Bonsucesso




Na semana do primeiro turno das eleições deste ano, alguns ins titutos de pesquisa apresentaram levantamentos que divergiram, e muito, do resultado final das urnas em vários lugares do país. Por este motivo, a reportagem do Guarulhos em Destaque ouviu importantes lideranças políticas da cidade sobre o tamanho da in fluência de uma pesquisa na hora do voto.
As vantagens de mo rar em um condomínio é que a estrutura permi te realizar eventos nos salões de festas e chur rasqueiras com aquela música ao fundo. Po rém, é necessário lem brar que, independente do que se faça, tudo deve estar dentro das regras da Convenção e do Regimento Interno. Agora, falando espe cificamente de música
ao vivo, alguns con domínios permitem, outros não. Um dos motivos é o incomodo que isso pode gerar aos outros condôminos.
Regras internas de si lêncio variam, isto quer dizer que no meu condomínio seja libe rado até as 22h, no seu até meia-noite.
Como frisei no iní cio da coluna, fique sempre atendo ao re
gimento interno. Tudo que consta lá foi deci dido pelos condôminos e votado em assem bleia.
Existem leis no Có digo Civil que tratam sobre a Perturbação do Sossego Alheio ou Perturbar o trabalho é Contravenção Penal, prevista no Artigo 42° da Lei nº 3.688, de 03 de outubro de 1941, que dispõe: “Pertur
bar alguém, o trabalho ou o sossego alheio: I – com gritaria e alga zarra; II – exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacor do com as prescrições legais; III – abusando de instrumentos so noros ou sinais acús ticos; IV – provocan do ou não procurando impedir barulho pro duzido por animal de que tem guarda; Pena
– prisão simples de 15 (quinze) dias a 03 (três) meses ou multa.” Dessa forma, para ser justo com todos e le vando em consideração o que fala o Código Civil, os moradores em assembleia criam e aprovam o seu Regu lamento Interno para manter através de re gras o bom andamento do condomínio.
Se você está muito
incomodado, solicite ao síndico a convoca ção de uma assembleia para discutir as regras de música ao vivo em seu condomínio.
Como sempre falo aqui, o melhor cami nho é o bom senso, evi te advertências, multas e confusão, siga o re gulamento do seu con domínio.
Domingo (dia 30de outubro) é dia de exercer a cida dania e, mais uma vez, defender a de mocracia. A elei ção deste ano entra para a história do país com o maior número de eleito res: 156.545.011 brasileiros estão ap tos a votar para os cargos de Presiden te da República,e Governador.
O número repre senta o maior elei torado cadastrado na história do país, com um aumento de 6,21% em com paração com a úl tima eleição presi dencial, em 2018. Vale lembrar que, ao longo da história da civilização, o mun do experimentou e ainda experimenta
diversas formas de governos. Porém, ao longo de milha res de anos, a nossa civilização não en controu outra for ma de convivência que não fosse aque la que dá ao povo o dever de decidir quem serão seus lí deres e o direito de obter deles respos tas aos seus anseios. Assim é a cidadania exercida pelo voto, livre, consciente e igualitário, ou seja, é a expressão máxi ma da democracia. A democracia vai além de escolher mos nossos gover nantes e do desejo da maioria. Ela é uma prova inequí voca de que há um pacto social que prevê que nenhuma pessoa será esque
cida e que mesmo aqueles com opini ões diversas das da maioria terá preser vado seus direitos, inclusive o de ma nifestar seu pensa mento. Neste caso, desde que seja res peitado o limite da liberdade de expres são, não atendendo contra a própria de mocracia, que não carregue linhas dis criminatórias e até a prática de crime. Em nosso país, a democracia plena é considerada jovem. Isto porque desde a Proclamação da República há mais de 100 anos (no ano de 1.889), ex perimentamos vá rias momentos de ruptura, golpes e a destruição de valo res democráticos. O
mais recente e dura douro foi, sem dú vida, o golpe militar de 1964 que – por quase duas décadas – ceifou direitos bá sicos da população, como a liberdade de expressão e o voto. Assim, desde a Constituição Fe deral de 1988 vi vemos um período em que o povo pode escolher seus repre sentantes de for ma plena e direta. Para a manutenção do Estado demo crático, o voto é a melhor ferramenta. O processo elei toral conta com a participação de di versas instituições que prestam um importante serviço para a garantia da democracia. A Or dem dos Advogados
do Brasil (OAB) é uma delas. A le gislação brasileira prevê a fiscalização do processo eleito ral pela sociedade civil, de modo que a OAB também in tegra o rol de enti dades habilitadas a participar como fiscalizadoras, com a importante ta refa de garantir a auditabilidade das eleições devendo atuar em todas as fases, antes, duran te e após o pleito. Em Guarulhos, a OAB não foge à regra. A entida de tem uma atua ção importante no cenário eleitoral, seja fiscalizando todo o processo, seja promovendo ações de conscien tização do voto.
No último dia 22 de setembro, eu e in tegrantes da OAB de Guarulhos (57ª Subseção) acompa nhamos, na Justiça Eleitoral, a trans missão de dados dos candidatos para todas as urnas elei torais a serem utili zadas nas eleições, bem como presen ciamos a lacração da urnas devidamente assinadas pelos ju ízes eleitorais em todos os locais de votação da cidade. Neste domingo (dia da eleição), a OAB de Guarulhos esta rá de portas aber tas para fiscalizar e receber eventu ais denúncias de irregularidades,
Por isso, cabe res saltar a importân cia do exercício do
direito ao voto de forma consciente, pacífica e responsável para con solidar e fortalecer o processo democrático. Democracia e cida dania só existem com eleições direta. Vote!
Na semana do primeiro turno das eleições deste ano, alguns institutos de pesquisa apresentaram le vantamentos que divergi ram, e muito, do resultado final das urnas em vários lugares do país. Por este motivo, a reportagem do Guarulhos em Destaque ouviu importantes lide ranças políticas da cidade sobre o tamanho da influ ência de uma pesquisa na hora do voto.
O prefeito Guti disse que a pesquisa acaba in fluenciando o voto do elei tor, principalmente o que está em dúvida. O chefe do executivo guarulhense acredita que isso pos sa “maquiar” o resul tado final da disputa. “Vivi isso na pele. Na minha primeira dis puta ao executivo eu estava em sexto nas pesquisas, e ganhei a eleição. O Congresso tem que investigar se a metodologia utili zada está errada ou se eles não possuem mais capacidade de filtrar os da
dos”, disse.
Os institutos mais co mentados em decorrências dos erros, principalmente
“Os meios de comunicação também são responsáveis por tudo que estamos vivendo. A nação, com um todo, pode pagar um preço alto por informações equivocadas “, concluiu Antônio Silvan, presidente do Sindicatos dos químicos de Guarulhos e região.
na disputa presidencial, foram Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consulto
ria), que custou R$ 23,4 milhões, e o Datafolha, com R$ 14,2 milhões. O presidente da OAB Gua rulhos, o advogado Abner Vidal, ressaltou que, embora sejam importantes ferramen tas no processo eleito ral, as pesquisas não se prestam ao conven cimento do eleitorado. De acordo com Vidal, este instrumento é uma referência mais para a campanha dos candidatos.
“A ideia de votar em quem está melhor coloca do na pesquisa deve ser combatida. Precisamos trabalhar em uma cons ciência política coletiva. A população precisa se concentrar nas propostas, histórico e realizações do candidato. O voto deve ser consciente”, comentou.
De acordo com o Ipec, uma equipe de entrevistado res e supervisores treinados para o trabalho executou as pesquisas. O Datafolha também informou ao TSE que os entrevistadores são treinados e recebem instru ções específicas para cada projeto realizado.
Júnior Araújo, presi
dente da ASEC (Asso ciação dos empresários de Cumbica), é avesso a pesquisas eleitorais. O empresário não confia neste instrumento porque, segundo ele, o maior pro blema está na diferença exorbitante do resultado final, fator influenciador no momento do voto.
Júnior acredita que san ções mais severas devem ser aplicadas em aconte cimentos como os do pri meiro turno. “Não é a pri meira vez que isso ocorre. Erros acontecem, mas não no volume que foi esta úl tima. Uma auditoria deve ser feita e multas devem ser aplica das se o resultado da pesquisa repetir essa divergência em relação ao re sultado real das ur nas”, finalizou.
Na última terça-feira (4), o ministro da Jus tiça e Segurança Pública, Anderson Torres, disse em sua rede social que encaminhou à Polícia Federal (PF) um pedido de investigação sobre a atuação de insti tutos de pesquisas eleito rais. Apesar de não rela tar quem foi o autor do pedido, Torres apontou no documento “condutas que, em tese, caracteri zam a prática de crimes perpetrados por alguns institutos”.
momento. Mas neste pri meiro turno as diferenças foram absurdas até o dia
“As ferramentas usadas pelos institutos são ultrapassadas e, no Brasil, só costuma-se investir em melhorias tecnológicas depois de algum baque, como foi essa discrepância verificada no primeiro turno das eleições; e a própria sociedade também mudou. E pode ter mudado a escolha no final, após os debates e uma reflexão maior”, afirma o diretor titular do CIESP, Maurício Colin.
anterior à eleição. Além disso, penso que alguma
legislação deveria regu lamentar a proibição de veículos de comunicação contratarem insti tutos de pesquisa.
Ficou claro nesta campanha que al guns deles tinham linha editorial fa vorável a um ou outro candidato, e isso pode ter in fluenciado nos nú meros apresenta dos à sociedade”, aponta o presiden te da ACE-Guaru lhos, Silvio Alves.
“A forma como os ins titutos de pesquisa têm tratado as informações durante as campanhas precisa ser revisto urgen temente. É claro que pes quisa nem sempre refletiu o resultado final das urnas, pois é o retrato daquele
O Festival Nordestino de Gua rulhos levou cerca de cinco mil pessoas à praça Getúlio Vargas no último final de semana (dias 8 e 9 de outubro) para aproveitar muita música caipira e se deliciar com comidas típicas dessa região do país. Quem visitou o evento pôde consumir, nas 14 barracas, alimen tos como escondidinho, bolinho de macaxeira, tapioca, crepes, cal dos, moqueca, baião de dois, chips de macaxeira, favada e mais.
De acordo com o diretor do Departamento de Turismo, Ri cardo Balcone, pasta que foi uma das responsáveis por organizar o
evento, a festança superou a ex pectativas. “Todos os proprietá rios das barracas de alimentos e artesanatos ficaram extremamen te satisfeitos com a forma com que foi conduzido o festival e com o resultado final. É sempre um grande prazer trazer um peda cinho da cultura nordestina para nossa cidade, pois grande parte da população Guarulhense tem origem no Nordeste brasileiro”, comentou. Ele também lembrou a necessidade de se ocupar as pra ças da cidade, levando cultura, gastronomia e felicidade a esses espaços.
A Prefeitura de Guarulhos recebe inscri ções para as 267 vagas remanescentes da campanha de outubro de castração gratui ta de cães e gatos. As vagas restantes são para felinos machos e fêmeas e para cani nos machos.
Para inscrever o pet, o tutor deve aces sar a página dpan.guarulhos.sp.gov.br e clicar em “Agendamento”, fazer o cadas tro para a obtenção de login e senha e se guir as instruções. Cada pessoa pode ins crever até dois animais a cada seis meses.
Das 1.060 vagas oferecidas neste mês, 793 já foram preenchidas. “É importante que os machos também sejam castrados para evitar doenças e a procriação indesejada”, afirma Juliana Kopczynski, diretora do De partamento de Proteção Animal (DPAN).
As cirurgias de esterilização são reali zadas na sede do DPAN, em Bonsucesso. Novas campanhas de castração gratuita são abertas pela Prefeitura na primeira sexta -feira de cada mês. O procedimento para tentar uma vaga é o mesmo descrito acima.
A esterilização cirúrgica de cães e ga tos, procedimento invasivo que dura cerca de 30 minutos, é fundamental para o con trole reprodutivo dos animais e evita casos de abandono e maus-tratos. A castração também é importante na prevenção de pro blemas de saúde, como tumores de testí culo, próstata e mamários. Pets castrados tendem a ficar mais caseiros e a reduzir o hábito de urinar para demarcar território.
O dia tão esperado por crianças e adolescentes da cidade chegou. No próximo sábado (15) acontece a abertura da 50ª edição da Olimpíada Colegial Guarulhense, uma das maiores competições estudantis do país. A cerimônia está marcada para acontecer no CEU Bonsucesso, na Av. Paschoal Thomeu, s/nº, a partir das 8h30.
Cerca de 7 mil alunos de 100 escolas do município vão participar do evento que já terá início no mesmo dia e se estenderá até 28 de outubro em 16 modalidades: atletismo, basquetebol, capoeira, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, tênis, tênis de mesa, voleibol e xadrez.
Há mais de meio século a Olimpíada Colegial Guarulhense mantem o objetivo de promover a integração estudantil entre os alunos das unidades de ensino do município que efetivamente participam da competição, proporcionando reciprocidade no entrosamento aluno-escola-comunidade.
Na última edição da OCG, em 2019, o colégio Marconi conquistou o título pela primeira vez. Completaram o pódio os colégios Parthenon e Augusto Ruschi, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Entre as escolas estaduais, a Maria Célia Falcão foi a mais bem colocada da Diretoria de Ensino Norte, e a Dom Paulo, da região Sul.
O Índice Nacional de Preços ao Consumi dor (INPC), que mede a variação da cesta de compras para famílias com renda de até cinco salários mínimos, re gistrou deflação (queda de preços) de 0,32% em setembro deste ano. O resultado ficou próximo ao observado em agos to (-0,31%), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE).
Hoje, o IBGE tam bém divulgou o Índi ce Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, em se tembro. Essa taxa ficou em -0,29%. O IPCA é referente às famílias com rendimento de um a 40 salários mínimos.
No ano, o INPC acu mula alta de 4,32% e, nos últimos 12 meses,
de 7,19%, acima das taxas registradas pelo IPCA: 4,09% e 7,17%.
Em setembro, os produtos alimentícios medidos pelo INPC re gistraram deflação de 0,51% em setembro, ante uma inflação de 0,26% em agosto. Os não alimentícios tam bém tiveram deflação (-0,26%), contra a que da de preços de 0,50% em agosto.
Os impactos do descarte incorreto de resíduos no meio ambiente podem ser observados por meio da obra Ca çamba, de Edmar Almeida, em expo sição no CEU Bon sucesso entre os dias 15 de outubro e 26 de novembro de 2023, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sába dos e domingos das 8h às 17h. Na aber tura da exposição, que acontece nesta sexta-feira (14), o artista e o curador André Fernandes recebem o público com uma breve pa
lestra e projeções de sua pesquisa a partir das 15h30.
Iniciativa da Se cretaria de Cultura, a exposição promo ve uma analogia sobre o excesso de lixo produzido pela sociedade. Nesse contexto, permi te ainda que a arte cumpra uma de suas funções so ciais mais impor tantes: a busca por reflexões.
A obra Caçamba foi premiada pelo júri popular do 17º Salão Nacional de Arte Contemporâ nea de Guarulhos, em 2021, e compu
tou mais de 22 mil votos individuais na categoria Insta lação / Instauração / Videoinstalação.
Com dimensões de 3,70m x 1,10m x 70cm, a obra é composta por ob jetos de caçamba, além de itens des cartados irregular mente em terrenos e no curso no rio Bauru, como ma deiras, vidros, fer ragens, plásticos, entre outros. De pois de sua premia ção no salão, a obra passou a pertencer ao acervo de artes visuais da Secreta ria de Cultura.
A Petrobras anunciou hoje (10) que o preço praticado na comercia lização do gás natural com as distribuidoras sofrerá uma redução média de 5%. Os novos valores serão atualiza dos em 1º de novembro e vigoram até janeiro de 2023. O reajuste fi nal repassado ao consu midor é incerto, já que outros fatores exercem influência sobre o mer cado como as margens de lucro das distribui doras e dos postos de revenda e os tributos fe derais e estaduais.
Essa é a segunda atu alização anunciada em 2022. Em maio, houve
um aumento de 19%.
Desde 2016, a Petro bras adota a Política de Preços de Paridade de Importação (PPI), que vincula os preços pra ticados no país aos que são praticados no mer cado internacional tendo como referência o preço do barril de petróleo tipo brent, que é calcu lado em dólar.
De acordo com nota divulgada pela estatal, a redução respeita con tratos acordados com as distribuidoras. A Pe trobras informa que, no último trimestre, o pe tróleo teve queda 11,5% e o câmbio sofreu uma depreciação de 6,5%. A
estatal disse ainda que pratica uma atualização trimestral no preço do gás natural para atenuar volatilidades momentâ neas e aliviar o impacto de oscilações bruscas e pontuais no mercado externo, assegurando maior previsibilidade.
"Os contratos são pú blicos e divulgados no site da Agência Nacio nal do Petróleo, Gás Na tural e Biocombustíveis (ANP)", diz a nota da Petrobras.
Para os botijões a base de gás liquefeito de petróleo (GLP), o rea juste não gera impactos. A medida deverá benefi ciar principalmente mo
radores que consomem gás natural canalizado e motoristas com carros que utilizam Gás Na
tural Veicular (GNV). Setores da indústria que usam o gás natural como fonte de energia também
são favorecidos. Isso ocorre, por exemplo, na produção química, me talúrgica, farmacêutica
A norma e as ex ceções constam do Artigo 236 do Có digo Eleitoral (Lei 4.737/1965). A ló gica do dispositivo, herdado de normas eleitorais mais antigas, é impedir que alguma autoridade utilize o seu poder de prisão para interferir no resultado das eleições.
A partir do próximo sábado (15), e até 48 horas após o pleito mar cado para o dia 30 deste mês, nenhum dos can didatos que disputam o segundo turno das elei ções poderá ser preso,
a não ser que seja pego em flagrante delito.
A outra exceção é se pesar condenação por crime inafiançável, caso no qual a polícia pode rá cumprir a ordem de prisão determinada pela
Justiça. Também pode ser preso quem descum prir o salvo-conduto dos candidatos.
A regra que veda a prisão de candidatos nos 15 dias antes das eleições vale também
para fiscais eleitorais, mesários e delegados de partidos. A nor ma também se apli ca a eleitores, porém, com intervalo menor, de cinco dias antes até 48 horas após o pleito.
No caso de prisão de algum candidato, a partir do próximo sábado, a previsão é que o detido seja levado à presença de um juiz para
que seja verificada a legalidade do ato. Caso seja constata da alguma ilegalidade, o responsável pela prisão pode ser responsabiliza do. A pena prevista é de quatro anos de reclusão.
Neste ano, parti ciparão do segundo turno das eleições gerais os candida tos a presidente da República, Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva, além de 24 candidatos que disputam os governos de 12 estados.
A partir desta segun da-feira (10), o eleitor já pode voltar a emitir a certidão que comprova estar quite com as obri gações eleitorais. O do cumento pode ser emi tido pela internet, no portal do Tribunal Su perior Eleitoral (TSE) e dos tribunais regionais eleitorais, bem como nos celulares, por meio do aplicativo e-Título.
A emissão ficou sus pensa na semana poste rior ao primeiro turno das eleições, de 3 a 9 de outubro, conforme as normas eleitorais. Isso ocorrerá de 31 de ou tubro a 7 de novembro, após o segundo turno
de votação.
Sem estar quite com a Justiça Eleitoral, o elei tor pode ficar impedido de se inscrever em con curso ou de tomar posse em cargo público, por exemplo. Quem já tem emprego público pode ficar sem receber ven cimentos, remuneração, salário ou proventos, entre outras vedações. A emissão de passaporte, por exemplo, também exige a regularidade eleitoral, embora não seja necessário apresen tar a certidão.
Para ficar quite com a Justiça Eleitoral é pre ciso ter votado em todas as eleições passadas ou
justificado as ausên cias. O eleitor também não pode ter deixado de
atender aos chamados para trabalhar como mesário. Caso esteja ir
regular, é necessário re gularizar a situação por meio de multas.
Para emitir a certidão basta entrar no portal do TSE e, no menu à direita, clicar em Quitação Eleito ral, na aba Todos os Ser viços. Em seguida, é só preencher alguns dados pessoais e emitir a cer tidão, que é sempre gra tuita. O TSE alerta que al guns sites aplicam golpes e cobram pelo serviço, vi olando o Código de Defesa do Consumidor.
No e-Título, basta cli car em Minhas Opções e depois em Quitação Elei toral. A certidão apare cerá automaticamente caso tudo esteja regular.