Issuu on Google+

Proposta Para inclusão das aula de Educação Física Na grade de aulas do período noturno Artigo 205 da Constituição Federal:

A Constituição Federal,

“A educação, direito de todos dever do estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação divide a educação em dois níveis: I – Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; II – Ensino superior.

LDB. Lei de Diretrizes e Bases da Educação

A educação básica relata no artigo 22 que : A educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.


importância da atividade física no ensino noturno :

Fatores positivos Que conquistaremos No dia-dia

Saúde ,aptidão física, integração, cooperação e acima de tudo Qualidade de vida para nosso aluno

educação física não é apenas rola a bola é Qualidade de vida!!


Quais são os benefícios da atividade física?

 Auxiliam na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade.  Fortalecimento dos ossos e das articulações.  No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras.  Auxiliam na prevenção e no controle de doenças.  Na saúde mental, a prática de atividades físicas ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso.  A atividade física pode também exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar.


PROBLEMA Proposta

Como inserir Na grade horária Lutar!

Hipotese:

Brechas da L.D.B, estigma da disciplina ser desnecessária, desvalorizada pelos próprios professores de E.F

Objetivo geral:

Objetivos específicos

Sem rejeição dos alunos Com o apoio da Direção Conteúdos de qualidade Consultar os alunos Acreditar no seu trabalho

Possibilitar aos alunos do E.M, aulas de E.F no período noturno qualidade de ensino e conteúdo que permita participação de todos

PÚBLICO-ALVO METODOLOGIA PLANEJAMENTO E RECURSOS AVALIAÇÃO


deslocamento aluno

dificuldade Direito ao conhecimento

aulas dadas Satisfação Atuação Do professor

Conteúdo prática Horário e dia da semana

Conhecimento Ética Preparo Atualização profissional

postura Relacionamento


EDUCAÇÃO FÍSICA Segundo a LDB ARTIGO 26..

§ 3o 3o A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno:

I – que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas;

II – maior de trinta anos de idade;

FACULTATIVO

DIREITO AO CONHECIMENTO

DESENVOLVIMENTO MOTOR

DO SEDENTARISMO PARA

CAPACITAÇÃO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO AFETIVO SOCIAL MOMENTO LÚDICO


Segundo o artigo 26 da LDB...

III – que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física;

EDUCAÇÃO FÍSICA

A importância da Educação Física para as pessoas:

Gestantes

VI – que tenha prole.

QUALIDADE DE VIDA Militares


Atividade fĂ­sica e obesidade em trabalhadores

Os problemas da gordura corporal

Tratamento para sobrepeso e obesidade

A melhor forma de trabalhar a obesidade ĂŠ previnir

Atividade fisica como alternativa saudavel


i rcíc e x E

os e

ci a s pe

is p

g a ra

s, nte a t es

Exercícios específicos para esse grupo

EDUCAÇÃO FÍSICA

Alunos que trabalham e militares


De acordo com os PCNs (MEC/SEF, 1997, p.24)

[...] a educação física escolar deve dar oportunidades a todos os alunos para que desenvolvam suas potencialidades, de forma democrática e não seletiva, visando seu aprimoramento como seres humanos. Nesse sentido, cabe assinalar que os alunos portadores de deficiências físicas não podem ser privados das aulas de Educação Física.      Deveria ser acrescentado à última frase desta citação o seguinte: "nem aos alunos do ensino noturno".


Nas aulas podemos apresentar algumas como: Circuito Aeróbico; Postura Corporal - cuidados necessários; Circuito Anaeróbico; Avaliação da Postura Corporal; Corrida de Velocidade para os esportes (futebol e futsal); Dobras Cutâneas; Transformação das Regras; Respeito ao próximo e coletividade; Atividades aeróbicas e anaeróbicas - uma combinação importante; organização de atividades aeróbicas e anaeróbicas; Coordenação e Agilidade - movimentos básicos da capoeira e do voleibol; Experiência com ginástica e voleibol; Equilíbrio e seus aspectos técnicos e teóricos; Equilíbrio - aspectos práticos dentro da capoeira e do voleibol; Fontes energéticas; Ginástica Calistênica; Ginástica de Relaxamento dentre outros.


Agir como professor

PROPONHO QUE REFLITAM

QUE SIGNIFICADO TEM PARA VOCÊS A DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E PARA QUE SERVE ELA?

QUEM SAI GANHANDO COM A QUALIDADE DA INTERVENÇÃO DO PROFISSIONAL ? Agradeço pela atenção LEVI DIEGO JEFERSON EDYLAINE GUALBERTO JOSÉ AURÉLIO VALDINES FABRICIO RODRIGO LEANDRO LUIZ CAMILO


Trabalho docencia Monica