Código 560 - Edição 28

Page 10

EM FOCO

A visão do artista

“ROSTOS E OLHARES ENTRE CAMADAS DE RUÍDO” Vhils pôs mãos à obra para dar rosto à nova Sede. O resultado é uma fachada onde “a contraposição ao caos de informação simboliza o mundo contemporâneo e a realidade trabalhada pela GS1 Portugal”

F

oi um dos três jovens com menos de 30 anos a ser destacado pela Forbes pelo sucesso alcançado na sua carreira. A sua arte está espalhada por mais de 50 países. E é português. Falamos de Alexandre Farto ou, como assina as suas criações, Vhils. Um jovem que alcançou o reconhecimento global pela arte da desconstrução, onde, por detrás dos “olhares”, encontramos uma reflexão sobre as sociedades urbanas contemporâneas. A GS1 Portugal, em parceria com a equipa responsável pelo projeto da nova Sede da organização, lançaram o desafio. E Alexandre não hesitou. O resultado? Uma fachada onde a “contraposição ao caos de informação simboliza o mundo contemporâneo e a realidade trabalhada pela GS1”. Conheça a visão do artista que deu rosto ao

10

Código 560 | GS1® Portugal 1.o semestre 2017

novo edifício da GS1 Portugal. Criar através de processos destrutivos é o foco dos trabalhos de Vhils. O que o levou a aceitar este desafio de criar através da construção? Digamos que esse tem sido o foco principal do meu trabalho, mas tenho desenvolvido igualmente, por contraste, alguns corpos de trabalho com base em técnicas construtivas, em suportes como a esferovite ou a cortiça, assim como algumas experiências com modelação em betume. Este convite permitiu-me aperfeiçoar esta técnica, que andava a tentar desenvolver há alguns anos mas que ainda não tinha tido uma oportunidade deste calibre para colocar em prática. Ao longo da carreira tem tido muitos momentos que marcaram e apontaram o caminho que tem traçado: a primeira parede

esculpida, a primeira exposição individual. A primeira “obra construída” vai fazer parte destes momentos? Como referi acima, este é um caminho que há muito tinha em mente trabalhar, sem nunca desvirtuar e deixar de fazer o trabalho que me trouxe até aqui. Esta obra representa vários marcos, tanto pessoais como artísticos, e, sim, nesse sentido irá fazer parte desses momentos que refere. Sempre me interessou muito o cruzamento de linguagens e conceitos, assim como a quebra de barreiras, e este é, sem dúvida, um caminho a percorrer. A nova Sede da GS1 Portugal foi apelidada como um projeto inovador, disruptivo e icónico pelo Presidente da República. Para si, o que significa esta obra e o que podem esperar as pessoas que ainda não a visitaram?


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.