
2 minute read
Manual inédito de Economia Circular auxilia na elaboração de um modelo de gestão sustentável

Foto: Divulgação
Advertisement
Por Redação / redacao@jornalveracidade.com.br
A Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), em parceria com a organização Ideia Circular, lançam o Manual de Economia Circular para Cidades Ibero-Americanas, pensado nos desafios dos governos do sul global, com o intuito de inspirar e orientar boas práticas inovadoras que contribuam para políticas públicas em governos municipais e estaduais. O Manual de Economia Circular é parte do projeto “A Economia Circular Como Mecanismo Inovador de Implementação da Agenda 2030”, com o apoio da União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI). Reunindo relatos dos gestores das quatro cidades participantes, a intenção é inspirar outros governantes a implementar políticas circulares de acordo com a realidade local, possibilitando novos negócios, geração de renda, redução da poluição e cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimen to Sustentável (ODS). Somadas as experiências de São Paulo, Bogotá, Montevideu e Buenos Aires, a Ideia Circular, que é uma iniciativa de comunicação e educação sobre a economia circular, elaborou um manual que discute conceitos fundamentais para alcançar cidades circulares, sustentáveis e verdes. “O Manual vem para esclarecer o conceito de Economia Circular, que não é tão conhecido, e mais que isso, entender como ela pode ser aplicada em uma escala urbana. A indústria mexe bastante com a Economia Circular, mas as cidades também são importantes já que nos relacionamos com o planeta através delas, ainda mais na América Latina, onde existe um número expressivo de pessoas morando em cidades”, comenta Léa Gejer, fundadora da Ideia Circular. O manual compartilha as bases teóricas do pensamento circular, num contexto ibero-americano, sobre a criação de espaços urbanos saudáveis, inclusivos, resilientes e regenerativos, e apresenta os desafios

O material servirá de apoio e inspiração para estados e municípios da Ibero-américa e oportunidades para a cidade. Além de orientar os gestores a traçar metas para áreas chaves dentro do município, o modelo da economia circular pretende estimular a melhor versão possível de cada localidade.
Leia mais em: www.jornalveracidade.com.br
O Amor-Exigente (AE) é um extraordinário Programa de autocuidado e proteção social, que atua através de grupos de auto e mútua ajuda com metodologia eficiente, p r o p o r c i o n a n d o p r e c e i t o s p a r a o e q u i l í b r i o f a m i l i a r e qualidade de vida.
Ações do AE:
• Família - para pais que buscam apoio porque já têm problemas com os filhos;
• Prevenção - visa desestimular a experimentação e uso de tabaco, álcool e outras drogas;
• Sobriedade - destina-se às pessoas em busca de recuperação pelo uso de drogas;
• Amor-Exigentino - prevenção destinada ao público infanto-juvenil;
• Cônjuges - para pessoas em relacionamentos com usuários de álcool e outras drogas;
• Sempre É Tempo - focado na qualidade de vida dos adultos da Maior Idade.