Introdução ao desenho urbano

Page 89

importante conceito de "visão serial," que é a maneira como percebemos visualmente um ambiente na realidade, pois considera nossos deslocamentos (fig. 70). Ele mostra, por exemplo, como nosso percurso por uma rua retilínea e com arquitetura repetitiva é uma experiência muito menos rica e excitante do que o percurso de uma rua sinuosa e com diversos apelos visuais. Sob este prisma, o conceito de "pitoresco" seria resultante da organização de formas onde a sucessão de diferentes planos visuais de um percurso sofressem fortes rupturas em distãncias relativamente pequenas, enquanto o "monumental" seria a disposição de quadros visuais relativamente idênticos num percurso longo e que, por isto, torna-se monótono. Nesta categoria enumera várias temáticas que influenciam nossa experiência visual, como: deflexão (desvio angular da visada). incidente (atrai o olhar). estreitamentos (converge o olhar). antecipação (desperta curiosidade) e outros (fig. 71).

cação da metodologia "townscape" pode ser exemplificada por nossa proposta para revitalização em Fells Point. Baltimore, que, como mencionamos, é comentada no Anexo 2.

Lugar: Possui um sentido topológico e tem a haver com a nossa posição em relação a um conjunto de elementos que conformam nosso ambiente mais imediato. Percebe-se mais fortemente a dicotomia aqui-ali, dentro-fora, no sentido que" o relacionar-se a si próprio com o que nos rodeia é um hábito instintivo do corpo humano, não é possível ignorar este sentido posicional ..." (CULLEN 1961: 10). São muito fortes, e empiricamente verificáveis, as sensações de pertencer, de proteção, de territorialidade, de domínio. Algumas das temáticas nesta categoria analisadas pelo autor são, por exemplo: possessão, ponto focal, recintos (definição de subcategorias de espaços). vista, aqui/ali, interno/externo, espaço definidor etc. (fig. 72) Conteúdo: Refere-se a conjuntos de significados percebidos durante nossas experiências dos espaços através de elementos tais como cor, escala, textura, estilo, caráter e unidade. A composição e o relacionamento de insumos visuais numa grande variedade de mensagens provocam uma riqueza de significados e sugestões de comportamentos que empolga o usuário. CULLEN define como temáticas a serem analisadas nesta categoria: intimidade, multiplicidade de usos, escala, confusão, complexidade, antropomorfia etc. CULLEN também desenvolveu um interessante sistema de notação gráfica para poder mapear e sistematizar as análises da paisagem urbana. Este sistema constitui-se de símbolos gráficos que representam conceitos ou as categorias a estudar, e devem possibilitar também a notação do movimento (CULLEN 1964, 1968; GOSLlNG & MAITLAND 1985) A apli-

Figura 71 (a, b) - Atração visual e antecipação pelo desvio de planos visuais ilustradas por CULLEN (a) e um exemplo em Ouro Preto (b)


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Introdução ao desenho urbano by Guil - Issuu