PAredes Diafragma

Page 127

Capítulo 6

Modelos Numéricos

112

6.6 ANÁLISE DA RUPTURA As paredes alcançam seu mecanismo de falha pela ruptura da ligação painel-quadro, pelos excessivos deslocamentos que provocam o rasgamento do painel e a deformação da ligação montante-banzo e pelo próprio colapso dos elementos (veja Figura 5.26). Neste trabalho, analisou-se numericamente somente o primeiro estágio deste mecanismo, caracterizado pela ruptura da ligação com pinos entre o painel e o quadro. Para isto, foram definidos no carregamento aplicado os pontos A, B e C. O ponto A se refere à resistência de cálculo determinada pelo Eurocode 5 de 1993, que se aproxima a 80% da resistência última da parede (Fv,u), para as paredes analisadas, sua determinação simplifica-se na Equação (6.2). Enquanto que os pontos B e C se referem respectivamente a 95% e 98% da resistência última da parede (Fv,u).

Fv, d = 2 ⋅ Fp, d,1 ⋅

b s

(6.2)

onde: Fv,d = Resistência de cálculo da parede diafragma Fp,d,1 = Resistência de cálculo do pino de ligação com uma seção de corte b = Largura do painel s = Espaçamento dos pinos de contorno

Para os grupos I e II, os pontos A, B e C são mostrados na Figura 6.27 e Figura 6.28 nos diagramas da força aplicada (Fv) em função do deslocamento do topo da parede (u).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.