Confira o jornal Guarulhos em Destaque desta semana

Page 1


Com Michelle Bolsonaro, PL Mulher reúne multidão em Guarulhos-SP; Bolsonaro participa por chamada de vídeo

www.guarulhosemdestaque.com.br

Venda proibida
Página 2
Edição nº 272 - Ano VII - Guarulhos, terça-feira, 08 de junho de 2025
Página 6
Férias com saúde: veja cuidados para evitar doenças em crianças

O PL Mulher de São Paulo promoveu neste sábado (5), em Guarulhos, um dos eventos mais expressivos de sua história. O “Grande Encontro do PL Mulher Nacional - Juntas, Transformando o Brasil”, abrigado no Espaço Inter, reuniu mais de mil pessoas, em sua maioria mulheres vindas de diversas regiões do estado e do País. O encontro recebeu a presidente nacional do PL Mulher, a ex-primeira-dama da República Michelle Bolsonaro, e contou, ainda, com a participação, por chamada de vídeo, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e de diversas lideranças do partido.

Com foco na mobilização feminina, na formação de lideranças e na preparação para as eleições de 2026, o evento teve caráter estratégico para o fortalecimento de mandatos e de futuras candidaturas e para a valorização de maior protagonismo feminino na sigla.

Sob forte emoção, Michelle exaltou para as mais de mil pessoas presentes o papel da mulher como agente de transformação social, a necessária retomada de “valores do bem” no Brasil e a ampliação da inclusão social:

Com Michelle Bolsonaro, PL Mulher reúne multidão em Guarulhos-SP; Bolsonaro participa por

chamada de vídeo

A Política precisa disso: de um olhar feminino, mais humano e justo”, declarou a ex-primeira-dama da República e presidente do PL Mulher Nacional. Em repouso por ordem médica por um mês em razão de uma esofagite, Bolsonaro participou do encontro abrigado neste sábado, no Espaço Inter, por chamada de vídeo. Ao som do coro “volta, Bolsonaro” e “mito”, o hoje

“A mulher tem um olhar único, sensível e necessário. É preciso resgatar os princípios da fé, da família, da compaixão. E a mulher tem esse dom de perceber e de acolher os mais sensíveis — como os autistas e as pessoas com deficiência.

presidente de Honra do PL saudou o público e elogiou Rosana e Michelle pelo trabalho empreendido pelo Brasil e no estado paulista em prol do movimento feminino da sigla: “Parabéns a todas as mulheres por se dedicarem à Política; por buscarem entrar na Política não por cota, mas por vontade de participar do destino de seus municípios, do estado e do País”, declarou o capitão.

A Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos realizou nesta quinta-feira, 26/06, uma coletiva de imprensa para debater a economia local e nacional, abordando temas como taxação e arrecadação de impostos, geração de emprego, qualificação de mão de obra, entre outros. O objetivo do encontro foi levantar sugestões de soluções capazes de impulsionar a economia do município, o que vai gerar um ofício a ser enviado à FACESP e ao Congresso Nacional.

O presidente Silvio Alves comandou a coletiva, ao lado do deputado federal Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PL-SP) e do vice-presidente Jurídico da ACE, Alonso Alvares. Representantes de mais de 20 veículos de comunicação da região estiveram presentes na ACE e fizeram perguntas sobre os temas abordados.

ACE-Guarulhos discute impacto da alta nos impostos e da escassez de mão de obra

Em coletiva de imprensa, presidente Silvio Alves abordou temas como taxação, arrecadação, geração de emprego e qualificação de mão de obra

“Entendemos que, para que um município possa aumentar a sua arrecadação, o caminho não pode ser por meio de novas taxas. Quanto ao aumento de receita, nós empresários estamos acostumados a entender que nem sempre trazer mais receita significa aumentar o preço. Pelo contrário, pela minha experiência no varejo sei que, em muitos casos, se eu reduzir o preço e vender mais, no final do dia terei mais receita”, explicou o presidente, que é o CEO da rede de supermercados X.

O deputado Luiz Philippe falou sobre imposto no consumo. “Quando você coloca qualquer imposto no consumo, que seja de 1%, esse percentual para a pessoa mais carente significa muito, enquanto para o mais influente significa pouquíssimo. Temos que sair desse modelo e, tal-

vez, uma saída seja depender mais de imposto de renda ao invés do imposto de consumo. Essa seria uma boa alternativa”, sugeriu.

O mercado de trabalho também foi assunto no decorrer do evento. Ao explicar o fluxo de

pessoas que saem de Guarulhos para trabalhar em outras cidades, como São Paulo, Silvio Alves reforçou o apoio da ACE-Guarulhos por meio de projeto de incentivo fiscal. “Precisamos de empresas que efetivamente façam

contratações volumosas e que proporcionem uma boa remuneração ao guarulhense para que os cidadãos locais não precisem se deslocar para tão longe do município. Criamos um projeto de incentivo fiscal voltado ao pai e mãe de família e ao jovem que procura uma melhor remuneração e plano de carreira. Somos uma cidade grande, a segunda maior de São Paulo, então precisamos demonstrar essa grandeza também em termos de arrecadação”, disse. Questionado sobre qualificação de mão de obra, o deputado federal sugeriu alternativas. “Nem todas as ocupações precisam de qualificação. Digo isso porque se uma pessoa pretende desenvolver um empreendimento, abrir uma loja ou uma indústria, é necessário ter vonta-

de e capital necessário para começar do zero. Uma alternativa para isso funcionar, é baratear os custos do estado, deixando mais renda poupança na mão dos consumidores e dos empresários, pois teremos empresas com capital extra para qualificar colaboradores”, concluiu Luiz Philippe. Tanto o presidente Silvio quanto o deputado teceram críticas à forma como o governo federal tenta cobrir seu aumento de gastos públicos. E elogiaram a derrubada, pelo Congresso Nacional, na última quarta-feira, do decreto presidencial que aumentava o IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras). Também estiveram presentes na coletiva de imprensa os vereadores Geleia Protetor e Delegado Gustavo Mesquita.

Rede Fácil lança canal de atendimento via WhatsApp para 2ª via IPTU e outros serviços

A Prefeitura de Guarulhos segue investindo em inovações para facilitar o acesso da população aos serviços municipais, tornando-os mais rápidos e eficientes. Agora os munícipes contam com um novo canal de atendimento via WhatsApp (11 24140451) para serviços, como segunda via do IPTU e levantamento de débitos, emissão de taxas de expediente, atualização de boletos em geral (IPTU, ISSprofissional autônomo e taxas em geral).

O WhatsApp fun-

ciona exclusivamente por mensagem de texto, permitindo que os contribuintes solicitem um dos serviços acima sem precisar se deslocar até uma unidade de atendimento da Rede Fácil. O prazo estimado para obtenção de resposta é de até dois dias úteis. De acordo com a Secretaria de Gestão, a administração municipal com esta novidade reforça seu compromisso com a modernização dos serviços públicos, garantindo mais comodidade e praticidade aos moradores de Guarulhos.

Férias com saúde: veja cuidados para evitar doenças em crianças

Durante as férias, as crianças costumam ter mais acesso a atividades ao ar livre e podem ficar mais expostas a infecções. Doenças de pele, cabelo, unha, por ter mais contato com piscina, praia, areia e aquelas causadas por ambientes com aglomeração de pessoas são mais comuns neste período. Verme, virose,

micose, otite, olho de peixe e bicho geográfico são os mais constantes. A pediatra do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) Larissa Marques separou dicas e informações sobre como prevenir e tratar as enfermidades caso elas ocorram durante o período de descanso das crianças.

Projeto de lei do vereador Leandro Dourado garante CNH gratuita

Praticar

O vereador Leandro Dourado (PMB) apresentou na Câmara Municipal de Guarulhos um projeto de lei que garante a gratuidade na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas de baixa renda. A iniciativa visa ampliar o acesso ao documento que representa uma importante ferramenta para o ingresso no mercado de trabalho.

A pauta ganhou ainda mais relevância recentemente, com a

sanção de uma lei federal que estabelece a gratuidade do processo de habilitação para cidadãos inscritos em programas sociais, reforçando a importância do tema em nível nacional.

“Ter a CNH é muito mais do que um direito de dirigir, é uma porta aberta para novas oportunidades profissionais e para a autonomia de quem enfrenta dificuldades econômicas”, destaca Leandro Dourado.

Embora a aplicação da lei fe-

deral seja de responsabilidade dos estados, o vereador destaca que seu projeto mantém o debate ativo em Guarulhos e busca incentivar a efetivação de políticas públicas que favoreçam os cidadãos mais vulneráveis.

“Nosso compromisso é garantir que Guarulhos esteja alinhada a essas políticas de inclusão, trabalhando para que o acesso à CNH gratuita chegue de fato à população que precisa”, conclui.

ciclismo em áreas verdes aumenta a sensação de bem-estar, aponta estudo da USP(

O ciclismo ganhou popularidade no Brasil como uma modalidade de transporte e de exercício que pode trazer muitos benefícios à saúde. Em pesquisa feita na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, foi verificado que a prática de pedalar contribui para o aumento do bem-estar, principalmente quando ela é realizada em áreas verdes. Por meio de testes com grupos de ciclistas que utilizam diferentes ambientes para a atividade, o estudo mostrou que brasileiros têm o espaço natural como fator determinante na escolha dos locais de prática.

Pedalar regularmente melhora a qualidade do sono e fortalece articulações e músculos. Porém, quando Emerson Barão, doutor na área de Ecologia Aplicada na Esalq e ciclista, percebeu que andar de bicicleta em ambientes naturais também poderia favorecer aspectos psicológicos, ele decidiu investigar essa condição por um viés científico. A tese do pesquisador foi desenvolvida no Laboratório de Áre-

as Naturais Protegidas (Lanp) e contou com o apoio do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Para compreender as relações entre ciclismo e bem-estar, Barão trabalhou com revisões teóricas e investigações experimentais. Usando testes psicométricos – instrumentos de avaliação utilizados por psicólogos –, foram realizados questionários presenciais em áreas urbanas, rurais, verdes e protegidas. “Temos medidas para validar, ver a consistência e a coerência da escala [psicométrica]. Não é só um questionário simples, já que essas escalas devem ser traduzidas para o idioma e validadas no contexto”, comenta o autor do estudo.

Fatores como dados sociodemográficos, hábitos de ciclismo, bem-estar geral, estresse percebido e inclusão com a natureza foram avaliados com base nas respostas de 156 ciclistas amadores. O momento dessas respostas também foi considerado: a aplicação dos questionários se deu antes, durante e depois da

realização da atividade física, com objetivo de verificar possíveis variações nos resultados.

“Contrariando a hipótese inicial, a maioria dos resultados tende mais para o ciclismo em si do que necessariamente para a natureza”, diz Emerson Barão ao explicar que índices de redução do estresse e de melhoria do bem-estar foram observados em todos os tipos de ambientes analisados. O diferencial foi que, em ambientes mais naturais e arborizados, esses efeitos se mostraram potencialmente maiores.

Outra conclusão importante foi a de que, quando perguntados em qual ambiente eles se sentem melhor, ciclistas de todos os contextos reportaram ter mais bem-estar em áreas verdes, “mesmo que a maioria dos ciclistas que foram avaliados utilizem áreas urbanas”, segundo o pesquisador. Essa condição se reflete na própria maneira de realizar o exercício, já que o contato com a natureza também se mostrou como o motivo principal na escolha dos locais de prática do ciclismo.

De acordo com o trabalho, os participantes, independentemente do local onde estavam pedalando, relataram uma maior percepção de bem-estar ao se imaginarem pedalando em ambientes mais naturais, como trilhas, áreas rurais e parques. Em contrapartida, as percepções de bem-estar foram mais baixas ao se imaginarem pedalando em ambientes urbanos e rodovias. Ambientes de prática e perfis de ciclistas

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.