbrio entre requinte e bom gosto – nada é muito extremado. Alguns apartamentos possuem área externa com jardim e piscina privativa climatizada.

No centro do complexo hoteleiro em forma de “U”, um enorme e bem cuidado bosque, ótimo para caminhadas, conduz o visitante às múltiplas experiências, digamos, diurnas: conjunto aquático, “redário” para leituras e/ou descanso, quadras de tênis, etc. Aliás, caminhadas pelas trilhas leves do entorno do hotel propiciam momentos inspiradores, como

observar centenas de borboletas multicoloridas formarem verdadeiros mosaicos, ou famílias inteiras de macaquinhos equilibrarem-se no alto das árvores.

Funcionando em espaço anexo, o Cataratas Spa oferece amplo cardápio de tratamentos estético-corporais. Ainda nos corredores externos, uma boutique oferece um leque variado de boas compras; ao lado, a loja de vinhos realiza degustações e harmonizações com queijos e embutidos – a carta exibe rótulos cuidadosamente selecionados, a bons preços.

Dois restaurantes levam a assinatura do chef executivo Jean Paul Barbier (que, apesar do nome, é peruano): o Ipê Grill, ao lado da piscina, tem caráter mais funcional; um tanto mais sofisticado em ambiente e em cardápio, o Itaipu, a la carte, é o cenário ideal para jantares mais intimistas ao sabor de gastronomia mais autoral.

Cataratas e santuário ecológico

A experiência no Belmond Cataratas se completa quando exploramos seu maior trunfo: estar dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Portanto, muni-

63 HANDSON 15
Parque das Aves

das d’água mais “light” do Iguaçu, experiência ludicamente “molhada” que requer traje de banho. De referência internacional, o Parque das Aves agrega em uma mesma agenda educação ambiental e turismo. Belíssimo santuário ecológico, seus 16,5 hectares abrigam 150 diferentes espécies (algumas, ameaçadas de extinção, ou quase já extintas), o que o faz o maior do gênero na América Latina. Foi criado em 1993 pelo casal alemão Anna e Dennis Croukamp. E tem o reconhecimento do público: aos finais de semana, as filas da bilheteria costumam ser enormes antes mesmo do local abrir (às 9 horas).

cie-se de roupas leves, tênis confortáveis e água para hidratação e encare os 1,2 quilômetros (500 degraus) que conduzem Trilha das Cataratas abaixo, até (quase) literalmente dentro das ditas cujas. O ponto de partida é o já citado mirante, na diagonal da entrada do hotel, onde hordas de quatis brincalhões disputam com a paisagem hipnótica a atenção dos turistas.

A descida se dá por uma bem conservada e sinalizada escadaria de madeira. Aos finais de semana, é preciso um tantinho de paciência, devido à imensa quantidade de pessoas ao redor (estrangeiros e brasileiros, em igual proporção). Durante o trajeto, há bares (com banheiros limpos) e lojas de souvenires; alguns mirantes são disputadíssimos para fotos. A recompensa não demora: lá embaixo, um engenhoso conjunto de passarelas conduz a pontos extremamente próximos das quedas d’água (a meros dez, quinze metros, por vezes – levar capa de chuva é uma boa, a “ducha” é garantida). Uma maravilhosa comunhão com a natureza. O passeio termina em Porto Canoas complexo de bares, lojas, restaurantes e terminal de passageiros, de onde partem os confortáveis ônibus customizados ao estilo “safari” da linha 120-Parque Nacional (R$ 4), que fazem o trajeto da cidade ao parque – e têm parada em frente ao Belmond Cataratas (percurso de dez minutos, a partir de Porto Canoas).

Programas igualmente imperdíveis, o Macuco Safari Tour e a esticada ao Parque das Aves merecem lugar de destaque na lista do hóspede. O primeiro nos embarca em botes motorizados rumo à radical sensação de se estar sob algumas das que-

COMPRAS, PARTE DA EXPERIÊNCIA Reserve ao menos um período de um dos dias da viagem para as boas oportunidades a preços excelentes. A pouco mais que meia hora de carro do Parque Nacional fica o Duty Free Puerto Iguazu, na fronteira com a cidade argentina de Missiones. Trata-se de um imenso e charmoso shopping mall que abriga desde lojas de grandes grifes planetárias de eletrônicos, roupas e cosméticos, bem como opções de presentes a granel, com destaque para bebidas em geral – há, inclusive, lounges convidativos de ícones etílicos como vodca Absolut e uísque Chivas. Os valores são em dólar. Assim como o Belmond, os bons hotéis da região oferecem translado até Missiones, mas é possível também embarcar em confortáveis ônibus, a partir do terminal de Foz do Iguaçu.

64 HANDSON 15 TRAVEL ON +CONTEÚDO @hands_on_magazine ON na TV onnatv.com.br
Macuco Safari Tour
Content and Information for Leaders CONFIRA AS EDIÇÕES DA ECONOMY&LAW no aplicativo da The Winners Prime Leaders Magazine (Apple Store para IOS e Google Play para Android) Disponível na Disponível na

O PODER DA COMUNICAÇÃO

VISUAL

A comunicação visual é uma importante ferramenta de marketing para posicionar sua marca diante do consumidor, se comunicar com o público-alvo de maneira correta e destacar seu negócio no seu mercado de atuação, fazendo uso de elementos visuais como forma de linguagem, tais como: desenhos, imagens, cores, gráficos, vídeos, fotos, entre outros.

Com uma equipe de colaboradores formada por designers, jornalistas, revisores, ilustradores e gráficas, a Purim Visual desenvolve projetos impressos e digitais, cuidando de toda comunicação visual da sua marca ou empresa. “Nosso objetivo é promover a comunicação visual com qualidade e criatividade”, diz Rogério Callamari Macadura, Diretor de Arte e fundador da Purim Comunicação Visual.

O foco da Purim Visual é a produção de conteúdo e artes para redes sociais; criação de conteúdo jornalístico, diagramação e projeto gráfico de revistas, jornais, livros, e-books, informativos e

Se você ainda não percebeu o poder da comunicação visual para sua marca, é hora investir nessa poderosa estratégia de marketing

boletins, em versões impressas e digitais; criação de identidade visual de marca corporativa – desenvolvimento de logomarca, cartão de visita, envelopes, papel timbrado, template para apresentações, e peças para eventos, como banners, envelopamento de stands, backdrops; montagem de press kits, lançamentos de produtos e serviços para assessoria de imprensa e relações públicas; desenvolvimento de material institucional para treinamento e comunicação interna; criação de peças publicitárias, anúncios, folders, flyers e catálogos; além de desenvolvimento de websites, hotsites, landing pages, e-commerce e sistemas.

Purim Visual 55 11 98382.8021 | 55 11 3804.5166 rogerio@purimvisual.com.br rogeriomacadura@gmail.com www.purimvisual.com.br

66 HANDSON 15
DESIGN ON
PROMOVER
NOSSO OBJETIVO É
A COMUNICAÇÃO VISUAL COM QUALIDADE E CRIATIVIDADE
rogerio@purimvisual.com.br | rogeriomacadura@gmail.com | 55 11 98382.8021 www.purimvisual.com.br purimvisual
Associada
Empresa

O título é autoexplicativo: ao longo de 15 edições, a Galeria dos Notáveis da Hands On foi ocupada por líderes setoriais em direção à transformação e evolução de um Brasil melhor, que integram nossa plataforma de relacionamento SEMPRE JUNTOS BR. Muitos outros ainda virão. Porque Hands On é networking e parcerias em prol de nosso segmento de feiras, eventos e congressos

PROFESSOR LUIZ MARINS

Antropólogo, escritor e consultor

Luiz Marins foi professor da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP). No interior do estado, fez parte do corpo docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Faculdade de Engenharia Sorocaba e da Universidade de Sorocaba. Também atuou como comentarista empresarial e de negócios da rede Globo de Televisão e da Globo News, no programa “Conta Corrente”. É presidente da Anthropos Consulting - empresa de consultoria de gerenciamento, que tem por objetivo ajudar os clientes a compreender e medir a interação en -

tre pessoas, produtos e resultados de negócios para impulsionar seu crescimento sustentável. É ainda professor convidado em cursos de pós-graduação em universidades e faculdades de várias regiões do Brasil e também no exterior. Escreve artigos para a Revista Hands On e Portal On na TV, além de se dedicar ao trabalho de escritor de livros, sendo autor de 31 obras como “O Poder do Entusiasmo e a Força da Paixão”. Possui mais de 500 vídeos sobre Gestão e semanalmente está no ar com programa “Motivação e Sucesso “ na Rede Vida de Televisão.

68 HANDSON 15
GALERIA DOS
NOTÁVEIS
DIVULGAÇÃO
01

02

ADELSON COELHO

Adelson Coellho é mestre em Administração e Finanças pela FECAP, possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV com grande passagem pelas maiores indústrias multinacionais - Samsung, Electrolux e Asea Brown Boveri - e possui uma vasta experiência em Gestão de Negócios e Planejamento Estratégico, tendo sido diretor de Planejamento Estratégico na SIURB, secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras da Prefeitura de São Paulo.

Com sua visão global e empreendedora, é um líder de destaque e que desempenha um im -

portante papel à frente do Conselho Executivo do SJBR, plataforma multisetorial formada pela união de empresários, líderes corporativos, jornalistas e gestores de eventos para a realização de networking e geração de negócios com foco na inovação e sustentabilidade, sendo um grande incentivador do empreendedorismo no Brasil. Além de estar presente em importantes eventos, fóruns e comitês de lideranças, Adelson é fundandor da ARCOE, um marketplace integrado com a indústria com foco em vendas nacionais e internacionais.

69 HANDSON 15
ESTHER ROSEMBERG

TONI SANDO DE OLIVEIRA

Presidente Executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau e Presidente

da Unedestinos

Toni Sando é presidente executivo do SPCVB, presidente da Unedestinos – União Nacional de CVBs e Entidades de Destinos, 1º VP Associação Latam de CVBs, membro da cadeia no. 22 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo e do Sempre Juntos BR.

As organizações de CVBs são entidades sem fins lucrativos, mantidas pela iniciativa privada, que buscam ampliar o volume de negócios e o mercado do destino por meio da atividade turística, de negócios e eventos. Toni foi um dos articuladores em parceria com representantes das entidades do setor e com

a Secretaria de Turismo e Viagens do Governo do Estado de São Paulo para a retomada do turismo e acredita na integração e união dos setores privado e público para a reconstrução da economia. “Temos um tripé – expositor, público e patrocinador – e todos têm consciência de sua responsabilidade em seguir os protocolos. E com os eventos-testes realizados, já demonstramos nossa capacidade e competência em retomar os eventos, com segurança para conhecimento, network e exposição de produtos de forma segura” afirma Sando.

70 HANDSON 15
NOTÁVEIS GALERIA DOS
ANDRÉ STEFANO
03

04

MAURÍCIO HIRATA

Médico endocrinologista do Hospital Israelita Albert Einstein e do Hospital Sírio Libanês

Mauricio Hirata é médico endocrinologista e faz parte do corpo clínico dos hospitais Israelita Albert Einstein e Sírio Libanês, além de gerenciar sua própria clínica, no Edifício Triple A, na Vila Nova Conceição, próximo às avenidas Juscelino Kubitschek e Faria Lima, que conta com heliponto, segurança e elevador privado. Na Clínica Mauricio Hirata, mais de 40 profissionais, como clínicos gerais, ortopedistas e ginecologistas, realizam check ups feitos pelo convênio médico com foco na melhoria da saúde cardiovascular,

na prevenção de câncer, diabetes e outras doenças metabólicas. Há também fisioterapeutas, nutricionistas e dermatologistas que realizam tratamentos corporais e faciais, além de educação nutricional. Hirata também é membro da Endocrine Society, da AACE – American Association of Clinical Endocrinologists, European Society of Endocrinology e da Obesity Society e colabora com artigos e entrevistas para diversas publicações, como o jornal Estado de S. Paulo e as revistas Harper’s Bazaar e Pense Leve.

71 HANDSON 15
DIVULGAÇÃO

PAULO MANCIO

Com quase duas décadas de atuação no Grupo Arccor, Paulo Mancio tem participação em todos os projetos da empresa no continente, são centenas de empreendimentos em operação e projetos em implementação ou em desenvolvimento. Executivo da companhia que é líder mundial em hotelaria de excelência, Mâncio comanda há sete anos quatro grandes áreas, sendo responsável pelo design, arquitetura e construção de todos os hotéis do Grupo na América do Sul. No que diz respeito a sustentabilidade,

Mancio fez sua conexão com as cidades inteligentes e se tornou um grande porta voz do assunto. O executivo ainda faz parte de alguns conselhos consultivos de outras empresas, dentre elas a maior organização do mundo de sustentabilidade que é o Green Building Council, onde atua como conselheiro diretor no Brasil. O executivo também foi membro do conselho de empresas como LeaderX, BBX Brasil, INICIS, além de Investidor- Membro do Comitê de Investimentos da BR Angels.

72 HANDSON 15
NOTÁVEIS GALERIA DOS
DIVULGAÇÃO
05

JANE CAMPOS

No posto de CEO da Radici Plastics na América Latina, empresa líder do segmento no Brasil, Jane Campos comanda uma fábrica em Araçariguama, no interior de São Paulo, com 85 colaboradores diretos e 20 indiretos, e excelentes resultados, com destaque para a certificação ISO 45001, conquistada no ano passado, que reconhece a empresa como uma das mais seguras para se trabalhar. A executiva que tem vasto conhecimento do setor, iniciou sua trajetória no Grupo Radici em 1998 como Gerente Comercial e

desde 2011, assume a operação da Radici Plastics para América do Sul. Mas, Jane é adepta do Team Building e divide os méritos dos resultados com toda sua equipe, mostrando ser uma líder genuína e que merece o posto alcançado e todo reconhecimento. Para os próximos anos, o Grupo Radici continuará investindo em economia circular e produtos de menor impacto ecológico, green products, e produtos de alta performance, já tendo previsão de crescimento no Brasil de 10% para este ano.

73 HANDSON 15
ASSUNTO DIGITAL/#DIGAXIIISS
06

VINICIUS DUTRA

Estrategista, criador do método Dutra e membro do SJBR

Vinicius Dutra é formado em Direito, Contabilidade e Administração de Empresas, com especializações em Direito Tributário, Finanças Corporativas, Governança Corporativa e Gestão de Riscos. Passou por importantes instituições acadêmicas no Brasil e no exterior como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a New York University. Iniciou a carreira em uma grande instituição financeira, mas seu lado empreendedor falou mais alto e fundou a consultoria em -

presarial Dutra, sendo criador do Método Dutra, que garante excelência na prestação de serviço. Vinicius Dutra é membro do Sempre Juntos BR e empresta toda sua expertise como conselheiro de empresas e estrategista multidisciplinar para orientar decisões de negócios, com forte desempenho em projetos de profissionalização e rentabilização de empresas, transações de M&A, bem como no suporte a empresas do exterior que buscam se estabelecer no Brasil e vice-versa.

74 HANDSON 15 NOTÁVEIS GALERIA DOS
ZÉ ROBERTO MUNIZESTÚDIO RAMEDE 07

OTAVIO NETO

Pioneiro no segmento jornalístico de cobertura de feiras e eventos de negócios, Otavio Neto é um grande impulsionador desse setor, pois há duas décadas acompanha de perto sua evolução e compreende sua grandeza e importância para a economia do país, atuando junto de sua relevante e extensa rede de relacionamentos, que engloba empresários, empresas e autoridades públicas, para fazer a roda da economia girar. É criador da plataforma Sempre Juntos BR, ao lado de Adelson Coelho, do ITFEM (International Trade Fairs and Events Meeting) e do ESFE (Encontro

do Setor de Feiras e Eventos), que este ano teve como tema “Mãos à Obra” e trouxe grandes líderes debatendo as principais tendências para a retomada do setor de feiras e eventos, gerando oportunidades de negócios e promovendo networking. Otavio também ajuda a promover grandes líderes do mercado com o Grupo ON Mídia, plataforma multicanal, com site www.onnatv.com.br, a revista impressa Hands ON Magazine, o programa na Rede CNT de televisão, o canal do YouTube ON NA TV, além das redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn.

75 HANDSON 15
Jornalista e CEO do Grupo ON Media, partner e fundador SJBR FREDY UEHARA
08

ROMANO PANSERA

Fundador da Promovisão, referência internacional em eventos e membro do Conselho do SJBR

Romano Pansera tem MBA em Estratégia e Gestão de Supermercados pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, é especialista em Marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado e pela Madia Marketing School, e tem cursos de extensão na Cornell University e na University of Florida. Foi presidente do Conselho do POPAI Brasil – Associação Global de Marketing no Varejo, conselheiro da ADVB – Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil e conselheiro da SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Con -

sumo, além de fundador e CEO da Promovisão, agência responsável pela promoção e organização da Feira e Congresso Internacional APAS, da Convenção ABRAS e da Brasil Cycle Fair. Em 2014 foi eleito Acadêmico-Fundador da Cadeira nº 35 da Academia Brasileira de Eventos e Turismo. Romano Pansera é referência nacional e internacional em turismo, feiras e varejo, sendo membro atuante do Conselho do Sempre Juntos BR. Uma das mais recentes iniciativas lideradas por ele é o curso de atualização gratuito para profissionais de eventos “O futuro em curso”.

76 HANDSON 15
NOTÁVEIS GALERIA DOS
FREDY UEHARAUEHARA FOTOGRAFIA
09

10

ALEXANDRE SAMPAIO

Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA)

Empresário com mais de 39 anos de atuação no mercado hoteleiro carioca e fluminense, é presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Cetur/CNC), que reúne mais de 20 entidades associativas empresariais do turismo, além de representantes do turismo nas federações do comércio nos estados.

Sampaio é ainda membro do Conselho Nacional de Turismo do Ministério do Turismo e coordenador

do Comitê Brasileiro de Normatização em Turismo (CB54), órgão de planejamento, coordenação e controle das normas relacionadas ao Turismo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e membro do Sempre Juntos BR.

Desde o início da pandemia Sampaio tem atuado em apoio às empresas do setor que foram altamente impactadas, somando força na luta pela aprovação de projetos de lei, como o PL 1919, fundamentais para minimizar os prejuízos acumulados pelos empresários da área; sua luta hoje é pela ampliação nacional.

77 HANDSON 15
CHRISTINA BOCAYUVA

11

FÁTIMA FACURI

Sua carreira é exemplo de como o empoderamento feminino é necessário seja na iniciativa privada, no setor público ou no terceiro setor. Atual CEO da Open Brasil Promoção e Eventos, a empresária Fátima Facuri está à frente de grandes eventos corporativos, nos segmentos farmacêutico, estética e cosmética. Graduada em Administração e com quase duas décadas de expertise no mercado, é também a presidente em exercício da ABEOC Brasil – Associação

Brasileira das Empresas de Eventos (Gestão 2018/2023), tendo já ocupado anteriormente (entre 2015 e 2018) a presidência da ABEOC-RJ. Na ABEOC Brasil, onde a prorrogação de seu mandato foi referendada pelos associados em reconhecimento a seu trabalho ao longo do ultimo triênio, a empresária sabe do tamanho da responsabilidade e de que ainda tem grandes projetos e objetivos a atingir no segmento, à frente da Open Brasil e da ABEOC Brasil.

78 HANDSON 15 NOTÁVEIS GALERIA DOS
DIVULGAÇÃO

ANA LUÍSA DINIZ CINTRA

Diretora do Centro de Convenções Rebouças

Desde 1998 à frente do Centro de Convenções Rebouças, como gestora Ana Luísa tem a exata dimensão da importância do local, enquanto equipamento cultural, para a cidade. Principalmente agora, com o mercado de eventos (com o perdão do clichê) reabrindo. “Nosso desafio é aplicar o aprendizado do tempo em que ficamos parados”, acredita. “Foi o tempo das lives, dos eventos virtuais. A julgar pelo final de 2021,

acredito em um bom 2022, com a volta dos eventos presenciais. O mercado e as pessoas precisam disso. O momento é de reconstrução, de aplicar as mudanças e inovações que surgiram, e com as quais aprendemos. M as acima de tudo, precisamos ser reflexivos sobre o que aprendemos na pandemia enquanto pessoas. Mudar nosso comportamento, dar atenção a outros valores e caminhos”.

79 HANDSON 15 12
DIVULGAÇÃO

RAUL SULZBACHER

Como regra, a “Galeria dos Notáveis” da HANDS ON homenageia a carreira de grandes personalidades do setor M.I.C.E. Presidente do Conselho de Administração da Fundação 25 de Janeiro – São Paulo Convention & Visitors Bureau, o empresário solicitou que, em caráter de exceção, uma pensata sua ocupasse a sessão. Faz todo sentido, Raul.

“A ‘nova vida’ do turismo envolverá diversos fatores. Tomemos o exemplo de nosso segmento,

osetorbusiness,deturismo,defeiras,congressos, eventoseafins.Vamosnosrecuperar,aindaexibiremos bons números. Talvez não como antes, mas os teremos. E isso, obvio, é bom. Mas as prioridades, amigos, serão outras”.

“Falo aqui sobre os 70% da sociedade no país continuarão assombrados pelo aumento da desigualdade e da pobreza. É nesse extrato do meio que temos que nos concentrar. É a esses que devemos dar nossa atenção, daqui em diante”.

80 HANDSON 15 NOTÁVEIS GALERIA DOS
Presidente do Conselho Administrativo do Visite São PauloSão Paulo Convention & Visitors Bureau
13
DIVULGAÇÃO

VINICIUS LUMMERTZ

Secretário de Turismo do Estado de São Paulo

Atual Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz nasceu em Rio do Sul, Santa Catarina. É formado na Universidade Americana de Paris em Ciências Políticas, fez cursos de alta gestão na Kennedy School da Harvard University e no IMD de Lausanne (Suíça) e concluiu seu A-Level em Política, Governo e Economia no D’Overbroeck’s College em Oxford, Inglaterra.

Foi ministro do Turismo da gestão Temer, presidente da EMBRATUR de 2015 a 2018 e secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério

do Turismo de setembro de 2012 a maio de 2015. Preside o Conselho Nacional de Turismo, do qual foi também secretário executivo. Foi secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão na gestão do governador Luis Henrique da Silveira em Santa Catarina, ocupando também o cargo de secretário de Articulação Internacional.

Foi o criador e presidente da Empresa Estadual de PPPs e Concessões de Santa Catarina, diretor técnico do Sebrae Nacional no Governo FHC e é autor do livro “Brasil: Potência Mundial do Turismo”.

81 HANDSON 15 14 ALM

MARK ZAMMIT

Contra números, não há argumentos: são mais de uma centena de shows nacionais e internacionais no currículo, com mais de 3 milhões de pessoas atendidas; mais de 500 eventos corporativos, centenas de jogos de futebol atendendo mais de 8 milhões de clientes, duas Copas do Mundo (Brasil, 2014 e Rússia, 2018), uma Copa das Confederações (Brasil, 2013) e uma Olimpíada (Brasil, 2016). Com uma folha corrida como essa, o empresário maltês Mark Zammit, fundador e CEO da GSH –

Gourmet Sports Hospitality, empresa de catering brasileira que atua na gestão e operação de alimentos e bebidas para arenas, estádios de futebol e casas de espetáculos, e também em eventos corporativos, feiras e convenções. Responsável por catering em arenas como o Allianz Park, em São Paulo, e o estádio do Benfica, em Lisboa, Portugal, com sua atuação à frente da GSH, Zammit vem ressignificando o conceito de hospitalidade com entretenimento e negócios.

NOTÁVEIS GALERIA DOS 15 JOÃO PASSOS

MILENA PALUMBO

Atual CEO da multinacional francesa GL Events no Brasil, a executiva Milena Palumbo é a primeira mulher na liderança em mais de 40 anos de atuação global da empresa. Bacharel em turismo pela Universidade do Paraná, com especialização em gestão de negócios e comercial, Milena reúne 15 anos de experiência no setor, sendo responsável por conduzir eventos de porte como a Bienal

Internacional do Livro do Rio de Janeiro e as edições brasileiras do Mondial de La Bière, evento global dedicado às cervejas especiais. Ao longo da carreira, foi ainda superintendente e, a seguir, gerente de desenvolvimento de produtos do Riocentro. Na GL Events desde 2007, a atual CEO da empresa foi também diretora-geral das operações da companhia no Rio de Janeiro.

83 HANDSON 15
DIVULGAÇÃO
16

GIOVANNI MARINS

Natural de Palmas, no Tocantins, Giovanni Marins Cardoso driblou a infância estudando no ensino público para tornar-se um dos grandes empresários do país na atualidade. Fundador no anos 2000 da hoje gigante Mondial, e CEO da empresa e do Grupo MK, surgido mais recentemente, Marins hoje comanda uma companhia em ascensão no mercado nacional que, apesar da relativa pouca rodagem (apenas 22

anos), já conta com mais de quatro mil colaboradores diretos (mais de dez mil indiretos) e um share de 37% do mercado nacional de eletroportáteis. Parte de um seleto grupo de altos executivos do varejo do país, Marins atualmente consolida o objetivo de toda grande companhia varejista: inserir sua grife e seus produtos como referências de padrão de qualidade no dia a dia dos consumidores.

84 HANDSON 15 NOTÁVEIS GALERIA DOS 17 DIVULGAÇÃO

FABIO ZELENSKI

Formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na Universidade Braz Cubas, em Mogi das Cruzes, pós-graduado em Gestão da Informação e cursando MBA em Marketing e Inteligência de Negócios Digitais pela FGV. Com mais de quinze anos de experiência em comunicação, trabalhou com endomarketing, publicidade e comunicação integrada em diversas agências em São Paulo, com experiência em todos os segmentos do setor, como redator, produtor de conteúdo, revisor, diagrama-

dor, criação, atendimento e planejamento. Integrado há mais de oito anos no setor de turismo, eventos e viagens, atualmente é Diretor de Marketing do São Paulo Convention & Visitors Bureau - VISITE SÃO PAULO - Fundação 25 de Janeiro, gerenciando campanhas do Destino São Paulo, criando padronização de linguagem e trabalho intenso de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa junto aos veículos especializados e ao poder público em nível federal, estadual e municipal.

85 HANDSON 15
18
Diretor de Marketing do São Paulo Convention & Visitors Bureau - VISITE SÃO PAULO - Fundação 25 de Janeiro FREDY UEHARA

BEM-VINDOS AO NOVO CONSUMISMO

Depois da pandemia nos últimos anos fomos surpreendidos por uma inesperada demanda mundial por artigos de luxo, viagens e opções de lazer além dos mais variados eventos esportivos e culturais.

O confinamento e a incerteza afetaram as pessoas de maneiras diversas e certamente reavaliamos, mesmo que inconscientemente, o que fizemos e acima de tudo o que poderíamos ter feito.

nha consulta o site ofertava incríveis 525.914 relógios em 119 países.

Para quem aprecia carros, o site americano www.bringatrailer.com e os www.carandclassic.com e www. classicdriver.com na

NÓS SOMOS, E TEMOS QUE SER, CONSUMISTAS! AFINAL NÓS CONSUMIMOS SATISFAÇÃO

Eu acredito que nesta era do “politicamente correto” influenciado por diferentes percepções de valores o conceito do consumismo foi estigmatizado de forma exageradamente negativa e impessoal, esquecendo ser esta conduta parte do que move o ser humano.

Nós somos, e temos que ser, consumistas! Afinal nós consumimos satisfação.

Esta demanda tem multiplicado não só o volume de negócios, mas principalmente a visitação de alguns sites voltados para o mercado do luxo. O chamado “window shopping” das vitrines vem dando lugar ao “screen shopping” das telas.

Entre os sites que chamam atenção esta o www.chrono24.com voltado para o mercado de relógios onde encontramos exemplares Audemars Piguet, Omega, Patek Philippe e Rolex que triplicaram o seu valor neste pós-pandemia. No momento da mi-

Europa, são uma festa. Aliás o www. classicdriver.com distribui e-mails com combinações estéticas com artigos de luxo de muito bom gosto. Também chama a atenção a quantidade de leilões de carros clássicos especialmente nos Estados Unidos, a tal ponto que empresas como a www.advancemiami. com se especializaram na entrega e documentação destes carros no Brasil.

Um outro fenômeno é o www.catawiki.com que oferece leilões de bolsas e outros artigos de luxo com originalidade devidamente certificada. A www. rebag.com de Nova Iorque além do site também conta com lojas físicas.

Como consumir, sem remorso, também significa comer bem e viajar bem, vale uma olhada no www.dartagnan.com, no www.relaischateaux. com e no www.glamping.com além naturalmente do Guia de Restaurantes Michelin: guidemichelin.com.

Consumir não necessariamente significa comprar, então vamos aproveitar o que o mundo digital nos oferece, consumir com os olhos e a imaginação, sonhar e sempre que possível transformar os nossos sonhos em realidade.

Até a próxima, Willy.

86 HANDSON 15 SPEAKERS ON
Representanteda FórmulaINDYpara a América Latina WILLY HERRMANN
+CONTEÚDO @hands_on_magazine ON na TV onnatv.com.br
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.