Procura por agendamento de consultas e exames pelo Zera Fila cai em Guarulhos

Página 8
Crianças de cinco a 11 anos podem receber a terceira dose da vacina contra a covid-19

Página 6
Procura por agendamento de consultas e exames pelo Zera Fila cai em Guarulhos
Página 8
Crianças de cinco a 11 anos podem receber a terceira dose da vacina contra a covid-19
Página 6
Nesta segunda-feira (6) 121 mil alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) voltaram às aulas nas 248 unidades da rede municipal.
Página 5
Página 10
Quem é sindico certamente já teve que lidar com conflitos entre moradores incomodados com o cheiro e a fumaça gerada pelos cigarros. O que a lei diz sobre este assunto, tão comum no cotidiano do condomínio?
A Lei Antifumo “12.456” proíbe o consumo de cigar-
ros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco em locais total ou parcialmente fechados. Além de multa para quem não cumprir a lei.
Porém, se o morador está fumando dentro da sua unidade, ele está
amparado pela lei. Se o condomínio possui muito espaço externo aberto, é recomendado que seja criado um fumódromo com bituqueiras, tipo comercial. Como vocês já sabem, essa medida deve ser levada à assembleia
A situação fica mais delicada quan -
do a fumaça sobe ao apartamento de cima
Neste caso, o morador que se sentir incomodado pode abrir uma ocorrência para que o síndico seja mediador nesta situação.
Vida “fácil” essa do síndico né?
Se o número de reclamações for alto, o síndico pode ad -
vertir o morador e aplicar multa se for necessário.
Porém, o melhor caminho é o diálogo, evitando problemas maiores, e até mesmo, desnecessários. Inicie comunicando os condôminos informando qual local é possível fumar. Um dos comunicados deve conscienti -
Você já percebeu como nós estamos intolerantes e insensíveis?
No dia a dia, em decorrência de todo tumulto e rotina, acabamos não atentando para muitas coisas que acontecem ao nosso redor, sem perceber, deixamos passar muitos fatos que estão a ocorrer, pois, agimos de forma automática.
Ir à escola, a faculdade, ao mercado, ao trabalho, levar as crianças à escola, acompanhar os pais, os
avós, enfim, diversas tarefas extenuantes e corriqueiras.
Recentemente um episódio lamentável me chamou atenção, e, a resposta dada para o acontecimento foi admirável e um grande alerta do quanto estamos errando e desprezando o que nossa fala pode causar ao próximo.
O treinador do time de futebol profissional do Goiás, Guto Ferreira foi humilhado e ridiculariza -
do em razão de sua condição física por estar acima do peso.
O jornalista Lucas Nogueira, da TV Brasil Central de Goiânia, GO, durante a transmissão do clássico entre o Atlético e Goiás, pelo Campeonato Goiano “brincou” perigosamente com a condição do treinador dizendo que ele não conseguiria utilizar um microfone de lapela em razão da ausência do pescoço, e, foi
acompanhado por outros dois jornalistas que gargalharam e enfatizaram a humilhação.
Repugnante, especialmente pelo fato de tudo acontecer em um meio de comunicação que atinge centenas de milhares de pessoas.
A resposta do treinador Guto foi imediata e precisa, esclarecendo que tinha sua condição resolvida, e que tamanha ofensa não lhe afetava, entretanto alertou que tal conduta
estimula e torna normal a ridicularização de pessoas em razão de sua condição física e que atinge diretamente as crianças, que podem entender que é normal zombar das pessoas.
A postura dos jornalistas denota tamanho desprezo com o ser humano, uma vez que para se acharem engraçados utilizaram de elementos preconceituosos, impactando toda a sociedade.
Devemos es -
zar os morados a não fumar na varanda do condomínio.
Lembre-se, utilize todos canais de comunicação (e-mail, plataformas etc..) para que essas informações cheguem aos moradores.
tar alertas e atentos, bloqueando qualquer tipo de discriminação, saindo do tal automático, encerrando de uma vez por todas a cultura estrutural e perniciosa de não pensar no próximo. Após perceber o erro, o jornalista admitiu o erro e se desculpou, mas, fica aqui a lição de casa, depois de tamanha grosseria e indelicadeza é válido o pedido de desculpas?
Fiquemos atentos.
Eduardo Ferrari Geraldes Advogado e Conselheiro da OABSPReferências: https://www.cnnbrasil.com.br/ esporte/treinador-do-goias-gutoferreira-e-alvo-de-gordofobia-emtransmissao-tv-pede-desculpas/ https://www.uol.com.br/ esporte/futebol/ultimas-noticias/2023/01/23/guto-ferreira-evitima-de-gordofobia-em-tv-degoiania-nao-tem-pescoco.htm https://diariodegoias.com.br/aposhumilhacao-em-transmissao-datbc-guto-ferreira-alerta-para-consequencias-do-bullying/273023/
Expediente:
Diretor de Redação Lima Sobrinho Jornalista Responsavel: Geraldo Junior MTB 0082571/SP Diagramação Danilo Sanches email: jornalismo@ guarulhosemdestaque.com.br publicidade@guarulhosemdestaque. com.br
Produção e distribuição: G.A.S PRODUTORA DE JORNALISMO Whatsapp 11 99782-1291
A partir do dia 15 de fevereiro o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Guarulhos passará a realizar os atendimentos na avenida Tiradentes, 2.521, no Centro, onde funciona também a Escola SUS e o Tear. O novo endereço será mais amplo e arejado e contará com sala de emergência acessível para ambulâncias e mais consultórios. Com a obra, realizada pelo Departamento de Infraestrutura da Saúde com verbas do Programa de Recursos Educacionais Descentralizados (Prorede), a Prefeitura visa a melhorar o serviço prestado à população por meio de um espaço adequado para a esterilização, um almoxarifado maior
e a ampliação da recepção e dos banheiros. Além disso, a partir do dia 15 a unidade passa a incorporar a equipe do Serviço de atendimento especializado pediátrico, composta por 48 servidores municipais. A unidade atual estará fechada entre os dias 8 e 14 de fevereiro para proceder às mudanças.
O CTA é um serviço que realiza aconselhamento e orientações voltadas para os acometidos com IST, HIV, sífilis e hepatites B e C. O centro também oferece testes rápidos para essas doenças, resguardando o sigilo, a confidencialidade e o respeito às diferenças.
Os projetos da Prefeitura, aprovados em primeira discussão na segunda-feira (06), são: PL 1741/2022 que pretende instituir o Programa Municipal de Fomento aos Pontos de Cultura e PL 2811/2022 que altera a Lei n° 7.397, de 08/07/2015, no que diz respeito a nomenclatura de Unidade Básica de Saúde Prefeito Olivier Ramos Nogueira, localizada na Cidade Parque Alvorada. Ambos devem ser aprovados em
segunda discussão e encaminhados à sanção do prefeito Guti.
A Câmara deverá aprovar mais quatro projetos de autoria parlamentar: PL1667/2021 "Institui o Programa Humanizar a paciente diagnosticada com neoplasia (câncer), na rede especializada de saúde pública de Guarulhos", da vereadora Marcia Taschetti (PP); PL 2794/2021 "Permissão de uso das faixas exclusivas de ônibus por veículos de
transporte de valores/ carro forte", do vereador Rafael Acosta (DC); substitutivo ao PL 1956/2022 "Fica oficializado em Guarulhos o Torneio Taça das Favelas no mês de junho", da vereadora Sandra Gileno (Patriota) e substitutivo ao PL 2669/2021 "Dispõe sobre denominação de Claudio Aparecido Pinto de Oliveira à Viela B, no Jardim Divinolândia", do vereador Ticiano Americano (Cidadania).
Nesta segunda-feira (6) 121 mil alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) voltaram às aulas nas 248 unidades da rede municipal. Em 2023, 139 Escolas da Prefeitura de Guarulhos (EPGs) têm seu atendimento ampliado de quatro para cinco horas diárias, o que significa 200 horas de aulas a mais no decorrer do ano letivo. Outras 104 escolas oferecem aulas em período integral.
Com o intuito de desejar boas-vindas aos estudantes no retorno às aulas em 2023, o prefeito Guti acompanhou o primeiro dia nas EPGs Evanira
Vieira Romão (Vila Augusta) e Siqueira Bueno (Jardim Vila Galvão). Guti cumprimentou os alunos nas salas e destacou a importância dos estudos e dos cuidados com a escola e a cidade. “Desejo a todos um ótimo retorno. Vocês são o futuro do país, quanto mais conhecimento adquirirem mais oportunidades terão.
É importante respeitar os colegas e os professores e ajudar a cuidar da escola e da nossa cidade”, disse.
O secretário de Educação, Alex Viterale, e a subsecretária Fábia Costa também acompanharam o primeiro dia de aula. “Essas visitas têm fundamental importância
para educadores e alunos. Em momentos como este temos a oportunidade de ouvir as demandas e buscar alternativas. Estamos sempre atentos ao que acontece nas unidades de ensino”, destacou Viterale. Neste ano a Prefeitura de Guarulhos conta com duas novas unidades escolares, a EPG Yujie Hirata, no Parque Cecap, e a EPG Doutor Edson Alves da Costa, no Jardim Acácio. As inaugurações, que aconteceram na última semana, são o cumprimento do compromisso da atual gestão em oferecer espaços educacionais adequados para alunos e profissionais da rede pública municipal.
Na última semana a Secretaria de Educação promoveu formações com os professores e reuniões de planejamento. Na quarta-feira (1º) mais de 8 mil profissionais que atuam na rede municipal de Guarulhos participaram do 1º Encontro de Educadores Mais Futuro, evento que marcou o início do ano letivo com o compromisso de acolher e proporcionar aos educadores uma reflexão sobre os direitos de aprendizagem dos estudantes e sobre como garantir uma educação humanizadora e de qualidade.
Além disso, durante o período de férias escolares a Secretaria de Educação promoveu o Férias nos CEUs, ação que ofereceu atividades educativas e de lazer como oficinas, passeios, gincanas interativas, jogos cooperativos e adaptados, pintura, desenho e brincadeiras populares em 14 locais espalhados pela cidade.
Desde a última sexta-feira (3) pais ou responsáveis podem levar seus filhos para receberem a primeira dose de reforço contra a covid-19 em Guarulhos. A vacina Pfizer Pediátrica está disponível para crianças de cinco a 11 anos que completaram o esquema vacinal primário, com a primeira e a segunda doses, há pelo menos quatro meses.
Crianças que aguardavam a segunda dose, que estava em falta na rede pública devido ao atraso no envio pelo Governo do Estado, também devem se imunizar.
Com a chegada da nova remessa de imunizantes, a Prefeitura retomou a vacinação em todos os polos do município, que atualmente representam 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS)
e o Ambulatório da Criança, na rua Osvaldo Cruz, 151, Centro. Segundo informações do Ministério da Saúde, as vacinas contra a covid-19 têm apresentado decaimento dos anticorpos com o tempo, justificando a avaliação periódica da necessidade de aplicação de doses de reforço com o objetivo de manter níveis adequados de anticorpos capazes de neutralizar o vírus causador da doença.
Desde dezembro de 2022 a alteração na posologia da vacina Comirnaty (contra a covid-19, da empresa Pfizer) está autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No momento da autorização da dose de reforço, porém, os municípios estavam desabastecidos. A Prefeitura de Guarulhos recebeu a nova remessa apenas no dia primeiro deste mês, distribuindo rapidamente os imunizantes nas UBS e retomando a vacinação no dia 3 de fevereiro.
A Secretaria Municipal da Saúde recomenda que todas as pessoas mantenham o esquema vacinal completo a fim de diminuir os óbitos e os casos graves resultantes da infecção por covid-19 no município.
Região Centro: UBS Vila Fátima, Ponte Grande, Tranquilidade, São Ricardo, Cecap e Ambulatório da Criança. Região Cantareira: UBS Vila Galvão, Jovaia, Cidade Martins, Recreio, Belvedere, Rosa de França, Continental, Cabuçu, Acácio e Morros. Região São João-Bonsucesso: UBS Lavras, Seródio, Santa Paula, Inocoop, Bananal, Fortaleza, Haroldo Veloso, Nova Bonsucesso, Marinópolis e Soberana. Região Pimentas-Cumbica: UBS Mario Macca, Cumbica I, Normandia, Alvorada, Pimentas, Jacy, Cummins, Jurema, Piratininga e Jandaia. Serviço
Os endereços das UBS podem ser consultados em www.guarulhos. sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs.
A noite desta segunda-feira foi de festa guarulhense.
Jogando pela quinta rodada do returno da Superliga Masculina de vôlei, o Vôlei Guarulhos venceu o Brasília Vôlei por 3 sets a 0, com parciais de 25/23, 25/23 e 25/20.
Após a quarta vitória seguida, a equipe do técnico Guilherme
Novaes soma agora 30 pontos na competição, e de quebra, se mantém no G4. As últimas vitórias foram contra o Renata
O atacante Ronald, um dos destaques do Flamengo na ultima edição da Copa SP de Futebol Júnior, assinou com o Cuiabá, time da série A do Campeonato Brasileiro. Durante a apresentação da equipe para esta temporada, o presidente Caio Soler fez o anúncio e aproveitou para reforçar a importância do novo projeto da equipe na base, que começa dia 1º de março.
“O Flamengo Academy
terá aulas para crianças e adolescentes entre 4 a 17 anos, e posteriormente, turmas de futebol feminino. Além de descobrir novos talentos, iremos reforçar nossa identidade na cidade”, disse.
O corvo guarulhense se apresenta nesta terça-feira (7), às 9h, no estádio Antônio Soares de Oliveira, e inicia sua preparação para a disputa do Campeonato Paulista 2023.
(3x2), São José (3x0) e o Minas (3x1).
O destaque da partida contra o Brasília foi o ponteiro Lucas
Loh, que marcou 10 pontos e levou o troféu Viva Vôlei para casa. Já o oposto Franco William, somou 14 pontos e segue como maior pontuador da temporada com 375 pontos.
O time da cidade volta a jogar no próximo dia 10, contra o Rede Cuca, às 18h30, no Ginásio Paulo Sarasati, em Fortaleza.
Um dos principais grupos sinfônicos jovens do país, a Orquestra Sinfônica Heliópolis (OSH) apresenta concerto gratuito no Teatro Adamastor neste domingo (12), às 19h30. A classificação é livre e os ingressos devem ser adquiridos no site https://www. bilheteriaexpress.com.br/ingressos-para-orquestra-sinfonica-heliopolis-teatro-adamastor-shows-59139920622908.html.
Sob regência do maestro Edilson Ventureli, regente-adjunto do grupo e diretor executivo do Instituto Baccarelli, a OSH apresenta concerto variado e empolgante, contemplando obras conhecidas do repertório erudito europeu, uma seleção de peças orquestrais brasileiras que vai do clássico ao popular, além de uma passagem por temas famosos do cinema.
OSH Fundada pelo Instituto Baccarelli, a Orquestra Sinfônica Heliópolis é um dos mais importantes projetos musicais do país, a primeira do mundo a surgir em uma favela a partir de um trabalho de formação musical e inclusão social. Reconhecida internacionalmente, sobretudo pela figura de seu maestro e diretor artístico Isaac Karabtchevsky, a
orquestra se conecta com a comunidade de Heliópolis muito além do nome e da localização geográfica de sua sede, mas também na missão educadora que o bairro abraça.
Além da oportunidade de ser regida pelo maestro Zubin Mehta, a OSH já se apresentou sob a regência de maestros como Peter Gülke, Yutaka Sado e Marin Alsop, além de ter acompanhado famosos solistas como Schlomo Mintz, Julian Rachlin, Erik Schumann, Antonio Meneses, André Mehmari e Leonard Elschenbroich. A corporação musical também reúne uma lon-
ga lista de concertos com artistas populares consagrados, como Milton Nascimento, João Bosco, Luiz Melodia, Samuel Rosa e Mike Patton.
O espetáculo da Orquestra Sinfônica Heliópolis no Teatro Adamastor é uma iniciativa do Instituto Baccarelli e da Unilever, do Ministério da Cultura, do governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e conta com o apoio da Prefeitura de Guarulhos por meio do programa Mais Futuro.
O Teatro Adamastor fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.
O mutirão Zera Fila, da Secretaria da Saúde de Guarulhos, realizou um total de 4.098 agendamentos de consultas e exames no último sábado (4) com a abertura de 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) no município, uma expressiva queda na comparação com o fim de semana passado, quando houve 17.071 agendamentos, o que comprova o resultado positivo do programa, instituído pela Prefeitura em dezembro do ano passado.
Até o final de janeiro 182 mil consultas e exames haviam sido marcados na cidade.
Ainda no último sábado 686 cidadãos guarulhenses tiveram seus dados cadastrais atualizados pela administração
municipal a fim de facilitar o contato para os agendamentos.
Além das mais de quatro mil consultas, exames e cirurgias agendadas pelo programa, os agentes comunitários de saúde realizaram ainda um total de 631 visitas domiciliares nas quatro regiões de saúde de Guarulhos. Para confirmar os agendamentos e alertar os munícipes, os servidores administrativos também efetuaram 7 mil ligações telefônicas.
O Zera Fila consiste em uma força-tarefa com a repactuação do plano de trabalho do Hospital Municipal de Urgências (HMU) e do Hospital Municipal Pimentas-Bonsucesso (HMPB), geridos pela Organização Social Santa Casa de São Bernardo do Campo. Informações sobre o programa podem ser obtidas no site www.zerafilaguarulhos.com, por meio de ligação gratuita para o número 0800-090-0500 ou em qualquer UBS, cujos endereços estão disponíveis em www.guarulhos.sp.gov. br/unidades-basicas-de-saude-ubs.
O primeiro repasse de ICMS de fevereiro acontece nesta terça-feira (7) e a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) transfere R$ 347 milhões aos caixas dos 645 municípios paulistas. O depósito é referente à arrecadação de 30 de janeiro a 3 de fevereiro.
Os valores correspondem a 25% da arrecadação do imposto, que são distribuídos às administrações municipais com base na aplicação do Índice de Participação dos Municípios (IPM) definido para cada cidade.
Em fevereiro, a estimativa é transferir para
as prefeituras do Estado o total de R$ 2,82 bilhões em pressa de ICMS. Os depósitos semanais são realizados por meio da Secretaria da Fazenda e Planejamento sempre até o segundo dia útil de cada semana, conforme prevê a Lei Complementar nº 63, de 11/01/1990. As consultas dos valores podem ser feitas no site da Fazenda, no link Acesso à Informação > Transferências de Recursos > Transferências Constitucionais a Municípios.
Mês
Nº de Repasses
Valor Depositado
Janeiro
4
RS 3 bilhões
Total: 3 bilhões
Agenda Tributária
Os valores semanais transferidos aos municípios paulistas variam em função dos prazos de pagamento do imposto fixados no regulamento do ICMS. Dependendo do mês, pode haver até cinco datas de repasses. As variações destes depósitos oscilam conforme o calendário mensal, os prazos de recolhimento e o volume dos recursos arrecadados. A agenda de pagamentos está concentrada em até cinco períodos diferentes no mês, além de outros recolhimentos diários, como por exemplo, os relativos à liberação das operações com importações.
No ano passado, mais de 74 mil denúncias de crimes envolvendo discurso de ódio pela internet foram encaminhadas para a Central Nacional de Denúncias de Crimes
Cibernéticos da Safernet, organização de defesa dos direitos humanos em ambiente virtual. Esse foi o maior número de denúncias de crimes de discurso de ódio em ambiente virtual já recebidos pela organização desde 2017 e representou aumento de 67,7% em relação a 2021. O levantamento foi divulgado hoje (7) pela Safernet.
Entre os crimes de discurso de ódio, o que mais cresceu foi a xenofobia, que
é o preconceito, a intolerância ou violência contra estrangeiros ou determinado povo. A xenofobia teve aumento de 874% entre 2021 e 2022, com 10.686 denúncias relatadas. Em 2021, foram 1.097 denúncias de xenofobia na internet.
A intolerância religiosa aparece na segunda posição, com crescimento de 456% no período, seguida pela misoginia ou opressão às mulheres, que teve um aumento de 251% entre 2021 e 2022.
Além da xenofobia, da intolerância religiosa e da misoginia, todos os demais crimes relacionados a dis-
curso de ódio na internet (que incluem ainda apologia e incitação a crimes contra a vida, LGBTFobia e racismo) também cresceram. A única exceção foi o neonazismo, que caiu 81,6% em 2022 em relação ao ano anterior. Essa queda, no entan-
to, não significa que o crime venha caindo no país. “A redução significa que boa parte da atividade das células neonazistas no Brasil migrou da web aberta para ambientes mais fechados, como aplicativos de troca de mensagens e fóruns na
deep web", explicou Thiago Tavares, diretor-presidente da Safernet, em nota. No levantamento, a organização observa que as denúncias de crimes de ódio na internet tendem a apresentar maior crescimento em anos de eleição no Brasil. Nos anos seguintes às eleições, eles tendem a apresentar ligeira melhora, mas voltam a crescer em anos eleitorais. Em 2020, por exemplo, quando houve eleições municipais, foram encaminhadas quase 53 mil denúncias de crimes de discurso de ódio na internet, o que representou aumento de 105% em relação a 2019. Já
em 2021, ano sem eleições no país, o número caiu para 44 mil denúncias, voltando a crescer em 2022, quando foi atingida a marca de 74 mil denúncias. O cenário vem sendo observado de forma constante desde 2017.
A Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos recebe denúncias de discurso de ódio e também de maus-tratos contra animais, tráfico de pessoas e de abuso e exploração sexual infantil. As denúncias recebidas são analisadas, checadas e então encaminhadas para as autoridades competentes para que seja iniciada investigação policial.
A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (7) mais uma etapa da Operação Lesa Pátria, que tem como objetivo, identificar “pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram” os fatos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e destruídas por golpistas insatisfeitos com o resultado das eleições presidenciais.
Nesta quinta fase, estão sendo cumpridos, no Distrito Federal, três mandados de prisão temporária, um mandado de prisão preventiva e seis mandados de busca e apre -
ensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Até ontem, dia 6, a PF cumpriu 16 mandados de prisão preventiva; e 31 mandados de busca e apreensão. Entre os presos está o coronel da Polícia Militar do DF Jorge Eduardo Naime Barreto, que foi chefe do Departamento Operacional do órgão.
Os atos golpistas no Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF foram invadidos por “indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições”, conforme nota da PF.
“Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado De-
mocrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao
crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, diz PF.
PF abriu um canal de denúncias para identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram atos golpistas. As denúncias podem ser enviadas para o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br.
O Ministério da Justiça contabiliza mais de 107 mil e-mails com denúncias sobre os atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro. De acordo com a Secretaria de Acesso à Justiça do ministério, das mais de 107 mil mensagens foram analisadas 102.407 enviadas por 27.457 denunciantes.
Nos e-mails, há nomes de suspeitos de participar, organizar e financiar os ataques. Autoridades, como deputados, governadores, prefeitos e vereadores, que teriam convocado os atos foram mencionadas em mais de 7 mil mensagens.