A happy house in a black planet de kipper

Page 15

uma associação do termo apenas a “movimento social para mudar o mundo”. Todavia este não é o único sentido do termo movimento, que pode ser usado, por exemplo, também para escolas artísticas. Em outras línguas, todavia, o termo “movimento” 2 é eventualmente usado sem maiores restrições, com sentido próximo ao que usamos aqui para subcultura, ou em conjunto com outros termos. Grupos sociais com outras características e/ou outras estruturas internas podem receber outras definições.

GÓTICO: PRA SEMPRE “FORA-DE-MODA” (MAS COM MUITO ESTILO!) Os estilos das modas comerciais passam, pois não são ligadas a nada de substancial. Os estilos subculturais permanecem, pois fazem parte de um sistema (sub)cultural.

14

Quando alguns jornalistas e bandas usaram pela primeira vez o termo “Gótico” para comentar um estilo, talvez imaginassem que fosse apenas mais uma moda passageira. Mas hoje, mais de 25 anos depois, em torno dos símbolos emitidos inicialmente (talvez inconscientemente) pelos artistas e seus trabalhos, se aglutinou todo um sistema simbólico de representação do mundo que vai muito além da música e do visual. Desde os anos 80 até hoje temos a consolidação uma subcultura urbana não centralizada, com história própria, espalhada por países de todo o mundo. A subcultura Gótica inclui produção musical, literária, cinematográfica, moda, comportamento, economia e trabalho (lojas, gravadoras, editoras, clubes) e entretenimento, etc. E, claro, inclui também relações afetivas com estes símbolos tão significativos e entre as demais pessoas ligadas a esta subcultura. 2

Antoine Durafour- em “Le Milieu Gothique”, 2005, como na citação que fazemos no início do capílulo “D) A TEATRALIZACAO E O CORPO”. Outro exemplo do uso do termo movimento de forma “apolítica” aparece neste trecho desta entrevista para versão portuguesa da revista Elegy francesa, especializada no estilo Gótico/ Darkwave/ Pos-Punk: Revista Elegy- “-Fala-me um pouco sobre o meio underground onde vives, o teu estilo de vida, de música que ouves? Qual é na tua opinião o futuro deste movimento? (…)”. Ronny Moorings, vocalista da banda gótica/darkwave Clan of Xymox, na ativa desde 1983 até hoje, responde: “ - O “Gótico” acaba por ser o único movimento alternativo onde me sinto confortável, também porque considero que é o único movimento alternativo que resta. (…)”. Revista “Elegy Ibérica”, edicão portuguesa, #02, 2006- entrevista com Clan Of Xymox


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.