1 minute read

Vazou o gás, e agora?

Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Apesar disso, nos condomínios, o comum é ter uma instalação de gás segura, onde não há contato com o recipiente que o armazena. Porém, quero deixar algumas dicas a respeito do que fazer em caso de vazamento de gás e como se prevenir.

Advertisement

O primeiro alerta é, sem dúvidas, o cheiro de enxofre. Verifique o fogão. Pode ser que a chama se apagou (ou nem foi acesa) e a “boca” continua aberta.

Existe outra maneira simples e eficaz para detectar um vazamento. Misture um pouco de detergente e água, espalhe no cano responsável pela transmissão do gás ao fogão. Feito isso, abra o registro com cuidado e repare se surgem bolhas no cano. Caso elas apareçam, troque a peça defeituosa.

O mais indicado, sempre, é chamar um especialista para verificar qual o motivo do vazamento. Além disso, fique de olho na conta de gás. Se houve um aumento significativo no valor, pode ser um si- nal de que está ocorrendo um vazamento e você ainda não percebeu. Se seu condomínio utiliza gás encanado em todo o local, cobre vistorias ao seu síndico. Em caso de vazamento de gás, ele saberá quem chamar. Como costumo dizer aqui, todos que moram em condomínio tem sua responsabilidade. Até porque, cada apartamento possui sua instalação de gás própria.

Seja cuidadoso na compra e instalação de seus aparelhos a gás. Eles só devem ser instalados por profissional qualificado, seja fogão, seja aquecedor de água ou qualquer outro.

Mantenha a manutenção em dia e faça as análises necessárias no botijão ou encanamento. Desta maneira, todos viverão em plena segurança

Lembrete

Vale lembrar que a mangueira (flexível) que liga o seu fogão na tubulação de gás do prédio tem prazo de validade entre 5 e 10 anos de uso.

Depois desse prazo é muito

This article is from: