MEMORIAL DESCRITIVO
PROGRAMA DE NECESSIDADE S
A Praça do Relógio se encontra no Centro de Taguatinga, no Distrito Federal, e terá toda a sua área utilizada para esse projeto.
Será feito um novo paisagismo para a área, sendo mantido apenas as aberturas do metrô e o relógio. A topografia não será alterada.
A área possui cerca de 7400m² e trata-se de um espaço público de extrema importancia para a cidade, tendo o metrô no seu subterrâneo.
Serão feitos novos caminhos na praça, além de ter a troca do material da calçada. Os canteiros vão ficar no nível da calçada sendo dividos apenas por uma peça de concreto que circula toda a área verde, além de alguns pontos servirem como bancos.
O projeto é baseado na vivência do autor e nas pesquisas em torno da praça. Para esse projeto foi levado em conta as curvas de nível do ambiente, o clima da região, além de manter o relógio que é o item principal do local, junto as aberturas do metrô que compõem a praça. Nomes: Praça Central (1958 - 1970) e Praça do Relógio (1970 - atualmente) Ano do projeto: 1958 Ano do monumento: 22/10/1970 Tombamento: Setembro de 1980 Última revitalização: 05/06/2008
O posto policial que fora retirado pelo governo será novamente construído no local, sendo necessário para o funcionamento da praça a partir de seu conceito. Serão utilizadas quatro espécies no projeto sendo elas: Burití, Ipê Amarelo, Sibipiruna e Trialis. Por fim, será feita uma fonte que servirá como espelho d’água para o relógio que ficará no centro dela.
02