Confira a edição desta semana do jornal Guarulhos em Destaque

Page 1


Com Michelle Bolsonaro, PL Mulher reúne multidão em Guarulhos-SP; Bolsonaro participa por chamada de vídeo

www.guarulhosemdestaque.com.br

Página
Férias com saúde: veja cuidados para evitar doenças em crianças

O PL Mulher de São Paulo promoveu neste sábado (5), em Guarulhos, um dos eventos mais expressivos de sua história. O “Grande Encontro do PL Mulher Nacional - Juntas, Transformando o Brasil”, abrigado no Espaço Inter, reuniu mais de mil pessoas, em sua maioria mulheres vindas de diversas regiões do estado e do País. O encontro recebeu a presidente nacional do PL Mulher, a ex-primeira-dama da República Michelle Bolsonaro, e contou, ainda, com a participação, por chamada de vídeo, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e de diversas lideranças do partido.

Com foco na mobilização feminina, na formação de lideranças e na preparação para as eleições de 2026, o evento teve caráter estratégico para o fortalecimento de mandatos e de futuras candidaturas e para a valorização de maior protagonismo feminino na sigla.

Sob forte emoção, Michelle exaltou para as mais de mil pessoas presentes o papel da mulher como agente de transformação social, a necessária retomada de “valores do bem” no Brasil e a ampliação da inclusão social:

Com Michelle Bolsonaro, PL Mulher reúne multidão em Guarulhos-SP; Bolsonaro participa por

chamada de vídeo

A Política precisa disso: de um olhar feminino, mais humano e justo”, declarou a ex-primeira-dama da República e presidente do PL Mulher Nacional. Em repouso por ordem médica por um mês em razão de uma esofagite, Bolsonaro participou do encontro abrigado neste sábado, no Espaço Inter, por chamada de vídeo. Ao som do coro “volta, Bolsonaro” e “mito”, o hoje

“A mulher tem um olhar único, sensível e necessário. É preciso resgatar os princípios da fé, da família, da compaixão. E a mulher tem esse dom de perceber e de acolher os mais sensíveis — como os autistas e as pessoas com deficiência.

presidente de Honra do PL saudou o público e elogiou Rosana e Michelle pelo trabalho empreendido pelo Brasil e no estado paulista em prol do movimento feminino da sigla: “Parabéns a todas as mulheres por se dedicarem à Política; por buscarem entrar na Política não por cota, mas por vontade de participar do destino de seus municípios, do estado e do País”, declarou o capitão.

Prefeitura inaugura CEMEG Cumbica-Pimentas com capacidade para 20 mil atendimentos mensais

A Prefeitura de Guarulhos inaugurou, neste domingo (6), o novo Centro de Especialidades Médicas de Guarulhos (CEMEG) Cumbica-Pimentas. Após quase um ano trancado, o equipamento público de saúde é reaberto completamente modernizado, com equipamentos de primeira qualidade e melhor estrutura para atender à população.

Participaram da inauguração do CEMEG Cumbica-Pimentas o prefeito Lucas Sanches e o vice-prefeito Thiago Surfista, além do secretário de Saúde, Márcio Chaves Pires, o secretário de Governo, Carlos Santiago, e outros secretários, e o chefe de Gabinete, Caio Santos. A solenidade também contou com atrações culturais e brincadeiras para as famílias da região.

"Estamos entregando hoje o novo CEMEG Cumbica-Pimentas. Quando assumi a Prefeitura, estava fechado, sem atendimento à população, sem médico, caindo aos pedaços. Estamos entregando com médicos, atendimento humanizado, dois ultrassons novinhos, câmera de segurança, wi-fi, ar-condicionado. Somente na área da Saúde temos 11 obras em andamento, justamente para oferecer o melhor serviço à população", declarou o prefeito Lucas Sanches. O vereador Alemão dos Transportes esteve presente e destacou a qualidade dos equipamentos e parabenizou o Prefeito pelo excelente trabalho.

O novo CEMEG Cumbica-Pimentas terá capacidade para realizar 4.000 exames por mês, reduzindo filas e agilizando diagnósticos para os moradores das regiões do Pimentas e do Jardim Cumbica. A unidade vai oferecer 20.000 atendimentos mensais, com quatro consultas por hora e 60 profissionais de saúde dedicados a um atendimento humanizado e eficiente.

Priorizando o conforto dos pacientes e a otimização dos serviços, o espaço dispõe de 1 sala de pequenos procedimentos, 2 salas de ultrassonografia, 11 consultórios com ar-condicionado e 1 sala de curativos. O sistema de prontuário eletrônico vai assegurar mais agilidade e segurança na gestão das informações dos pacientes.

O novo CEMEG irá contemplar atendimento de especialidades em diversas áreas da medicina:

- Ginecologia

- Cardiologia - Cirurgia Plásticax -Dermatologia

Endocrinologia/Metabologia

- Enfermagem

- Gastroenterologia

- Hematologia

- Mastologia

- Nefrologia (adulto e pediátrica)

- Nutrição

- Ortopedia

- Otorrinolaringologia

- Pneumologia

- Reumatologia

- Urologia

- Vascular

- Curativos

- Pequenos procedimentos

O novo CEMEG Cumbica-Pimentas está localizado na Avenida Ataláia do Norte, 576, Jardim Cumbica. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Para agendamentos ou mais detalhes, o telefone de contato é (11) 2461-3281.

Fotos: Fabio Nunes Teixeira/PMG

Rede Fácil lança canal de atendimento via WhatsApp para 2ª via IPTU e outros serviços

A Prefeitura de Guarulhos segue investindo em inovações para facilitar o acesso da população aos serviços municipais, tornando-os mais rápidos e eficientes. Agora os munícipes contam com um novo canal de atendimento via WhatsApp (11 24140451) para serviços, como segunda via do IPTU e levantamento de débitos, emissão de taxas de expediente, atualização de boletos em geral (IPTU, ISSprofissional autônomo e taxas em geral).

O WhatsApp fun-

ciona exclusivamente por mensagem de texto, permitindo que os contribuintes solicitem um dos serviços acima sem precisar se deslocar até uma unidade de atendimento da Rede Fácil. O prazo estimado para obtenção de resposta é de até dois dias úteis. De acordo com a Secretaria de Gestão, a administração municipal com esta novidade reforça seu compromisso com a modernização dos serviços públicos, garantindo mais comodidade e praticidade aos moradores de Guarulhos.

Férias com saúde: veja cuidados para evitar doenças em crianças

Durante as férias, as crianças costumam ter mais acesso a atividades ao ar livre e podem ficar mais expostas a infecções. Doenças de pele, cabelo, unha, por ter mais contato com piscina, praia, areia e aquelas causadas por ambientes com aglomeração de pessoas são mais comuns neste período. Verme, virose,

micose, otite, olho de peixe e bicho geográfico são os mais constantes. A pediatra do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) Larissa Marques separou dicas e informações sobre como prevenir e tratar as enfermidades caso elas ocorram durante o período de descanso das crianças.

Aumenta número de atendimentos de infecções de garganta em SP; veja cuidados e tratamentos

As baixas temperaturas e a diminuição da umidade do ar, características do clima do outono e de inverno, levam ao aumento no número de atendimentos para infecções de garganta (faringite e laringite) nas unidades de atendimento do estado de São Paulo. Durante as épocas mais geladas, as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados, o que facilita a transmissão de vírus, causadores de inflamações. Também colabora para a situação o ar seco, que desidrata a mucosa das vias aéreas nasais e as deixam mais expostas à invasão de microorganismos.

A faringite é caracterizada pela inflamação da parte de trás da garganta, próxi-

ma da úvula ou do sino que conecta as vias aéreas nasais à boca. Os sintomas do problema são dor na região, dificuldade para engolir e, em alguns casos, febre. Já a laringite é um quadro inflamatório da parte inferior do tubo que passa pelas cordas vocais e chega até o esôfago. A principal diferença entre os problemas está na perda da voz. A irritação na laringe causa rouquidão, pigarro e afonia.

Estão mais vulneráveis à faringite e à laringite crianças, idosos e demais pessoas com o sistema imunológico comprometido ou pouco eficiente. Aqueles que utilizam a voz com mais frequência e intensidade como professores, cantores e pales-

trantes precisam também ficar atentos.Para driblar os problemas durante os períodos de frio o ideal é manter a hidratação adequada, ingerindo água e, se necessário, utilizando soros nasais, além de se manter agasalhado e evitar ambientes fechados e contato próximo com pessoas que já estejam doentes.O tratamento das irritações da garganta é feito com repouso e medicação para os sintomas.

Geralmente são administrados anti-inflamatórios. Em casos de quadros bacterianos, é indicado o uso de antibióticos. Também ajuda a prevenir os problemas manter a boa saúde integral com dieta balanceada, prática de atividade física recorrente e sono reparador, além da higienização das mãos e superfícies.De acordo com a coordenadora médica do Pronto-Socorro do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), Lígia Coronatto, a faringite e a laringite podem ser consideradas sazonais.

“A maior parte das inflamações de garganta nesta época do ano é causada por vírus. Por isso, basta repousar, manter a hidratação e a alimentação saudável e os medicamentos sintomáticos para tratar o problema. Essa informação é essencial para desestimular o uso indevido de antibióticos, que pode ter consequências sérias a longo prazo”, comenta.

Praticar ciclismo em áreas verdes aumenta a sensação de bem-estar, aponta estudo da USP(

O ciclismo ganhou popularidade no Brasil como uma modalidade de transporte e de exercício que pode trazer muitos benefícios à saúde. Em pesquisa feita na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, foi verificado que a prática de pedalar contribui para o aumento do bem-estar, principalmente quando ela é realizada em áreas verdes. Por meio de testes com grupos de ciclistas que utilizam diferentes ambientes para a atividade, o estudo mostrou que brasileiros têm o espaço natural como fator determinante na escolha dos locais de prática.

Pedalar regularmente melhora a qualidade do sono e fortalece articulações e músculos. Porém, quando Emerson Barão, doutor na área de Ecologia Aplicada na Esalq e ciclista, percebeu que andar de bicicleta em ambientes naturais também poderia favorecer aspectos psicológicos, ele decidiu investigar essa condição por um viés científico. A tese do pesquisador foi desenvolvida no Laboratório de Áre-

as Naturais Protegidas (Lanp) e contou com o apoio do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Para compreender as relações entre ciclismo e bem-estar, Barão trabalhou com revisões teóricas e investigações experimentais. Usando testes psicométricos – instrumentos de avaliação utilizados por psicólogos –, foram realizados questionários presenciais em áreas urbanas, rurais, verdes e protegidas. “Temos medidas para validar, ver a consistência e a coerência da escala [psicométrica]. Não é só um questionário simples, já que essas escalas devem ser traduzidas para o idioma e validadas no contexto”, comenta o autor do estudo.

Fatores como dados sociodemográficos, hábitos de ciclismo, bem-estar geral, estresse percebido e inclusão com a natureza foram avaliados com base nas respostas de 156 ciclistas amadores. O momento dessas respostas também foi considerado: a aplicação dos questionários se deu antes, durante e depois da

realização da atividade física, com objetivo de verificar possíveis variações nos resultados.

“Contrariando a hipótese inicial, a maioria dos resultados tende mais para o ciclismo em si do que necessariamente para a natureza”, diz Emerson Barão ao explicar que índices de redução do estresse e de melhoria do bem-estar foram observados em todos os tipos de ambientes analisados. O diferencial foi que, em ambientes mais naturais e arborizados, esses efeitos se mostraram potencialmente maiores.

Outra conclusão importante foi a de que, quando perguntados em qual ambiente eles se sentem melhor, ciclistas de todos os contextos reportaram ter mais bem-estar em áreas verdes, “mesmo que a maioria dos ciclistas que foram avaliados utilizem áreas urbanas”, segundo o pesquisador. Essa condição se reflete na própria maneira de realizar o exercício, já que o contato com a natureza também se mostrou como o motivo principal na escolha dos locais de prática do ciclismo.

De acordo com o trabalho, os participantes, independentemente do local onde estavam pedalando, relataram uma maior percepção de bem-estar ao se imaginarem pedalando em ambientes mais naturais, como trilhas, áreas rurais e parques. Em contrapartida, as percepções de bem-estar foram mais baixas ao se imaginarem pedalando em ambientes urbanos e rodovias. Ambientes de prática e perfis de ciclistas

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Confira a edição desta semana do jornal Guarulhos em Destaque by guarulhosemdestaque - Issuu