Page 1

Manual de Identidade Visual BIBLIOTECA JOAQUIM CARDOZO centro de artes & comunicação|UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO


INTRODUÇÃO A Universidade Federal de Pernambuco apresenta - através da Coordenação de Comunicação e Design do Centro de Artes e Comunicação - o projeto de Identidade Visual da Biblioteca Joaquim Cardozo, visando criar uma marca que melhor represente o conceito de informação e literatura e que represente o estilo gráfico do poeta, engenheiro e dramaturgo Joaquim Cardozo. Para se construir um sistema eficaz de Identidade Visual é preciso que sejam seguidas normas e especificações necessárias por toda comunidade acadêmica e por terceiros. Portanto, o Manual de Identidade Visual da Biblioteca Joaquim Cardozo tem como objetivo considerar a estrutura e as definições do Manual de Identidade Visual da Universidade Federal de Pernambuco, apresentando a marca e seus elementos complementares e seguindo uma série de especificações técnicas já estabelecidas para aplicação do Sistema de Identidade Visual nos principais suportes de comunicação.


SUMÁRIO 04 05 06 07 08

A Marca Apresentação Padrão Tipográfico Padrão Cromático Marca em Negativo Marca sobre Fundos Coloridos

09 10 11 12 13

Construção Técnica Construção da Marca Malha Construtiva Redução Área de Proteção Assinaturas Conjuntas

14 15 16 17 18

Aplicações Cartão de Visita Papel Timbrado Envelope para Ofícios Envelope para Documentação Etiqueta para CD/DVD


A MARCA | APRESENTAÇÃO O design da marca da Biblioteca Joaquim Cardozo foi desenvolvido através de um estudo do estilo gráfico de Joaquim Cardozo, encontrado em diversos poemas do autor, os chamados Poemas Caligráficos. A marca apresenta duas assinaturas. A vertical e centralizada é a assinatura principal, indicada para ser usada em qualquer suporte, como veiculação interna, documentos, e quando a marca for associada às outras marcas, ligadas ou não à Universidade. A horizontal é indicada para documentos como declarações e outros impressos com formatos predominantemente horizontais.

Fragmento da poesia “Poema” | Joaquim Cardozo, 1947.

Estas assinaturas devem ser usadas de acordo com a proporção, forma e disposição dos elementos apresentados neste Manual.

Assinatura Principal | Vertical e centralizada

Assinatura Horizontal

04


PADRÃO TIPOGRÁFICO A fonte institucional adotada é a Trebuchet MS. Ela deve ser usada em qualquer mídia impressa ou digital da Universidade, assim como da Biblioteca Joaquim Cardozo. A fonte foi criada, em 1996, pelo designer Vicent Connare para a Microsoft Corporation e, portanto, está disponível na lista default de fontes do Windows.

Normal ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890!@#$%&¨*()_+-={}[]<>;: Negrito ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890!@#$%&¨*()_+-={}[]<>;: Itálico ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890!@#$%&¨*()_+-={}[]<>;: Negrito e itálico ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz 1234567890!@#$%&¨*()_+-={}[]<>;:

05


PADRÃO CROMÁTICO A cor é um dos elementos mais importantes na Identidade Visual de uma Instituição. Além das assinaturas principais monocromáticas, a marca poderá ser aplicada na cor vinho exclusivamente em fundos coloridos, respeitando as especificações da Marca sobre Fundos Coloridos a seguir. As cores adotadas como padrão podem ser obtidas nos processos PANTONE, CMYK, RGB, e Hexadecimal, tendo em cada um deles sua própria especificação. Pantone Black CMYK C0 M0 Y0 K100 RGB R0 G0 B0 Hexadecimal #000000

Pantone 201C CMYK C0 M100 Y63 K29 RGB R162 G37 B56 Hexadecimal #990000

06


MARCA EM NEGATIVO Uma imagem em negativo significa dizer que os claros e os escuros (ou a ausência e a presença de cor) são invertidos em relação à composição original. Neste caso, a marca será disposta num impresso ou numa publicação, nos quais o fundo escuro, no caso de uma monocromia a traço, consiste na predominância dessa cor.

Monocromia a traço (em negativo)

07


MARCA SOBRE FUNDOS COLORIDOS Para a disposição da marca em fundos coloridos, devem-se observar certos cuidados para sua melhor legibilidade: em fundos claros, a marca deve ser usada no seu padrão cromático, ou em positivo para os casos de impressão monocromática, e o uso da versão em negativo para fundos escuros. Em publicações e impressos que utilizam imagens como fundo, deve-se observar a complexidade e a combinação das cores da imagem. Nos casos em que o fundo é composto por imagens complexas e sem áreas uniformes de cor, recomenda-se o uso de uma área de destaque para a disposição da marca.

08


CONSTRUÇÃO DA MARCA Com o objetivo de manter a correta disposição dos elementos da marca, pode-se observar uma relação entre determinadas dimensões dos elementos e a largura-base X, indicados nos exemplos ao lado. A partir da largura-base, as demais dimensões terão seus valores proporcionalmente relacionados.

0,7X

0,2X 3,5X

0,7X

2,8X 4,8X

09


MALHA CONSTRUTIVA A disposição da marca sobre uma malha construtiva tem como objetivo orientar e facilitar uma reprodução exata da mesma em um suporte cuja execução seja manual, como pintura em parede, entre outros.

10


REDUÇÃO O limite de redução deve ser observado para que a visibilidade e a legibilidade não sejam comprometidas. Cada assinatura tem o limite de redução estabelecido, de acordo com as demonstrações ao lado.

0,9 cm

0,9 cm

11


ÁREA DE PROTEÇÃO Com o objetivo de garantir o mínimo de visibilidade da marca, deve-se respeitar a área de proteção. Esta área é delimitada por um espaço equivalente à altura da letra B do logotipo BIBLIOTECA JOAQUIM CARDOZO.

12


ASSINATURAS CONJUNTAS Para a integração da marca da Biblioteca junto aos Centros e Órgãos da Universidade, devem-se observar, além da área de proteção, os eixos para o alinhamento das marcas.

13


CARTÃO DE VISITA

1,2 cm

3,2 cm

1,2 cm

0,6 cm

Alice Maria Costa Bibliotecária

bibcac@ufpe.br Av. da Arquitetura, s/n, Campus Universitário Recife-PE cep 50740-550 | Centro de Artes e Comunicação

fone 81 2126 8302 fax 81 2126 8782

Tamanho: 9,0 X 5,0 cm Fonte: Trebuchet MS Nome | corpo 8 bold Demais informações | corpo 7,5 Cor: PANTONE PROCESS BLACK Papel: Couché fosco 210g

14


PAPEL TIMBRADO 1,0 cm

1,0 cm

1,5 cm

Tamanho: 21,0 X 29,7 cm Fonte: Trebuchet MS corpo 9 RodapĂŠ alinhado pelo centro Cor: PANTONE PROCESS BLACK Papel: Sulfite 90g 0,9 cm

15


ENVELOPE OFÍCIO

1,4cm

9,7cm

1,1cm

Tamanho: 23,0 X 11,0 cm Fonte: Trebuchet MS corpo 9 Cor: PANTONE PROCESS BLACK Papel: Sulfite 150g

0,7cm 1,2cm

16


ENVELOPE DOCUMENTAÇÃO

1,8cm

6cm

1,5cm 2,6cm

0,9cm

1,8cm

6cm

1,5cm

Tamanho: 260 X 360mm Fonte: Trebuchet MS corpo 10 Cor: PANTONE PROCESS BLACK Papel: Sulfite 150g

2,6cm

0,9cm

17


ETIQUETA PARA CD/DVD

18


CRÉDITOS BIBLIOTECA JOAQUIM CARDOZO Identidade Visual (2009): Hana Luzia de Abreu Leite; Colaborador: Hans Waechter.

UNIVERSIDADE FEDERAL

DE

PERNAMBUCO

Identidade Visual Original (1980): Clóvis Parísio, Domingos Sávio e Neide Câmara Grant; Colaboradores: Hans Waechter e Solange Coutinho. Redesign da Identidade Visual (2006): Paula Valadares e Solange Coutinho; Colaboradores: Andréa Dourado, Bruno Ferreira, Moacyr Campello e Raíza Bruscky.

Manual de Identidade Visual da Biblioteca Joaquim Cardozo  

Manual de Identidade Visual da Biblioteca Joaquim Cardozo, biblioteca do Centro de Artes e Comunicação (CAC) | UFPE.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you