
5 minute read
Uma oferta completíssima
A eletrificação está a chegar a todos os níveis da ampla gama de modelos Peugeot, onde se inclui uma oferta de veículos comerciais que pensa numa mobilidade mais sustentável para qualquer tipo de profissional. As zero emissões no transporte já são possíveis e acessiveis.

Advertisement
APeugeot está a apostar fortemente na eletrificação, tanto que já se transformou num dos fabricantes de veículos comerciais mais sustentáveis do mercado. A sua gama profissional, leia-se de veículos comerciais, está disponível em versões 100% elétricas, incluindo as derivações para passageiros, focadas numa utilização mais lúdica. Para dar valor ao produto e ao profissional que compra cada um deste veículos, a Peugeot propõe uma gama não só ampla, mas também variada. Deste modo, é possível entrar no transporte sustentável a todos os níveis: tamanho, volume, carga... O foco comum de todos eles é o facto de serem uma ferramenta infalível na distribuição urbana de última milha.
Made In Portugal
Produzido em Portugal, na fábrica de Mangualde e em Espanha (Vigo) o Partner também tem a sua versão elétrica, a e-Partner. Esta é uma resposta às necessidade quotidianas dos profissionais nas cidades e zonas interurbanas. Graças à sua grande autonomia de até 275 km em cada carregamento, não renúncia às suas quali- dade clássicas, oferecendo até 4,4 m3 de volumetria.
O novo Peugeot e-Partner foi desenvolvido a partir da plataforma multienergias EMP2 do Grupo Stellantis, que integra um motor elétrico que desenvolve uma potência de 100 kW (136 cv) e um binário máximo de 260 Nm disponível desde o arranque.



A linha motriz elétrica – motor elétrico, inversor e carregador-conversor de corrente contínua /corrente alterna – é semelhante à do Peugeot e-Expert. Em termos de prestações em modo Power, a marca anuncia uma velocidade máxima de
Alugueres De Longa Dura O Com A Free2move Lease
ALUGUERES DE LONGA DURAÇÃO – 24 A 60 MESES
A Peugeot propõe aos profissionais vários serviços associados a uma única renda e conhecidos com antecedência, independentemente da dimensão da sua empresa. Defina o período de aluguer (24 a 60 meses) e quilometragem (até 200.000 km, ajustável se necessário durante o contrato) e selecione os serviços mais adequados às suas necessidades: Manutenção, Pneus, Seguro, Viatura de Substituição, Assistência em Viagem... Com o renting F2M Lease, a marca garante que o cliente não se preocupa com nada.





130 km/h, uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 11,2 segundos e recuperações de 80 a 120 km/h em 8,9 segundos.
O motor elétrico é alimentado por uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 50 kWh. Para carregar a bateria, o e-Partner disponibiliza dois tipos de carregadores a bordo: monofásico de 7,4 kW e trifásico de 11 kW.

Em função da infraestrutura são possíveis vários tipos de carregamento: a partir de um carregador rápido, sendo que a regulação térmica da bateria permite utilizar carregadores de 100 kW e obter 80% da carga em 30 minutos; com recurso a uma Wall Box de 11 kW, permitindo uma carga completa em 5h com o carregador trifásico a bordo (11 kW); a partir de Wall Box de 7,4 kW, uma carga completa em 7h30 com o carregado monofásico a bordo; a partir de uma tomada reforçada (16A), para uma carga completa em 15 horas; a partir de uma tomada standard (8A), para uma carga completa em

24, 30 horas. A versão furgão do Peugeot e-Partner é comercializada com o banco Multiflex de 3 lugares, que dispõe de uma porta divisória interior e um assento elevável do banco lateral.
Esta configuração permite aumentar o comprimento de carga para 3,09 metros e 3,44 metros nas versões Standard e Longa. Além disso, oferece uma função de escritório móvel, graças à mesa integrada nas costas rebatíveis do banco central, podendo este último ser orientado para o lado do passageiro ou do condutor. O posto de condução recebe o Peugeot i-Cockpit, que passa a estar disponível com dois novos painéis de instrumentos, que permitem aceder a todas as informações necessárias para a operação de um veículo elétrico.
É comercializado nos níveis de equipamento Pro, Premium, Asphalt (para grandes deslocações).
A Mais Vers Til
Mas, se vamos falar de versatilidade teremos de mencionar o novo e-Expert. O veículo comercial de tamanho médio da Peugeot oferece uma infinidade de combinações para se adaptar da melhor forma ao cliente. Disponibiliza até três comprimentos de carroçaria para se adaptar às necessidades de carga: desde o tamanho standard (L2) até ao tamanho longo de 5,3 m de comprimento e uma volumetria de 6,6 m3 Neste caso, é possível escolher entre dois tipos de baterias, de 50 ou 75 kWh, em função da utilização a que se destina. Não é para menos, este é o comercial da Peugeot com a maior autonomia elétrica: a bateria de maior capacidade autoriza até 330 km, graças entre outras coisas à sua eficaz mecânica zero emissões de 136 CV.


Outra das novidades no que respeita a modularidade é o assento Moduwork de três lugares, funcional devido à abertura da antepara e ao encosto do banco lateral rebatível. O Moduwork de três lugares permite manter três pessoas sentadas à frente, ter um piso plano com um comprimento útil au- mentado em 1,16 metros ou um volume suplementar à frente mais duas pessoas a bordo do cockpit, uma função de escritório móvel (permitida pelo tabuleiro direcionável, embutido na parte traseira do banco central) e um espaço de arrumação sob o banco central.

A bateria tem uma garantia de oito anos ou 160 mil km para 70% da sua capacidade de carga.
Através da app MyPeugeot para smartphone, o utilizador pode programar uma carga diferida, iniciar ou adiar, a qualquer momento, um carregamento, ou verificar o estado da carga da bateria do seu e-Expert.
Este furgão permite optar por três modos de condução distintos, a partir de um seletor de modo – Eco: um modo a pensar na otimização da autonomia (60 kW, 190 Nm); Normal: ideal para uma utilização no quotidiano (80 kW, 210 Nm); Power: para melhorar a performance em transportes de cargas pesadas (100 kW, 260 Nm).
M Ximo Volume
Mas, ainda existe uma última necessidade no transporte de mercadorias: o grande volume.
O Peugeot e-Boxer é o peso pesado da oferta de veículos comerciais da marca do leão, uma gama que, como o seu homólogo térmico, se estrutura em torno de várias carroçarias, com uma grande variedade de dimensões, distâncias entre eixos, alturas e perfis. É, eventualmente, um dos modelos mais transformáveis da gama. O posicionamento das baterias não tem influência na capacidade de carga que se estende desde o 8 aos 13 m3

A gama Peugeot e-Boxer é estruturada em torno de dois níveis de autonomia e duas baterias.
Para versões até à L2, a bateria é de 37 kWh e a autonomia de até 117 km, enquanto que a partir do L3 em furgão e L2 em chassis, a alternativa é uma bateria de 70 kWh com até 224 km.
A bateria tem uma garantia de oito anos ou 160 mil km para 70% da sua capacidade de carga.
O carregamento, feito do lado esquerdo, perto da porta do condutor, é compatível com tomadas tipo 2 (para uma carga em modo 2 ou modo 3, em corrente alternada) e combo CCS 4 (para uma carga em modo 4 e em corrente contínua).
O Peugeot e-Boxer possui um carregador de bordo duplo (monofásico de 7 kW e trifásico de 22 kW), e oferece os seguintes tempos de carga - Tomada pública: 80% da carga em uma hora (para ambas as baterias) com um carregador de 50 kW; Wall Box de 22 kW: carga completa em cinco horas (bateria de 37 kWh) ou nove horas (bateria de 70 kWh) com o carregador trifásico a bordo (22 kW); Wall Box de 7,4 kW: carga completa em seis horas (bateria de 37 kWh) ou 12 horas (bateria de 70 kWh) com o carregador monofásico a bordo (7 kW). Uma gama completa que não renuncia nenhum setor de atividade e quie se adapta às exigências dos clientes.

No e-Boxer destaque para as posições da “caixa de velocidades” em botões na consola central. O ecrã multimédia é tátil e de grande dimensões
