
2 minute read
Herança assegurada
A Volkswagen já tinha prometido muito com o concept do ID.Buzz. A versão real, que será vendida a partir do final de 2022, arrasa. A inspiração no “Pão de Forma” original é incrível e as capacidade de trabalho valorizadas por uma caixa de carga com excelente volumetria... Ah, e um pormenor, é elétrico.

Advertisement
Com um design inspirado no mítico “Pão de Forma”, o Volkswagen ID. Buzz Cargo é a interpretação atual de um furgão elétrico, conectado e digitalizado. Com um comprimento exterior de 4,71 metros e um compartimento de carga com um volume útil de 3,9 m3 está equipado com motor elétrico de 150 kW e bateria de 77 kWh, que possibilita uma autonomia de aproximadamente 400 km.

Posicionado entre os modelos de combustão Caddy e Transporter 6.1, o ID. Buzz Cargo é o segundo comercial ligeiro elétrico da Volkswagen Veículos Comerciais, depois do e-Crafter, apresentado internacionalmente em 2018 e lançado no início de 2019 no mercado nacional.

Desenvolvido a partir da plataforma específica do Grupo Volkswagen para veículos elétrivos MEB (Modular Electric Drive Kit), este modelo estará disponível em variantes para transporte de passageiros (ID. Buzz) e mercadorias (ID. Buzz Cargo).
A altura total de 1,94 metros possibilita o acesso à maioria dos parques de estacionamento sub- terrâneos. A largura total é de 1,99 metros, o que significa que tem mais 8,1 centímetros do que a Transporter 6.1. Como tem tração traseira, o ID. Buzz oferece um diâmetro de viragem das rodas extraordinariamente reduzido de 11,1 metros,. que, segundo a Volkswagen, é semelhante à de um Golf.
Duas Europaletes
Mesmo com as dimensões relativamente compactas do veículo, a longa distância entre-eixos permitiu disponibilizar um amplo espaço interior. O compartimento de carga do ID. Buzz Cargo oferece um volume útil de 3,9 m3, permitindo acomodar duas europaletes, graças à combinação de um comprimento interno de 2,2 metros, uma largura de 1,7 metros e uma altura de 1,25 metros. Uma abertura na parte inferior no lado do passageiro permite prolongar o comprimento da área de carga em 45 centímetros, possi- bilitando o transporte de objetos mais longos. O acesso à zona de carga é assegurado por uma ou duas portas laterais deslizantes e na traseira por duas portas de batente ou um portão basculante. A capacidade de carga é de 600 quilos, sendo possível transportar até mais 100 kg no tejadilho.
A bateria pode recuperar a sua capacidade em wall boxes ou postos públicos de 11 kW em corrente alterna ou em postos rápidos em corrente contínua até 170 kW, permitindo carregar entre 5 a 80% em cerca de 30 minutos.
O ID Buzz Cargo contará no futuro com a função “Plug & Charge”, a qual possibilita a autenticação num posto de carregamento rápido compatível através do cabo de carregamento, utilizando o padrão ISO 15118. Além disso também disponibilizará a função de carregamento bidirecional, quer para a rede doméstica, quer para a pública.

