Confira a edição desta semana do Jornal Guarulhos em Destaque

Page 1


São Paulo obteve liminar favorável a seu pedido de suspensão de serviços de transporte de passageiros por motos

www.guarulhosemdestaque.com.br

Página 2
Página 7
Página 4 Edição nº 263 - Ano VII - Guarulhos, sábado, 17 de maio de 2025
Operação Tapa-Buraco realiza reparos em 139 ruas e avenidas nesta semana

Prefeito Lucas Sanches e presidente da Alesp, André do Prado, visitam Secretaria de Educação e CDHU

Nesta sexta-feira (16), o prefeito de Guarulhos, Lucas Sanches, e o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deputado André do Prado, tiveram uma série de agendas voltadas ao fortalecimento de políticas públicas no município.

A comitiva visitou a Secretaria Estadual de Educação e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), onde discutiram avanços importantes para Guarulhos.

Durante a visita, foi discutido o projeto para a construção de um Centro de Referência do Autismo em Guarulhos. A iniciativa tem como objetivo oferecer atendimento especializado, suporte a famílias e ações de inclusão para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O espaço será um marco no atendimento às demandas

da população autista do município, promovendo dignidade e cuidado especializado.

Outro destaque da agenda foi a articulação para a entrega de 4 mil títulos de propriedade para moradores de Guarulhos. A regularização fundiária é uma das prioridades da atual gestão e representa segurança jurídica, valorização dos imóveis e garantia de cidadania para milhares de famílias.

“A presença do presidente da Alesp reforça a parceria entre o município e o governo estadual. Onde ele vai é bem recebido. Estamos trabalhando juntos para transformar Guarulhos em uma cidade cada vez mais justa, inclusiva e com oportunidades para todos”, afirmou o prefeito Lucas Sanches.

Já o deputado André do Prado destacou o compromisso com as demandas

da cidade: “Guarulhos é um município estratégico para o estado de São Paulo. Estamos alinhados

com a gestão municipal para garantir recursos, projetos e avanços na educação, habitação, entre

outras áreas .”

A visita reafirma o bom relacionamento entre os poderes Executivo e Le-

gislativo, e evidencia a força da articulação política em prol do desenvolvimento de Guarulhos.

Veja as 50 cidades campeãs de emprego em março e no 1º trimestre

O estado de São Paulo criou 209.656 vagas de emprego com carteira assinada nos primeiros três meses deste ano, o equivalente a 2,3 mil por dia. Os dados são da Fundação Seade, com base nas informações do Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). No acumulado de 12 meses

(de abril de 2024 a março de 2025), foram 453.496 oportunidades. Só no mês de março o saldo foi de 34.864 postos de trabalho. Em todos os períodos, houve crescimento na criação de vagas de emprego no estado: 0,24% em março, 1,46% no trimestre e 3,22% no acumulado de 12 meses.

Veja as 50 cidades com maior saldo de vagas em março:

São Paulo: 5.056

Guarulhos: 1.661

Osasco: 1.575

Sorocaba: 1.356

Matao: 1.085

Sao Jose dos Campos: 1.021

Holambra: 990

Bauru: 978

Santos: 951

Paulinia: 879

Cajamar: 748

Taubate: 735

Bebedouro: 721

Colombia: 659

Santa Rita do Passa Quatro: 625

Castilho: 593

Cubatao: 592

Cotia: 559

Andradina: 558

Capela do Alto: 544

Santo Andre: 489

Pitangueiras: 472

Valparaiso: 454

Itapecerica da Serra: 395

Lencois Paulista: 394

Limeira: 370

Diadema: 369

Mogi-Guacu: 363

Catanduva: 338

Monte Azul Paulista: 323

Franca: 319

Ribeirao Preto: 296

Luis Antonio: 277

Hortolandia: 257

Igarapava: 246 Santana de Parnaiba: 244

Jundiai: 229

Aracatuba: 224

Penapolis: 224

Garca: 217

Laranjal Paulista: 217

Serrana: 210

Monte Castelo: 207

Guaira: 206

Sao Jose do Rio Pardo: 204

Maua: 199 Poa: 198

Paraiso: 194

Jaboticabal: 192

Birigui: 188

A Prefeitura de São Paulo obteve liminar favorável a seu pedido de suspensão de serviços de transporte

A decisão concedeu efeito suspensivo por cautela, diante das possíveis consequências ao trânsito, e foi tomada pelo desembargador Eduardo Gouvêa, da 7ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo.

A decisão, no entanto, também prevê que seja apresentada uma proposta de regulamentação do serviço por parte da prefeitura, em 90 dias.

Em nota, a prefeitura informou

que a decisão “assegura que não seja prestado um serviço irregular na cidade, comprometendo a segurança dos munícipes”, posição também da procuradora-geral do município, Luciana Nardi.

Em 2023, o Executivo da capital criou um grupo de trabalho para analisar a possibilidade de utilização de motocicletas no transporte individual de passageiros. O grupo indicou que há riscos para a saúde pública

na implantação do modal, com potencial aumento no risco de acidentes.

Procurada, a empresa Uber disse que não irá se manifestar sobre a liminar. Já a empresa 99 motos, outra que disputa com a gestão municipal para poder prestar o serviço, informou não ter sido notificada da decisão, e que deve se manifestar após analisar os autos, porém disse que manterá o serviço enquanto não for notificada.

CPTM terá mudanças na operação neste fim de semana de 17 e 18 de maio; veja quais

Os passageiros que utilizam as linhas da CPTM devem ficar atentos às mudanças operacionais que serão realizadas neste fim de semana (17 e 18) para a execução de obras de melhorias e modernização ao longo da via férrea. As principais alterações irão ocorrer no Serviço 710, mais precisamente na Linha 7-Rubi, e nas linhas 11-Coral e 12-Safira.

Os colaboradores estarão à disposição para auxiliar os passageiros nos seus deslocamentos. Todas as mudanças na operação estão sendo informadas aos passageiros por avisos sonoros, painéis eletrônicos e sinalização no local. É possível também acompanhar pelas redes sociais da companhia e esclarecer dúvidas pelos canais de atendimento: Central de Relacionamento no 0800 055 0121 ou pelo WhatsApp (11) 997677030.

Linha11-CoralcomSistemaPaese

Na Linha 11-Coral, durante toda a operação comercial de sábado, das

Serviço 710

No Serviço 710, as mudanças serão iniciadas às 21h de sábado, quando os trens que seguem em direção a Jundiaí não irão parar na Estação Água Branca. Desta forma, o passageiro que está nesta estação e quer seguir para Jundiaí deve embarcar no sentido Rio Grande da Serra, desembarcar em Palmeiras-Barra Funda e seguir no sentido desejado. Já para quem quer desembarcar em Água Branca, deve seguir até a Estação Lapa e embarcar no sentido oposto.

Além disso, também a partir de 21h de sábado, os trens do Serviço 710 que seguem em direção a Rio Grande da Serra utilizarão a plataforma 7 da estação Palmeiras-Barra Funda. No domingo, entre 7h e 19h, o embarque e desembarque nas estações Vila Clarice, Jaraguá e Vila Aurora ocorrerão pela plataforma 1, para realização de obras de manutenção.

4h à meia-noite, o trecho entre as estações Jundiapeba e Suzano estará interditado. Haverá alteração nas plataformas de embarque e desembarque nas estações Jundiapeba, aonde os trens chegam e partem pela plataforma 2, e em Suzano, com circulação de trens pela plataforma 1.

O sistema Paese foi acionado para atender os passageiros no trecho interrompido. Para o embarque, serão distribuídas senhas em ambas

as estações, assim o passageiro poderá voltar ao sistema de trilhos em Suzano ou Jundiapeba sem custos adicionais.

Na estação Suzano, o embarque nos coletivos acontece na Rua Prudente de Morais, S/N, próximo ao bicicletário da estação. Em Jundiapeba, o embarque acontecerá na Avenida Aurea Martins dos Anjos, S/N, em frente à estação, embaixo da cobertura.

Já no domingo, o Paese será entre as Estações Calmon Viana e Jundiapeba – onde os trens continuarão utilizando a plataforma 2 para embarque e desembarque. Em Calmon Viana, onde apenas a plataforma 1 será usada pelos trens da Linha 11-Coral, o embarque e desembarque acontecem em frente à estação (Av. Brasil, S/N, Poá). O meio de embarque nos ônibus do Paese será o mesmo, com a necessidade de se-

nha para a continuidade das viagens.

A estratégia será adotada para a realização do serviço de adequação de rede aérea e instalação de dispositivos nos postes da via 3, atualmente não operacional, para torná-la disponível durante a execução das obras na ponte ferroviária, localizada na região de Suzano, que segue com uma parte interditada após a equipe técnica identificar o desgaste da estrutura.

Ações contra a dengue contemplam 54 bairros nesta semana em Guarulhos

A Prefeitura de Guarulhos segue intensificando as ações de enfrentamento à dengue, com foco na conscientização e no engajamento da população no combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

De segunda a sexta-feira, agentes de combate às endemias (ACE) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), percorrem diversos pontos da cidade para verificar se há criadouros em residências e comércios, removê-los e orientar a população sobre como evitar a proliferação do mosqui-

to transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre

amarela, na cidade. Entre os dias 12 e 16 de maio,

as equipes atuaram em 54 bairros com ações de bloqueio, nebulização veicular, avaliação de densidade larvária, inspeções em pontos estratégicos e atendimento a denúncias.

Na segunda-feira (12), os ACEs realizaram ações de bloqueio (remoção manual dos criadouros), nos bairros Jardim Adriana e São João, enquanto outras equipes avaliaram a densidade larvária na Vila Progresso, Itapegica, Paraventi, Vila Galvão, Jardim Ottawa, Soberana e Pimentas. Nessa data a inspeção a pontos estratégicos aconteceram no Jardim Presidente Dutra, Parque

São Luiz, Cumbica, Vila Rio e Jardim Paulista. Denúncias foram verificadas nos Centro, Torres Tibagy, Cabuçu e Vila Rio.

Na terça-feira (13), a nebulização veicular, bem como o bloqueio aconteceram no São João. Avaliações de densidade larvária foram realizadas nos bairros Aracília, Jardim Munira, São João, Pimentas, Presidente Dutra e Vital Brasil. Os agentes também estiveram no Jardim Fátima, Jardim Santa Terezinha e Jardim Ponte Alta para vistoriar pontos estratégicos e denúncias foram atendidas nos bairros Bonsucesso, Jardim São João e Jardim

Presidente Dutra. Na quarta-feira (14), o trabalho de bloqueio voltou ao bairro São João e atendeu também a Vila Tijuco. Nesta data a avaliações de densidade larvária atenderam os bairros Jardim Santa Francisca, Paraventi, Vila Fátima, Tranquilidade, Pimentas, Base Aérea e Aracília. Pontos estratégicos foram avaliados na Vila Augusta, Centro, Vila Fátima, Macedo, Bonsucesso, Jardim Fortaleza e Cidade Soberana, enquanto as denúncias da população foram atendidas nos bairros de Cumbica. Pimentas e Água Chata.

Operação Tapa-Buraco realiza reparos em 139 ruas e avenidas nesta semana

A Prefeitura de Guarulhos promoveu a manutenção de 764 buracos entre os dias 8 e 16 de maio, por meio da Operação Tapa-Buraco. O serviço vem sendo executado por sete equipes do Consórcio Reparavias Guarulhos, nos períodos diurno e noturno, sob a coordenação da Secretaria de Administrações Regionais (SAR).

Os reparos ocorreram em 139 ruas e avenidas localizadas nos bairros Jardim Santa Mena, Vila Paraíso, Jardim Presidente Dutra, Parque Cecap, Cidade Satélite, Jardim Cumbica, Conjunto Marcos Freire, Jardim Bom Clima, Água Chata, Cidade Tupinambá, Parque São Miguel, Jardim Adriana, Jardim Santo Afonso, Bonsucesso, Inocoop, Vila Galvão, Vila Rosália, Jardim Ponte Alta, Jardim Bela Vista, Vila Maricy, Vila Paraíso, Jardim Nova Guarulhos, Vila Rio, Jardim Santa Paula, Jar-

dim Nova Guarulhos, Jardim Maria Aparecida, Vila Sorocabana, Vila Augusta, Vila Leonor, Jardim Cocaia, Jardim Monte Carmelo, Jardim dos Afonsos, Jardim Santa Francisca, Jardim Santa Maria, Jardim Santa Beatriz, Morros, Itapegica, Ponte Grande, Jardim Santo Expedito e Centro.

Diariamente as equipes saem às ruas com cerca de 105 toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente), mais conhecido como massa asfáltica para realizar as manutenções. Em duas semanas de operação, o município já contabiliza o reparo de 1.346 buracos em 203 ruas e avenidas da cidade.

Para solicitar esse serviço, a população deve procurar uma unidade do Fácil-Guarulhos ou por meio do Fácil Digital no endereço eletrônico: www.facilagendamento.guarulhos.sp.gov.br .

Moradores do Jardim Santa Rita recebem orientações sobre descarte correto de lixo

Nesta quinta-feira (15), moradores da passagem Antônio Nunes da Silva e de vielas próximas, no Jardim Santa Rita, participaram de uma reunião de orientação sobre o descarte adequado de resíduos domiciliares. O encontro foi promovido pelo Departamento de Limpeza Urbana da Secretaria de Serviços Públicos.

Durante a mobilização, a coleta de lixo foi realizada na lixeira de alvenaria instalada irregularmente no local. Os moradores puderam acompanhar de perto as dificuldades enfrentadas pela equipe de coleta quando o descarte é feito de forma inadequada, o que reforçou a necessidade de mudanças nos hábitos da comunidade.

Durante a reunião, foi informado que a lixeira de alvenaria será removida e, em seu lugar, serão instalados contêineres que servirão exclusivamente aos moradores das vielas que o caminhão de coleta não consegue acessar. Além disso, a área passará por um processo de revitalização.

As equipes responsáveis reforçaram a importância de respeitar os dias e os horários da coleta oficial. Para os moradores a passagem, a orientação é deixar o lixo na porta de casa nos dias e horas indicados, evitando o uso dos contêineres destinados a outras áreas.

Também foram repassadas orientações sobre a importância da prática da coleta seletiva. O

secretário de Serviços

Públicos, Lucius do Amaral Vieira, destacou que a promoção de um ambiente mais saudável depende da colaboração entre o poder público e a população.

“Cada um fazendo a sua parte, conseguimos manter uma cidade mais limpa para todos”, afirmou o gestor.

Guarulhos recebe jogos de basquete, vôlei, handebol e futebol neste fim de semana

Neste fim de semana de Guarulhos receberá uma série de partidas válidas por competições paulistas, com destaque para a inclusão. Neste sábado (17) a cidade sediará dois jogos do Campeonato Paulista de Futebol para amputados. Os duelos serão na Arena Portuguesinha, no Jardim Bom Clima. Às 10h acontece o confronto entre Ponte Preta e Acre Clube, enquanto que às 11h os donos da casa Guarulhos Mamonas encaram a Portuguesa.

Ainda no sábado, no Ginásio João do Pulo, no Jardim Divinolândia, serão disputados dois jogos do Campeonato Paulista de

Basquete. Às 9h a equipe Apagebask / Guarulhos enfrenta o Itatiba pelo sub-14 e às 11h jogarão os times sub-18 das mesmas cidades.

Por sua vez, o Ginásio Fioravante Iervolino (Jardim Santa Francisca) recebe jogos de futsal e handebol. Pela Copa da Liga Paulista de Futsal Feminino (LPF) a equipe sub-17 do Estrela de Guarulhos enfrenta o Desportivo Mogiano às 10h. Já às 13h acontece o jogo entre Hérkules / Aciseg / Guarulhos x Jacareí, válido pela categoria infantil do Campeonato Paulista de Handebol Masculino.

No sábado ainda haverá as semifinais da Grande Liga de Futebol Amador –Veterano 40tão, que acon-

Dutra versus Esquadrão do Alemão e às 10h30 o Barçazazu – Taboão encara o Vila Fátima.

Já no domingo (18) a programação esportiva em Guarulhos começa cedo.

Às 7h acontece a largada da 1ª Corrida e Caminhada

Casa de David em frente ao Adamastor, no Macedo.

Já no Ginásio da Ponte Grande, às 10h, a equipe feminina Aprov / Guarulhos enfrenta o Corinthians pelo sub-13 do Campeonato Paulista de Voleibol.

tecem na Arena Oswaldo de Carlos, na Vila Monteiro Lobato. Às 8h30 entram em campo AA Brittu´s P.

No mesmo dia o Ginásio Fioravante Iervolino recebe dois jogos. Pelo Campeonato Paulista de Handebol, categoria cadete masculino, o Hérkules / Aciseg / Guarulhos B enfrenta o Itatiba às 9h, enquanto que pelo infantil feminino, às 11h, a Aciseg / Guarulhos encara o Desportivo Mogiano.

Ainda no domingo acontece a quarta rodada da fase de grupos da Grande Liga de Futebol Amador – Feminino no Estádio Cícero Miranda, na Vila Rosália. Às 9h o R100 enfrenta o Favela Ponte Alta, enquanto que às 10h o Pantanal encara o Favela São João. Já às 11h acontece o confronto entre Pimentas e Vila Galvão e às 12h o 100 Limite/Ileais duela com o Cardoso City para encerrar a programação.

Mais quatro entidades devem ser alvo de processo sobre fraude no INSS

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, afirmou, nesta sexta-feira (16), que mais quatro entidades associativas devem ser incluídas no processo por possíveis fraudes em aposentadorias e pensões pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ele não informou, entretanto, qual o valor arrecadado por essas entidades ao longo dos anos que deve ser alvo de medidas de bloqueio cautelar.

Na semana passada, a AGU pediu à Justi-

ça Federal o bloqueio de R$ 2,56 bilhões em bens de 12 entidades associativas. Elas constituem o “núcleo da fraude”, sendo alvo do maior número de reclamações por parte de segurados do INSS.

“Neste momento, nós temos 12 entidades, é possível que a gente já estabeleça um lote de mais quatro entidades, pelo menos”, disse Messias à Agência Brasil, ao explicar que o volume de recursos bloqueados se deve aos indícios de que os descontos são, na sua gran-

de maioria, indevidos.

A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram, no mês passado, a Operação Sem Desconto, que apura o desconto irregular, via folha de pagamentos do INSS, de mensalidades de entidades associativas de aposentados e pensionistas. A CGU informou que, entre 2017 e 2019, foi registrado um aumento no número dos descontos e das reclamações de beneficiários de que não haviam autorizado os descontos

nas mensalidades.

Segundo Messias, existe um volume grande de entidades que fo-

ram criadas, a partir de 2019, com o propósito de fraudar, ou seja, não oferecer nenhum bene-

fício para o associado.

Cifras iniciais apresentadas pela PF dão conta de que R$ 6,3 bilhões

de descontos associativos realizados entre 2019 e 2024 são suspeitos de fraude.

Operação integrada com GCM de Guarulhos apreende quase 4 mil porções de drogas

As Guardas Civis Municipais de Guarulhos, Arujá e Itaquaquecetuba realizaram, na última quinta-feira (15), uma grande operação conjunta denominada Fronteiras Seguras, que resultou na prisão de cinco pessoas e na apreensão de drogas, dinheiro, veículos e celulares ligados ao crime. A ação faz parte de uma estratégia de cooperação intermunicipal promovida pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat).

A operação teve início no Jardim Cumbica, na avenida Brejinho, sede da Inspetoria Leste da Guarda Civil Municipal. O encontro reuniu 99 agentes e 42 viaturas das três

corporações envolvidas. Os trabalhos foram coordenados pelo Secretário de Segurança Pública de Guarulhos, Gilson Hélio Jesus dos Santos, juntamente com os comandantes gerais das GCMs participantes.

“As ações ostensivas reforçam a segurança nas divisas e demonstram o grande compromisso das cidades com o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas”, afirmou o secretário Hélio.

Durante a operação, os agentes atuaram em pontos estratégicos de grande circulação de pessoas e veículos, o que possibilitou resultados expressivos. Quatro pessoas foram presas em flagrante por tráfico de entorpecentes

e uma por crime de trânsito. Também foram apreendidas mais de 3.800 embalagens contendo cocaína e crack, além de R$ 1.806 em dinheiro, um veículo, dois celulares e um automóvel furtado, que foi localizado e devolvido ao proprietário.

A iniciativa reforça o papel das guardas municipais na segurança urbana e a importância da articulação regional para o combate à criminalidade. “A Prefeitura de Guarulhos, por intermédio da Secretaria para Assuntos de Segurança Pública, seguirá firme no propósito de promover a ordem, a paz e a segurança de todos os cidadãos guarulhenses”, concluiu o secretário.

Alunos da EPG Castelo Hanssen participam de sessão no Circo Escola Cidade Seródio

A animação tomou conta dos alunos do ensino fundamental da EPG Aristides

Castelo Hanssen, na manhã desta sexta-feira (16). As crianças participaram da sessão exclusiva do 2º Festival de Circo de Guarulhos realizada no Circo Escola Cidade Seródio.

Além da mágica performance dos alunos do Circo Escola, das acrobacias no tecido aéreo, a plateia se encantou com as investidas cômicas dos palhaços Pacha e Titchenitza, com o espetáculo “Circo En La Casa”, interpretados pelos artistas Alexandre Scaldini e Brenda Villatoro.

Não faltaram gargalhadas, músicas e sons variados, como trompete, buzina, entre outros elementos que ajudaram a compor a cena e garantiram a interação com o público. “Hoje teve muita palhaçada e diversão com as

apresentações. Quero voltar outra vez.”, contou o aluno Vitor Samuel, de 9 anos, que acompanhava tudo ao lado do amigo Nicolas José, 10 anos.

Com a missão de garantir o exercício da cidadania às futuras gerações, o Circo Escola Cidade Seródio tem feito a diferença na vida das crianças da região. “Eu amo fazer parte do circo. Você começa aprendendo e depois vira um artista. Faço aulas cinco vezes por semana e estou há dois anos no Circo Escola. Esse é o meu último ano aqui. Depois, quero entrar na escola de balé”, destacou o aluno Kauan da Conceição, de 14 anos, que se apresentou no tecido aéreo.

Atualmente, a instituição atende 200 crianças entre 6 e 14 anos do município.

“As crianças participam do projeto no contraturno es-

colar, com 20 horas semanais. Levamos diferentes linguagens artísticas, como esporte, dança, circo e teatro. Utilizamos a arte como ferramenta de informação e educação”, ressaltou Sandra Lima, diretora do Circo Escola.

O Festival de Circo, projeto aprovado pelo FunCultura, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), segue até o próximo domingo com espetáculos circenses incríveis das trupes Cia Fá, Rué La Companhia, Bando Golíards, Trupe Viva Circo, a alegria e a magia dos palhaços Fonso, Domingo Lopez, Pacha e Titchenitza, dos artistas do Circo Marambio e um ciclo formativo com workshop, palestra e oficina.

Para mais informações sobre o 2º Festival de Circo de Guarulhos, siga o perfil do festival no Instagram @

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.