1 minute read

Projeto de Revitalização da Praça do Relógio - DF

MEMORIAL

A Praça do Relógio se encontra no Centro de Taguatinga, no Distrito Federal, e terá toda a sua área utilizada para esse projeto.

Advertisement

A área possui cerca de 7400m² e trata-se de um espaço público de extrema importância para a cidade, tendo o metrô no seu subterrâneo.

O projeto é baseado na vivência do autor e nas pesquisas em torno da praça. Para esse projeto foi levado em conta as curvas de nível do ambiente, o clima da região, além de manter o relógio que é o item principal do local, junto as aberturas do metrô que com- põem a praça.

Nomes: Praça Central (1958 - 1970) e Praça do Relógio (1970 - atualmente) Ano do projeto: 1958 Ano do monumento: 22/10/1970 Tombamento: Setembro de 1980 Última revitalização: 05/06/2008

CONCEITO

Pensando justamente em alguns dos problemas encontrados na praça, o conceito do projeto busca retomar o obelisco como o ponto focal e transformar o lugar em um ponto de encontro de permanência prolongada.

PARTIDO

Para retomar o ponto focal no relógio, são utilizadas algumas espécies de Buritis, que pelo tamanho não iriam bloquear o monumento e funcionar como um “teto” para o pedestre que ao olhar para o relógio seria ofuscado pelo céu ou sol. Em busca da segurança, um posto policial é colocado próximo as paradas, em que a torre também não é bloqueada por alguma árvores. Ao norte da praça, seriam utilizadas a Sibipiruna e o Ipê Amarelo como bloqueio visual para áreas de estacionamento e algumas lojas que roubam a visual da praça aos lados, além de proporcionar sombra ao ambiente que agora possui bancos por toda a praça.

This article is from: